Descubra como entrar na carreira de dentista e onde encontrar vagas

O curso de odontologia é um dos mais procurados no meio acadêmico, afinal, é uma das profissões que mais geram ganhos financeiros para seus profissionais, que estão sempre em busca das melhores oportunidades de emprego no ramo. No entanto, muitos trabalhadores da área ficam perdidos no momento de se inserir no mercado de trabalho.

Não saber quais são as áreas em que um dentista pode atuar, além das oportunidades disponíveis no mercado de trabalho, são algumas das dúvidas mais comuns frequentes no meio, mas iremos tirá-las no decorrer do nosso artigo. Se você quer saber como entrar na carreira de dentista e onde encontrar vagas, confira tudo isso em nosso material especial.

ANÚNCIO
Descubra como entrar na carreira de dentista e onde encontrar vagas
Foto: (reprodução/internet)

Vamos abordar os seguintes tópicos sobre o assunto em nosso artigo:

  • Duração do curso de odontologia;
  • Como é o mercado de trabalho para o profissional de odontologia;
  • Áreas em que o profissional pode atuar;
  • LinkedIn é um bom local para encontrar empregos no ramo;
  • Não deixe de cogitar os concursos públicos.

Duração do curso de odontologia

A duração do curso de odontologia é de 5 anos em média, sendo que o aluno consegue uma graduação como bacharel da área. Além disso, é preciso destacar que ele não estuda apenas a região da boca, sendo necessário também conhecer a fundo os ossos do rosto.

Descubra como entrar na carreira de dentista e onde encontrar vagas
Foto: (reprodução/internet)

Mandíbula, ossos da face, maxilar e o interior da boca são alguns dos pontos estudados durante o curso. Anatomia, estética dental e outros assuntos também são abordados durante a graduação, que sempre busca formar um profissional com o máximo de conhecimento possível na área.

A graduação não fica só no campo teórico, já que é possível fazer atividades práticas na formação, dentro de laboratórios. Além disso, para a tristeza de alguns, é necessário a elaboração de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) para conseguir o diploma.

Melhores faculdades de odontologia do Brasil

Escolher uma faculdade que seja reconhecida é uma boa opção de conseguir se destacar no mercado, e por isso, é muito importante saber quais têm as melhores notas de acordo com o MEC (Ministério da Educação). O estado de São Paulo conta com o maior número delas.

As notas do ranking variam de 0 a 5, sendo 5 a melhor nota que uma faculdade pode tirar. Confira agora o ranking das melhores faculdades de odontologia do Brasil:

  1. Universidade Paulista (UNIP), de Campinas: nota 5;
  2. Universidade Paulista (UNIP), de São Paulo: nota 5;
  3. Faculdade São Leopoldo Mandic (MANDIC), de Campinas: nota 5;
  4. Universidade Paulista (UNIP), de Sorocaba: nota 5;
  5. Universidade Federal do Ceará (UFC), de Sobral: nota 4;
  6. Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN), de Dourados: nota 4;
  7. Instituto Nacional de Ensino Superior e Pós-graduação Padre Gervásio (INAPÓS), de Pouso Alegre: nota 4;
  8. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), de Ponta Grossa: nota 4;
  9. Universidade Federal do Amazonas (UFAM), de Manaus: nota 4;
  10. Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), de Joaçaba: nota 4.

Como é o mercado de trabalho para o profissional de odontologia

Podendo atuar tanto na iniciativa privada, quanto na pública, o profissional de odontologia, apesar de ter bastante concorrência atualmente, ainda assim conta com uma demanda grande. Escolas, sindicatos, hospitais e clínicas são os locais mais comuns de se encontrar um.

Descubra como entrar na carreira de dentista e onde encontrar vagas
Foto: (reprodução/internet)

Com isso, já podemos notar que a área sempre conta com vagas de emprego disponíveis, no entanto, o leque de opções se abre ainda mais caso tenha capital para investir em um negócio seu, abrindo um consultório próprio. Dessa maneira, você se torna o chefe do empreendimento.

Existem muitos profissionais formados no país hoje, e como muitos já têm experiência, pode ser um pouco complicado arranjar uma oportunidade logo no início. Porém, como dissemos, a procura é grande, e com o tempo será possível se inserir no mercado de trabalho com mais facilidade.

Se estiver disposto a ir para o interior, as oportunidades aumentam

Além das possibilidades citadas, existe um aumento grande na procura de profissionais da área em cidades do interior, em regiões mais distantes dos centros. Por não serem muito atrativas, essas localidades quase sempre têm oportunidades para dentistas.

Por não contarem com muitos dentistas nessas regiões, uma boa opção também pode ser abrir um consultório nesses locais, pois dessa forma, você acabará tendo público apenas para si. Apesar de ser um caminho tentador, também é preciso analisar que uma mudança será necessária.

Áreas em que o profissional pode atuar

Dentro da própria odontologia, é possível que os profissionais se especializem em algumas áreas, o que pode abrir um leque de possibilidades maior ainda para atuar dentro do mercado de trabalho, já que, especializações, sempre são o diferencial no mundo profissional.

Descubra como entrar na carreira de dentista e onde encontrar vagas
Foto: (reprodução/internet)

As possibilidades são enormes, com algumas das mais comuns sendo a área dentística restauradora, onde profissionais especialistas em clarear e deixar a estética dos dentes mais agradável atuam.

Confira abaixo quais são algumas das áreas onde o profissional de odontologia pode atuar:

  • Restauração: claramente, correção e restauração dos dentes;
  • Estomatologia: especialista no tratamento de doenças no sistema estomatognático, sendo alguns deles os lábios, mucosa oral, glândulas salivares, entre outros;
  • Endodontia: lida com a raiz e o nervo dental. É o profissional que faz o tratamento de canal;
  • Implantodontia: adiciona implantes na boca dos pacientes;
  • Ortodontia: responsável pela colocação e manutenção de aparelhos ortodônticos;
  • Traumatologia: o profissional faz cirurgias de recuperação da boca, além de ser o responsável por diagnosticar as lesões que causaram traumas na região;
  • Periodontia: trata inflamações nas gengivas. Além disso, é o profissional responsável por fazer raspagens e remover placas bacterianas da boca;
  • Odontologia legal: responsável por identificar cadáveres apenas analisando a arcada dentária.

LinkedIn é um bom local para encontrar empregos no ramo

O LinkedIn se tornou um dos portais de vagas de emprego mais utilizados pelas empresas, pois criou uma nova forma de se recrutar profissionais, já que funciona também como uma rede social, o que aproxima ainda mais o empregador do empregado.

Descubra como entrar na carreira de dentista e onde encontrar vagas
Foto: (reprodução/internet)

Ter um perfil na plataforma hoje é de extrema importância para conseguir destaque no mercado de trabalho, sendo o LinkedIn, uma boa maneira de mostrar para os recrutadores que você está atento às novas tendências do mundo profissional.

No entanto, para utilizar o site, é necessário antes fazer um cadastro na plataforma. Confira aqui como se cadastrar no LinkedIn e procurar por vagas de dentistas:

  • Acesse o LinkedIn e clique em “Cadastre-se agora”;
  • Após isso, adicione um endereço de e-mail válido e crie uma senha de acesso;
  • Preencha os formulários que aparecerem com seus dados pessoais e profissionais, além de adicionar formação acadêmica;
  • Com seu perfil completo, utilize a barra de pesquisas na parte superior da tela para pesquisar pelo cargo de dentista;
  • Ao encontrar uma vaga, clique nela, leia os pré-requisitos, e caso esteja de acordo, clique em “Candidate-se”;
  • Após isso, basta clicar em “Enviar candidatura” para confirmar sua participação no processo seletivo.

Outros sites também disponibilizam vagas

Além do LinkedIn, é possível encontrar vagas de emprego para o cargo de dentista em outros sites especializados no meio, que também conta com oportunidades para outros cargos. Apesar de não serem tão modernos como o portal já citado, ainda assim continuam sendo boas opções.

A maioria deles é gratuito, e o cadastro funciona de maneira parecida com o que ocorre no LinkedIn. Confira agora outros sites que disponibilizam vagas de emprego para dentista:

  • Catho;
  • Vagas.com;
  • InfoJobs;
  • Empregos.com.br;
  • Indeed;
  • Trabalha Brasil;
  • CIEE (para estágio).

Não deixe de cogitar os concursos públicos

A maioria das oportunidades citadas dizem respeito à iniciativa privada, sendo esta, a mais procurada pelos profissionais do ramo. No entanto, também é possível começar no mercado de trabalho através do serviço público, se tornando um servidor do governo, ao ser aprovado em um concurso público.

Descubra como entrar na carreira de dentista e onde encontrar vagas
Foto: (reprodução/internet)

Apesar do sistema público de saúde estar passando por problemas de conhecimento de todos, é por isso, acabar não sendo o alvo de boa parte dos profissionais da área, que não querem ter que lidar com a falta de recursos básicos para um atendimento de qualidade, ainda assim essa é uma opção interessante do ponto de vista profissional.

O maior atrativo dessa empreitada é a possibilidade de contar com benefícios exclusivos, que apenas servidores públicos têm acesso. Confira quais são:

  • Licença-prêmio: para os que não faltarem ao trabalho em um período de cinco anos, é recebido um bônus em dinheiro;
  • Ausência abonada: em alguns municípios, é possível se tirar 6 folgas por dia durante o ano;
  • Ajuda de custo: é oferecida ajuda de custo para aqueles servidores que tenham que mudar de casa durante para exercerem seu trabalho;
  • Indenização de transporte: caso o servidor se dirija para o trabalho utilizando um veículo próprio, é oferecido reembolso do que for gasto durante o percurso;
  • Auxílio-moradia: caso o servidor tenha que mudar de residência para trabalhar, é oferecido um auxílio que corresponde a 25% do salário do trabalhador como auxílio;
  • Diária: caso o servidor tenha que se afastar da sede, tendo que arcar com custos de alimentação, despesas de moradia e locomoção, todo o valor gasto será reembolsado.

Não pense apenas no aspecto financeiro

É sempre bom lembrar que o dentista lida diretamente com o público, logo, é necessário ser empático com cada um dos seus pacientes, visando prestar o melhor atendimento possível. Por isso, caso tenha dificuldades em lidar com o público, essa pode não ser a profissão ideal para você.

Lembre-se sempre que seus pacientes estão atrás de ajuda, logo, não esperam lidar com um atendimento ríspido. Por isso, é importante que você exerça uma profissão que realmente gosta, pois dessa forma, garante que, tanto você, quanto seus pacientes, estão felizes com a experiência.

Nota de responsabilidade: Antes de se candidatar a vagas de empregos, cursos ou certificações profissionais, consulte a página oficial da empresa ou instituição de ensino para atestar a veracidade das informações. O Facebook não se responsabiliza por quaisquer complicações ou contratempos que possam acontecer antes, durante ou depois dos respectivos processos seletivos apresentados.

ANÚNCIO