Como transformar sua carreira com metas gerenciáveis ​​de 1 ano?

Como transformar sua carreira com metas gerenciáveis ​​de 1 ano?
Foto: (reprodução/internet)

O planejamento de carreira não é o que costumava ser. O trabalhador moderno muda de profissão em média entre cinco e sete vezes, tornando quase impossível prever a trajetória de uma pessoa nos próximos cinco a dez anos. 

As condições estão em fluxo constante. Conforme os mercados inventam novas posições, como o CDO, eles também eliminam outras que se tornaram redundantes ou obsoletas – como as operadoras de mesa telefônica. 

Se você está pensando em mudar o rumo da carreira, a primeira coisa que deve fazer é traçar uma estratégia para o próximo ano. Aqui está um guia passo a passo para criar uma meta de carreira de longo prazo e algumas dicas sobre como garantir seu sucesso. 

Como definir uma meta de 12 meses em 3 etapas 

1. Auto reflexão 

Durante a primeira fase, pense sobre o que exatamente você deseja alcançar. Considere como suas escolhas profissionais afetarão seu estilo de vida – por exemplo, sua situação financeira, equilíbrio entre vida profissional e pessoal, viagens de negócios obrigatórias e interações sociais diárias.  

Em seguida, tente desvendar por que esse plano é importante para você. Você é motivado por drivers internos ou externos? Alguma coisa poderia mudar que faria você questionar ou se arrepender de sua decisão? Examine suas prioridades e motivações antes de prosseguir.

Leia também: Por que a confiança na economia é importante durante uma pandemia?

2. Definição de metas 

Em 1981, o consultor e líder empresarial George Doran introduziu uma  mentalidade de definição de metas chamada SMART. Ele sugeriu que os gerentes de negócios devem criar metas que são: 

Específico:  seja específico sobre o que você deseja alcançar. O objetivo deve ser capaz de responder por que, quando, onde, quem e  como perguntas. 

Mensurável: Como você vai medir seu progresso? Sua meta parecerá tangível e menos abstrata quando você desenvolver uma maneira de rastrear os principais indicadores de desempenho. Divida  a meta geral em marcos específicos e crie prazos. 

Atingível: Pense em como tornar sua meta alcançável. Quais parâmetros limitam seu impacto? Você pode acessar todos os recursos necessários, por exemplo, ou precisa adquirir novas habilidades? Se você não conseguir cumprir sua meta em 12 meses, analise os benefícios e custos e decida se deve ajustar seu cronograma ou expectativas. 

Relevante:  concentre-se em ideias que abordem o panorama geral. Como sua meta é relevante para sua carreira, empresa, setor e felicidade geral? Como isso lhe dará um senso de propósito? 

Você também precisa considerar se seus objetivos de carreira fazem sentido no contexto do mercado e das regulamentações atuais. Por exemplo, você ainda deseja obter uma posição consultiva no conselho se mais estados adotarem leis trabalhistas como AB-5?

Como transformar sua carreira com metas gerenciáveis ​​de 1 ano?
Foto: (reprodução/internet)

Oportunidade: não é suficiente apenas definir prazos – o tempo também deve ser realista. Pense em seus marcos e em quanto tempo levará para progredir em cada estágio. 

Seu plano leva em consideração atrasos e mudanças sazonais? Você prevê quedas ocasionais na produtividade (por exemplo, durante um feriado)? Programe marcos de acordo com essas condições. 

3. Desenvolvimento 

Depois de definir seus objetivos e examinar suas motivações, a última etapa é desenvolver um plano. Esta proposta precisa ser acionável e explicar passo a passo como completar a meta em ordem cronológica.  

Escreva o esboço à mão para envolver os hemisférios esquerdo e direito do cérebro e impulsionar a resolução criativa de problemas. O simples ato de colocar a caneta no papel pode forçar uma nova perspectiva e foco.  

6 dicas para cumprir sua meta de 1 ano

Use as sugestões a seguir para manter o controle depois de começar a trabalhar em uma meta que levará 12 meses ou mais para ser concluída.

1. Fique atento

O acompanhamento é a parte mais difícil. Não importa como você se sinta, acredite que as coisas vão melhorar e mantenha o ritmo. 

2. Seja flexível

A vida é cheia de escolhas e suas prioridades e motivações irão evoluir com o tempo. Não há problema em mudar seus planos para atender às suas necessidades hoje. Adapte-se quando for necessário e tente ver a trajetória geral de sua carreira como uma série de melhorias, e não como degraus para um resultado estático.

Veja também: 7 dicas para gerenciar uma equipe remota durante a pandemia de Coronavirus

3. Pegue o que é dado

Quer você use o Google Agenda, planilhas do Excel ou uma lista de verificação em papel, há muitas ferramentas à sua disposição para se manter atualizado. Configure lembretes e notificações em seu telefone ou computador de trabalho para cada marco.

4. Trabalhe junto

Se possível, compartilhe seu plano com outro membro da equipe ou colega. Peça sua opinião e ouça suas opiniões. Eles poderiam descobrir armadilhas que você perderia.  

Assim como ter um “colega de academia”, contar a outra pessoa sobre sua meta também cria uma cadeia de responsabilidade. Quando você torna público seus objetivos, é mais provável que você os cumpra.

Como transformar sua carreira com metas gerenciáveis ​​de 1 ano?
Foto: (reprodução/internet)

5. Comemore pequenos sucessos

Um ano é um longo caminho. Para se manter motivado, recompense-se por ganhos incrementais ao longo do caminho. Quando você comemora suas conquistas, isso reforça seu compromisso.  

6. Abrace a agitação

Muito estresse pode paralisar você, mas também pode ser um bom motivador. Isso o empurra para terminar o projeto que deve ser feito em dois dias; ele o obriga a pegar o telefone e responder por seu relatório. Permita-se sonhar grande, mas seja gentil consigo mesmo . Roma não foi construída em um dia, nem sua carreira.

Fique por dentro: Aceite ou espere: avaliando uma oferta de emprego

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec