Como é trabalhar no Tik Tok? Veja como encontrar vagas

No meio do ano, o Tik Tok liberou a inscrição para várias vagas de trabalho para regiões metropolitanas do país, como São Paulo, a capital do estado. Isso chamou a atenção de muita gente porque essa é uma das redes sociais mais usadas do mundo hoje em dia. 

Mas, quais eram e quais são as vagas de emprego para trabalhar no Tik Tok? O que é preciso fazer? Quem pode se candidatar as oportunidades? Qual é o canal para enviar o currículo? Será que é preciso fazer dancinhas? Vamos falar disso tudo a partir do próximo tópico.

ANÚNCIO
Como é trabalhar no Tik Tok? Veja como encontrar vagas
Foto: (reprodução/internet)

Inclusive, o texto está dividido em grandes tópicos, sendo:

  • O que saber sobre trabalhar no Tik TokX
  • Onde encontrar as vagas de trabalho do Tik TokO que saber sobre trabalhar no Tik Tok
  • O Tik Tok só tem vagas em São Paulo, aqui no Brasil?
  • Onde mais encontrar vagas do Tik Tok

Como funciona o trabalho no Tik Tok

Hoje em dia, muita gente visa trabalhar em grandes empresas da área da tecnologia. O Tik Tok é uma dessas empresas, inclusive, uma das que mais tem crescido. A empresa que controla a plataforma, a ByteDance, fica sediada em Pequim, na China. 

Como é trabalhar no Tik Tok? Veja como encontrar vagas
Foto: (reprodução/internet)

A empresa privada atua na internet e é uma plataforma de vídeos, como vamos mencionar abaixo. O que é preciso saber antes de falarmos das vagas abertas no Tik Tok é sobre o que dizem sobre trabalhar lá. Em sites de empregos, a gente encontra algumas dicas sobre isso.

No Glassdoor dá para ver que os funcionários adoram. Isso porque dão nota máxima quando perguntados sobre os benefícios e as vantagens. Um dos comentários diz que “é incrível trabalhar no Tik Tok porque todo mundo é atencioso e estão prontos para ajudar”. 

Avaliação de quem trabalha no Tik Tok

Já sobre quanto ganha quem trabalha lá há uma falta de informação em qualquer site de emprego que a gente pode encontrar. No entanto, vale a pena considerar que alguns sites internacionais têm falado muito sobre casos de pessoas que reclamaram.

Por exemplo, no The Intercept, há a notícia de ex-funcionários que contam que aceitaram trabalhar para o Tik Tok de forma anônima. Eles dizem que tinham metas a serem batidas, inclusive, com o trabalho durante a noite, o que vai contra os direitos trabalhistas. 

O que chama a atenção é que a contratação era feita pelo WhatsApp, o que não é comum de acontecer e, por isso, as informações não foram validadas ainda. O fato é que o Tik Tok divulga vagas de contratações com carteira assinada, como veremos abaixo. 

Onde encontrar as vagas de trabalho do Tik Tok

Hoje em dia, se há um canal direto e confiável para saber quais são as verdades vagas de emprego disponíveis no Tik Tok, esse canal é o próprio site da rede social, na aba de carreiras. Você pode clicar aqui para ir direto nela. Atualmente, são mais de 80 oportunidades em São Paulo. 

Como é trabalhar no Tik Tok? Veja como encontrar vagas
Foto: (reprodução/internet)

A gente vai falar um pouco sobre como usar esse site para encontrar os melhores trabalhos do Tik Tok para você. Mas, depois vamos falar de outros meios para ficar sabendo das vagas também, então, continue lendo com atenção. Vamos lá porque isso é bem fácil de ser feito.

No site do Tik Tok, na categoria de carreiras, tem todas as vagas abertas. Então, você pode usar filtros para localizar a vaga ideal para você. Dá para selecionar a opção de “experienced”, “campus” ou “intern”. Além de programas, categorias e localização. 

As vagas para trabalhar no Tik Tok no Brasil

Seguindo esses passos que acabamos de falar, nós optamos pelas vagas abertas no Tik Tok em São Paulo. Além da capital paulista, lá nos filtros dá para escolher também Los Angeles, Dublin, Seattle, Nova Iorque, entre outras cidades com vagas abertas. Mas, focaremos em Sampa.

A partir disso, a gente pode ver os mais de 80 resultados. A vaga mais recente é para “contente programming manager”. Tem outra para quem gosta de atuar no Tik Tok Live. Tem a vaga de solutions engineering manager e de creator partnership lead, entre tantas outras. 

Para concorrer a uma delas, o próximo passo é acessar a descrição da vaga, clicando nela. Aí, lá dentro do site, você vai ver tudo o que tem a ver com a oportunidade, como responsabilidades e qualificações. Se concordar com tudo, você pode cadastrar o currículo ali mesmo, seguindo os passos indicados.

O Tik Tok só tem vagas em São Paulo, aqui no Brasil?

Saiba que atualmente a grande maioria das vagas ofertas pelo Tik Tok para brasileiros aqui do Brasil ficam em São Paulo. Na nossa pesquisa, que foi feita em outubro de 2021, a gente encontrou 82 vagas de trabalho no Tik Tok para São Paulo e 1 para o Rio de Janeiro. 

Como é trabalhar no Tik Tok? Veja como encontrar vagas
Foto: (reprodução/internet)

Sendo essas as únicas cidades brasileiras com vagas disponíveis no Tik Tok. No caso do Rio de Janeiro, a vaga aberta é para cliente solutions planner. Essa é uma área operacional e que tem responsabilidades como a de estar em contato com escritórios de outras partes do mundo.

É preciso ter experiência de pelo menos 3 anos com a indústria educacional, ser fluente em inglês e espanhol, além de ter uma ótima organização e familiares com as plataformas de mídias e as métricas de resultados. A experiência com o Excel também conta como diferencial. 

As vagas do Tik Tok em outras partes do mundo

Além das pouco mais de 80 vagas abertas para brasileiros, o Tik Tok também possui diversas oportunidades para outras partes do mundo. Ao todo, são mais de 3,3 mil vagas abertas hoje em dia, o que só prova a expansão dessa rede social de grande sucesso. 

Como falamos, outro jeito de buscar as vagas é indo não pela localização e sim pelo programa ou pela área de trabalho. Por exemplo, se você é do marketing, saiba que são mais de 270 vagas no mundo todo, como a de marketing manager em Londres, na Inglaterra. 

Tem a de head of business marketing em Miami, nos Estados Unidos também. Já se o seu foco é pensar em programas, tem aqueles de estudantes, como o Working Student, além do MBA, do PhD, do Masters e os mais comuns, que são para pessoas com graduação no currículo. 

Onde mais encontrar vagas do Tik Tok

Além da plataforma oficial e original do Tik Tok, você também pode encontrar vagas de trabalho abertas em sites que são focados nesse tema aqui no Brasil. Por exemplo, o LinkedIn é uma das melhores opções para quem gosta de usar sites confiáveis e completos. 

Como é trabalhar no Tik Tok? Veja como encontrar vagas
Foto: (reprodução/internet)

Hoje em dia, no perfil do Tik Tok, pode ter acesso àsem vagas. E vai ver que são mais de 1,4 mil oportunidades descritas lá. A vaga mais recente de lá é a de contente programming specialist para trabalhar em São Paulo. Ela foi divulgada há menos de 1 mês.

Uma das vantagens do LinkedIn é que você pode usar filtros ou mesmo optar por receber o “alerta de vaga”. Então, ao clicar nessa opção você fica sabendo, por e-mail, todas as vezes que uma nova vaga for anunciada na plataforma. Isso ajuda você a se manter atualizado sobre oportunidades.

Escolhendo a melhor vaga pelo LinkedIn

Ainda falando sobre usar o LinkedIn para encontrar vagas de trabalho no Tik Tok, saiba que na opção de filtros você pode usar mecanismos que ajudem você a encontrar as oportunidades que mais tenham a ver com o seu perfil profissional. 

Do mesmo modo que no site do Tik Tok, você fica sabendo sobre a descrição da vaga. Por exemplo, há uma oportunidade para solutions engineer que é para tempo integral e é de nível sênior. Para concorrer a ela é preciso ter mais de 3 anos de experiência no mercado.

Fora isso, é preciso ter conhecimento em tecnologias como Python, Go, Java e C/C. A habilidade para trabalhar em equipe também é essencial para concorrer a essa vaga. Depois, vem as preferências sobre o conhecimento em tecnologia de trabalho e análises de dados.

O que é o Tik Tok

O Tik Tok é uma rede social de vídeos que tem caído no gosto de muita gente. A plataforma permite o compartilhamento de clipes divertidos e diversos. A duração começou em 15 segundos para cada vídeo, mas hoje dá para criar até mesmo de 1 minuto. Para entender a importância da rede social, veja esses números:

  • Atualmente, o número de useiros ativos mensalmente no Tik Tok é de 1,1 bilhão;
  • Só no Brasil, o número de usuários é de 7 milhões;
  • O aplicativo do Tik Tok já foi baixado mais de 2,6 bilhões de vezes;
  • Foi o aplicativo mais baixado no mundo em 2018;
  • O Tik Tok está disponível em 154 países e em 39 idiomas;
  • Ele teve 1 milhão de visualizações em vídeo no primeiro ano;
  • Hoje, Charli D’Amelio é a Tiktoker mais seguido, com 124 milhões de seguidores;
  • Além de Charli, outros famosos são: Addison Rae, Zach King e Loren Gray.

Atualmente, tem sido uma rede social bastante lucrativa para quem produz conteúdos por ser uma das mais usadas pelas pessoas. É uma concorrente direta do Instagram, por exemplo, que também tem se dedicado a criar vídeos aumentando a concorrência do mercado. 

ANÚNCIO