5 dicas para crescer profissionalmente

Você já teve uma sensação de estar estagnado? Com uma vontade de crescer e pensar que todo mundo está avançando e crescendo, menos você? Então, essa sensação aumenta quando o tema é “mercado de trabalho”.  

A verdade é que para conseguir mudar, é preciso agir diferente. Se você tem buscado conseguir algo novo, é preciso rever suas atitudes e mudar aquilo que possa estar impedindo essa evolução. Por exemplo, dois mais dois sempre será quatro, não espere um resultado diferente sem mudar as variáveis!

O gigante Steve Jobs dizia que todos os dias se perguntava “se hoje fosse meu último dia de vida, eu gostaria de fazer o que tenho que fazer?” e quando a resposta era “não” por muitos dias seguidos, ele sabia que precisava mudar algo. Seguindo esse pensamento, é necessário observar quais pontos da vida você precisa fazer uma mudança. 

crescer
Fonte: Imagem Internet

Caso você deseje mudar suas atitudes e conseguir aquilo que sempre buscou, é interessante seguir alguns passos a seguir:

1. Tenha autoconhecimento e foco

A primeira coisa que você precisa é conhecer suas habilidades e deficiências. Saiba o que você precisa melhorar e saiba onde quer chegar, parafraseando Lewis Carroll, se você não tiver um destino certo, qualquer caminho vai servir. E não é isso que desejamos. 

Em relação ao foco, ainda citando Jobs, foco “significa dizer não às centenas de outras boas idéias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente”. Logo é importante saber reconhecer o que é necessário, com base em seu objetivo e não pela atual situação que está vivendo.

2 Crie o hábito de pensar

Procure ler livros que desenvolvam seu senso crítico, para que você consiga criar seus conceitos e ter ideias, não apenas repetindo o que já conhece. O ideal é sempre estimular a criatividade para assim ter mais diferenciais em relação às outras pessoas.

Atualmente o mercado está em constante mudança, e nisso pessoas criativas e com uma identidad têm ganhado espaço e preferência por parte das empresas. Isso ocorre naquelas que buscam um ambiente criativo e inovador, como na área de marketing digital por exemplo.

5 dicas para crescer profissionalmente
Foto: (reprodução/internet)

3. Não burle as regras

Quantas vezes você já ouviu o termo “jeitinho brasileiro”? Aposto que com muita frequência, especialmente quando se trata de algo burocrático. Mas o ideal é não aplicar esse ditado no seu trabalho. Seja a mudança que você espera ver acontecer, se a ideia de conseguir tudo no jeitinho estiver em seu ambiente profissional, mude esse pensamento!

Ser diferente irá mostrar que você tem caráter e alguém em quem se pode confiar. Acredite, nenhum CEO iria promover alguém para um cargo estratégico, sem ter confiança nessa pessoa. Não dê jeitinhos, assim você irá transmitir a confiança que seu chefe precisa.

4. Invista em você mesmo

Se você deseja assumir um cargo de maior responsabilidade, é necessário estar capacitado para isso. Por exemplo, se você trabalha em uma empresa com escritórios no exterior e deseja assumir uma chefia, saiba falar inglês para poder conversar com os gestores nos outros países.

Além disso, é essencial investir nos estudos na medida em que aperfeiçoa suas habilidades: torne-se excelente no que você já é bom e procure diminuir seus pontos negativos. Para procurar cursos profissionalizantes de alta qualidade, basta entrar no site do SENAI e encontrar o que mais se encaixa com seu perfil!

5 dicas para crescer profissionalmente
Foto: (reprodução/internet)

5. Seja proativo

O primeiro passo para conseguir se procurar é observar o local onde se encontra, visualize algum problema na empresa e não reclame com seus colegas de trabalho (causa uma má impressão). O ideal é pensar numa solução para resolvê-lo, isso é proatividade!

O mesmo vale para quem deseja assumir um cargo de liderança, mostre que você consegue resolver os problemas sozinho e encontrar soluções para todas as dificuldades que sugirem.  Para assumir um cargo desse nível, mostre que você é um líder. Você quer alcançar novos patamares em sua jornada de trabalho? Tenha atitudes que sejam condizentes com esse desejo! 

Se você está buscando um emprego, alguns sites que você pode utilizar para procurar oportunidades de trabalho são o vagas.com e o indeed.com