10 coisas que todo concurseiro deve saber

Quando o assunto tem a ver com passar em concursos públicos, a verdade é que não existe regra para todo mundo. Isso porque cada pessoa é individual e pode ter a suas características, habilidades, facilidades e caminhos para se chegar ao sucesso.

Alguns estudam muito e outros estudam melhor. Tem aqueles que possuem facilidade e outros que precisam ralar muito para entender o conceito. O que importa mesmo é saber que sempre vai ter um espaço para quem consegue encontrar a melhor rotina de estudos.

ANÚNCIO
10 coisas que todo concurseiro deve saber
Foto: (reprodução/internet)

1 – A véspera da prova

Uma das maiores curiosidades que os concurseiros precisam considerar tem a ver com o dia que antecede a prova do concurso. Nesse dia, muita gente passa mal, tem dores de barriga e até mesmo insônia. Mas, sabia que tudo isso pode prejudicar no dia da prova?

10 coisas que todo concurseiro deve saber
Foto: (reprodução/internet)

Então, uma boa ideia é tirar esse dia para relaxar e fazer o que gosta sem ter que ficar pensando nas provas, nos números e nas descrições. Afinal, até esse dia, provavelmente, a pessoa já passou muito tempo estudando e ela não vai aprender tudo em apenas 24 horas.

Existe sim pessoas que usam esse dia para fazer revisão de conteúdo e tudo bem também. Mas, na grande maioria das vezes, esse dia que antecede a prova deve ser aproveitado de um modo que não cause ansiedade nas pessoas concurseiras. 

ANÚNCIO

2 – O objetivo do estudo 

Em alguma parte do seu percurso dos estudos até as provas, com certeza, é comum que aconteçam as recaídas. Portanto, só tem um jeito de não desistir: saber qual é o objetivo de vida. Ou seja, para que está estudando tanto?

10 coisas que todo concurseiro deve saber
Foto: (reprodução/internet)

Portanto, uma boa ideia é fazer uma autoavaliação antes de qualquer coisa. Simplesmente dizer que vai estudar para passar no concurso não basta. É importante que se tenha em mente o cargo, o salário, o que motiva, a rotina de trabalho e tudo mais. 

Afinal, também é preciso saber que enquanto concurseiro muitos aprovados se arrependem da vaga que ocuparam por não saberem o que querem. E ninguém deseja passar uma parte da vida estudante sem saber para quê, concorda?

ANÚNCIO

3 – O progresso do estudo 

Essa dica vale ouro e pouca gente sabe, então, anote aí. Considere que medir o progresso no estudo é uma ótima forma de se manter motivado. No entanto, nem sempre isso é fácil porque não dá para saber quando se sabe “metade” ou “20%”, certo?

10 coisas que todo concurseiro deve saber
Foto: (reprodução/internet)

Afina, o que vai cair na prova é um verdadeiro mistério para os concurseiros. De todo modo, ao planejar o estudo dá para ter essa ideia de percentual a partir dos temas que são indicados para os concursos que as pessoas vão prestar. É fácil entender isso, veja!

Se aquela prova que a pessoa vai fazer tem 20 temas, obviamente, o ideal é que ela estude os 20. Então, ao chegar nos 10, ela pode estar em 50% da meta. Ou dá para estudar fazendo simulados e ir aumentando o percentual de acerto, o que também é uma forma de medir resultados. 

4 – A pressão financeira

Esse detalhe tem um peso grande aqui porque é muito real e comum. Quando entrevistas são feitas com brasileiros mencionando o motivo que os tornam concurseiros, a questão financeira sempre ganha destaque. Dessa forma, fica claro que trabalhar pelo dinheiro é uma resposta.

10 coisas que todo concurseiro deve saber
Foto: (reprodução/internet)

Apesar disso não ser o correto, leve em conta que existe mais um problema nisso: a pressão psicológica que isso gera. A pessoa fica pensando em dinheiro e dinheiro a ponto de não conseguir bons resultados porque a pressão se torna muito forte.

E é comum que com tanta pressão que venha desse fator, ela tenha erros que talvez não teria se a pressão fosse menor. Afinal, como falamos lá em cima, cada pessoa reage de um jeito e estuda de uma forma, a partir das suas particularidades. 

5 – O uso da internet 

Chegamos no meio das dicas para concurseiros, e de fato isso é algo que todos deveriam saber: a internet pode ser a vilã ou a mocinha dos estudos. E é o estudante que vai escolher esse papel dela. Quer ver só uma coisa que interessante?

10 coisas que todo concurseiro deve saber
Foto: (reprodução/internet)

Atualmente, no Youtube e sites de cursos é possível encontrar muito conteúdo gratuito e de qualidade. Nesse caso, temos a internet como mocinha da história porque ela pode ajudar os concurseiros a conseguirem uma qualidade no estudo.

Por outro lado, a internet está cheia de pegadinhas, que nada mais são do que atrativos que tiram o foco dos concurseiros e isso atrasa o estudo. Esse tipo de procrastinação é péssima para quem busca os melhores resultados no estudo.

6 – As técnicas de aprendizagem

Usar as técnicas de aprendizagem também podem trazer ótimos resultados. Isso é comprovado e todo concurseiro deveria saber. É sério! Por exemplo, já ouviu falar que aprendemos muito mais quando ensinamos outras pessoas do que quando apenas lemos?

10 coisas que todo concurseiro deve saber
Foto: (reprodução/internet)

Isso quer dizer que ficar trancado por 12 meses ou mais dentro do seu quarto pode dar certo, só que existem outras formas de fazer isso. Como por exemplo saindo com amigos em grupos de estudos coletivos, onde é possível se comunicar e trocar experiências.

Bom, já que tocamos no assunto, leve em conta que além de ler, falar, ouvir e assistir, também é possível usar outras formas de aprendizado, como ver séries na Netflix de um modo mais teórico e pensando em elementos importantes de contextualização. 

7 – A qualidade do estudo

Abaixo, vamos mencionar o hábito do estudo. Só que antes disso vale a pena darmos uma pincelada em outro ponto. Sabia que quantidade é bem diferente de qualidade, certo? Então, isso também vale para o seu estudo a partir de agora.

10 coisas que todo concurseiro deve saber
Foto: (reprodução/internet)

Não adianta pegar 10 livros para ler se não entender muito bem o que eles dizem. Às vezes, um único livro certo vai ser muito mais interessante do que 10 livros difíceis. E não é apenas isso, obviamente. Afinal, tudo o que é em excesso causa mal-estar.

Assim sendo, sempre foque na qualidade do estudo. É algo como estude menos, mas estude melhor. No restante do tempo, faça coisas que gosta para fixar o conteúdo na mente. Porque estudar e só estudar pode ser algo como nadar contra a corrente. 

8 – O hábito de estudar

Um próximo ponto importante é considerar que, na grande maioria dos casos, só vai conseguir passar no concurso público quem estudar muito. E isso não tem a ver com a quantidade e sim com a qualidade do estudo. Por isso, a rotina de estudo se faz importantíssima. 

10 coisas que todo concurseiro deve saber
Foto: (reprodução/internet)

O hábito de estudar é a pessoa conseguir incluir na rotina diária dela o estudo. Logo, considere assim como acordar e escovar os dentes, também é preciso criar essa ideia de estudo diário e constante porque só essa regularidade vai tornar possível o sucesso nas provas.

Na dúvida, pense como uma competição esportiva. As melhores equipes são aquelas que possuem os melhores atletas, mas não apenas isso. Também é preciso que eles treinem junto, façam trabalhos em equipe para que possam apresentar isso na hora do jogo. 

9 – A importância do lazer

O lazer tem um papel de importância bem grande na vida de concurseiros do país todo. Afinal, ninguém até hoje é uma máquina de estudar e, possivelmente, você também não é. Então, saiba estudar de maneira inteligente. Se a rotina faz parte, ótimo. 

10 coisas que todo concurseiro deve saber
Foto: (reprodução/internet)

Só que a sua vida não pode ser apenas o estudo. O lazer é importante em vários sentidos, como na hora de liberar hormônios assim como na hora de refrigerar e oxigenar o cérebro. Portanto, também influência de modo direto no resultado do estudo.

Aquela ideia de tirar um dia para dançar com os amigos, festejar um aniversário de um parente, participar de uma gincana e até mesmo jogar vídeo game faz todo sentido nesse momento. Então, liste seus lazeres preferidos e incluam eles na sua rotina.

10 – A reprovação faz parte

E se existe uma última boa dica para dar aqui é a seguinte: reprovar faz parte. Aliás, esse nome está equivocado porque não é uma reprova de fato. Quando um estudante não consegue passar no concurso público não quer dizer que ele foi reprovado, só não foi tão bem quanto os outros competidores. 

10 coisas que todo concurseiro deve saber
Foto: (reprodução/internet)

Desse modo, o que não pode acontecer é a desistência porque aí sim ele será reprovado já que não vai conseguir chegar ao objetivo final. Mas, como todo jogo, esse também deve servir como aprendizado para que no próximo concurso público ele consiga alcançar voos mais altos. 

Apesar de existirem pessoas que conseguem uma aprovação em concurso público muito rápida, com pouco estudo, ainda jovens, saiba que isso não é o mais comum de acontecer. Não mesmo. Logo, não passar de primeira faz parte e sempre vai haver uma boa lição para aprender.

Curiosidade: não tem idade para  passar no concurso público 

E para fechar o texto, saiba que não há idade certa para passar no concurso público. Isso porque existe muita gente no Brasil achando que está velho demais para isso ou para aquilo. No entanto, tudo vai depender da força de vontade e da preparação.

Agora, também vale a reflexão para saber se esse é mesmo o seu maior sonho de hoje em dia ou se existem outras prioridades, por exemplo. Afinal, não existe idade certa para isso porque sempre é tempo de refletir. De todo modo, você pode e quando quiser!