Comissária internacional: dicas e informações para a profissão

A maioria das mulheres sonham com a carreira de aeromoça internacional, que por sinal, mudou a nomenclatura para comissária de bordo. Essa carreira pode proporcionar viagens pelo mundo todo, se hospedar em bons hotéis, conhecendo pessoas e lugares novos todos os dias e vivendo completamente sem rotina.

Até 2020 a expectativa é que sejam contratados 660 mil novos funcionários, o que mostra que, pelo menos aparentemente, esse é um setor da economia que anda bem aquecido, não é verdade? Para você ter acesso à essas vagas, ele é feito nos sites das companhias e das Escolas de Aviação Civil.

Além das companhias nacionais, há algumas internacionais que se destacam por ter um processo seletivo no Brasil também, algumas delas são:

  • Qatar Airways;
  • Emirates Airlines;
  • Erihad Airways;
  • American Airlines.
comissária
Foto: (reprodução da internet)

Não esqueça que, embora haja diversos benefícios para a carreira de comissário de bordo, é uma profissão com muitas exigências e responsabilidades, não é uma profissão que tenha apenas alegrias, há seus espinhos também.

A missão do comissário

Quando você se tornar um comissário de bordo, terá que atender não apenas aos passageiros e tripulação, será também um elemento de muita importância em relação à segurança da aeronave.

ANÚNCIO

A missão principal do comissário na realidade é exatamente garantir a segurança, bem como a tranquilidade e conforto dos passageiros e, também, da tripulação.

Ah, para ser um bom comissário, é importante que você seja comunicativo, paciente e simpático, além de saber controlar situações delicadas, transmitindo autoridade e respeito e sempre sabendo se adaptar quando surgir uma situação adversa.

Se você não concluiu a faculdade, ou mesmo se nem tiver se matriculado, isso não será um problema, para ser comissário de bordo não é obrigatório que você tenha um curso superior concluído.

Contudo, há muitos treinamentos, cursos e exames específicos que você precisará ter, além, é claro, de uma licença para ser comissário de voo.comissária

Foto: (reprodução/internet)

Comportamento

Já foi dito ali em cima da importância de se ter uma boa comunicação, ser paciente, simpático etc. Mas, além disso, há diversas outras características que você precisará possuir para conquistar a vaga.

Até mesmo por ser imprescindível que você consiga equilibrar essas características com a habilidade de transmitir autoridade e respeito, afinal, você poderá passar por diversas situações complicadas. 

Critérios para ser um comissário

  • Idade: É necessário ser maior de 18 anos para exercer a profissão e não há um limite de idade estabelecido de maneira expressa;
  • Altura: mulheres devem medir acima de 1,58 de altura e homens 1,65;
  • Experiência: não há exigência de experiência na área sendo que os cursos de formação e especialização são suficientes para preparar o candidato adequadamente;
  • Formação escolar: o que é exigido é apenas o ensino médio completo.

Idiomas

Conhecimento de idiomas: No caso da carreira nacional o conhecimento de outros idiomas não chega ser uma exigência, mas sim um diferencial do profissional, agora se você quer trabalhar em viagens internacionais, o inglês deve ser, necessariamente, fluente em sua vida.

Como há uma diversidade muito grande de pessoas que passaram pelo avião e que, consequentemente, o comissário de bordo terá contato, quanto mais idiomas você falar, melhor será e maiores serão suas chances de ser selecionado na contratação.

Dependendo da companhia, você terá que falar, obrigatoriamente, o idioma dela, por exemplo, para trabalhar na Air France você precisa falar francês,

Comissária
Foto: (reprodução/internet)

Formação 

  • Curso em escola homologada pela ANAC: a Agência Nacional de Aviação exige a formação em curso específico, que proporcione, no mínimo, 138 horas de aulas, em escola homologada pelo órgão. Se você entrar no site da ANAC poderá buscar a Escolas de Aviação Civil que estiver mais próxima de você. Ah, nesse curso você verá desde aula de maquiagem à sobrevivência na selva.
  • Exame da ANAC: depois que você acabar o curso, terá que ser aprovado na prova da ANAC, que vai testar os conhecimentos que você adquiriu no curso. Uma curiosidade interessante, você fará essa prova depois de ser contratado e para exercer a função precisa passar. Ou seja, ser contratado ainda não é garantia de que você irá exercer a função.

Salário de uma comissária

O Sindicado Nacional dos Aeronautas determina o valor de R$ 2.076,56 como piso salarial. Mas, devido as remunerações variáveis e os diversos benefícios a mais que irá ganhar, o salário de um comissário de bordo internacional pode chegar a R$ 7.000,00

Rotina de trabalho

De acordo com a lei, se você for comissário internacional, poderá viajar no máximo 85h por mês, tendo 8 dias de folga no mês. Você também vai ter direito a 3h para descansar no decorrer de 3 fusos, isso sem falar de mais 12h quando chegar em sua cidade de residência.

E se você é mulher e sonha com um filho, há uma grande flexibilidade para as mamães recentes, assim como para universitários. As mães recebem o chamado “escala-mãe”, que é para as mulheres que acabaram de voltar da licença-maternidade, além de oferecer voos que sejam mais curtos e com uma carga horária menos exaustiva.

E, se você for um universitário, poderá negociar um horário fixo de trabalho, o que pode ajudar bastante no seu curso também.

ANÚNCIO