Conheça as 9 melhores maneiras de trabalhar como motorista e como encontrar as vagas

O trabalho de motorista hoje em dia é considerado muito importante. Assim como sempre foi. No entanto, é uma das profissões que mais acompanhou a modernidade e isso se vê nos aplicativos de transporte de passageiros. 

Mas, você sabia que existem várias opções de trabalhos para motoristas no Brasil e no mundo? Nós vamos listar 9 delas para você que está pensando em buscar um trabalho como motorista nos dias de hoje. Leia com atenção.

ANÚNCIO
Foto: (reprodução/internet)

9 - Motorista de Aplicativos

Não dá para começar de outra forma sem ser sobre falar dos aplicativos, concorda? Eles chegaram no Brasil e no mundo de uma forma que pulverizaram a profissão do motorista de passageiros. Hoje, nomes como Uber, 99 Táxi, Cabify e outros são bastante comuns por aqui.

Foto: (reprodução/internet)

A ideia é muito simples: ter um programa de celular que faça a “ponte” entre quem precisa de um transporte com quem pode trabalhar como motorista. É claro que existem algumas regras para quem quer se cadastrar como motorista, mas, no geral, são bem simples.

Do lado do passageiro, a principal vantagem está em conseguir um valor bastante acessível para o deslocamento. Sendo assim, se você busca vagas de motoristas, uma boa ideia é pensar em se cadastrar diretamente nesses aplicativos que transportam pessoas e saber os requisitos. 

ANÚNCIO

8 - Motorista de Empresas de Táxi

Um pouco menos popular do que os aplicativos, a gente tem as empresas de táxi, que sempre foram bastante úteis em toda cidade. Em lugares turísticos, por exemplo, elas eram vistas como essenciais para levar pessoas do aeroporto até hotéis.

Foto: (reprodução/internet)

Além disso, algumas empresas que precisam do serviço de forma esporádica também optam por tais empresas, a fim de registrar o custo na folha de gastos da empresa. Esses motoristas são chamados de taxistas e podem bater pontos em locais combinados ou não.

Geralmente, eles atuam com carro próprio, mas que são bandeirados. Assim, apesar de terem flexibilidade para atuarem em qualquer horário, eles acabam tendo que justificar o melhor período de trabalho para que a empresa de táxi faça o cronograma dos taxistas por regiões.

ANÚNCIO

7 - Motorista Corporativo

Esse caso é bastante interessante também. Porém, diferente das duas opções acima, quase sempre, o profissional é um contratado com carteira assinada pela empresa e vai prestar o serviço de dirigir o carro, que também é da empresa, levando pessoas e buscando pessoas. 

Foto: (reprodução/internet)

Dependendo do porte da empresa, esses motoristas podem acabar fazendo múltiplas funções, como levar documentos ou entregas também. Mas, se for uma empresa grande, que exige um deslocamento de pessoas o tempo todo, então, ele pode ficar à mercê apenas do transporte de passageiros. 

É bastante comum que esse profissional tenha que se portar bem, com boa vestimenta, saiba dirigir de modo defensivo e ao mesmo tempo ágil. Ele passa por entrevistas de emprego e pode até passar por algum tipo de teste de avaliação prática antes da contratação. 

6 - Motorista Particular

Pode ser que esse motorista também esteja ligado à empresa. Geralmente, ele fica a mercê de um único funcionário, que tende a ser o dono do negócio. A profissão era bastante conhecida antigamente e até hoje aparece em filmes na expressão de “chofer”.

Foto: (reprodução/internet)

Desse modo, a contratação pode se dar com carteira assinada, em nome da empresa ou pode ser como prestação de serviços também. O mais importante é saber que ele pode ter um horário de trabalho diferenciado do motorista corporativo.

Isso porque acaba atendendo os anseios pessoais do gerente, do executivo. Assim, não presta serviços apenas para levar funcionários aqui ou ali, mas também para transportar o seu cliente em eventos pessoais, shows, viagens e muito mais. 

5 - Motorista de Ônibus

Aqui as alternativas são bem restritas. Nesse caso, o motorista trabalha para a empresa que opera os ônibus da cidade. Pode até ser que seja uma empresa pública, da prefeitura. No entanto, o motorista terá carteira de trabalho, horário fixo e regras.

Foto: (reprodução/internet)

É comum que atue em turnos, como no período da manhã, da tarde ou da noite. Ou ainda que atue em formatos do tipo 12x24 ou 12x36 ou outros. Nesses casos, ele tem que ter a carteira na categoria C ou D que permite o transporte de mais do que 8 passageiros e veículos pesados.

E aqui temos duas notícias, uma boa e uma ruim. A boa né que há muitas vagas de motoristas de ônibus em quase todas as cidades. Já a notícia ruim é que isso se deve ao fato de que essa é uma das profissões mais estressantes do país. Por isso, vale o cuidado.

4 - Motorista de Van (Fretados)

Aqui, a gente usou a expressão de “van”, mas estamos falando do motorista que atua com viagens ou transporte fretado. Por exemplo, ele pode trabalhar para uma empresa e buscar funcionários todos os dias. Ou pode ser um agente de viagens também.

Foto: (reprodução/internet)

Sendo assim, acaba sendo uma forma interessante para quem não quer ter um trabalho fixo, que aconteça todos os dias no mesmo horário. Isso porque o trabalho vai depender da demanda local. Além de Van, dá para dirigir carros grandes ou mesmo ônibus de viagens. 

O que é mais comum é que esse tipo de serviço envolva distância maiores, seja entre cidades, estados ou mesmo na mesma cidade, mas de um ponto longe do outro. O motorista pode passar boa parte do dia dirigindo e com passageiros diferentes todos os dias. 

3 - Motorista de Transporte Escolar

Agora, temos mais uma forma de trabalhar como motorista que se parece com a de transporte fretado. A diferença é que estamos falando sobre o transporte de crianças para as escolas. Ou seja, é algo bem diferente e que vai exigir do motorista ainda mais atenção e cuidado.

Foto: (reprodução/internet)

Dá para trabalhar prestando serviços de motorista para uma empresa que faz o transporte escolar ou dá para abrir a própria empresa de transporte escolar, também. O grande diferencial está na organização dos passageiros, cuidado com crianças e horário de trabalho.

Isso porque é comum que trabalhe apenas nos horários de pico das entradas e saídas da escola, como pela manhã, no horário do almoço e no fim da tarde. Ainda assim, é preciso atenção com o uso de cintos de segurança, ajudar as crianças a atravessar as ruas, etc.

2 - Motorista de Caminhão

O caminhoneiro é outro motorista que nós temos no Brasil e que tem uma função muito importante, mas para transportar coisas e objetos, e não pessoas. Ele pode transporte todo tipo de material, dos pesados aos inflamáveis, gasosos, tóxicos, perigosos, carros, etc.

Foto: (reprodução/internet)

Curiosamente, essa é uma profissão que tem um ótimo mercado fora do Brasil também. Países como os Estados Unidos sempre demanda muito desses motoristas. E na Europa também. Apesar disso, não é das profissionais mais tranquilas, não.

Além disso, é comum que o motorista de caminhão passe longos dias fora de casa, dormindo em postos de combustíveis. Na verdade, ele passa mais tempo na estrada do que em casa, com os amigos, na empresa. Por isso, também é estressante.

1 - Motorista de Logística

Por fim, o motorista de logística, que é aquele que quase sempre fica no pátio da empresa, fazendo o trâmite e a mudança de lugar dos produtos e das ferramentas e das cargas. Ele pode atuar em reposição de mercadorias de um supermercado, por exemplo.

Foto: (reprodução/internet)

Assim, como em uma fase da obra de uma construção. Logo, pode dirigir diferentes tipos de caminhões, como os Carriers, entre outros. Também pode atuar com carregadeiras e muito mais. Geralmente, é contratado pela empresa que vai usar os serviços dele.

Onde encontrar as vagas de motorista

Esse tópico é apenas para que você entenda que dependendo do seu foco, o seu caminho para buscar as vagas de emprego será diferente. Por exemplo, no caso do aplicativo não tem conversa: tudo acontece pelo app que tem que estar instalado no celular.

Foto: (reprodução/internet)

Já quando falamos em motorista corporativo ou de empresas, a contratação costuma ser particular e com carteira assinada. Logo, as vagas costumam ser anunciadas em jornais, revistas, no meio online, especialmente, em sites de vagas

E em empresas de caminhões, ônibus ou fretes, a contratação também pode ser com carteira assinada ou de modo freelancer (prestador de serviço). Nesse caso, as vagas podem estar em sites de empregos ou em sites das próprias empresas. Por isso, vale a pesquisa geral.

Como se candidatar as vagas de motorista

De uma maneira muito comum, saiba que para qualquer candidatura a uma vaga de trabalho no Brasil e no mundo, o uso do currículo é essencial e indicado. No caso do motorista, também. Por isso, antes de qualquer coisa é bacana ter esse currículo bem estruturado.

E, conforme os requisitos para as vagas é preciso ter uma carteira de habilitação especifica, com a categoria C ou D, além da A e B, por exemplo. Em outros casos, os cursos de direção defensiva e trânsito podem ser diferenciais entre os candidatos. 

Não há posts para exibir