No Brasil, assim como em outros países, as vagas de caminhoneiros existem e nem sempre são rapidamente preenchidas. Portanto, se você quer seguir nessa profissão, a gente vai mostrar alguns detalhes interessantíssimos desse mercado de trabalho.
Vamos citar, por exemplo, alguns sites que divulgam as vagas para caminhoneiros, que possuem cadastros rápidos e gratuitos. E também vamos oferecer um conteúdo que cita o mercado no exterior, as categorias e até mesmo o primeiro emprego. Veja só!
O primeiro emprego para motoristas de caminhão
A gente pode começar falando, por exemplo, que além do sonho que muita gente tem em ser caminhoneiro, essa profissão também acaba sendo uma ótima alternativa para quem está em busca do primeiro emprego.
Isso porque os requisitos para esse tipo de trabalho têm a ver com a formação técnica da pessoa e não apenas com a experiência que ela tem no mercado de trabalho. Assim, é comum que as vagas exijam a maioridade (acima dos 18 anos) e habilitação nas categorias A e B.
Só que além disso, o motorista de caminhões também precisa ter a CNH com a categoria C, que é para quando vai guiar veículos com mais de 3,5 toneladas ou com mais de 8 passageiros. Já a categoria D é para quem tem 21 anos e ao menos 1 ano na categoria C.
Os cursos específicos para caminhoneiros
Após saber dessa formação nas categorias, também é bacana considerar que há cursos específicos com base no tipo de carga que o motorista vai carregar. Isso porque alguns tipos de transporte podem ser perigosos, como combustíveis e outras cargas perigosas.
Há ainda os cursos complementares, que são oferecidos por instituições como o Sest Senat. Eles são ótimos para aproveitar o tempo livre ou mesmo se aprimorar na profissão. A boa notícia é que uma boa parte deles é gratuita e alguns são online.
O trabalho para caminhoneiro fora do Brasil
Mais um ponto que você poderá observar é que sempre que se encontram textos que citam ótimos trabalhos fora do Brasil, uma boa parte dele indica a profissão de motorista. De fato, essa pode ser uma oportunidade incrível para alavancar a carreira.
Sem contar que é um tipo de emprego que costuma ter uma boa demanda em alguns países ao redor do mundo, como no próprio Estados Unidos. Em solo americano, o déficit é de mais de 50 mil caminhoneiros e na Europa bem perto disso.
Com esse panorama, a gente deixa aqui uma reflexão para quem quer seguir a profissão de caminhoneiro e tem condições de trabalhar em outro país também. Para os mais interessados no assunto, busque saber sobre Nova Iorque, Miami, Portugal e Austrália.
As diferenças entre outros países e o Brasil
Só para concluir o que falamos acima, saiba que é preciso levar em consideração alguns pontos sobre as diferenças entre as regras e as leis no Brasil e fora daqui. Isso não tem a ver apenas com a língua oficial do pais e a cultura, mas também as leis de trânsito.
Nos Estados Unidos, por exemplo, a CNH para motorista de caminhão não tem validade profissional, sendo que a CNH B é válida para o turismo. Além disso, o brasileiro acaba perdendo seus cursos e capacitações que fez no Brasil.
Portanto, o imigrante deve ter uma carteira de motorista comum lá e depois pedir a carteira profissional para dirigir caminhões. O período de troca pode ser de até 24 meses.
A ideia de ser um caminhoneiro autônomo
Hoje em dia, muito tem se falado sobre ser um caminhoneiro autônomo e essa é mesmo uma realidade. Porém, exige muitos desafios a serem cumpridos pelo motorista. Por exemplo, quase sempre vai ser preciso ter um caminhão próprio, o que não é nada barato.
Outra coisa é cuidar da manutenção do caminhão, isso ajuda a evitar problemas mecânicos, acidentes, atrasos nas entregas, etc. Aliás, isso também garante a segurança do motorista. Também é preciso cumprir as leis, que aqui no Brasil vem da ANTT.
E ainda tem que se pensar na questão financeira, onde há períodos que há maior volume de cargas a serem transportadas e épocas bem mais ruins. Assim, uma boa ideia é se planejar para essas épocas. Por fim, busque formas de equilibrar a profissão com a qualidade de vida.
O que é preciso para ser contratado como caminhoneiro
Apesar de tudo o que já falamos acima, antes de citarmos as maneiras de encontrar as vagas de emprego abertas para caminhoneiros no Brasil, saiba que há algumas dicas que podem fazer toda a diferença para você – justamente porque são como requisitos para os trabalhos.
Uma delas é sobre ter habilitação adequada ao trabalho. E isso pode ser como uma categoria C ou D na habilitação. Depois, há ainda os cursos mais importantes, como o de direção defensiva, mecânica básica e MOPP. Há ainda a questão de ter habilidade com manobras.
Conhecer as tecnologias do mercado de transporte também pode ser um diferencial importante, já que o mercado está em constante movimento. Por fim, lembre-se sempre de ter um currículo atualizado.
O que é o curso MOPP
Se você é novo no mercado ou se ainda não conseguiu o seu primeiro emprego como motorista de caminhão, saiba que o curso MOPP é um dos requisitos mais cobrados nas vagas oferecidas pelas empresas. Então, vamos falar desse curso rapidamente.
Ele é um tipo de especialização para motoristas que devem transportar produtos perigosos. O treinamento visa instruir e qualificar o motorista para conduzir tais veículos. No Sest Senat o curso é gratuito. Já quem não é motorista e quer fazer tem o custo de R$ 300.
Com base na Lei 96.044/88, o curso MOPP, que é registrado no Conselho Nacional de Trânsito, tem duração de 60 horas de aulas práticas e teóricas. Por isso, o curso não é totalmente online, mas pode ter aulas virtuais também.
Onde estão as vagas para caminhoneiros
No Brasil, não há muitas dúvidas sobre os principais sites que oferecem vagas de emprego. Entre eles, a Catho, o LinkedIn, o Indeed, o Vagas.com, o Trabalha Brasil, o Banco Nacional de Empregos, o Jooble, o empregos.com e muitos outros.
No entanto, também existem alguns sites que são focados nesse mercado de trabalho. Por exemplo, tem o Portal Estrada, o Blog do Caminhoneiro, o Brasil do Trecho, o Trucao, entre outros. E ainda há a possibilidade de encontrar vagas em concessionárias e transportadoras.
Ou seja, tudo vai depender do quão disposto a trabalhar em vários lugares ou quaisquer lugares você está. Assim, além de todos os sites citados, talvez seja uma boa ideia você procurar as vagas também nas transportadoras nacionais ou regionais.
Algumas vagas em sites de caminhoneiros
A gente vai usar o exemplo do Portal Estrada aqui, ok? E é só para ilustrar a situação. Ao entrar na área de vagas, você vai ver que há oportunidades em várias empresas, como na Mahler, na Vobeto, na RodoJunior, na Carsten, na Unius, na Gral, etc.
Abrimos a vaga da ABC Cargas, por exemplo. E a vaga para caminhoneiro é bem especifica, sendo que ele será o responsável por manobrar o veículo. É preciso ter CNH D, MOPP atualizado, experiência e morar em Curitiba.
Já no Blog do Caminhoneiro, a gente encontrou vagas na JSL, na BBM, na Transmaio, na Carsten, entre outras. Em todo caso, para se candidatar basta seguir as indicações dos sites. Geralmente, há o e-mail para ser enviado diretamente para as empresas.
Algumas vagas no Linkedin para caminhoneiros
Também vamos citar aqui o exemplo do Linkedin, que é uma plataforma que funciona como uma rede social profissional. E também permite o cadastro de currículos de forma online e grátis. O mais legal de lá, aliás, é que dá para buscar por filtros, como cidades ou estados.
Ao digitar “motorista de caminhão ”, a gente encontrou diversas oportunidades de emprego. Por exemplo, há uma vaga para Motorista de Caminhão II na Brenntag, em São Paulo. Tem ainda Motorista de Caminhão para trabalhar na Ambev, na área de logística.
A BP Bunge Bioenergia, a Granport Multimodal, a Usina Santa Terezinha, a WCA Brasil, a Lafaete Locação, a ETS Equipamentos, entre outras empresas, também disponibiliza as suas vagas de empregos para caminhoneiros lá no LinkedIn.
Algumas oportunidades para caminhoneiros no BNE
A última ideia que trouxemos aqui é do site nacional, chamado de Banco Nacional de Empregos. Por lá, atualmente, são mais de 2,3 mil vagas para caminhoneiros em todo país. Uma das principais é para atuar em Curitiba, no Paraná.
Mas, tem vagas para outros estados, como em Goiânia, para trabalhar na Egma Distribuidora. Entre outras que vale a pena pesquisar.
Para saber mais sobre a profissão de caminhoneiro
Considere que a ideia de sempre estar aprendendo algo novo é importante na profissão de caminhoneiro – por mais que o trabalho seja muito parecido todos os dias. Assim, uma boa dica é sempre se basear em órgãos e empresas que prestam esse serviço para os profissionais.
A Anacam (Associação Nacional dos Caminhoneiros) é uma dessas empresas. Por lá, na página deles, você encontra todo tipo de informação útil para encontrar um emprego de caminhoneiro, montar currículo, enviar currículo, participar de entrevistas e muito mais.