5 dicas para que você possa crescer profissionalmente

Já teve uma sensação de estar estagnado? Uma vontade de crescer, tendo uma sensação que parece que todo mundo está avançando e crescendo e de que só você está parado? É chato né?

Loucura é querer uma mudança agindo da mesma forma. Se você tem buscado viver algo novo, uma mudança, é preciso rever suas atitudes e mudar aquilo que precisa ser mudado. Dois mais dois sempre será quatro, não espere um resultado diferente sem mudar as variáveis.

Steve Jobs dizia que todos os dias se perguntava “se hoje fosse meu último dia de vida, eu gostaria de fazer o que tenho que fazer?” e quando a resposta era “não” por muitos dias seguidos, ele sabia que precisava mudar algo.

crescer
Fonte: Imagem Internet

E você, está feliz com a situação atual? Você sabe quais passos tomar para mudar essa realidade? 

1 Autoconhecimento e foco

A primeira coisa que você precisa é se conhecer, saber seus dons e suas deficiências. Saiba o que você precisa melhorar e saiba onde quer chegar. Parafraseando Lewis Carroll, se você não tiver um destino certo, qualquer caminho vai servir.

Tenha foco, ainda citando Jobs, foco “significa dizer não às centenas de outras boas idéias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente”. Saiba dizer não para o que não é necessário, se mova pelo seu objetivo, não pela situação atual.

2 Crie o hábito de pensar

Procure ler livros que desenvolvam seu senso crítico, para que você não seja apenas um “papagaio”, no sentido de apenas repetir ideias e conceitos que viu ou ouviu alguém dizendo. Tenha suas próprias ideias, seja criativo.

Atualmente, o mercado está em constante mudança, pessoas criativas e com uma identidade bem definida têm ganhado espaço e preferência por parte das empresas, especialmente empresas que precisam de um ambiente criativo e inovador, como as de marketing digital.

Busque desenvolver o hábito de anotar seus pensamentos e de tempos em tempos, releia seus pensamentos e analise se eles ainda fazem sentido com o seu pensamento de agora, e se tiver mudado, analise o motivo dessa mudança.

3 Não burle regras

Quantas vezes você já ouviu o termo “jeitinho brasileiro”? Aposto que direto você ouve isso, especialmente quando se trata de alguma coisa burocrática. Não é verdade? Mas, não aplique esse ditado no seu trabalho.

Seja a mudança que você espera ver acontecer, se existe esse paradigma, de que brasileiro sempre da um jeitinho, mude isso em seu ambiente de trabalho.

Ser diferente irá mostrar que você tem caráter, que é alguém de confiança. Acredite, nenhum CEO iria promover alguém para um cargo estratégico, sem ter confiança nessa pessoa. Não dê jeitinhos, assim você irá transmitir a confiança que seu chefe precisa.

4 Invista em você mesmo

Se você deseja assumir um cargo de maior responsabilidade, precisa estar capacitado para esse cargo. Por exemplo, se você trabalha em uma empresa com escritórios no exterior e deseja assumir uma chefia, saiba falar inglês para poder conversar com os gestores nos outros países.

Invista em seus estudos, assim como, procure se aperfeiçoar em seus dons, torne-se excelente no que você é bom e procure diminuir seus pontos negativos.

5 Seja proativo

Ta vendo algum problema em sua empresa? Evite ficar reclamando desse problema com seus colegas, pense em uma solução para resolvê-lo e seja proativo, não espere que seu chefe mande você fazer algo.

Deseja assumir um cargo de liderança? Mostre que você da conta do recado, no sentido de ser capaz de resolver os problemas e encontrar soluções. Para assumir um cargo de liderança, mostre que você é um líder.

Você quer alcançar novos patamares em sua jornada de trabalho? Tenha atitudes que sejam condizentes com esse seu desejo! 

“Eu penso que, se você faz algo e isso se torna realmente bom, então você deve realizar mais alguma coisa incrível, sem se apoiar nisso por muito tempo. Apenas descubra o que está por vir”.- Steve Jobs

Se você está buscando um emprego, alguns sites que você pode utilizar para procurar vagas são o vagas.com e o indeed.com