Quais são os maiores sites de emprego que existem?

Existem ótimos sites de empregos no Brasil. Alguns são bem organizados. Outros possuem milhares de vagas. Tem aqueles que permitem o uso de filtros diferentes. O fato é que cada um deles tem as próprias vantagens como veremos no decorrer da matéria.

Para os próximos tópicos, você vai conhecer as características de cada um deles, sendo que todos são grandes e ocupam uma parcela importante das notícias e informações do mercado de trabalho e das vagas de emprego no nosso país. Confira!

ANÚNCIO
Quais são os maiores sites de emprego que existem?
Foto: (reprodução/internet)

BNE

O Banco Nacional de Empregos tem mais de 500 mil vagas em várias áreas e regiões. Por isso, está entre os maiores sites de emprego do país. O cadastro de currículo pode ser feito de forma gratuita e rápida, a partir do botão “entrar”.

Quais são os maiores sites de emprego que existem?
Foto: (reprodução/internet)

Lá vai ter a opção de cadastro de currículo e um formulário de dados. A partir disso, o BNE vai indicar as últimas vagas publicadas que têm a ver com o seu perfil. Também dá para ver quais são as mais buscadas. Entre elas, as vagas para home office e as vagas em São Paulo. 

Em um primeiro momento, tem informações como cargo e região. Depois, ao ler a descrição completa, você poderá lidar com outros dados, como o salário e os requisitos. O cadastro é online, é gratuito e acessível para todos os brasileiros. 

SINE

O Site Nacional de Empregos está entre os maiores do país. No entanto, não se deve confundir ele com o Sistema Nacional de Emprego, que é do Ministério do Trabalho e Emprego. Nesse caso, estamos falando de uma plataforma que foi criada nos anos 2000.

Quais são os maiores sites de emprego que existem?
Foto: (reprodução/internet)

Atualmente, ela funciona como um classificado online de vagas de emprego. Também tem a vantagem de permitir cadastros e o envio de currículos sem custo algum. Está entre os maiores porque tem uma divulgação de mais de meio milhão de vagas. 

O SINE também é legal para estudantes que busca oportunidades de estágios, assim como para os jovens, que visam o programa Jovem Aprendiz. Ele acaba servindo, portanto, como um agenciador de candidatos para determinadas vagas. 

CIEE

O Centro de Integração Empresa-Escola funciona de modo muito parecido com o SINE. No entanto, é o inverso: o maior foco está nos estudantes, ainda que se tenha a divulgação de outras vagas de trabalho para várias carreiras. 

Quais são os maiores sites de emprego que existem?
Foto: (reprodução/internet)

O CIEE nasceu com o intuito de ser um “amigo” do estudante. Isso porque no Brasil, a maioria dos cursos de graduação exigem o estágio. O problema é que nem sempre é fácil encontrar esse tipo de oferta. Aí, o CIEE pode ajudar. Mas, ele está apenas no estado de São Paulo.

Para os interessados, ele permite o cadastro gratuito e rápido. Assim, quando o órgão recebe notificações das empresas, ele divulga as vagas de estágio enviando diretamente para cada candidato que tem o perfil indicado. É um site bacana para estudantes. 

Vagas.com

O Vagas.com está na lista porque ele tem vários benefícios. Primeiro, ele não é um site apenas para quem quer se candidatar a uma vaga de emprego. Mas, ele também faz análises e estudos sobre o mercado de trabalho de modo geral.

Quais são os maiores sites de emprego que existem?
Foto: (reprodução/internet)

Você fica sabendo sobre a média salarial, os empregos em alta e, sim, dá para se candidatar por ele. O motivo é que grandes empresas usam o site como forma de recrutamento de e-mails, já que o número de candidatos lá é bem alto.

Hoje, são mais de 3 mil empresas parceiras do Vagas.com e as vagas são divulgadas diariamente. Além de tudo isso, é um dos poucos sites a serem completos e, ao mesmo tempo, gratuitos para o interessado na vaga de trabalho. 

Trovit

O Trovit acaba tendo o diferencial de permitir até mesmo vagas fora do país. Ele é um site de empregos gratuito, com muitas ofertas e em diversas línguas. Para sermos mais exatos, ele permite o acesso de pessoas em 60 países diferentes.

Quais são os maiores sites de emprego que existem?
Foto: (reprodução/internet)

Tem a função de criar alerta para receber notificações pelo aplicativo ou cancelar elas, caso já tenha encontrado um trabalho. Os filtros são simples e objetivos. Além disso, tem o aplicativo grátis para celulares. Ele é um dos principais motores de busca de empregos da Europa.

Além da busca por vagas e dos alertas para vagas, ele também permite o acesso a conteúdo relacionado ao mercado de trabalho. O Trovit não é um dos mais antigos, sendo que foi fundado em 2006, ainda assim mantém a sua credibilidade.

Catho

Não dá para falar de sites de emprego sem falar do Catho. Talvez ele seja visto entre os mais confiáveis pelos brasileiros. São centenas de vagas distribuídas diariamente e com filtros interessantes. Por ele, dá até para receber o convite para entrevistas.

Quais são os maiores sites de emprego que existem?
Foto: (reprodução/internet)

O próprio site diz que quase 40% das empresas só anunciam na Catho e não mais em outras plataformas. Além disso, acaba tendo uma menor média de concorrentes por vaga. O site, no entanto, não é gratuito, apesar de permitir um teste sem custo por 30 dias. 

É um dos mais antigos do país, sendo que existe desde 1977. Hoje, tem versão para aplicativo, que é gratuito, mas somente assinantes podem usar. O número de vagas distribuídas atualmente passa dos 220 mil. Hoje, é uma referência no nosso país.

Indeed

Outro grande é o Indeed. Aliás, para muita gente, ele é visto como o melhor site de empregos grátis do país. Ao menos, em número de vagas, ele é bem expressivo mesmo, sendo mais de 16 milhões inscritos.

Quais são os maiores sites de emprego que existem?
Foto: (reprodução/internet)

Entre os recursos, o Indeed tem a busca por vagas, o alerta de vagas, o filtro de pesquisas e conteúdo. É um site novo, se a gente considerar que existe desde 2004. Também permite o encontro de vagas no exterior, mas em menor percentual.

Tem aplicativo para iOS e para Android. O Indeed permite vagas em mais de 60 países e em 28 idiomas. Ele tem a opção de ver tendências do mercado e hoje possui mais de 250 milhões de usuários ativos mensalmente. Fora isso, são 70 milhões de currículos cadastrados. 

Emprega Brasil

Há um bom motivo para esse ser um dos maiores sites de empregos do país: ele é ligado ao Governo Federal. Assim, permite não apenas a divulgação das vagas nos classificados, como também informações sobre o mercado de trabalho, que são divulgadas lá.

Quais são os maiores sites de emprego que existem?
Foto: (reprodução/internet)

Portanto, vale a pena acompanhar essa plataforma, ainda mais se você visa aprender sobre temas relacionados ao trabalho, como benefícios trabalhistas, abonos, faltas, seguros e tudo mais que envolve o Ministério do Trabalho do Brasil

É outro site de emprego fácil de usar e que não cobra nada das pessoas interessadas. Aliás, ele tem filtros que podem ser interessantes, como os que se referem a localização e as vagas para determinados cargos, como de gerência ou operacionais. 

Trabalha Brasil

O Trabalha Brasil é um site que também tem ligação com o Governo. Ele tem mais de 900 mil vagas espalhadas em todo território nacional. Uma das diferenças é que ele permite a busca por função, palavra-chave, cidade, estado ou até mesmo as emergenciais.

Quais são os maiores sites de emprego que existem?
Foto: (reprodução/internet)

Nas vagas emergenciais pode encontrar, emprego para motoboy, para home office, na área da saúde, para entregadores, para delivery, para a área de tecnologia, dentro da indústria e para PCDs, que são pessoas portadoras de deficiência.

Se você tem o interesse, o primeiro passo é se cadastrar a partir de informações pessoais e profissionais. Tudo é gratuito e para começar basta ir em “sou trabalhador”. Outro diferencial é que eles sempre enviam notícias por e-mail. 

Emprego Ligado

Esse site talvez seja a maior curiosidade do texto. Ele está aqui não devido ao volume de vagas anunciadas nele, mas sim porque tem ganhado muita importância em smartphones. Ele oferece a divulgação de oportunidades para vários setores e pode ser acessado no celular.

Quais são os maiores sites de emprego que existem?
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque tem um aplicativo gratuito que permite o rápido cadastro do currículo e o envio de notificações para quando uma oportunidade surgir para você. É bastante cômodo e fácil de usar.

Para quem quer ver as vagas abertas perto, basta ir na busca e usar os filtros. Aliás, um dos diferenciais é que o Emprego Ligado tem a opção de que o usuário receba as mensagens, assim como as vagas de emprego, pelo WhatsApp.

LinkedIn

De algum modo, a gente falaria do LinkedIn aqui. Afinal, é a maior rede social do mundo para quem visa o mercado de trabalho. Por lá, dá para encontrar vagas abertas. Mas, não é apenas isso. O LinkedIn é um meio de informação bem interessante para ter notícias e aprender mais.

Quais são os maiores sites de emprego que existem?
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque ele permite a divulgação de artigos, comentários, conteúdos. Ou seja, vai além das vagas abertas e anunciadas ali. Outro ponto bacana é que eles possuem alguns planos de assinatura, mas também permite que as pessoas usem de graça, sem custos.

Pense no LinkedIn como uma rede de relacionamento profissional. Por isso, hoje, ele é visto como uma das melhores formas de se fazer networking sem sair de casa. Dá para manter contatos com as empresas, seguir as tendências e até mesmo contatar outros profissionais. 

Como escolher o melhor site de emprego

Se você leu o texto até aqui deve ter notado que existem várias boas opções de sites de empregos, não é mesmo? Então, com certeza, ao usar eles, você vai acabar gostando mais de um do que do outro. E tudo bem com isso porque sempre vai ter o direito de escolha.

Mas, uma boa ideia é deixar o currículo cadastrado em vários. Assim, você recebe no seu e-mail as mensagens sobre as novas oportunidades. Afinal, para cada um desses sites existem empresas parceiras e quanto mais cadastro você tiver, maiores as chances de encontrar um emprego.

ANÚNCIO