Entenda o que é necessário para se tornar Psicólogo

Entender a mente humana é a grande vontade de muita gente e, para isso, é preciso estudar psicologia, a ciência responsável por se aprofundar na área. No entanto, é necessário compreender que algumas qualidades são necessárias para conseguir exercer a profissão, além de, é claro, ter o diploma de ensino superior no ramo.

Saber quais são as melhores faculdades para se aprofundar nos estudos, além de escolher entre bacharelado e licenciatura, são aspectos básicos que devem ser levados em consideração por quem deseja se tornar Psicólogo. Se você está com dúvidas sobre o assunto, confira em nosso artigo o que é necessário para se tornar um Psicólogo.

ANÚNCIO
Entenda o que é necessário para se tornar Psicólogo
Foto: (reprodução/internet)

Em nosso artigo será possível checar as seguintes informações sobre o assunto:

  • Bacharelado é a opção correta para atender ao público;
  • Melhores faculdades para estudar psicologia no Brasil;
  • É necessário passar por um estágio obrigatório;
  • Como está o mercado de trabalho para Psicólogos;
  • Qualidades necessárias para ser um bom Psicólogo;
  • Onde procurar as vagas de emprego para o cargo.

Bacharelado é a opção correta para atender ao público

Antes de começar os estudos, é importante estar ciente de que nem todo estudante formado em psicologia pode atender ao público. Profissionais que optam pelo curso de licenciatura, por exemplo, só podem dar aula, não tendo habilitação para atenderem pacientes.

Entenda o que é necessário para se tornar Psicólogo
Foto: (reprodução/internet)

Para isso, o estudante deverá optar pelo bacharelado, pois apenas com ele é possível atuar com o atendimento. As aulas são mais teóricas do que práticas, pois é necessário que se entenda a mente humana de maneira completa, de acordo com o que já foi descoberto em pesquisas científicas.

A duração do curso dura em média de 5 anos para conseguir a habilitação necessária para atuar no meio, tempo necessário também para se formar em odontologia, a título de comparação.

Melhores faculdades para estudar psicologia no Brasil

Uma boa maneira de conseguir se destacar no mercado de trabalho entre outros Psicólogos é se formar em uma faculdade reconhecida pelo alto padrão de ensino. De acordo com o MEC, algumas instituições se destacam mais do que outras nesse quesito.

É válido destacar que a nota dada pelo MEC vai de 0 a 5 estrelas, sendo que 5 é a nota mais alta. Confira agora quais são as melhores instituições de ensino superior para o curso de Psicologia no Brasil:

  1. Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), de Salvador (BA): nota 4;
  2. Centro Universitário Maurício de Nassau de Fortaleza (Uninassau), de Fortaleza (CE): nota 4;
  3. Centro Universitário UniFBV Wyden (UniFBV), de Recife (PE): nota 4;
  4. Faculdade Uninassau Natal (Uninassau), de Natal (RN): nota 4;
  5. UniFTC Feira de Santana (UniFTC), de Feira de Santana (BA): nota 4;
  6. UniFTC Salvador, de Salvador (BA): nota 4;
  7. Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), de Recife (PE): nota 4;
  8. Universidade Federal da Paraíba (UFPB), de João Pessoa (PB): nota 4;
  9. Universidade Federal de Alagoas (ufal), de Arapiraca (AL): nota 4;
  10. Universidade Federal do Ceará (UFC), de Sobral (CE): nota 4.

É necessário passar por um estágio obrigatório

Para conseguir se formar, o estudante de psicologia também tem que passar por um estágio obrigatório. Nele, será necessário fazer o atendimento de pacientes, visando preparar melhor o profissional para o que ele irá fazer após a obtenção do diploma.

Entenda o que é necessário para se tornar Psicólogo
Foto: (reprodução/internet)

Na maioria dos casos, esse processo de estágio é feito na própria instituição de ensino, com a faculdade convidando pacientes externos para que eles façam o acompanhamento clínico com os alunos que ali pretendem se formar.

Vale destacar que esse período de estágio obrigatório, na maioria dos casos, não é remunerado, pois isso não é obrigatório por lei de ser feito. Dessa maneira, é muito importante dialogar com a sua instituição, para conferir se algum auxílio ou bolsa será dado aos alunos.

É possível conseguir estágio remunerado

O estágio obrigatório não é remunerado, mas caso não queira ficar sem uma renda durante o período de estudo, é possível encontrar vagas de emprego como estagiário do curso de Psicologia, em diversos portais de oportunidades empregatícias.

As vagas podem ser encontradas em diversos sites de emprego, e muitas empresas contam com estagiários do curso para coordenar projetos que visam melhorar o ambiente de trabalho. Mais à frente, citaremos alguns portais de vagas que podem ser úteis na procura.

Como está o mercado de trabalho para Psicólogos

Para a sorte de quem está investindo nos estudos nesse ramo, a área de psicologia está em expansão no mercado de trabalho, com muitas vagas de emprego estando disponíveis para profissionais desse nicho. A procura atual no Brasil é grande.

Entenda o que é necessário para se tornar Psicólogo
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque 86% dos brasileiros têm algum problema de saúde mental, de acordo com pesquisa feita pela Vittude. O número é alto, preocupante, mas nos mostra que as oportunidades para o setor tendem a crescer, já que o número de pacientes deve ser grande.

Por conta do período de isolamento social que todo o mundo foi forçado a passar recentemente, o número de pacientes, nos próximos anos, deve aumentar consideravelmente, o que faz com que o Psicólogo se torne um profissional muito valioso no mercado de trabalho.

Por que os Psicólogos estão em alta no mercado?

Além do alto número de brasileiros que lidam com problemas de saúde mental, existem outros fatores que nos mostram que o mercado deve ser próspero para os profissionais do ramo, sejam essas oportunidades vindas da iniciativa pública ou privada.

Confira agora alguns dos motivos que colaboram para que o mercado de trabalho para o Psicólogo esteja em expansão:

  • Terapia mais acessível para a população, já que, com o aumento da demanda, o serviço tende a ficar mais barato;
  • A saúde mental está deixando de ser um tabu, e com isso, a população está mais aberta para falar sobre esses problemas com Psicólogos;
  • Os movimentos sociais vêm ganhando força, e com o empoderamento de grupos específicos, como o de mulheres, o acompanhamento psicológico se mostrou uma ferramenta útil de assimilação para esse grupo de pessoas;
  • Maior número de vagas, já que o Psicólogo hoje é necessário em diversos ambientes diferentes, como escolas, empresas e hospitais;
  • Para Psicólogos que tenham um bom senso de empreendedorismo, a profissão de coach também serve como uma área de atuação.

Qualidades necessárias para ser um bom Psicólogo

Por mais que se tenha vontade de se trabalhar em uma profissão, é necessário saber se você tem as qualidades necessárias para arcar com as responsabilidades que ela traz. É importante que o Psicólogo sempre tenha isso em mente quando estiver tratando de um paciente.

Entenda o que é necessário para se tornar Psicólogo
Foto: (reprodução/internet)

Um dos principais pontos que o Psicólogo precisa ter em mente é que tudo que o paciente falar durante a consulta é extremamente confidencial, e não deve ser comentado, citando pessoas, para pessoas de próprio convívio ou para outros pacientes.

Confira abaixo quais são as qualidades que um Psicólogo precisa ter para ser um bom profissional:

  • É necessário ter em mente que é preciso respeitar todos os limites da atuação;
  • Manter o sigilo do paciente;
  • Conseguir manter um raciocínio abstrato, pois facilita a compreensão das questões citadas pelo paciente;
  • Escutar atentamente o paciente;
  • Respeitar as crenças e os valores dos pacientes, mesmo que vão de confronto aos seus;
  • Ser empático;
  • Ser capaz de se manter imparcial durante o atendimento.

Onde procurar as vagas de emprego para o cargo

Hoje, o melhor local para se procurar vagas de emprego é através do LinkedIn, plataforma que permite uma grande interação entre o empregador e o empregado, além de também disponibilizar uma espécie de currículo de maneira clara e objetiva.

Entenda o que é necessário para se tornar Psicólogo
Foto: (reprodução/internet)

Através do site, se tornou mais fácil que os recrutadores encontrem profissionais da área, que podem adicionar seus cursos, formação acadêmica e outras informações pertinentes para conseguir se destacar dentro do mercado de trabalho.

Contudo, para conseguir utilizar o site como ferramenta para encontrar empregos, é preciso fazer um cadastro antes. Confira abaixo como se cadastrar na plataforma:

  • Acesse a página principal do site e clique em “Cadastre-se agora”, no canto superior direito da tela;
  • Inicie seu cadastro informando seu e-mail e criando uma senha. Após isso, será necessário adicionar informações pessoais e profissionais no site;
  • Após finalizar o cadastro, vá até a barra de pesquisas e pesquise pelo nome da profissão que deseja;
  • Ao encontrar a vaga desejada, basta clicar nela e, caso cumpra com os pré-requisitos necessários, clicar em “Candidate-se”;
  • Depois disso, ao clicar em “Enviar candidatura”, o candidato já estará concorrendo à vaga de emprego.

Site com vagas de emprego para estágios na área

É possível encontrar vagas de estágio através do LinkedIn, porém, existem outros portais de oportunidades de emprego que também contam chances para que consigam trabalhar, principalmente caso seja um estagiário do curso.

O CIEE é o que mais se destaca nesse meio, pois disponibiliza oportunidades para estudantes que queiram uma chance de adquirir experiência no mercado de trabalho, além de que os estágios oferecidos na plataforma são remunerados, sendo mais interessantes para a maioria dos candidatos.

Tem vontade de se tornar Psicólogo? Invista nesse mercado

Já vimos que o mercado de trabalho é próspero para os Psicólogos, e a tendência é que isso se perpetue por longos anos, pois o profissional, ao ficar cada vez mais evidente a importância da saúde mental, vai se tornar cada vez mais valorizado no mercado.

Por isso, se o seu objetivo é se tornar um Psicólogo, invista nesse meio sem remorso, pois o futuro é brilhante para os profissionais da área, além de que você pode ter certeza que estará mudando a vida de muitas pessoas com seus conhecimentos sobre a área.

ANÚNCIO