Trabalhar em casa: Os 5 maiores erros!

Quem tem a oportunidade de trabalhar em casa pode desfrutar de diversos benefícios. No entanto, como em todo trabalho, existem algumas coisas que precisam ser observadas para que a produtividade seja efetiva.

São alguns erros comuns que são cometidos por quem já trabalha dessa forma. As vantagens de trabalhar em casa, é que isso pode representar uma economia com transporte, alimentação e outras coisas relacionadas.

Quem não gosta muito de rotina, também poderá se beneficiar, pois esse trabalhador consegue estabelecer os seus próprios horários a fim de desenvolver a sua atividade da melhor maneira.

trabalhar em casa
Fonte: imagem/internet

Quem se organiza, consegue dispor de mais tempo para realizar a suas atividades diárias. Sem contar que pode aproveitar do conforto do seu lar, nem sempre os escritórios tradicionais oferecem um ambiente de trabalho em que é possível trabalhar mais confortavelmente. 

Conheça alguns erros comuns cometidos por quem trabalha em casa e que atrapalham a produtividade desses profissionais:

ANÚNCIO

1. Falta de foco

Muitas coisas podem nos distrair quando precisamos trabalhar em casa. Televisão, telefone, campainha, visitas inesperadas, dentre outras coisas. É necessário ficar em “off” durante o período em que está desenvolvendo o trabalho.

Uma boa dica, é deixar os seus amigos e familiares cientes dos horários em que você está produzindo. Dessa maneira, se o telefone tocar por exemplo, você saberá que se trata de um assunto importante.

2. Não ter um espaço definido para trabalhar

Separe um espaço muito bem definido para trabalhar. Isso estimula o seu cérebro a entender que enquanto você está naquele espaço você precisa desenvolver um trabalho específico.

Deixe nesse espaço, tudo o que você precisa para poder exercer sua atividade para não precisar ficar se locomovendo pela casa, a fim de se distrair e perder o foco nas suas atividades.

3. Trabalhar demais

Algumas pessoas que trabalham em casa, não conseguem definir muito bem o momento de parar de trabalhar. Isso ocorre, porque em um escritório os horários de chegada, saída e descanso são muito bem definidos.

Em casa não é bem assim que acontece. A principal dica aqui, é procurar se organizar de uma maneira que você não se perca nas horas de trabalho. Outra dica bacana, é estabelecer os horários específicos para desenvolver certas atividades.

Por exemplo, às 8h ligar para os fornecedores, às 10h analisar relatório financeiros, às 12h horário de descanso e assim até acabar o horário de trabalho. Se organize de maneira semanal e mensal também para não se perder caso tenha que cumprir alguma meta.

4. Não se vestir adequadamente

Não trabalhe de pijama! Esse é um erro cometido por muitas pessoa que trabalham em casa. A lógica disso, é que nós temos uma tendência a nos comportar conforme estamos vestidos.

O ritual de acordar todos os dias e se arrumar para o trabalho condiciona a sua mente a entender que a partir daquele momento você irá fazer atividades profissionais. Outra questão além disso, é que é possível que você tenha que fazer reuniões através de vídeo chamada.

Muitas empresas fazem isso com funcionários que trabalham em casa. Imagine aparecer nessa ligação descabelado e de pijama? Qual é a imagem que você estará passando para os seus contratantes? É importante manter uma postura em qualquer circunstância quando o assunto é as questões profissionais. 

5. Não ter objetivos de crescimento profissional

O relacionamento com profissionais da sua áreas de atuação, é algo extremamente importante para o seu crescimento profissional. Pessoas que trabalham em casa, perdem esse relacionamento quando ficam muito “trancafiadas” só nesse ambiente e não se relacionam com outros profissionais.

O risco desse mau hábito, é que você poderá estagnar profissionalmente. Por isso, separamos aqui, algumas dicas para que você continue se especializando mesmo trabalhando em casa.

São dicas que você pode se organizar para colocá-las em prática e quem sabe conseguir um emprego melhor ou uma melhor oportunidade de trabalho:

Seja dedicado: Faça o trabalho que precisa ser feito da melhor maneira possível e não deixe de dar um feedback aos seus superiores. O boca a boca também vale para quem trabalha em casa. Construa uma boa reputação.

Estude: Busque cursos, palestras, eventos, qualquer coisa que te ajude a conhecer mais sobre a sua área de atuação. 

Se planeje: Trace planos a curto, médio e longo prazo para a sua vida profissional e procure cumprir com aquilo que você determinou. 

ANÚNCIO