6 vezes que movimentos laterais de carreira podem lhe empurrar para a frente

6 vezes que movimentos laterais de carreira podem lhe empurrar para a frente
Foto: (reprodução/internet)

Uma mudança profissional lateral ajudará ou prejudicará sua carreira?

A resposta a essa pergunta depende de por que você está fazendo uma mudança lateral na carreira.

Há momentos em que até o profissional mais motivado e ambicioso se verá incapaz de progredir dentro de uma organização. Quando confrontado com tal situação, duas perguntas devem ser feitas:

Se eu esperar, há potencial para avançar minha carreira para o nível que desejo?

Estou disposto a esperar que isso aconteça?

ANÚNCIO

Se a resposta a qualquer uma dessas perguntas for não, provavelmente é hora de procurar uma nova oportunidade. Isso pode significar procurar um papel maior em outro lugar ou pode significar uma mudança de carreira lateral.

Embora um movimento lateral na carreira tenha tido uma má reputação ao longo dos anos, não há nada de errado em se mover lateralmente para seguir em frente – se tal movimento o deixa mais perto de seus objetivos.

Você pode descobrir que a mudança para uma nova empresa proporciona um futuro mais brilhante, mais estabilidade ou um desafio intelectual. Você pode manter o mesmo cargo, mas tem responsabilidades ampliadas, um trabalho mais envolvente ou uma chance de desenvolver suas habilidades.

Também pode ser necessário se você estiver saindo de uma carreira de nicho ou em uma função de especialista em que a oportunidade de emprego ou avanço é limitada.

Quando um movimento lateral ajuda sua carreira

Você deve sempre tratar sua carreira como um empreendimento empresarial. Não pense nisso como construir uma carreira dentro de uma organização, mas sim como construir sua trajetória de carreira.

Assim como você pode fazer um desvio de alguns quarteirões para passar por um acidente de carro que está bloqueando a estrada, pode ser necessário mover-se lateralmente para eliminar obstáculos em sua carreira no empregador atual.

A verdadeira questão a se fazer em qualquer mudança de carreira é se isso o deixará mais perto de seu objetivo final.

1. Aprendizagem de novas habilidades

Os líderes empresariais precisam dominar muitas habilidades. Fazer uma mudança lateral na carreira que lhe dê a oportunidade de aprender novas habilidades pode ser uma grande vantagem. Isso pode torná-lo um candidato mais atraente quando a próxima oportunidade se tornar disponível.

Também pode ajudá-lo a desenvolver novos hábitos. À medida que você é exposto a diferentes maneiras de fazer as coisas e a uma nova abordagem, pode ser capaz de desaprender coisas de sua função anterior que podem tê-lo impedido de progredir.

2. Nova empresa, novas oportunidades

Não importa o quão bom você seja no seu trabalho, pode haver momentos em que não haja mobilidade ascendente dentro de uma organização. Pode não haver oportunidades ou as pessoas com esses empregos não irão a lugar nenhum tão cedo.

Quando você encontra seu plano de carreira bloqueado, uma mudança lateral para outra empresa que represente novas oportunidades e potencial de promoção pode ser facilmente justificada.

Veja também: 12 vantagens incríveis para funcionários remotos

3. Outra prova de especialização

No futebol americano, existe um termo para zagueiros que prosperam em um sistema ou ambiente específico. Eles são chamados de “QBs do sistema”.

Eles geralmente são vistos como bem-sucedidos por causa de seu ambiente e não necessariamente de suas habilidades. Só depois que passam para a mesma posição em outra equipe – usando um sistema diferente – é que as pessoas começam a mudar de opinião.

Um movimento lateral na carreira pode fazer isso por você, atuando como prova de suas habilidades. Se você puder fazer o trabalho em uma empresa e depois ter sucesso novamente em outra, isso pode demonstrar que você não teve sucesso apenas por causa do sistema.

4. Alcance do objetivo de vida

Dependendo de suas circunstâncias, você pode ter outros objetivos de vida importantes. No momento, as posições de trabalho em casa e horários flexíveis estão no topo da lista de muitas pessoas.

Uma mudança lateral na carreira pode permitir a você a liberdade e a capacidade de trabalhar e viver da maneira que desejar, enquanto ainda progride na carreira.

Outras oportunidades que podem parecer laterais na superfície, mas podem na verdade ser grandes realizações, estão mudando entre ambientes corporativos e de inicialização, ou entre organizações sem ou com fins lucrativos.

5. Deixe um ambiente tóxico

Embora nunca seja um bom conselho deixar um empregador em potencial saber que você está procurando um novo emprego porque seu local de trabalho atual é nocivo, é um motivo legítimo para mudar de carreira.

Um ambiente de trabalho ruim pode prejudicar sua carreira e ter um impacto negativo em sua vida fora do trabalho. Também pode levar ao esgotamento do trabalho.

6. Evite o esgotamento do trabalho

Mesmo em uma grande empresa com um ambiente de trabalho favorável, fazer o mesmo trabalho dia após dia pode desgastar você. O esgotamento do trabalho é comum para profissionais motivados.

Isso pode afetar sua saúde mental e sua capacidade de encontrar a energia necessária para realizar grandes feitos. Pode até ser o motivo pelo qual você não está avançando em sua carreira tão rapidamente quanto gostaria.

Uma mudança de cenário, uma nova atribuição ou uma mudança nas responsabilidades podem rejuvenescer seu entusiasmo pelo trabalho.

Um movimento lateral de carreira pode impulsionar sua carreira

Aqui está mais uma analogia do futebol americano. Quando um quarterback lança um passe lateral, a bola é lançada para o lado ou mesmo um pouco para trás. Pode parecer contra intuitivo, uma vez que o objetivo é avançar no campo. Então, por que fazer isso?

Às vezes, é necessário fazer isso para buscar um melhor posicionamento para o avanço do receptor. Correr em frente pode enviá-los direto para o defensor. Indo lateralmente pode interromper seu avanço por um momento, mas irá posicioná-los para um caminho mais claro para chegar à zona final.

Um movimento lateral de carreira pode fazer o mesmo. Isso pode lhe ajudar a eliminar o obstáculo à sua frente em seu trabalho atual e lhe posicionar para oportunidades futuras.

No futebol americano, os torcedores não se importam se você jogou a bola no campo ou lateralmente, desde que você consiga o touchdown. Também não deve importar em sua carreira, desde que você possa atingir seus objetivos.

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO