Descubra as profissões que podem se tornar promissoras no futuro

O que todo mundo sabe é que a tecnologia tem se mostrado cada vez mais enraizada na sociedade. Ou seja, assim como a energia elétrica é vista como indispensável nos dias atuais, a tecnologia tem se mostrado no mesmo nível de importância.

Por isso é que cada vez mais algumas profissões deixam de existir e novas passam a ser criadas. Do lado das novas atribuições no mercado de trabalho, você sabe quais podem ser profissões do futuro? Estamos falando de profissões novas mesmo, que nunca existiram. Não tem ideia? Descubra algumas!

ANÚNCIO
Descubra as profissões que podem se tornar promissoras no futuro
Foto: (reprodução/internet)

Coach financeiro

Hoje existem coaches que são focados na parte financeira, mas esse tipo de definição não existe na teoria. Afinal, todos os coaches são comportamentais. Ao mesmo tempo, a gente tem visto uma série de influencers digitais das finanças fazendo sucesso.

Descubra as profissões que podem se tornar promissoras no futuro
Foto: (reprodução/internet)

Logo, o que se prevê é justamente a criação de um profissional chamado de coach financeiro que é quem vai atender clientes a fim de monitorar e auxiliar nas atividades financeiras. O que se espera é que ele tenha formação em finanças, mas especialização em coaching.

Aliás, ele vai poder trabalhar de forma remota, em grupo, em famílias e muito mais. O resultado deve ser conseguir chegar a metas financeiras ou disseminar a educação financeira no mundo, especialmente em países que ainda não são evoluídos no tema. 

Talker

A gente vai começar a parte da tecnologia falando dessa profissão que está sim ligada ao tema, só que de um modo muito mais suave. Você vai entender isso melhor ao longo do texto. O que importa aqui é saber que a população está aumentando e a de idosos segue o mesmo ritmo.

Descubra as profissões que podem se tornar promissoras no futuro
Foto: (reprodução/internet)

Então, a profissão de talker indica um profissional autônomo ou agenciado que poderá passar mais tempo com os idosos através de bate-papos pela internet, que sejam confiáveis. Ou seja, é um tipo de acompanhamento virtual. 

No entanto, a profissão não evoluiu ainda porque há muitas tentativas de golpes com os idosos pelos meios cibernéticos. Sem contar que se espera que ela ganhe força no futuro, quando os idosos estarão bem mais aptos a usarem a internet mesmo na terceira idade. 

Técnico de saúde online

Aqui a gente pode usar vários nomes. Por exemplo, técnico de saúde assistida por inteligência artificial ou técnico de saúde à distância, entre outros. O que nos importa, para um primeiro momento, é ver que a tecnologia vai permitir esse trabalho remoto de forma segura.

Descubra as profissões que podem se tornar promissoras no futuro
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque o técnico poderá fazer relatórios de exames ou até mesmo diagnósticos a partir da inteligência artificial, isto é, da tecnologia que tem sido apresentada à área da saúde. Para isso, eles precisarão estar aptos ao uso dessas ferramentas digitais. 

Sem contar que poderão atuar de longe, de vários centros de pesquisas ou de tecnologia, focando na busca do resultado mais rápido e até mesmo mais assertivo. Para quem é da área da saúde, vale a pena começar a estudar essas evoluções digitais.

Alfaiate digital

O nome pode soar muito engraçado porque o alfaiate é uma das profissões mais antigas do mundo e que parece ter sido esquecida no mundo. Só que quando a gente pensa no mundo digital há sim um lugar bem especial para ela.

Descubra as profissões que podem se tornar promissoras no futuro
Foto: (reprodução/internet)

O alfaiate digital será aquele profissional que vai trabalhar com os clientes para conseguir medidas mais precisas para a produção da peça. Ou seja, é exatamente o que o alfaiate faz. No entanto, o que muda é que ele vai usar uma cabine especial para isso.

Ou seja, sem que a pessoa precisa ir até a sua alfaiataria, ele poderá criar a peça sob medida. E isso já tem sido estudado em várias partes do mundo. Além de ter formação em moda, o profissional vai precisar estar bem antenado com as novas tecnologias. 

Controlador de drones autônomos

O papel pode ser exercido por uma agência ou órgão regulador, sim. No entanto, por trás da instituição a gente precisa ter o profissional. E mesmo que ele não tenha esse nome, considere que você sabe o que ele faz: controla os drones autônomos no céu.

Descubra as profissões que podem se tornar promissoras no futuro
Foto: (reprodução/internet)

Afinal, cada vez mais esses drones são comuns e podem voar mais alto. O problema é que isso causaria um verdadeiro caos aéreo. Afinal, já existe o tráfego de aeronaves e até mesmo de pássaros ou outras aves. Então, no caso do drone, vai chegar uma hora que vai ter muito movimento deles no céu.

Aí, o profissional que tem que ter qualificação na área de trânsito aéreo e conhecimento em tecnologia, vai poder criar a rede de comunicações para tomar decisões e organizar os possíveis problemas aéreos que surgirem com os drones. 

Gerente de equipes humanos-máquinas

Você pode não ter pensado nisso ainda, mas é só ver algum filme que trata de assuntos tecnológicos e cibernéticos para notar. A interação entre homem-máquina é antiga, mas nunca foi tão próxima como é agora. Então, profissões relacionadas à isso vão aparecer.

Descubra as profissões que podem se tornar promissoras no futuro
Foto: (reprodução/internet)

Uma ideia é a de um gerente que vai organizar a sua equipe através da ligação entre o humano e a máquina. Seria como aquele gerente de equipes que une o piloto ao carro da Fórmula 1, sabe? É mais ou menos isso. 

O fato é que ele será responsável por criar um sistema de interação para que os seres humanos e as máquinas tenham melhor relação e resultado. Para isso, o gerente precisará ter especialização em neurociência ou mesmo psicologia. 

Voice UX Designer

O assunto do UX (User Experience) já é uma tendência atual. Apesar de ser visto como assunto do futuro há alguns anos atrás. Hoje, toda grande empresa de tecnologia investe nesse assunto. A partir dele vem o tema da voz humana.

Descubra as profissões que podem se tornar promissoras no futuro
Foto: (reprodução/internet)

Ou seja, o profissional que vai atuar com o Voice UX é aquele que vai usar os conhecimentos tecnológicos para criar e aprimorar tecnologias baseadas na voz humana. A partir disso, será possível compreender a comunicação entre o sistema e os usuários.

No fim, a gente tem a combinação das melhores práticas de atendimento ao cliente pensando na voz e não apenas no texto. Ou vai dizer que você nunca mandou uma mensagem de áudio WhatsApp, hein?

Construtor de jornadas de realidade aumentada

Se você já ouviu falar ou se já conhece o Microsoft HoloLens e o Facebook Oculus vai entender melhor esse tópico. Isso porque eles são representantes da tecnologia da realidade aumentada, que é um assunto ainda distante de muita gente, mas com muito futuro.

Descubra as profissões que podem se tornar promissoras no futuro
Foto: (reprodução/internet)

Esse construtor citado aqui é aquele que vai projetar, criar, escrever, planejar, calibrar e construir as jornadas da realidade aumentada. Ou seja, é ele que estará por trás de toda a ideia do que vale a pena usar nessa tecnologia ou não.

Hoje, esse profissional não existe ainda, apesar de que algumas funções sejam feitas por pessoas de outras profissões. Para conseguir uma vaga nessa nova profissão será preciso ter muita criatividade e vários anos de experiência com os jogos multiplayer

Curador de memórias pessoais

Ao avaliar essa profissão você pode dizer: “ela vai existir, mas não vai ser tão importante assim”. Calma, que você pode estar enganado. Isso porque estudos têm provado que a ideia de recriar experiências passadas pode ser determinante no tratamento de várias doenças.

Descubra as profissões que podem se tornar promissoras no futuro
Foto: (reprodução/internet)

Ainda mais quando se fala em doenças neurológicas. Então, o curador de memórias pessoais, que aquela pessoa que vai recriar e arquitetar experiências passadas que perderam a memória é uma ideia de profissional do futuro sim. 

Acredita-se que ele deva ter um ótimo perfil criativo, além do conhecimento em inteligência emocional. Outra coisa é sobre saber se comunicar com o que é digital, ser empático e com capacidade de narrar os fatos. Ou seja, não é para qualquer um, né. 

Analista de cibercidade

Você pode até achar que esse profissional já existe, mas ainda não. Pelo menos, não se a gente pensar que ele não tem um registro com esse nome, ainda que alguns executem a tarefa. Mas qual seria o papel desse analista? Ele vai ficar por conta da segurança digital de uma cidade.

Descubra as profissões que podem se tornar promissoras no futuro
Foto: (reprodução/internet)

Então, até poderia ser alguém contratado pela prefeitura, por exemplo. No entanto, a ideia é que ele garanta a segurança e a funcionalidade do fluxo saudável de dados pelo sistema online, seja de dados ambientais, populacionais, de cadastros, etc. 

Hoje em dia, todas as cidades estão digitalizando as suas informações. Isso dá para ser visto em órgãos nacionais, como a criação do SUS Digital, que é a carteirinha do SUS no celular. Agora, é só pensar no âmbito municipal para entender o profissional analista.

Como se especializar em tecnologia?

Por fim, se você notou que várias das profissões (a maioria) estão ligadas a área da tecnologia e quer se especializar nela é preciso tomar alguns cuidados. Isso porque não existe uma faculdade de tecnologia, unicamente, se a gente notar.

A gente tem os cursos que são focados nela como tecnologia da informação, inteligência artificial, entre outros. Ao mesmo tempo, para quem vai atuar em determinada área, como a saúde, também é preciso ter esses cursos, além da especialização em tecnologia.  

ANÚNCIO