Autoeuropa - Benefícios e salários e como se candidatar para vagas

A Autoeuropa é uma empresa ligada ao Grupo Volkswagen e é muito conhecida em Portugal porque tem uma fábrica incrível, que representa a maior produção de veículos do país. Além disso, os benefícios agradam muito. Você já deve ter ouvido falar dela.

Assim sendo, há sempre buscas na internet pelas vagas de emprego na Autoeuropa. E nesse conteúdo você vai ver tudo o que é preciso para conseguir encontrar as oportunidades ideais e saber como se candidatar as que são mais indicadas para o seu perfil.

Logo, ter no currículo a experiência na Autoeuropa pode ser muito viável para quem busca crescimento profissional, recolocação no mercado ou até mesmo estágios. E também teremos um tópico que fala dos salários, o que pode agradar ou não você.

Autoeuropa - Benefícios e salários e como se candidatar para vagas
Foto: (reprodução/internet)
  • O que é a Autoeuropa;
  • O mercado de trabalho na Autoeuropa;
  • O salário da Autoeuropa é bom?;
  • Como se candidatar para as vagas da Autoeuropa;
  • Onde encontrar as vagas abertas na Autoeuropa.

O que é a Autoeuropa

A Autoeuropa fica em Palmela, Portugal, e é uma das unidades de produção da Volkswagen. É conhecida por ser o maior investimento da marca no país. A fábrica foca em automóveis multiproduto e multimarca, com a produção de T-Roc, Sharan e SEAT Alhambra. 

ANÚNCIO
Autoeuropa - Benefícios e salários e como se candidatar para vagas
Foto: (reprodução/internet)

A unidade fabril de Palmela concluiu o ano de 2018 com 5.800 colaboradores e mais de 220.000 unidades produzidas. No ano seguinte, representou 75% de toda a produção de automóveis no país, chegando a mais de 250.000 unidades anuais.

Para quem gosta de história, saiba que tudo começou lá em 1991, quando a Volkswagen e a Ford se uniram em um valor global de 1.970 milhões de euros. Em 2003, a fábrica ganhou reforços por parte do Governo Português e se tornou muito moderna e competente. 

A marca Volkswagen

Muito do que a Autoeuropa é hoje deve-se ao histórico e a tradição da Volkswagen, que está presente em mais de 150 países em todo o mundo. A produção, porém, fica restrita a pouco mais do que 10 territórios, como é o caso de Portugal, mais especificamente, Palmela. 

ANÚNCIO

Assim, a Volkswagen Autoeuropa é o maior investimento estrangeiro do país, sendo uma fábrica de automóveis respeitada. Apesar dos carros que são produzidos nessa fábrica, a marca está em Portugal também com outros veículos, como UP!, Polo, ID.3, Touran, Touareg, etc.

Recentemente, a Volkswagen também anunciou a Eletromobilidade, que é o investimento focado em carros elétricos e híbridos. Os modelos já existem e há pesquisas que já estão na fase de protótipos. O ID. Buzz tem o formato de “pão de forma” e tem autonomia de 425 Km.

O mercado de trabalho na Autoeuropa

A Autoeuropa trabalha com tecnologias e isso interessa muita gente, de vários setores. A busca da empresa está nos melhores profissionais, que poderão colaborar com o crescimento da inovação da marca. As competências são diversas. 

ANÚNCIO
Autoeuropa - Benefícios e salários e como se candidatar para vagas
Foto: (reprodução/internet)

Então, há vagas de trabalho na produção, na Tecnologia da Informação, logística, engenharia, gestão, finanças, compras, comunicação e muito mais. E além dos cargos efetivos, também existem os programas de incentivo, como estágios. 

Para quem terminou recentemente a graduação, aí vem o chamado estágio profissional, que é focado no crescimento da pessoa dentro da empresa. Há apoio da Autoeuropa, remuneração atrativa e outros benefícios operacionais. 

Quais as vagas para trabalhar na Autoeuropa

No LinkedIn da Autoeuropa dá para ver que muitos profissionais fazem questão de pontuar que estão trabalhando nessa empresa. Eles colocam seus cargos, aprendizados e publicam materiais inspiradores para o mundo todo ver. 

Um dos exemplos vem de uma funcionária que atua em Process Engineer at Volkswagen, outra que é Senior Buyer e até Especialistas Técnicos. Fora isso, vale lembrar que recentemente vários portais de emprego internacionais anunciaram oportunidades nessa empresa.

Entre elas, Técnico Superior de Segurança, Qualidade e Ambiente. Outras são: Coordenador de Segurança, Engenheiro de Energia, Advogado, etc. No entanto, para concorrer a uma das oportunidades é preciso levar em conta como acontece o primeiro passo: o currículo. 

O salário da Autoeuropa é bom?

O Jornal de Negócios de Portugal anunciou, certa vez, que os salários pagos pela Autoeuropa são acima da média do que é pago para os mesmos cargos no país. No entanto, a Comissão de Trabalhadores sempre faz pedidos de melhorias devido ao anunciar os salários mais baixos.

Autoeuropa - Benefícios e salários e como se candidatar para vagas
Foto: (reprodução/internet)

Essa briga é comum no país europeu. O que nos leva a um quadro de salários da Autoeuropa. Assim, os operadores, que são pessoas que ocupam cargos operacionais podem chegar a receber um salário base de 1.687,50 euros no mês.

Só que para isso é preciso ter mais de 4 anos de empresa além de atuar em uma zona IV. Para quem tem menos do que 6 meses na empresa e está no nível I, o salário mais baixo da Autoeuropa é de 660,00 euros no mês e essa é a reclamação da Comissão.

O que as pessoas dizem da Autoeuropa

Conforme o Indeed, que lista comentários e opiniões de trabalhadores em várias partes do mundo, a Autoeuropa é uma ótima empresa para trabalhar. A nota é bem alta, sendo que de um total de 5 estrelas, a média ficou em 4,5. 

A maioria das pessoas recomendam a nota máxima e nenhum deu a nota mínima. Entre os pontos fortes que eles informaram estão: Direção, Cultura, Remuneração/Benefícios, Segurança Profissional e Equilíbrio entre Trabalho e Vida Pessoal. 

Nos últimos comentários, o que mais se pode ler é sobre o ambiente de trabalho. “Apesar da pressão, a equipe ajuda muito”, disse um dos internautas. Outro comentou sobre a experiência de estagiar lá. “Foi incrível e valeu muito a pena”. 

A rotina de trabalho é exaustiva

O que não se pode negar é que a maioria dos trabalhadores e ex-funcionários concordam em dizer que a rotina de trabalho é muito cansativa. Assim, vale dizer que esse ponto é reforçado para quem está na linha de frente, isto é, na montagem dos veículos.

Autoeuropa - Benefícios e salários e como se candidatar para vagas
Foto: (reprodução/internet)

A discussão se intensifica quando se põe em prova que outras fábricas também possuem essa rotina, que é puxada e laboral. Já o salário não é correspondente a isso, o que gerou a reclamação que foi levada à Comissão dos Trabalhadores.

Para quem está pensando em se mudar de um país para ir para Portugal trabalhar e tem a Autoeuropa em vista, fica essa observação importante. Afinal, por mais que o país tenha ótimos benefícios, como a qualidade de vida, o trabalho por lá pode não ser dos sonhos. 

Os maiores salários pagos pela Autoeuropa

Para cargos mais altos, como é o caso de especialistas, o salário parte de 1.015 euros no mês, que é para quem tem grau Strata 17/18. Quando se evolui em termos de bandas de progressão, aí dá para chegar até 2.304,50 euros no mesmo período de trabalho.

Para quem tem o grau Strata mais alto, sendo 21/22, o salário parte de 1.756,50 euros mensais para quem não tem experiência na função/empresa. Mas, para quem passa dos 4 anos, o salário pode ultrapassar o valor de 3.667,00 euros no mês.

A pressão da Comissão de Trabalhadores parece ter fluído efeitos positivos. A Autoeuropa já anunciou pré-acordos para o ano de 2023. Assim, haverá um pagamento de 500 euros relativos a 2021 e aumento de 1,7% em 2022 e mais 1,2% em 2023.

Como se candidatar para as vagas da Autoeuropa

A partir daqui vamos trazer um tipo de passo a passo para quem quer concorrer as vagas da Autoeuropa. Então, a primeira coisa é acessar a página de carreiras. Depois de ler todo conteúdo, considere que tem uma opção de “dúvidas”. 

Autoeuropa - Benefícios e salários e como se candidatar para vagas
Foto: (reprodução/internet)

Ao clicar aí aparecem as informações adicionais. Então, existem vários caminhos para seguir a partir disso. O primeiro é o e-mail para contato (recrutamento@volkswagen.pt). Depois, vem os telefones, sendo +351-21-211-2535. E ainda uma página de dúvidas frequentes. 

Nesse mesmo lugar vem outra alternativa que pode te interessar: seguir os formulários para enviar o currículo. Aí tem a página certa de cadastro para estágio acadêmico, estágio profissional, candidatura espontânea ou para vaga disponível. 

O envio do currículo para as vagas da Autoeuropa

Para quem optou pelos formulários, vem a sequência. Agora é hora de preencher os dados. Independente da escolha, as regras são parecidas: nome completo, data de nascimento, localidade, e-mail, contato telefônico e o interesse pela vaga.

Há ainda um campo que pede “referência da vaga” e é nessa hora que muita gente erra. Então, atente-se! Isso porque esse código precisa ser colocado ali se o interesse da pessoa for por uma vaga especifica, como de um cargo ou função. 

Sendo assim, a candidatura pode ser feita de modo oficial. Só que agora está faltando uma informação: como ficar sabendo das reais vagas abertas para trabalhar na Autoeuropa? Para isso, existem os portais de empregos, que fazem os anúncios das oportunidades. 

Onde encontrar as vagas abertas na Autoeuropa

Em Portugal, vários sites divulgam as vagas de trabalho nas empresas do país. Um exemplo é o Sapo PT e tem a página do LinkedIn também, além de muitos outros. A partir deles dá para descobrir quais as melhores oportunidades para trabalhar em Portugal.

A boa noticia é que além de encontrar trabalho na Autoeuropa, também dá para buscar em outras empresas, seja da indústria ou outras áreas. O LinkedIn, por exemplo, permite o cadastro gratuito e é usado como rede social profissional. 

Não há posts para exibir