6 atitudes erradas na entrevista de emprego

Para conseguir conquistar uma vaga em um entrevista de emprego é preciso estar atento a várias questões como vestimenta, responder as perguntas de forma a demonstrar o seu potencial, manter a calma e muitas outras temáticas que devem ser levadas em consideração. 

Essas são algumas características que devemos observar, mas não é só isso. Vamos falar aqui sobre alguns erros que os candidatos cometem e que podem ser definitivos para não conquistar a vaga. Muitos acreditam que basta ter um bom currículo e agir de qualquer maneira na entrevista, mas não funciona assim. 

Atitudes como chegar atrasado, se mostrar muito nervoso ou ansioso, isso é definitivo porque o candidato pode não conseguir explorar todo o seu potencial na hora da entrevista. Então por via das dúvidas, é sempre bom seguir algumas dicas.

emprego

Se você está indo ser entrevistado, não perca essa leitura para saber as atitudes ideais para esse momento.

Chegar atrasado

O ideal é se planejar de forma a procurar prever possíveis imprevistos, como atraso ou quebra dos meios de transporte por exemplo. Por isso, busque sair com antecedência, já que é melhor chegar cedo que chegar atrasado. 

Esse ponto não é levado em consideração por muitas pessoas, mas o atraso pode demonstrar um desinteresse ou desleixo, trazendo uma má impressão para uma entrevista de emprego. 

Usar roupa inadequada

Não utilize roupas informais, faça uma pesquisa sobre o código de vestimenta da empresa para escolher a mais adequada. Além disso, maquiagem muito chamativa e roupas curtas e coladas para as mulheres pode ser um grande erro. Também prefira sapatos de cor mais escura, sem salto ou com salto médio. 

Não conhecer a empresa

Já pensou se o recrutador faz a seguinte pergunta: “o que você tem pra contribuir para a nossa empresa?” e você não tem nem uma informação para formular sua resposta? É extremamente importante pesquisar sobre a empresa a qual você deseja atuar. 

6 atitudes erradas na entrevista de emprego
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque conhecer a missão, visão e valores da organização faz com que o candidato tenha um diferencial. Tanto por se identificar com a empresa, quanto para responder dúvidas dos recrutadores, por exemplo.

Demonstrar nervosismo

É normal ficar nervoso em uma situação como essa. Porém o nervosismo excessivo demonstra uma falta de autocontrole, requisito importante para várias funções profissionais.

Por isso é indicado ficar atento à linguagem corporal, não desviar os olhos do entrevistador e use técnicas de relaxamento antes da entrevista. Assim como chegar atrasado, estar muito nervoso também mostra falta de confiança. 

Não reconhecer seu potencial 

Demonstre confiança, vá para a entrevista sabendo porque você deve ser o contratado e não outro candidato. Apesar de demonstrar suas habilidades e ser confiante ser uma coisa boa, é interessante também ter atenção no nível que isso está sendo demonstrado. 

6 atitudes erradas na entrevista de emprego
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque a prepotência pode ser um fator determinante para conseguir a vaga de emprego, os recrutadores ficam atentos à tudo. Tenha atenção e confie no seu potencial.

Falar mal do antigo emprego

Em algumas entrevistas o recrutador faz aquela perguntinha mágica: “Porque você saiu do seu antigo emprego?” nessa hora você não pode falar mal do seu emprego anterior ou chefe devido a uma demissão.

A empresa ficará com uma má impressão ao seu respeito e parecerá que você tem o hábito de falar mal das empresas da qual trabalha. Para que isso não aconteça, o ideal é que o candidato sempre seja ético.