Como encontrar vagas de emprego no LinkedIn – Tutorial Completo

O LinkedIn é a maior rede social do mundo se o assunto é sobre vagas de emprego. Isso porque a plataforma não funciona apenas com um mecanismo de envio e recebimento de currículos. No entanto, o assunto se estende para o que é chamado de networking.

Por isso mesmo, quem está em busca de vagas no LinkedIn tem que ficar atento a alguns detalhes, os quais vamos mencionar aqui. Afinal de contas, será que existe mesmo um jeito certo de fazer essa pesquisa, de encontrar as melhores ou se candidatar?

ANÚNCIO
Como encontrar vagas de emprego no LinkedIn - Tutorial Completo
Foto: (reprodução/internet)

A ideia desse conteúdo é trazer as melhores informações para você, através dos temas:

  • Como encontrar as vagas no LinkedIn;
  • Como criar engajamento no LinkedIn;
  • A interação dentro do LinkedIn;
  • A atualização do seu perfil no LinkedIn;
  • Como fazer com que as pessoas saibam que estou procurando emprego.

Como encontrar as vagas no LinkedIn

Se a gente quiser ir pela praticidade, a gente tem uma forma muito simples de encontrar vagas no LinkedIn e vamos contar isso agora. Porém, se quisermos ser mais detalhistas, a gente precisa ir além. Então, vamos trazer as informações através dessa ordem, veja só!

Como encontrar vagas de emprego no LinkedIn - Tutorial Completo
Foto: (reprodução/internet)

Primeiro, você tem que abrir o aplicativo ou a página do LinkedIn, então, vá no campo de pesquisa e use hashtags ou expressões que tenham a ver com o seu interesse. “Vagas em São Paulo”, “Engenheiro em Campinas” e outras que podem fazer sentido para você. 

Curiosamente, você pode seguir essas expressões e aí todas as vezes que tiver uma novidade na plataforma, você ficará sabendo delas. Depois da pesquisa, vem os filtros, já que dá para escolher cidades, empresas, setores e outros detalhes característicos das vagas.

Busque através das empresas da sua área

Se você aprendeu, de forma muito rápida, a pesquisar as vagas abertas no LinkedIn, tudo bem. Agora vamos falar de como você pode ser um pouco mais especifico nisso, ok? Conforme a sua área de negócios, você pode ir atrás de cada empresa do setor.

Aí, você vai ver que lá vai ter a opção de vagas abertas. Assim, você poderá notar se tem alguma do seu perfil ou não. É um trabalho muito mais manual, só que acaba servindo bem para quem quer estar em alguma empresa independente do cargo inicial.

Para se ter ideia, hoje em dia tem muita gente que faz isso na Nestlé, que é uma das que mais contratam no país. E lá tem vagas abertas o ano todo em várias áreas. Quando você segue a empresa, você também tem mais chances de ficar sabendo das novidades. 

Como criar engajamento no LinkedIn

No entanto, essa busca direta nem sempre vai ter bons resultados. Isso porque há sim muitas vagas abertas por lá, porém, também existem muitos candidatos. E aí é que entra o diferencial do LinkedIn, que permite o engajamento de pessoas com marcas. Isso é muito interessante.

Como encontrar vagas de emprego no LinkedIn - Tutorial Completo
Foto: (reprodução/internet)

Aonde queremos ir com isso? Saiba que é possível você usar a rede social de negócios para criar mais do que o seu currículo online. Você pode se tornar alguém visto e reconhecido, mesmo que não tenha emprego ainda. E calma que ainda tem muito para aprender.

Como fazer isso é que a grande pergunta que se faz agora. A boa notícia é que todo mundo pode chegar nesse ponto e sem precisar pagar o plano premium do LinkedIn. Só que você vai ter que tomar atitude, reconhecer alguns recursos e colocar a mão na massa. Bora?

O LinkedIn além da busca por vagas

Como existem várias formas de conseguir esse engajamento no LinkedIn, a gente vai usar um tópico para detalhar um pouco de cada um deles. Mas, como os assuntos se complementam, também podemos falar de vários deles ao mesmo tempo. Calma que é fácil entender isso.

Por exemplo, comece por pensar nas recomendações do LinkedIn. Esse é o tipo de coisa que não dá para sair por aí pedindo, entendeu? Por outro lado, é um tipo de recurso que vai ajudar muito você a ter resultados no seu perfil.

A pergunta agora é: como conseguir recomendações? É a partir da sua exposição na rede. Se as pessoas conhecem o seu trabalho e sabem que você está em busca de recolocação, elas podem indicar você e recomendar você, o que é bem legal para o currículo. 

A interação dentro do LinkedIn

Olhe só com uma coisa atrai a outra. Para você conseguir recomendações, o primeiro passo é fazer a interação com os seus contatos e a sua rede. Então, ainda que se deve evitar criar polêmicas, você tem que participar, seja com comentários ou curtidas. 

Como encontrar vagas de emprego no LinkedIn - Tutorial Completo
Foto: (reprodução/internet)

Como toda outra rede social é assim que o LinkedIn funciona: com postagens, com comentários e com a interação entre as pessoas e as empresas. Por isso, se ver algum texto bacana, comente. Se alguém publicar um vídeo legal, fale disso.

Aprenda a dividir as suas opiniões e experiências sem ter que causar polêmica. Depois, um pouco mais tarde, você também vai poder começar a publicar os próprios materiais e ter esse tipo de retorno. Esse tipo de interação também pode ser em grupos. Entenda!

Os grupos de discussão no LinkedIn

Enquanto a sua rede social do LinkedIn é um livro aberto, saiba que há grupos de discussões bem mais característicos. A ideia é que você possa se expor de um jeito um tanto quanto mais detalhado com base em algum tema, área ou assunto. 

Esses grupos não ficam abertos a todos e sim um tanto quanto escondidos. Por isso, a dica é que você siga e curta as empresas e pessoas que estão na sua área. São elas que vão compartilhar esses grupos pedindo opiniões, comentários e ajuda.

Aí, se você for alguém que some ali, com boas dicas e ideias, então, você acaba de ganhar vários pontos no seu engajamento social. Aprenda a usar esse recurso a seu favor, já que ele pode gerar ótimos efeitos ao longo do tempo. 

A atualização do seu perfil no LinkedIn

Bom, se é possível procurar vagas no LinkedIn e ter a sorte de encontrar rapidamente, ótimo. Se você interage na rede e tem retornos, bom também. Agora, de nada disso adianta se você não tiver um perfil atualizado, sabia? Agora você sabe!

Como encontrar vagas de emprego no LinkedIn - Tutorial Completo
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque ele serve exatamente como um currículo atualizado da sua vida profissional, dos seus objetivos, de você e da sua vida profissional. Portanto, antes mesmo de fazer qualquer coisa, pense em deixar ele sempre atualizado em todos os sentidos.

Diferente de um currículo impresso, nesse currículo online você tem liberdade para adicionar tudo, tudo mesmo. Desde aqueles cursos que você fez na adolescência até o seu mestrado em Harvard. Isso porque somente quem tem interesse vai procurar essas informações. 

Será que as pessoas veem o perfil do LinkedIn?

Talvez esse seja o ponto que mais vai impressionar você: sim, as pessoas veem. Não necessariamente aquele seu amigo, mas os gestores de recursos humanos de empresas que contratam pessoas. E eles falam isso abertamente.

Ao invés de receberem currículo em mãos, muitos estão apenas avaliando o perfil do LinkedIn. Isso porque ele é organizado por ordem cronológica e lá ficam tudo o que a pessoa já fez, inclusive, trabalhos sociais, artigos e comentários. 

É assim que as empresas estão avaliando cada candidato que concorre a vagas de trabalho. Por isso, mais do que ir no campo de “buscar vagas de emprego” no LinkedIn, uma boa ideia é você seguir esses passos e se engajar na rede social. 

Como fazer com que as pessoas saibam que estou procurando emprego

E agora chegando ao fim, considere que tem um jeito muito suave demonstrar que você está procurando emprego nessa plataforma. E isso vai além de escrever lá “estou procurando emprego” porque isso não é necessário de ser feito para evitar exposição ou indicação de desespero.

Como encontrar vagas de emprego no LinkedIn - Tutorial Completo
Foto: (reprodução/internet)

O que você pode fazer é entrar na sua página inicial do LinkedIn e ir no menu lateral para ver as opções adicionais. Então, vai em visualizar perfil e na descrição tem a opção de fazer isso. Lá tem o ícone de “demonstre aos recrutadores que você está procurando emprego”. 

Depois, basta você informar pontos como qual cargo você procura, onde deve ficar a vaga, qual é a data de início e até mesmo o tipo de vaga. Essa configuração é breve e vai ajudar muito você a deixar claro o seu interesse para o futuro.

Vale a pena usar o LinkedIn para encontrar empregos?

Como vemos até aqui, a plataforma é bem completa e gratuita, ao passo que não há motivos para não usar ela. Agora, talvez se você estiver apenas pesquisando as vagas por lá pode ser que ela não seja assim tão útil. 

Mas, quando começar a se engajar nela, seguindo as dicas que demos acima, com certeza, os recrutadores que estão lá poderão ver você de outra forma. E isso pode aumentar as chances de conseguir um emprego nos dias atuais. 

Mas cadê o tutorial?

É claro que você chegou até aqui e pode estar pensando: bem, esse não é um tutorial que eu esperava com um passo a passo super detalhado. No entanto, a ideia foi mesmo a de criar um guia para quem quer se destacar nessa rede social. É um jeito inteligente de encontrar vagas

Então, retome as dicas! Faça a pesquisa por vagas. Use os filtros. Crie o seu engajamento no LinkedIn conectando com as pessoas e as empresas. Se exponha de forma a ser alguém visto. Se receber recomendações será ótimo. Esteja ativo, tenha o currículo atualizado e não pare de fazer tudo isso.

ANÚNCIO