Curso para passar em concurso público vale a pena?

Atualmente, é possível encontrar uma série de cursos preparatórios para as provas dos concursos públicos. Você pode encontrar aqueles que são focados em bancas examinadoras ou em cargos ou ainda em empresas que contratam. Como assim? A gente explica.

Tem o curso para o concurso da Polícia Federal. Também tem o curso para provas da CESPE. Dá para encontrar cursos para concursos para cargos de auxiliares administradores. E assim por diante. Porém, será que esses cursos valem a pena ou são perca de tempo?

ANÚNCIO
Curso para passar em concurso público vale a pena?
Foto: (reprodução/internet)

O custo-benefício do curso

A primeira coisa a ser analisada é o custo-benefício desse curso. Ou seja, quanto ele custará para você e qual o benefício que ele vai gerar. Então, se tratar de um curso para concurso gratuito, você pode achar que, com certeza, ele vale a pena.

Curso para passar em concurso público vale a pena?
Foto: (reprodução/internet)

Porém, não é bem assim que funciona, certo? Afinal, se for um curso gratuito ruim não vai gerar um bom resultado. Por outro lado, não estamos dizendo que todo curso gratuito é ruim. Existem aqueles que são bons e valem a pena. De todo modo, é preciso analisar isso.

Ao mesmo tempo, nem todo curso para concurso caro tem um bom resultado. Agora, como saber? Há vários modos, você tem que ir atrás das informações do curso antes de fazer a compra dele. Descubra o que as pessoas que fizeram acham, por exemplo. 

O foco do curso

Um próximo passo importante é analisar o objetivo e o foco desse curso que você pretende fazer. Sendo assim, pode ser uma perca de tempo você fazer um curso preparatório para cargos de direito se você vai prestar funções que exigem apenas o ensino médio. 

Curso para passar em concurso público vale a pena?
Foto: (reprodução/internet)

Além disso, tem alguns cursos que são mais gerais e só distribuem matérias que são comuns em todos os concursos, como português, matemática, atualidades e idiomas. O fato é que, novamente, não há uma resposta exata ou certa para todos os casos. 

O que se pode notar, ao menos na teoria, é que os cursos mais focados tendem a gerar mais resultados do ponto de vista que podem ajudar o aluno a evitar alguns erros simples e a se especializar naquele tipo de prova, que é o objetivo final dele. 

O tipo de curso

O próximo item é sobre o tipo de curso. Atualmente, todo mundo pensa logo no curso online, correto? Ele realmente é o mais atrativo por vários motivos. Ele é mais barato, é mais prático, é mais rápido, é mais dinâmico e permite que o aluno ainda tire dúvidas sem sair de casa.

Curso para passar em concurso público vale a pena?
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, é preciso considerar se realmente existe esse suporte técnico e digital. Afinal, também tem os cursos online com aulas gravadas e sem suporte. Ou seja, o aluno estuda o que o professor fala e pronto. Se ele tiver dúvidas terá que buscar em outros lugares.

Então, avaliar o tipo de curso é importante, sem deixar de considerar que há várias instituições que oferecem também os cursos presenciais, o que pode ter as suas vantagens devido a dinâmica social, de contato físico, de troca de experiências e muito mais. 

A frequência das aulas

Há ainda aqueles cursos que são bem mais rígidos no sentido que permitem aulas online, ao vivo. Ou seja, o aluno tem que estar ali, presente, naquele dia e horário para acompanhar alguma aula. Ou seja, nem todas são gravadas. Isso pode ser vantajoso.

Curso para passar em concurso público vale a pena?
Foto: (reprodução/internet)

A se considerar que dá para acompanhar temas atuais e tirar dúvidas. Por outro lado, pode ser ruim se você não conseguir ter um tempo disponível para elas. Tudo vai depender da sua rotina e do seu interesse em conseguir ter um bom aproveitamento do curso.

Outra coisa sobre a frequência das aulas é que alguns cursos também possuem um cronograma interessante a se contar da data da prova. Isso garante estudos, aprendizados e provas de forma frequente e regular, ajudando o aluno a se preparar de forma equilibrada. 

Os materiais usados

O uso dos materiais em aulas para concursos também é importante. Mas, de quais materiais nós estamos falando? Do material de apoio, obviamente. Isso porque os cursos mais completos usam praticamente todo tipo de material que é possível.

Curso para passar em concurso público vale a pena?
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, tem aulas em vídeo gravadas, tem aulas online através de programas, tem salas de bate-papo, tem bibliotecas virtuais, há indicação de textos, tem as provas anteriores dos concursos, tem imagens e gráficos, além da possibilidade de criar grupos nas redes sociais.

Assim, isso se torna uma alternativa diferente para quem quer se manter informado e com informações de qualidade. Há, por exemplo, no WhatssApp, a chance de criar salas com pessoas interessadas no mesmo curso e lá dá para tirar dúvidas ou gerar discussões. 

As provas testes

Outro diferencial que um curso para concurso pode ter tem a ver com as provas testes. Elas são disponibilizadas com base em provas que já existiram e simulam a realidade de um dia de prova, considerando tempo, respostas, perguntas e matérias. 

Curso para passar em concurso público vale a pena?
Foto: (reprodução/internet)

É por isso que um curso mais focado pode ser mais indicado. Assim, ao fazer essa simulação real, a pessoa realmente se aproxima de um dia de prova, conseguindo fazer uma espécie de “treino” de verdade. E dá para treinar não apenas as perguntas e respostas.

Mas, também é possível avaliar o tempo de resposta para cada pergunta, a alimentação durante a prova, o tempo inicial e final para começar e terminar, a ordem das perguntas e das disciplinas com base em cada nível de conhecimento e muito mais. 

A busca pelo melhor curso para concurso público

Se você curtiu as dicas acima e agora quer buscar o melhor curso preparatório, considere que você tem que focar em você também. Ou seja, não basta você ter nas mãos as melhores aulas, com os melhores professores, se você não tiver força de vontade e planejamento no estudo.

Curso para passar em concurso público vale a pena?
Foto: (reprodução/internet)

Assim sendo, a busca pelo melhor curso para você pode não ser a mesma para outro candidato. Isso porque também é preciso considerar os quesitos pessoais, como os que vamos mencionar abaixo. Veja. 

A disponibilidade de tempo

Primeiro, descubra qual é a sua disponibilidade para o estudo. Tem gente que pode ficar o dia todo estudando. Claro que essa é uma vantagem e tanto. Mas, a partir disso dá para pensar em um curso mais completo, com uma grade mais extensa e mais lenta.

Curso para passar em concurso público vale a pena?
Foto: (reprodução/internet)

Por outro lado, quem tem menos tempo de estudo terá que buscar um curso que seja ainda mais objetivo para cada concurso, considerando, por exemplo, os temais que mais caem, as disciplinas que são obrigatórias e um cronograma mais ágil.

Assim sendo, antes de buscar o seu curso, lembre-se de considerar o seu tempo de estudo.

O horário do estudo

Além de saber quantas horas por dia você vai poder estudar, leve em conta que conhecer o horário também importa. Por exemplo, não adianta você pagar a mais para ter aulas ao vivo, se você nunca vai poder assistir, concorda?

Curso para passar em concurso público vale a pena?
Foto: (reprodução/internet)

Outra coisa é que considerando a sua hora de estudo você também terá mais chances de buscar um curso que permita as aulas gravadas e acessíveis a qualquer hora do dia e pelo tempo que você precisa delas. 

Alguns cursos possuem disponibilidade mensal das aulas, por exemplo. 

A didática dos professores

Esse é um assunto mais difícil de ser comentado porque você terá que ler muito que os antigos estudantes falam do curso. Isso porque através dessa pesquisa será possível saber se um professor usa uma ou outra didática, se ele é acessível, se ensina de forma fácil.

Curso para passar em concurso público vale a pena?
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque uma grande dificuldade que os cursos têm é achar professores que saibam se comunicar bem com os alunos. Até mesmo porque não basta ter o conhecimento, sendo necessário saber passa-lo a adiante, não acha?

Então, tente descobrir sobre os professores e seus métodos de ensino também. 

O orçamento financeiro

E não menos importante, considere que a questão financeira também pode ter um peso significativo para você. Afinal, o concurso público pode estar sendo visado justamente para possibilitar uma melhora no orçamento da família.

Curso para passar em concurso público vale a pena?
Foto: (reprodução/internet)

Logo, nem sempre dá para investir muita grana no curso. Por outro lado, como falamos acima, existem até mesmo os cursos que são gratuitos. A grande questão é não sair por aí fazendo o primeiro que encontrar e sim fazer uma pesquisa com base neles. 

Lembre-se sempre de considerar a questão do custo-benefício e não apenas do custo.

Vale a pena fazer um curso para concurso público?

Depois de todos esses pontos que destacamos aqui, sobre os tipos de cursos existentes e sobre a sua determinação para estudar, a resposta vem de você mesmo: vale a pena? Se ainda não sabe a sua resposta, volte no começo do texto e responda cada um dos tópicos.

É importante considerar que é preciso haver uma união de esforços e fatores para que eles valham a pena. Mas, no que diz respeito ao histórico, considere que na maioria das vezes vale a pena sim, devido ao conhecimento que ele traz aos alunos e a possibilidade de aprovação.

ANÚNCIO