Descubra como encontrar vagas abertas para trabalhar no exterior

Procurar emprego no Brasil não é missão fácil, mas isso não necessariamente quer dizer que esteja acontecendo o mesmo lá fora. Com um cenário mais otimista do que o nosso, os países vizinhos, e até os mais distantes, acabaram se tornando o grande alvo de parte dos trabalhadores brasileiros, que procuram por uma oportunidade de brilhar no cenário internacional.

No entanto, conseguir emprego fora do país também exige um bom empenho dos envolvidos, além de ser necessário emitir toda a documentação necessária para você não se tornar um imigrante ilegal. Se você está querendo trabalhar no exterior, confira agora como encontrar vagas de emprego fora do Brasil.

ANÚNCIO
Descubra como encontrar vagas abertas para trabalhar no exterior
Fonte: (Reprodução/internet)

No artigo a seguir, será possível conferir os seguintes tópicos sobre encontrar vagas de emprego no exterior:

  • Desemprego no Brasil é um bom motivo para olhar para o exterior;
  • Aprenda a conseguir o visto de trabalho para o exterior;
  • Pesquise sobre o país em que deseja trabalhar e aprimore seu idioma;
  • Sites contam com oportunidades para fora do país;
  • Como se cadastrar no Linkedin;
  • Como procurar por vagas no exterior usando o Linkedin;
  • Melhores sites para procurar vagas de emprego fora do Brasil.

Desemprego no Brasil é um bom motivo para olhar para o exterior

O Brasil vive uma crise econômica há anos, e por isso, o desemprego alcançou níveis gigantescos, com uma parcela considerável do país estando em situação financeira complicada. Recentemente, o IBGE divulgou que cerca de 14,4 milhões de brasileiros estão desempregados.

Descubra como encontrar vagas abertas para trabalhar no exterior
Fonte: (Reprodução/internet)

Com isso, muitos brasileiros começaram a olhar para outros países com outros olhos, vendo, além de uma oportunidade de entrar em contato com outras culturas, uma chance de conseguir uma chance de mudar de vida conseguindo um emprego, já que outros países não enfrentam crises tão severas assim.

Por conta da situação, conseguir emprego em outros países pode se tornar mais fácil do que aqui no Brasil, já que não existem tantos candidatos para ocupar uma só vaga disponível no mercado, e, como citamos, o momento econômico não é tão delicado quanto o nosso.

Aprenda a conseguir o visto de trabalho para o exterior

Um documento indispensável para ter direito a trabalhar no exterior é o visto de trabalho. Para isso, o cliente terá que entrar em contato com a empresa que está o contratando, pois ela pode fazer a solicitação e facilitar todo o processo.

Descubra como encontrar vagas abertas para trabalhar no exterior
Fonte: (Reprodução/internet)

Sem ele, você estará em território estrangeiro de maneira irregular, o que pode acabar te penalizando, fazendo com que perca o emprego recém-conquistado, além de você correr o risco de ser expulso do país em que for trabalhar, tornando a situação pior ainda.

Conseguir o visto não é muito trabalhoso, mas é necessário ficar atento ao que é solicitado para que o processo seja realizado de maneira correta. Cada país tem procedimentos diferentes, mas é possível conferir o passo a passo para conseguir o visto nos EUA no passo a passo a seguir:

  • Será necessário que o trabalhador tenha um passaporte válido. Caso não tenha, confira aqui como conseguir o documento;
  • Após isso, você terá que retirar uma cópia da petição de emprego da empresa que deseja te contratar. Basta solicitar que ela irá te enviar;
  • É preciso apresentar o itinerário de viagem, caso tenha algum;
  • O histórico das viagens realizadas recentemente também é solicitado;
  • Um resumo sobre você e as atividades que vai exercer no país;
  • Foto do solicitante do visto.

Pesquise sobre o país em que deseja trabalhar e aprimore seu idioma

Quando for trabalhar no exterior, é preciso ter ciência de que você estará entrando em contato com uma população que tem costumes bem diferentes dos seus, e por isso, é importante pesquisar sobre eles antes, para facilitar o seu processo de adaptação, que não é fácil para todo mundo.

Descubra como encontrar vagas abertas para trabalhar no exterior
Fonte: (Reprodução/internet)

Além disso, é necessário ter domínio sobre outro idioma, de preferência o inglês, muito utilizado em todo o mundo.  Sem ele, será muito difícil se comunicar com outras pessoas, inclusive da sua empresa, o que pode fazer com que você perca o emprego.

Existem países que são mais procurados por outros pelos brasileiros que querem ter uma chance no exterior, sendo eles:

  • Canadá;
  • Portugal;
  • Estados Unidos;
  • Austrália;
  • Noruega;
  • Irlanda;
  • Suécia;
  • Dinamarca;
  • Nova Zelândia;
  • Argentina;
  • Itália.

Sites contam com oportunidades para fora do Brasil

Apesar de muita gente não saber disso, é possível encontrar vagas para trabalhar no exterior mesmo morando no Brasil, em sites de vagas de emprego que utilizamos para encontrar oportunidades até mesmo dentro do nosso próprio país.

Descubra como encontrar vagas abertas para trabalhar no exterior
Fonte: (Reprodução/internet)

Através do Indeed, por exemplo, é possível encontrar vagas tanto para o Brasil quanto para o exterior. Além disso, outro portal que é muito utilizado para isso é o Linkedin, uma das plataformas mais famosas do meio atualmente.

É a mais recomendada nos dias atuais, pois a maioria das empresas estão utilizando ela como maneira de recrutar novos funcionários. As possibilidades pelo Linkedin são enormes, mas é preciso manter o perfil sempre ativo e atualizado.

Como se cadastrar no Linkedin

Agora que já sabemos qual é o melhor portal para procurar oportunidades para trabalhar no exterior, temos que começar a pensar em como fazer o cadastro na plataforma. O processo é simples, e leva mais do que alguns poucos minutos para ser concretizado.

Descubra como encontrar vagas abertas para trabalhar no exterior
Fonte: (Reprodução/internet)

Após isso, o usuário terá que procurar por empresas que tenham vagas disponíveis, e é recomendado que se olhe para os grandes gigantes de tecnologia, como o Google e a Apple, que sempre contam com oportunidades disponíveis em seus perfis sociais.

Se quer descobrir como se cadastrar no Linkedin, confira o nosso passo a passo abaixo:

  • O primeiro passo é acessar a página de cadastro no Linkedin;
  • O usuário deverá criar um acesso no site, fornecendo um e-mail e criando uma senha para isso. É possível logar com a conta do Google, para deixar o processo mais prático;
  • O próximo passo é preencher os formulários presentes no site, informando sobre sua formação acadêmica e experiências profissionais passadas;
  • Não deixe de fazer o preenchimento completo das informações, pois dessa forma, seu perfil se torna mais bem-visto na plataforma;
  • Depois disso, o cadastro já estará completo, e seu perfil já está pronto para procurar por oportunidades fora do país.

Procure por seus colegas de trabalho

Caso ainda esteja trabalhando no Brasil, assim que fizer o perfil no Linkedin, procure por seus conhecidos na rede social de empregos, pois isso é muito importante para lhe dar maior autoridade dentro da plataforma. Além disso, ex-colegas também estão inclusos nisso.

Interagir com outras pessoas que sejam da sua área de atuação também é um exercício que pode te ajudar a ganhar mais destaque dentro do mercado de trabalho. Não deixe seu perfil parado, o Linkedin vai ser sua porta de entrada para outros países.

Como procurar por vagas no exterior usando o Linkedin

O Linkedin, hoje, é a melhor plataforma para se procurar emprego fora do país, pois é possível acessar o portal de grandes empresas através do site de vagas, de maneira simples, e como o próprio portal já cria um currículo para você, a candidatura é bem simplificada.

Descubra como encontrar vagas abertas para trabalhar no exterior
Fonte: (Reprodução/internet)

Por isso, é muito importante ter o perfil bem detalhado e completo no site, pois a primeira impressão que você causará em seu futuro empregador, será por ali. É válido destacar que talvez seja necessário fazer o cadastro no site da empresa desejada, mas isso já é realizado fora do próprio Linkedin.

Aprenda agora a se candidatar a uma vaga de emprego em empresas de outros países utilizando o Linkedin:

  • Acesse a página principal do Linkedin;
  • Já no início, é possível encontrar duas barras de pesquisa, uma para o cargo, e outra para a região. Preencha de acordo com a oportunidade desejada;
  • Após encontrar a oportunidade que deseja, basta clicar nela;
  • Você será encaminhado para uma página onde será possível visualizar os pré-requisitos indispensáveis para assumir o cargo;
  • Caso seu perfil se encaixe no desejado para a empresa, clique em “Candidatar-se para a vaga” ou “Candidate-se no site da empresa”, dependendo do processo seletivo;
  • Para as empresas que não exigem um cadastro externo, sua candidatura já terá terminado. Basta aguardar por um possível contato de seu futuro empregador;
  • Caso tenha sido direcionado para o site da empresa, será necessário preencher formulários com seus dados pessoais. Depois disso, a candidatura estará finalizada.

Melhores sites para procurar vagas fora do Brasil

Além do Linkedin, existem outros sites especializados em disponibilizar vagas de emprego para quem deseja uma chance de trabalhar fora do país. Muitos deles são estrangeiros, sendo necessário um bom domínio do idioma estrangeiro para utilizá-los.

A maioria dos sites é muito parecida, e depois de encontrar a vaga desejada, basta clicar nela e preencher um breve formulário com suas informações pessoais, além de dados relacionados a sua carreira profissional.

Confira agora quais são os melhores sites para procurar vagas de emprego no exterior:

    • CV Library (para vagas na Inglaterra);
    • Infoempleos (para vagas na Espanha);
    • Trovo Lavoro (para vagas na Itália);
    • Keljob (para vagas na França);
    • Recruit Ireland (para vagas na Irlanda);
    • Monster (para vagas em diferentes países europeus, além da América do Norte);
    • Indeed (para vagas em todos os países).

Países contam com vagas para estrangeiros

Além dos meios citados, outra alternativa é utilizar os sites disponibilizados pelos próprios países que sempre contam com muitas visitas de brasileiros. A Austrália, por exemplo, criou o JobSearch para isso, e a ferramenta pode ser uma porta de entrada interessante para estrangeiros.

Além desse site, o Canadá, país mais procurado por brasileiros que querem trabalhar no exterior, criou o Canadá Jobs, portal que conta com as mesmas funcionalidades, e busca facilitar a vida de estrangeiros que queiram viver em suas terras. Oportunidades não faltam, basta pesquisar.

Nota de responsabilidade: Antes de se candidatar a vagas de empregos, cursos ou certificações profissionais, consulte a página oficial da empresa ou instituição de ensino para atestar a veracidade das informações. O Facebook não se responsabiliza por quaisquer complicações ou contratempos que possam acontecer antes, durante ou depois dos respectivos processos seletivos apresentados.

ANÚNCIO