Esses são os empregos mais perigosos do mundo

Existem áreas que tornam as profissões mais perigosas, como aquelas da construção civil, as marítimas, as ligadas à energia elétrica, as que tem ligação com aeronaves, entre outras. Mas, será que existe um que é o emprego mais perigoso do mundo?

Obviamente, não é fácil escolher apenas um dos empregos mais perigosos. Por outro lado, parece certo que alguns profissionais correm bem mais risco do que outros. Nos próximos tópicos, você vai ver essas profissões, de várias áreas distintas, mas de grande risco.

ANÚNCIO
Esses são os empregos mais perigosos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Policiais

Ainda que quem se torne um policial saiba dos que riscos que isso envolve, nada garante que ele não poderá sofrer consequências que advém da profissão. A atividade pode ser ainda mais arriscada a depender do local que é exercida.

Esses são os empregos mais perigosos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

De fato, se tornar um policial não é para qualquer um. Ainda mais para os policiais mais novatos ou que atuam diretamente com o crime. Eles precisam lidar com situações de perigo quase que o tempo todo e até mesmo quando estão de “folga”. 

Jornalistas

Os jornalistas de guerras começam a contar a história aqui. Obviamente, você vai discordar disso. Porém, temos que considerar que o texto trata de todas as profissões e em vários momentos do mundo. Logo, hoje, é uma profissão menos arriscada do que foi antes.

Esses são os empregos mais perigosos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Só que se você pegar a época antiga, com as guerras mundiais, vai ver que há muitos casos de jornalistas que seguiram essa carreira, seja escrevendo ou fotografando, e tiveram finais trágicos. Hoje em dia, esses profissionais que estão na Síria, por exemplo, arriscam suas vidas.

Dublês

A profissão de dublê é uma das mais arriscadas. Porém, não está lá embaixo da lista porque ela já foi mais arriscada do que é hoje. Isso porque com os avanços da tecnologia cinematográfica, os riscos diminuíram consideravelmente.

Esses são os empregos mais perigosos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Ainda assim, em cenas de ação, onde os produtores visam cenas reais, os riscos acontecem. Seja na hora de pular de um lugar bem alto, em um acidente de carro, na queda de um avião ou várias cenas que deixam os espectadores extasiados. 

E tanto é que ao longo da história a gente tem vários acontecimentos tristes de dublês que se acidentaram. A boa notícia é que nesses casos nem sempre aconteciam acidentes fatais. Ainda assim, é uma profissão que exige muito preparo físico e mental.

Domadores de Animais Selvagens

A gente deixou aqui o título de domadores de animais, mas vale para os cuidadores de animais selvagens também, como em zoológicos. Aliás, nos últimos anos, vários casos de mortes dentro desses centros têm acontecido em cada canto do país, né.

Esses são os empregos mais perigosos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

No caso dos domadores, é menos comum porque a profissão tem sido menos expressiva com a proibição de onças e leões em circos e outros espetáculos. De todo modo, vale a dica para quem pensa em seguir a profissão que lida com esses bichos nem sempre carinhosos. 

Limpadores de Janelas de Prédios

É outra profissão que está ali, entre o que era arriscado demais e o que tem se voltado para o uso da tecnologia justamente para evitar o perigo. Hoje em dia, no entanto, ainda se encontra essas pessoas que ficam no céu, literalmente, para limpar prédios. É claro que há uma sequência de normas de segurança que são seguidas e guiam tais profissionais. 

Esses são os empregos mais perigosos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, isso ameniza o risco à vida, mas nem sempre impede acidentes. Uma rajada de vento pode mudar tudo, por exemplo. E, ao estar nas alturas, fica bem mais difícil conseguir se equilibrar ou evitar acidentes. O fato é que não é uma profissão para qualquer pessoa e para ser um deles é preciso muita coragem.

Pescadores

Também é uma profissão que nem todo mundo concorda que deveria estar na lista. Porém, é preciso pensar além da sua região: há no mundo todo pescadores que atuam no mar de forma um tanto quanto mais perigosa. Sim, tem a ver com as tempestades marítimas.

Esses são os empregos mais perigosos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

E tanto é verdade que no começo dos anos 2000, a Organização das Nações Unidas chegou a dizer que essa era uma das profissões que mais matavam as pessoas no mundo. A base veio de um estudo feito pela “Pesca Mortal”, um documentário da Discovery Channel.

Além das tempestades, na conta também entrou as temperaturas baixas e a falta de fiscalização trabalhistas na área, além das condições ruins das embarcações. Pode parecer tranquilo, mas é uma atividade desafiadora.

Bombeiros

A profissão do bombeiro está entre as mais desejadas do mundo. É raro encontrar uma criança que nunca pensou em ser bombeiro um dia. Até você mesmo já deve ter pensado nisso. 

Esses são os empregos mais perigosos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Agora, o fato é que além de apagar incêndios, os bombeiros também atuam com outras tarefas que são perigosas. Como com animais peçonhentos e selvagens, além de salvamentos, casos de emergências no trânsito e muito mais.

Só para se ter uma ideia, durante o atentado das Torres Gêmeas, em 2001, foram quase 3 mil vítimas, sendo que 340 bombeiros de Nova Iorque perderam a vida. Ou seja, uma porcentagem bem alta, você não acha?

Astronautas

Como essa profissão é menos conhecida em termos populares, isto é, menos gente se forma para ser astronauta. Nem sempre damos a devida atenção a esses profissionais. Porém, é preciso considerar como uma das profissões mais perigosas do mundo, sim.

Esses são os empregos mais perigosos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque a taxa de mortalidade pode ser de 7% conforme alguns estudos mencionaram em anos atrás. Entre os motivos que podem ser fatais, a gente encontra: falta de gravidade, fungos, depressão, radiação cósmica e até mesmo erros humanos.

É por isso que ser um astronauta acaba sendo uma das maiores conquistas de toda a humanidade. E viajar para o espaço pode ter um preço alto, seja no bolso ou na qualidade de vida, né. O treinamento passa por aspectos físicos e preparação psicológica. 

Pedreiros

A gente usou o termo de “pedreiros” aqui, porém, saiba que também podemos incluir outras funções dentro da construção civil e, em especial, na vida de quem atua em um canteiro de obras. Um dos motivos é a questão das condições de segurança.

Esses são os empregos mais perigosos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, na hora de construir os maiores arranha-céus, pontes, túneis e outros empreendimentos, o que considerar? É preciso estar muito bem preparado para isso, né. Fora isso, normas de regulamentação são usadas, mas nem sempre evitam os acidentes.

Assim, se a gente considerar um dado nacional, saiba que o Ministério da Previdência Social diz que mais de uma morte acidental de trabalhadores na construção civil acontece em cada dia de trabalho em canteiros de obras no país. É muita coisa, hein, amigos. 

Eletricistas

E antes de começar a falar desse profissional, considere especialmente o eletricista de alta tensão, que é aquele que atua com a rede elétrica acima dos 1000 volts em vários tipos de correntes, entre alternadas e contínuas. 

Esses são os empregos mais perigosos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Para quem não entende isso, a gente vai dar aqui uma breve explicação: as linhas de alta tensão formam componentes da rede elétrica de distribuição. Assim, o objetivo é levar a corrente elétrica ao longo das distâncias e abastecer maiores dimensões.

O risco está justamente no fato de a tensão ser alta e isso pode custar a vida. É sério, parece simples, mas é isso mesmo. Enquanto um erro na rede elétrica de baixa tensão pode causar “apenas” ferimentos, a da alta tensão causa até mesmo a morte. É um risco e tanto, hein. 

Minerador

Você não precisa ver todos os filmes do mundo ou ler todas as histórias de desastres em minas para saber do grande risco que esses profissionais correm, né? Quando uma mina desabafa, o risco é enorme e põe a vida de todo mundo em risco.

Esses são os empregos mais perigosos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Para quem acompanha as notícias, o último caso mais assustador que aconteceu foi em 2010, no Chile, quando 33 mineiros ficaram soterrados em uma mina ao norte do país por mais de 2 meses. O episódio rendeu histórias sobre a profissão no mundo todo.

E se você não sabe, o mineiro é aquele que fica por trás da busca de pedras preciosas em cavernas subterrâneas, sendo que também pode fazer outros trabalhos lá, como escavações, acompanhamentos, instalações. O que não muda é o risco de estar nesses lugares. 

Desarmador de Minas

Você pode até achar que com as novas tecnologias que existem, como roupas antibombas ou instrumentos de captação, essa profissão deixou de ser arriscada. Mas, você está enganado. E o risco vem justamente do fato de que qualquer erro pode ser fatal

Esses são os empregos mais perigosos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Não, não estamos falando apenas de filmes de ação e suspense. De fato, para se tornar alguém que saiba desarmar bombas e minas que explodem é preciso muito conhecimento. Além da coragem, claro. 

Para se ter uma ideia, acredita-se que houve um tempo em que tenham morrido 500 profissionais em 6 anos, que eram “desarmador de minas”. Hoje, os robôs têm ajudado nessa missão. Porém, o que se provou é que humanos acertam mais do que eles. Sabia?

As profissões mais perigosas do mundo pagam mais

E para terminar o texto, considere que de fato é comum que os profissionais que atuam em profissões arriscadas acabam tendo mais benefícios financeiros. Apesar de que é preciso fazer as contas para saber se vale a pena, já que pensar só na questão financeira não é ideal. 

Mas, para cada caso é preciso descobrir sobre os detalhes. Algumas possuem o que é chamado de adicional de insalubridade ou de periculosidade, entre outros. Sendo que eles podem ser agregados no valor do salário, que pode ser mensal ou por trabalho, o que também muda conforme o contrato. 

ANÚNCIO