5 ideias incríveis para decorar escritório em casa

O conceito de montar um escritório em casa nunca fez tanto sentido como agora. Para muitos, é o famoso home office, que se tornou uma alternativa bacana de trabalho. Empresas estão incentivando esse formato e até mesmo quem é dono do próprio negócio pode pensar nisso.

Só que na hora de decorar o escritório dentro de casa não é tão simples assim. Tudo vai depender do seu espaço, dos móveis e até mesmo as cores podem influenciar no seu dia a dia de trabalho, você sabia disso? Nesse texto, você vai ver dicas para decorar o home office. Veja essas 5 ideias incríveis.

ANÚNCIO
5 ideias incríveis para decorar seu escritório em casa
Foto: (reprodução/internet)

Montando o escritório em casa

Na internet, no Youtube, no Instagram, no Pinterest e até mesmo visitando locais ou falando com pessoas você pode ter um monte de sugestão para montar o seu escritório em casa e deixar ele com a sua cara. Além de encontrar formas de aumentar a sua produtividade.

5 ideias incríveis para decorar seu escritório em casa
Foto: (reprodução/internet)

Foi fazendo tudo isso que a gente criou essa matéria. Então, considere que temos aqui uma espécie de união de opiniões, dicas e estratégias para ter um escritório em casa que seja funcional, barato e que permite a sua criatividade. Bora lá?

O primeiro passo é se planejar. Não adianta muito você pegar o lugar e ir “colocando” tudo dentro dele. Ainda que seja uma mudança repentina de lugar de trabalho, você tem que planejar o que vai ter e onde. Depois da metade do texto vai vir as dicas de decoração, ok?

O espaço adequado

A primeira coisa é pensar em um espaço adequado para o seu trabalho. Com toda modéstia, saiba que é preciso ter ao menos um canto para adicionar os seus materiais de trabalho. Então, nada de trabalhar em cima da cama ou no sofá, entendeu?

5 ideias incríveis para decorar seu escritório em casa
Foto: (reprodução/internet)

O espaço não precisa ser tão grande. Muitas vezes, dá até para compartilhar um quarto ou uma sala ou mesmo a varanda. E tudo bem. O que você precisa mesmo é definir que ali será o seu novo escritório. O erro mais comum é não separar os ambientes.

Entenda que dá para dividir espaços, mas é preciso dividir mesmo. Ou seja, limitar ele. Para isso, você pode usar prateleiras, móveis ou até mesmo reformar. Isso também permite que você crie uma rotina de trabalho dentro de casa. É o primeiro passo para dar certo na decoração.

A escolha dos móveis

Independente da sua profissão, do seu cargo ou função, considere que você terá materiais de trabalho. Por isso, pensar em móveis é bom. É comum que se use computadores. Então, também é preciso pensar em mesas para eles, além de cadeiras. 

5 ideias incríveis para decorar seu escritório em casa
Foto: (reprodução/internet)

De todo modo, saiba que nem sempre será preciso gastar uma fortuna ou fazer compras para isso. Você também pode adaptar. Para um começo, até mesmo aquela mesa de festa pode ser útil. Só que sempre vise uma melhoria nesses móveis porque isso pode trazer problemas.

Como os problemas nas costas pela má distribuição do peso do corpo, da falta de mobilidade e tudo mais. Então, ainda que provisório, considere ter o mínimo de bem-estar e cuidado nesse ambiente e nos móveis. Ok? Uma boa cadeira, por exemplo, se faz necessária!

O horário de trabalho

Outra dica que não está totalmente ligada à decoração do escritório, mas ajuda e muito é sobre o horário de trabalho. Por exemplo, você usar um relógio nessa decoração pode ajudar demais a você limitar quando entra e quando sai do trabalho, entendeu?

5 ideias incríveis para decorar seu escritório em casa
Foto: (reprodução/internet)

O horário importa para quem é indisciplinado já que faz com que a pessoa crie responsabilidade para cumprir a sua meta, o seu trabalho, a sua função. Para os indisciplinados também é porque evita que trabalhe além do horário ideal ou das horas combinadas. 

O horário do descanso, do lanche e do almoço também precisam ser respeitados, amigos. Isso é importante demais para quem acaba não vendo a hora passar, sabe? Essa falha também pode trazer sérios problemas de saúde. Então, evite!

A paleta de cores

Essa dica até poderia entrar na dica de decoração. Porém, deixamos aqui porque ela é mais voltada para à sua produtividade. Considere que trabalhar em um lugar totalmente escuro não é legal e nem inspirador. Então, tente ser flexível.

5 ideias incríveis para decorar seu escritório em casa
Foto: (reprodução/internet)

Por outro lado, ter um lugar onde tudo é branco pode não fazer bem para a sua criatividade. O resultado é: crie paletas de cores. E você nem precisa gastar para isso. Adicionando um quadro colorido, um vaso de flor ou alguma coisa colorida já muda muito.

Sem falar que um lugar visualmente limpo e clean é o ideal para um escritório, independente do seu trabalho. A luminosidade também interfere nisso e acaba sendo uma ótima ideia de decoração. Aliás, vamos logo falar da decoração, não é?

A decoração do seu escritório em casa

A partir daqui seremos mais breves em termos de palavras e parágrafos. Porém, mais práticos para que você tenha novas ideias. O ideal é que você note que sempre dá para usar o que você já tem em casa e esse é o mais incrível da decoração: ser flexível.

5 ideias incríveis para decorar seu escritório em casa
Foto: (reprodução/internet)

Em cada novo tópico você vai ver algum ponto que vai interferir na decoração e que pode mudar tudo para o seu novo ambiente de trabalho. Continue lendo e saiba tudo sobre isso agora mesmo. Vamos lá e confira cada um dos pontos, sempre buscando referências com base na sua casa.

1 – Use as janelas

Ter um cômodo como janelas é importante. Primeiro porque isso ajuda na ventilação do lugar. Depois porque auxilia também na hora de conseguir economizar energia porque permite a entrada da luz natural. Então, as janelas são bem interessantes. 

5 ideias incríveis para decorar seu escritório em casa
Foto: (reprodução/internet)

Já sobre a posição das janelas, isso depende muito. Trabalhar de cosas para ela pode ser legal, mas nem sempre porque isso dá reflexo na tela do computador. De frente para ela pode ser melhor, mas, se há muita luz do sol, você precisará usar cortinas em algum momento do dia.

E sobre as janelas não precisa mudar tudo, ok? Você pode ter janelas de madeira, de metal, de ferro, etc. Talvez, uma pintura nova ou mesmo o uso de adesivos já funciona. As janelas são complementares a decoração. E essa foi só a primeira dica.

2 – Aposte em prateleiras

Prateleiras ou nichos são legais por vários motivos. Além de deixarem o ambiente mais bonito e customizado, elas também permitem a organização de tudo o que é importante para o seu trabalho. Isso vai desde livros até documentos ou carregadores.

5 ideias incríveis para decorar seu escritório em casa
Foto: (reprodução/internet)

Você pode até pensar em móveis para isso, só que acabam não sendo tão flexíveis para quem tem pouco espaço, entendeu? Além do mais, há nichos de várias cores, tamanhos, modelos. Eles são peças estratégicas para sua decoração.

3 – Pense em acessórios inteligentes

O que seriam os acessórios inteligentes para um escritório home office? Já demos uma dica aqui no texto: relógios de parede. Obviamente, eles são ótimos para compor a decoração. Além disso, pense também em calendários que podem ser atraentes e são úteis. 

5 ideias incríveis para decorar seu escritório em casa
Foto: (reprodução/internet)

Outras ideias podem vir com umidificadores de ar, que estão em alta em um clima tão seco como está sendo em várias regiões do país. Há ainda como se pensar em outros detalhes, como suporte para telefones, impressoras, luminárias e muito mais. 

4 – Tenha objetos motivadores

Outra dica para decorar escritório em casa é sobre objetos que vão motivar você. Se na empresa você tinha que ficar vendo as outras pessoas, vários computadores e tudo mais, agora não é preciso fazer isso.

5 ideias incríveis para decorar seu escritório em casa
Foto: (reprodução/internet)

No seu ambiente de trabalho, pode ter fotos de quem você ama, de um lugar que quer ir em uma próxima viagem, de um sonho que vai realizar. Tudo o que motiva pode ser bacana, até mesmo capas de livros, filmes, CDs. Decore o lugar com o que você gosta. 

Há algum tempo, era comum se ter frases de filmes e pessoas também em uma parede estampada. Para muita gente, isso é inspirador. Para outras pessoas, isso enjoa logo. Então, tente descobrir o que você acha disso. Talvez funcione.

5 – Organize os fios

Pode até parecer bobagem, amigos, mas não é viu. A organização dos fios dos seus carregadores, computadores e eletrônicos é bem interessante de ser considerado. Isso vale para a decoração, o que é óbvio porque deixa tudo feio se não for organizado.

5 ideias incríveis para decorar seu escritório em casa
Foto: (reprodução/internet)

Mas, também influência na hora de você ser mais prático para resolver o problema. Afinal, ficar procurando onde está o cabo do seu celular por horas não é inteligente. Então, tente usar fitas ou suportes para deixar tudo no seu devido lugar, combinado?

O famoso menos é mais

A dica final, que vale para decoração e tudo mais é sobre o famoso “menos é mais”. Muita gente, quando sabe que vai começar a trabalhar de casa, quer montar um escritório perfeito, moderno, de última geração. No entanto, nem sempre isso é o ideal.

Considere que você só precisa ter ali o que será realmente útil para você. Além de ser mais barato, isso deixa o lugar mais clean e aconchegante. Outra coisa é evitar usar muitas cores ou cores escuras. Se for reformar, de novo, pense no básico. Isso sempre funciona muito bem.

ANÚNCIO