SINE tem mais de 1.000 vagas de estágio

O SINE (Sistema Nacional de Emprego) é uma organização criada pelo governo federal. A instituição tem o objetivo de facilitar o acesso dos brasileiros às vagas de emprego disponíveis em diversas empresas do nosso país. Atualmente, há 1.000 vagas de estágio para diversas funções.

A inscrição pode ser feita para as áreas de comunicação, engenharia, odontologia, nutrição, ciências contábeis, administração, recursos humanos e vários outros. Todas essas chances são bem-vindas para quem procura o primeiro emprego. É uma maneira de colocar em prática todo ensinamento teórico que foi aprendido nas escolas, universidades e cursos.

ANÚNCIO
SINE tem mais de 1.000 vagas de estágio
Fonte: (Reprodução/Internet)

Está à procura de um estágio? Confira nos tópicos abaixo os principais assuntos deste artigo:

  • Como funciona o SINE;
  • Vantagens de ser estagiário;
  • Quais são as vagas disponíveis no portal;
  • Como se candidatar à vaga de estágio.

Como funciona o SINE 

Criado para ajudar diversos brasileiros que se encontram em situação de desemprego, o SINE já ajudou muitos cidadãos a conseguirem boas oportunidades. O mais interessante é que esse órgão disponibiliza vagas online e também presencialmente. É um órgão federal do Brasil coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. 

SINE tem mais de 1.000 vagas de estágio
Fonte: (Reprodução/Internet)

Tem oportunidades de vagas para CLT e também de estágio. Atualmente sua plataforma foi migrada e hoje se chama Trabalha Brasil. Esse site atua com a divulgação de vagas, recebimento de currículos, formação de processos seletivos e contratação pessoal. Mesmo com outro nome, todo o serviço ainda é supervisionado pelo SINE.

Há algum tempo, o Sistema Nacional de Emprego (SINE) não tem mais esse nome. O governo decidiu transformá-lo em “Trabalha Brasil”. Através da plataforma, os empregadores também podem recrutar profissionais e gerenciar seus anúncios de emprego. A empresa ou recrutador recebe no e-mail cadastrado os currículos dos candidatos às vagas anunciadas.

Benefícios do Trabalha Brasil

Existem oportunidades de estágio para as pessoas que estão cursando o ensino médio ou superior. Então, essa é uma chance que não pode ser deixada de lado, visto que essas vagas levam para uma promoção na carreira em muitos dos casos.

O programa de estágio tem duração de 2 anos e a maioria das empresas efetivam o contrato após esse período. Agora, para que isso aconteça é necessário está atento a algumas observações, o estagiário deverá:

  • Demonstrar interesse em aprender;
  • Não faltar do serviço por motivos banais;
  • Estar sempre aberto a novas conversas e novos conhecimentos.

Como o estágio é um período de aprendizado, algumas coisas podem não sair como planejado. Por isso mesmo, o jovem deve saber respeitar o momento de ouvir e refazer o serviço para aprender, caso seja necessário.

Quais são as vantagens de ser estagiário?

É bem possível que você já tenha ouvido muita gente aconselhar o estágio durante a escola e faculdade. Mas por que isso é tão importante e benéfico para o estudante? A primeira grande vantagem é adquirir experiência profissional e saber como funciona o mercado de trabalho. Quando está no lugar certo, é possível também começar o networking. 

SINE tem mais de 1.000 vagas de estágio
Fonte: (Reprodução/Internet)

O networking acontece quando alguém cria uma rede de contatos. Se desde cedo, o profissional amplia sua rede de contatos, mais chances ele pode ter futuramente de estar inserido no mundo corporativo. Além disso, quanto mais contato com o mercado de trabalho o adolescente ou jovem tem, mais ficará claro o setor de interesse. 

É comum que os jovens não tenham 100% de certeza do que fazer após o ensino médio. Essa porcentagem pode cair drasticamente se o jovem já tiver tido experiência profissional. Sem contar que o estágio enriquece o currículo. O diploma ainda é algo valorozo para o mercado de trabalho, mas a prática é o que vai dar o diferencial.

Benefícios e direitos dos estagiários

Existem os estágios remunerados e os não remunerados. Quando é possível juntar o útil ao agradável é ainda melhor. Ao iniciar o estágio cedo, o jovem ou adolescente tem experiência de ganhar o seu próprio dinheiro. Para quem não sabe, os estágios oferecem bolsa auxílio como salário. O valor tende a ser menor do que o salário de um profissional efetivado.

Ainda assim, convenhamos que ter seu dinheiro ainda como estudante do ensino médio ou universitário é interessante. Além disso, futuramente o estagiário pode tentar ser efetivado no local de trabalho. Nas empresas privadas, essa é uma prática muito comum. Inclusive, é recomendado fazer uma busca interna para saber como o processo seletivo funciona.

Ainda, caso algumas informações ainda não sejam de conhecimento do leitor, separamos uma lista que poderá ajudar a entender melhor todos os direitos e benefícios que o estagiário terá. Dentre as condições, o programa oferece:

  • Vale transporte;
  • Vale refeição;
  • Férias junto com o período escolar;
  • Bolsa remunerada mensal;
  • Flexibilidade no horário em período de provas;
  • Carga horária reduzida, de até 6h diárias.

Vagas abertas no Trabalha Brasil

Geralmente, as maiores empresas do país divulgam as principais vagas abertas que precisam ser preenchidas. No entanto, através do site Trabalha Brasil também será possível ficar por dentro de todas as demais oportunidades ao redor do país. Um detalhe interessante é que o site não é exclusivamente para vagas de estágio. 

SINE tem mais de 1.000 vagas de estágio
Fonte: (Reprodução/Internet)

A área de atuação e os cargos dependerão muito da região e da necessidade de sua cidade. Por isso, vale ficar atento e se informar toda semana para verificar as vagas que foram abertas. De modo geral, as empresas que mais contratam os estagiários são:

  • Banco Santander;
  • Syngenta;
  • Banco Itaú;
  • Cielo;
  • MaterCard
  • Sodexo;
  • Citi Bank.

Segundo avaliações feitas no site, as melhores empresas para trabalhar são Carrefour, Atento Brasil e Riachuelo. As oportunidades estão sendo oferecidas principalmente na área financeira, administrativa, recursos humanos e logística. Dentre as cidades que estão ofertando as vagas de estagiário estão Campinas (SP), Manaus (AM), Curitiba (PR) e São Paulo (SP).

O que precisa saber antes de se candidatar

Antes de se candidatar a qualquer vaga de estágio do Trabalha Brasil, é importante avaliar algumas informações. A primeira é que não precisa se limitar a apenas uma vaga. A plataforma online permite que o candidato envie currículo para mais de uma oportunidade. Então, quanto mais currículos cadastrar, mais chances terá de ser chamado. 

Também considere quais são os valores que a empresa compartilha. É importante estar vinculado a uma companhia que você se identifique. Pode ser que o choque de valores venha incomodar eventualmente e até atrapalhar a perfomance como estagiário. Ainda, o mais importante é observar se o lugar é favorável para o aprendizado. 

Se está em busca de uma vaga de estágio, entende que quer aprender coisas novas sobre o mercado de trabalho. Caso a empresa não ofereça esse ambiente que procura, é interessante avaliar outras opções. Busca saber também se a empresa conta com plano de carreira e quais são as chances de crescimento de um estagiário na corporação.

Como cadastrar o currículo

No site Trabalha Brasil é possível cadastrar o currículo para as oportunidades de estágio. Ao entrar na página, irá ver campos de pesquisa em branco. No espaço que está escrito “Função”, é só digitar “Estagiário” e em seguida colocar a cidade ou estado que deseja encontrar a vaga. Para carregar a busca, basta clicar em “Buscar Vagas” e esperar a página carregar. 

SINE tem mais de 1.000 vagas de estágio
Fonte: (Reprodução/site Trabalha Brasil)

Dentro de poucos segundos vão aparecer todas as vagas de estágio disponíveis na região escolhida. Em alguns locais, o trabalho é exercido home office, como é o exemplo da vaga em Erechim, no Rio Grande do Sul. No campo de informações sobre o cargo aponta que se trata de um escritório de advocacia. 

Depois de identificar a vaga que atende às suas necessidades, basta clicar na opção. Irá aparecer na tela todas as informações referente à função como salário e descrição do profissional que o empregador está em busca. Após concluir a leitura, é só se dirigir ao campo azul escrito “Candidatar-me Grátis”. 

Próximos passos 

Lembrando que para cadastrar o currículo é necessário criar uma conta no Trabalha Brasil. Observe que no canto direito da tela tem um campo em amarelo escrito “Entrar”. Ao clicar nesse espaço, será encaminhado para uma ficha de preenchimento. É necessário informar alguns dados pessoais como CPF, data de nascimento, nome completo, telefone e e-mail.

Na parte inferior também será solicitado o nível de formação, a função que deseja exercer, pretensão salarial e cidade e estado em que mora. Depois de concluir essa etapa, é só clicar em “Salvar e Continuar”. Após terminar o cadastro, o interessado estará apto para se candidatar às vagas disponíveis no portal. 

É válido certificar que todos os dados informados estão corretos. Afinal, a empresa precisa entrar em contato com o candidato através do telefone informado durante o procedimento. Pode ser que o recrutador demore algum tempo para contatar a pessoa. As demais fases do processo seletivo muda conforme o empregador.

Dicas finais 

Por fim, atente-se a algumas instruções finais que separamos para quem deseja ser estagiário. Durante a entrevista é importante mostrar-se disposto e humilde em aprender. Se perguntando, pode mencionar experiências profissionais anteriores, mas tenha cautela para não parecer chato ao listar todas elas. 

Caso seja uma pessoa que tem vários estágio no currículo, escolha os três últimos para não ficar maçante. Suponhamos que o seu currículo tenha sido selecionado, ao receber uma ligação sempre mostre entusiasmo e cordialidade. Afinal, nunca se sabe qual é o número que o recrutador vai entrar em contato.

Nota de responsabilidade: Antes de se candidatar a vagas de empregos, cursos ou certificações profissionais, consulte a página oficial da empresa ou instituição de ensino para atestar a veracidade das informações. O Facebook não se responsabiliza por quaisquer complicações ou contratempos que possam acontecer antes, durante ou depois dos respectivos processos seletivos apresentados.

ANÚNCIO