Veja como se especializar para ser autor de livros

Escritor e escritora. É carreira ou não? O fato é que muita gente que gosta de ler e escrever pensa em se tornar escritor de livros. Porém, acabam caindo em um pré-julgamento onde diz que essa não é uma carreira e sim um hobby. Mas, será verdade?

Não. Escritor é uma profissão que precisa ser levada à sério, mesmo que em alguns países esse profissional não seja tão valorizado como deveria. A carreira começa bem antes do sucesso de uma obra literária. Ela não é regulamentada e a concorrência é bem grande. Saiba mais!

ANÚNCIO
Veja como se especializar para ser autor de livros
Foto: (reprodução/internet)

A profissão de escritor

A profissão de escritor muda de país para país. Por exemplo, em alguns países da América do Sul, como é o caso do Brasil, tem uma classificação. É a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Porém, a profissão não é regulamentada nesse mesmo país. 

Veja como se especializar para ser autor de livros
Foto: (reprodução/internet)

O que isso quer dizer é que não tem direitos e garantias estabelecidas por lei. Por exemplo, não existe um piso salarial, uma jornada de trabalho diária, trabalhos definidos ou coisas assim. Se há uma expectativa é sobre projetos no Senado, que tramitam desde 2010.

O próximo ponto interessante da profissão é observar que os escritores profissionais podem criar obras literárias, como é o caso dos romances, dos contos, das poesias, das histórias em quadrinhos. Além disso, dá para criar peças de teatro e roteiros para TV e cinema. 

Como se tornar um escritor

Sabendo disso e considerando ainda alguns trabalhos indiretos, como é o caso de adaptação de textos, traduções de obras e até mesmo materiais didáticos, a pergunta que vem é: o que é preciso para se tornar um escritor profissional? De fato, não é algo simples de ser respondido.

Veja como se especializar para ser autor de livros
Foto: (reprodução/internet)

Mas, basicamente, se você gosta de ler, de escrever, se sabe compor um texto, se é criativo, então, você tem todos os requisitos básicos para a profissão. No entanto, é preciso um pouco mais para ir além nessa carreira, que cada vez se torna mais escassa no mundo.

A experiência conta e vem com o tempo. O domínio da Língua Portuguesa pode ser estudado aos poucos. Há o conhecimento do mercado literário também. Ou seja, alguns pontos importam e podem ser conseguidos com um pouco de prática, com treino das primeiras obras. 

Os primeiros passos para ser escritor

Se você está mesmo pensando nisso, ótimo. Aliás, se chegou até aqui nessa leitura é porque você está focado. Então, vamos ao próximo passo, que é justamente saber por onde começar. O seu começo deve ser o estudo sobre alguns pontos que vão dizer sobre sua atuação.

Veja como se especializar para ser autor de livros
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, qual será o seu gênero, qual será o seu público, quais serão as suas ideias, o que você já tem escrito, onde pretende escrever, quanto tempo por dia vai dedicar a isso. Tudo isso importa porque serão tópicos que vão formar o seu caminho até a publicação da obra. 

Observe, portanto, que apesar de a criatividade e a inspiração serem importantes, elas solitariamente não bastam. É preciso estudar, se dedicar, ir atrás, buscar conhecimento. Tudo isso faz diferença para se tornar um profissional de sucesso na literatura. 

Como publicar um livro hoje em dia

De modo geral, funciona como em anos passados: você envia o seu documento para uma editora que vai analisar a sua obra e pode negar ou aceitar a proposta. Se ela gostar da ideia, ela fica com toda a parte financeira das publicações e você ganha depois, com a venda.

Veja como se especializar para ser autor de livros
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, com o mercado editorial em baixa, se você ainda não tem experiência, esse é um caminho bastante negativo. Tanto é que até mesmo a autora de Harry Potter tentou editoras e sem sucesso. Isso por 17 vezes até que ela teve sucesso considerando a sua saga do bruxo.

Sendo assim, para os iniciantes, uma alternativa pode ser a de tentar financiamentos coletivos ou parcerias com empresas que topam pagar para a publicação de livros. Só que é preciso considerar todas as etapas, como divulgação, vendas, etc. 

Tem como fazer um curso para escritor?

Sim. Atualmente, há vários cursos que forma escritores. Porém, é um tipo de curso que dá algumas dicas e conta experiência para esses estudantes. Ou seja, não é um curso técnico, de graduação ou especialização. E há um monte deles que podem ser feitos online também. 

Veja como se especializar para ser autor de livros
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, em uma rápida pesquisa, nós encontramos: “curso de literatura criativa”, “curso para quem quer aprender a escrever”, “curso para escritores”, “curso livre de formação de escritores”. Entre outros. Ou seja, todos são cursos livres.

Há alguns que, curiosamente, até oferecem algum suporte no fim para que a pessoa consiga publicar um livro de forma oficial. Se você tem o interesse, vale a pena buscar mais sobre esses cursos. Só que há os cursos de graduação que são interessantes também, entenda!

Os cursos de graduação para escritores

Essas graduações acabam sendo indicadas por vários motivos, como pelo fato de dar apoio técnico e de conhecimento para que o aluno tenha capacidade de produzir o próprio livro. Ou seja, eles estimulam a pessoa com os conceitos acima, como de criatividade e linguagem. 

Veja como se especializar para ser autor de livros
Foto: (reprodução/internet)

Por outro lado, o foco final do curso nem sempre é formar um escritor. Tanto é que apenas alguns temas da grade curricular são voltados para esse assunto. Mas, agora vem a próxima pergunta, quais são esses cursos de graduação para escritores? Temos uma lista, vamos lá!

LETRAS

O curso de letras é um dos mais indicados para escritores porque ele tem muitos temas e disciplinas que ajudam demais nessa profissionalização do escritor. Por exemplo, o estudo da língua portuguesa, os estudos literários, a gramática, a cultura, a poesia, a prosa, a semântica. 

Veja como se especializar para ser autor de livros
Foto: (reprodução/internet)

Além disso, também é um curso completo, sendo de graduação e que permite, no fim dele, um trabalho de conclusão que pode ter a ver com a publicação de um livro, por exemplo. O bacharelado vai até 4 anos e, de modo geral, é um curso entre os mais acessíveis. 

Se você quer cursar letras, saiba que a maioria das universidades do país oferece tal possibilidade. Inclusive, algumas são públicas e através de concursos permitem o estudo gratuito. Tem os modelos a distância também.

JORNALISMO

O curso de jornalismo não está no seu melhor momento porque a profissão perdeu força. Porém, ainda continua sendo uma boa ideia para quem sonha em um dia escrever um livro. E, nesse caso, tudo tem a ver a proximidade dos assuntos relacionados.

Veja como se especializar para ser autor de livros
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, há aulas de comunicação oral, de expressão oral, de leitura, de produção de texto, de tecnologias da informação, de teoria da comunicação, de redação jornalística, de reportagem, de pesquisa, de entrevistas, etc. 

Como o curso de Letras, esse daqui também é um bacharelado que dura 4 anos. E também há uma grande variedade de universidades que dispõem de aulas presenciais e online. Após o curso, curiosamente, dá para se especializar em assuntos da linguística. 

É preciso ter formação?

Obviamente, não é preciso ter formação acadêmica para se tornar um escritor. Tanto é que muita gente tem formação em outros cursos ou não tem esse tipo de formação e podem publicar um livro. Por isso, o segredo está além da escrita. Mas, pode estar na publicação.

Veja como se especializar para ser autor de livros
Foto: (reprodução/internet)

Hoje em dia, há uma série de plataformas que ajudam as pessoas a publicar um livro. Imagine que você é um advogado de muita experiência e queira ensinar outras pessoas através de livros. Você pode buscar empresas parceiras ou financiamentos para publicar livros. 

O mesmo vale para pessoas que tenham bom relacionamentos com outras pessoas e aceitem esse tipo de ajuda financeira. O fato é que a formação pode ajudar muito na hora de criar um livro de qualidade. No entanto, não se trata de uma obrigatoriedade. 

E se eu tiver formação?

Já se você tiver formação, seja em jornalismo, letras ou qualquer outro curso, considere que isso pode ajudar você a ter mais experiência para criar livros incríveis. Sem contar que dá até para conseguir empregos na área, como em editoras de livros.

Veja como se especializar para ser autor de livros
Foto: (reprodução/internet)

Assim sendo, esse pode ser um caminho viável para você se sentir mais segurança na hora de publicar a sua primeira obra literária. Para todos interessados, valem todas as dicas desse artigo: da criatividade ao esforço de estudar sempre. 

Outro ponto interessante é que atualmente diversas profissões exigem o trabalho de um escritor, ainda que de forma mais indireta. É o exemplo de professores, roteiristas, pesquisadores, historiadores. Então, talvez valha a pena pensar além dos livros.

A literatura além da publicação de livros

Outro ponto curioso que queremos destacar aqui hoje é que a literatura não precisa estar totalmente ligada à publicação de livros. Sendo assim, você também pode manter o seu bom hábito de ler e escrever trabalhando na área. A gente falou das editoras, lembra?

Além delas, dá para considerar o trabalho de revisor, de tradutor, de editor e até mesmo focado no marketing editorial, que é uma tendência para os dias de hoje. Esse pode ser um jeito bacana de você fazer o gosta sem ficar dependente do lucro dos livros vendidos. 

ANÚNCIO