Vagas de emprego para professores

Do ano de 2018 para o ano de 2019, o número de estudantes do ensino médio que se formaram e escolheram alguma licenciatura é superior a qualquer outro ano. Isso revela que o desejo pela profissão de professor tem aumentado cada vez mais, ainda mais pela necessidade que o mercado tem de bons educadores

No entanto, alguns desses profissionais que se formam, muitas vezes têm dificuldade de achar o emprego certo. Pois, muitas vezes, algumas instituições não remuneram os professores de acordo com a função exercida, e as condições de trabalho nem sempre são muito agradáveis. 

Acontece muito desses futuros profissionais não saberem onde procurar as vagas também. Muitas escolas e instituições dos mais variados segmentos fazem seus próprios processos seletivos. Enquanto isso, as redes públicas fazem concursos todos os anos. Algumas instituições privadas passam por entrevistas e outros processos. 

Vagas de emprego para professores
Foto: (reprodução/internet)

Hoje ainda há a facilidade de existir sites que têm parceria com algumas empresas, colocando suas vagas a disposição neles para facilitar a procura. Quem encontra e está interessado, pode imediatamente se candidatar. Confira neste artigo, mais informações sobre vagas de emprego para professores. 

O que é preciso para conseguir um emprego?

No geral, são coisas simples, mas na prática as coisas nem sempre são tão fáceis. No entanto, há algumas dicas que você pode seguir para simplificar a sua vida para que esse processo de achar um emprego seja mais “fácil”. Organizar o seu currículo de forma que ele fique atrativo para quem for contratá-lo é uma delas. 

ANÚNCIO

Você pode inserir no seu currículo as seguintes informações, para que ele seja completo:

  • Formação acadêmica;
  • Titulação;
  • Idiomas, analisando a fluência na fala, escrita e leitura;
  • Área de produção científica e Projetos de pesquisa;
  • Participação em congressos, seminários, apresentações de trabalho;
  • Cursos complementares;
  • Projetos de extensão;
  • Instituições de ensino em que já atuou;
  • Produção bibliográfica com os artigos publicados (caso tenha);

É importante que você deixe seu currículo sempre atualizado, pois assim você tem cada vez mais chances de conseguir uma vaga. Há também a plataforma Lattes, na qual é possível deixar o seu currículo para que empresas e empregadores tenham acesso. O site funciona para diferentes áreas. 

Participe de eventos

Há muitos eventos que você pode participar como fóruns, congressos, palestras. Esses ambientes são ótimos para conhecer pessoas e estar inserido no meio que você deseja trabalhar. Como professor, é importante estar atualizado sobre as tendências educacionais, trocar informações e tomar conhecimento das coisas, de uma forma geral. 

Parece que não, mas está conectado a lugares e a pessoas traz muitas oportunidades, tanto de um crescimento individual, como oportunidades de emprego de fato.

Aprimore suas habilidades

É de extrema importante que você invista em si mesmo, pois assim não só o seu currículo aumenta, mas suas chances de conseguir um emprego também. Se você já é um professor, faça uma pós graduação ou cursos que complemente a sua formação de modo geral. 

Cursos como libras, que tem uma duração reduzida em comparação com outros cursos, é muito bom, completo e essencial para um professor. Com essa formação, por exemplo, você pode atingir públicos que antes não poderia, pois agora estará mais qualificado

Onde posso procurar emprego?

Assim como você pode fazer da forma mais tradicional, que é imprimir seu currículo e levar nos lugares que você deseja trabalhar, você também pode usar de outros artifícios, como sites de emprego. E, aliás, existem sites bem variados, com muitas vagas disponíveis. 

Um dos sites mais específicos para professores é o Professor Certo, que é muito completo, contendo vagas espalhadas para todo Brasil. A plataforma é muito simples e de fácil acesso. Nele você pode se cadastrar, colocando seus dados, e ainda procurar as vagas disponíveis e se candidatar na que mais se encaixa com suas preferências. 

Outra plataforma muito legal, que ganha destaque pelos testemunhos de pessoas que já conseguiram seu emprego dos sonhos, é o Superprof. O site funciona de uma forma diferente: você se cadastra e dá aulas online, uma maneira diferente de trabalhar e se inserir no mercado de trabalho

ANÚNCIO