Como se inscrever no Jovem Aprendiz Havan

Um jovem aprendiz da Havan pode trabalhar em um período que vai de 4 horas até 6 horas por dia. Além do trabalho, ele recebe cursos, treinamentos e capacitações. O objetivo é inserir o jovem estudante no mercado de trabalho de maneira gradual e eficiente. 

O salário do jovem aprendiz pode variar. No entanto, a média do país fica em R$ 700 para 4 horas de trabalho diária, além dos benefícios, como férias remuneradas, pagamento de INSS e os valores que a Havan oferece. Ficou interessado para saber como se candidatar às oportunidades?

ANÚNCIO
Foto: (reprodução/internet)

Com isso, o texto foi dividido da seguinte forma:

  • O que é a Havan;
  • O jovem aprendiz na Havan;
  • Onde se candidatar as vagas de jovem aprendiz da Havan;
  • Cadastrando o currículo no site da Havan.

O que é a Havan

A Havan é uma loja de departamentos. Aliás, é considerada a maior loja de departamentos do país, o que explica porque todos os anos, dia após dia, divulga vagas de emprego, inclusive, para os programas de inclusão, como de jovem aprendiz. 

Foto: (reprodução/internet)

A marca tem um projeto de expansão bastante ousado e metas muito desafiadoras, sendo a de iniciar uma nova unidade mês a mês. Para quem não conhece a Havan, saiba que ela surgiu em 1986 na cidade de Brusque, em Santa Catarina, com um único funciona. 

ANÚNCIO

A loja vendia apenas tecidos e abriu as portas para a importação. Mudou de segmento e expandiu as filiais. Atualmente, são mais de uma centena de lojas no país todo. Anualmente, a Havan recebe mais de 110 milhões de clientes com o seu acervo de mais de 100 mil produtos.

Onde tem lojas da Havan

Para quem quer trabalhar como jovem aprendiz da Havan, uma dúvida inicial é: será que tem uma loja da Havan perto? Na verdade, é muito possível que tenha porque são milhares de lojas espalhadas no Brasil todo. Mas, há uma forma de ter a certeza sobre isso.

A Havan tem no seu site uma parte que mostra todas as filiais. Assim, por estado você pode fazer a busca. Depois, escolhe a cidade e então vê se tem e onde está a loja mais perto. Quer um exemplo? Veja só como fazer isso.

ANÚNCIO

Vá no site da Havan, depois em Filial e Lojas. Aí escolhe o estado. Por exemplo, Rio de Janeiro. Depois, dá para ver as cidades, como Resende, Volta Redonda, etc. E aí então vem o bairro, como é o caso de São Gerado, que fica em Volta Redonda. 

O jovem aprendiz na Havan

O programa Jovem Aprendiz existe no Brasil todo. Isso porque se tornou uma lei, a Lei da Aprendizagem. A regra, de maneira resumida, é a seguinte: todas as grandes empresas devem contratar jovens para atuarem em funções operacionais.

Foto: (reprodução/internet)

A ideia é permitir que eles entrem no mercado de trabalho e consigam experiência, ainda que fazendo isso junto com o estudo. Portanto, a ideia é que ele continue estudando ao mesmo tempo que esteja no mercado de trabalho.

Entre as funções do jovem aprendiz que trabalha na Havan está a de realizar os serviços administrativos conforme o setor de atuação. Assim, isso permite que ele adquira experiência e, em troca, receba benefícios, como salários, férias remuneradas, etc. 

Quais são os requisitos para ser jovem aprendiz

Como a Havan segue todos os preceitos da lei de aprendizagem, os requisitos para a contratação são os mesmos para outras empresas. Por exemplo, só são aceitos candidatos com mais de 16 anos e que não tenham a carteira de trabalho assinada.

Lembrando que é preciso estar matriculado na escola e ter boas notas. A Lei ainda diz sobre uma grade de palestras e cursos que a Havan deve oferecer para os contratados para que aprendam a teoria sobre todo sistema e mercado. 

Aí entram alguns requisitos que a própria Havan cobra do seu futuro colaborador, como ter proatividade para aprender atividades novas todos os dias e vontade de crescimento profissional para aprender tudo o que acontece nas lojas da Havan.

Como se candidatar 

A Havan não deixa claro como é que funciona o seu processo seletivo. No entanto, há uma boa notícia por trás disso: muitas plataformas digitais, como sites de empregos, divulgam as vagas de jovens aprendizes e recebem os currículos dos interessados.

Foto: (reprodução/internet)

Por isso, são vários os meios possíveis para se candidatar. Um exemplo que queremos deixar registrado aqui é o site Glassdoor, que tem ganhado importância no Brasil por fazer um papel bacana na hora de auxiliar os jovens a enviarem o currículo para os programas.

Atualmente, é possível encontrar uma vaga para jovem aprendiz na Havan de Brusque (SC), por exemplo, Assim, na página de informações deu para ver sobre as responsabilidades, os requisitos, as qualificações e dá até para se candidatar na hora.

Passo a passo para se candiatar

Bom, agora que a gente sabe que existem várias plataformas que anunciam as vagas de trabalho na Havan, saiba que a própria marca também faz isso, o que pode ser mais seguro para quem quer saber as vagas atualmente disponível, certo?

Na página da Havan, no campo “Trabalhe Conosco”, dá para ver várias categorias e a partir disso encontrar o lugar certo para trabalhar. Como? A Havan tem vagas no centro administrativo, no laboratório, em lojas, em postos de combustíveis, centros de distribuições, etc.

Então, ao escolher uma das categorias, aparecem as vagas abertas naquele lugar ou lugares. Vamos mostrar um exemplo disso no próximo tópico. Por isso, continue lendo para saber onde encontrar as vagas de jovens aprendizes na Havan.

Como cadastrar o currículo

O primeiro exemplo que vamos usar é o do Centro Administrativo, que fica em Brusque, Santa Catarina. Nessa página dá para ver muitas oportunidades em vários setores. A busca pode ser feita por tipo de vaga ou área de trabalho, como administração, marketing, etc.

Foto: (reprodução/internet)

No entanto, atualmente, não há vagas de jovens aprendizes por lá. Aí vem a parte de laboratório. Só que nesse caso, as vagas são apenas para especialistas em tecnologia, o que não é o caso de quem está estudando no ensino fundamental ou médio.

Nos postos de combustíveis tem algumas vagas abertas, mas todas para o banco de talentos. Ou seja, é para quando as funções forem suprimidas. Em centros de distribuições só tem vagas para banco de talentos, também. Então, onde estão as vagas de jovens aprendizes na Havan?

O cadastro de currículo de jovem aprendiz nas lojas da Havan

Ao acessar o site da Havan saiba que as vagas de jovens aprendizes estão na opção de “lojas atuais”, onde possui vagas para esse público no país todo. Assim sendo, quando você for escolher o tipo de vaga vai ter lá a opção de “aprendiz”.

E ao selecionar esse tópico fica bem mais fácil porque aparecem todas as vagas para esse programa, excluindo outros tipos de vagas, como de estágio ou trabalho efetivo. Depois, até dá para buscar por local de trabalho também, se a pessoa tiver interesse.

Um exemplo é a vaga de aprendiz para trabalhar em uma loja de Brusque. Os requisitos e as atribuições são aqueles que já mencionamos acima: mais de 16 anos e ser proativo, por exemplo. O que muda é que o seu currículo ficará depositado diretamente no site da Havan. 

Outras lojas de departamento que oferecem vagas para aprendizes

Além da Havan, saiba que também existem outras lojas de departamento que participam do programa Jovem Aprendiz, o que quer dizer que também oferecem vagas para esse perfil de público durante o ano todo. Conheça algumas delas.

Foto: (reprodução/internet)

Entre os nomes mais conhecidos estão aquelas que vendem roupas em shoppings e centros comerciais. Tais quais: C&A, Marisa, Riachuelo, Renner, Forever 21, You Com, GAP, Zara, entre outras. Os processos de seleção de candidatos mudam de loja para loja, fique atento.

Se a pessoa está interessada em outras vagas para jovens aprendizes e não apenas da Havan ou de unidades de departamentos, considere que vale a pena usar uma rede social ou site que divulgue tais oportunidades de emprego. O melhor exemplo atual é o LinkedIn.

Como ficar sabendo das vagas pelo Linkedin

Ao buscar por “jovem aprendiz” nessa plataforma dá para ver que são milhares de vagas abertas no país todo. Tem em emissoras de TV, cervejarias, empresas de pagamentos, de finanças, de educação, de cultura e muito mais. Vale a pena fazer essa pesquisa online.

Até mesmo porque o cadastro no LinkedIn é bem rápido e totalmente gratuito. E a partir do envio do seu currículo online dá para se candidatar a várias oportunidades de empregos, de estágio, de jovem aprendiz e muito mais. 

Nota de responsabilidade

Antes de se candidatar a vagas de empregos ou programa jovem aprendiz da Havan, além de cursos ou certificações profissionais, consulte a página oficial da empresa ou instituição de ensino para atestar a veracidade das informações. 

O motivo para isso é que o Facebook não se responsabiliza por quaisquer complicações ou contratempos que possam acontecer antes, durante ou depois dos respectivos processos seletivos apresentados. Mesmo porque cada empresa tem o seu sistema de contratação.