Jovem Aprendiz no Banco do Brasil – salário, benefícios, cadastro

O Banco do Brasil vem fazendo diversas contratações de aprendizes para auxiliarem nos serviços em suas agências espalhadas por todo o país. Para quem já conhece o programa jovem aprendiz, sabe que essa oportunidade é excelente!

Isso porque ela tem o ideal de abrir portas para os jovens que querem encontrar o primeiro emprego em uma grande empresa. Saiba mais sobre como se cadastrar no programa jovem aprendiz do BB.

Jovem Aprendiz no Banco do Brasil – salário, benefícios, cadastro
Fonte: (Reprodução/Internet)

Neste artigo você vai encontrar os seguintes temas:

  • Tudo sobre o Programa Jovem Aprendiz do Banco do Brasil;

  • Qual é a remuneração;

  • Como se candidatar;

  • Benefícios de trabalhar no BB;

  • Porque trabalhar no Banco do Brasil pode ser vantajoso;

  • Dicas para entrar no mercado de trabalho.

Como funciona o Programa Jovem Aprendiz no Banco do Brasil

Atualmente, o Banco do Brasil oferece dois tipos de programa voltado ao jovem aprendiz. A iniciativa é direcionada aos jovens e adolescentes de famílias de baixa renda. Os dois programas tem o objetivo de preparar esse público tanto na vida profissional como na vida social.

Jovem Aprendiz no Banco do Brasil – salário, benefícios, cadastro
Fonte: (Reprodução/Internet)

As modalidades são Programa Aprendiz BB e o Programa Jovem Aprendiz. Ambos estão de acordo com as exigências do Estatuto da Criança e do Adolescente da Lei de Aprendizagem nº 10.097/05. 

Com esse formato, o Banco do Brasil já soma quatro mil aprendizes em todo o país. Todos são estudantes da rede pública ou bolsistas em colégios particulares. É importante informar que eles são selecionados através das entidades Sem Fins Lucrativos que possuem parceria com a instituição. 

Mais detalhes 

Pelo fato do banco ter um programa diferenciado, a carga de horas também é separado por programa. Daremos mais detalhes sobre isso mais a seguir, porém para ficar mais claro. No programa Aprendiz BB, o adolescente conta com 552 horas e no Programa Jovem Aprendiz, o jovem conta com 828 horas. 

Outro ponto que é válido ficar atento é que para ser escolhido por essas entidades os alunos são avaliados pelo bom aproveitamento nos estudos. Esse critério é utilizado para incentivar ainda mais os candidatos a se comprometerem com o aprendizado. 

Lembrando que para considerar uma instituição apta para intermediar o recrutamento dos estudantes no processo seletivo, elas devem estar regularizadas e ter o programa entre suas atuações, dispor de certificado reconhecido e estar regularizado junto aos órgãos federais.

Contrato de aprendizagem no BB

Jovem Aprendiz no Banco do Brasil – salário, benefícios, cadastro
Fonte: (Reprodução/Internet)

Também é necessário dizer que o Banco do Brasil conta com entidades sem fins lucrativos para selecionar candidatos. Ou seja, ela optou pela contratação indireta. Assim, as empresas intermediadoras precisam ser validadas pelo Ministério do Trabalho.

Conforme previsto pela Lei, a duração do contrato é de dois anos não podendo ser prorrogado. Quanto à jornada de trabalho, esta deverá ser de no máximo 6 horas. A estipulação da carga horária depende de qual programa o estudante estiver inserido. Falaremos disso no próximo tópico. 

Você, como jovem aprendiz, atente-se no contrato. Observe se constas as informações referentes à escolaridades, curso profissionalizante, carga horária, as atividades que serão exercidas e a própria duração do contrato.

Jovem aprendiz não é estagiário

Lembre-se ainda que existe uma grande diferença entre jovem aprendiz e estagiário. Tanto a carga horária quanto o vínculo empregatício e direitos percebidos são distintos. Por exemplo, o jovem aprendiz recebe férias, vale-transporte, décimo terceiro, FGTS, etc.

Sem contar que o contrato de aprendizagem exige que o estudante tenha simultaneamente o conhecimento prático e teórico por meio de cursos profissionalizantes. Já o estagiário não é respaldado por lei para receber os direitos citados. 

Sob o contrato de estágio, o estudante tem direito apenas às férias. Da mesma forma, o estagiário não tem registro na carteira e não possui vínculo empregatício. Isso não acontece com o jovem aprendiz, já que ele segue as normas da CLT.

Por que trabalhar no Banco do Brasil?

Você pode estar se perguntando porque trabalhar no Banco do Brasil pode ser vantajoso. Além do BB ser um dos maiores bancos do país, ele oferece um programa de aprendizagem conceituado para jovens e adolescentes.

Jovem Aprendiz no Banco do Brasil – salário, benefícios, cadastro
Fonte: (Reprodução/Internet)

Contanto com duas modalidades diferentes, o BB consegue dar mais oportunidades para que os estudantes tenham sua primeira experiência no mercado de trabalho. Inclusive, isso pode ajudá-los até mesmo na escolha da carreira profissional. Quem sabe eles não desenvolvam o interesse de prestar concurso para o próprio Banco do Brasil?

Também, num comparativo com outras instituições bancárias que oferecem vagas de jovem aprendiz, o BB possui uma grande variedade de benefícios do que outros como a Caixa Econômica Federal por exemplo. A CEF só oferece processo seletivo para adolescentes até 17 anos.

Avaliação de ex-funcionários

Para saber se o Banco do Brasil é um bom lugar para trabalhar, nada melhor do que procurar pela opinião de antigos e atuais funcionários da empresa. No site indeed, nos deparamos com algumas avaliações. No geral, o BB tem uma pontuação de 4,6 estrelas.

Um ex-aprendiz do setor administrativo de uma das agências em Uberlândia, que preferiu não se identificar, declarou que se trata de um ambiente muito bom para trabalhar e pontuou como positivo o salário e o vale refeição. Como negativo, destacou que não teve acesso ao convênio odontológico.

Outro anônimo disse ter trabalhado como jovem aprendiz escriturário do banco. Ele afirmou que teve acesso ao seguro de vida, a um bom ambiente de trabalho e a um bom salário. Como negativo, o ex-funcionário destacou o contrato que acaba em dois anos. 

Quais são os requisitos?

Conforme explicado anteriormente, o Banco do Brasil trabalha com duas modalidades de Programa Jovem Aprendiz. Logo, cada um possui seus próprios requisitos. Caso não se encaixe em um, pode avaliar ainda a segunda alternativa.

Jovem Aprendiz no Banco do Brasil – salário, benefícios, cadastro
Fonte: (Reprodução/Internet)

Vamos falar primeiro sobre o Programa Aprendiz BB, veja logo abaixo quais são os critérios:

  • Ter entre 15 e 16 anos;

  • A renda da família em que o estudante está inserido não pode ser maior que meio salário mínimo;

  • Estar cursando pelo menos a sétima série ou o oitavo ano do ensino fundamental;

  • Ser estudante a rede pública ou ser bolsista em escola particular;

  • Apresentar bom aproveitamento e frequência regular no colégio.

A segunda opção é o Programa Jovem Aprendiz. Confira os requisitos:

  • Ter entre 18 e 22 anos;

  • A renda da família em que o estudante está inserido não pode ser maior que um salário mínimo;

  • Caso não tenha terminado o ensino médio, estar cursando pelo menos o primeiro ano do ensino médio;

  • Ser estudante a rede pública ou ser bolsista em escola particular;

  • Apresentar bom aproveitamento e frequência regular no colégio.

Jornada de trabalho 

Como falado em um dos tópicos, a jornada de trabalho varia de acordo com o tipo de Programa de Aprendiz do BB e dentro das normas da Lei de Aprendizagem. No caso de estudantes adolescentes, a carga horária será de 4 horas por dias, não podendo exceder esse limite.

Já para os jovens a jornada de trabalho é de até 6 horas diárias, também não podendo exceder esse limite. Durante essa carga horária, tanto os jovens como adolescentes devem receber capacitação prática e teórica.

Esse período é dividido da seguinte forma: 4 dias úteis da semana, o estudante tem a aprendizagem prática no banco e 1 dia útil de aprendizagem teórica na entidade assistencial.

Leia também: Veja como buscar vagas de Jovem Aprendiz no Bradesco

Passo a passo para se candidatar às vagas

Conforme o próprio site do Banco do Brasil, para se candidatar à vaga de jovem aprendiz é necessário se cadastrar junto a uma entidade sem fins lucrativos vinculada à instituição bancária, que promova ações sociais com jovens e adolescentes no bairro, cidade ou comunidade do estudante. 

Jovem Aprendiz no Banco do Brasil – salário, benefícios, cadastro
Fonte: (Reprodução/Internet)

Assim, não é possível fazer o cadastro online para participar do processo seletivo. Sabemos que uma das entidades parceiras do BB é o CIEE. Caso queira, pode optar em saber mais informações sobre esse e outros recrutamentos através deste link.

Ou pode optar por ir até uma agência do banco e perguntar sobre essas empresas. O BB recomenda em sua página que os estudantes procurem as entidades conveniadas para obter informações. Lembrando que cada região pode possuir uma instituição responsável pelo processo.

Direitos e benefícios

Chegamos a uma das partes que mais interessam os futuros aprendizes. Afinal, obter conhecimento é muito bom, mas receber um dinheirinho no final do mês também é atrativo, não é mesmo?! 

Os direitos como FGTS, décimo terceiro, férias remuneradas, carteira de trabalho assinada e salário são iguais tanto para o Programa Aprendiz BB para adolescentes como o Programa Jovem Aprendiz voltado apenas para jovens (maiores de 18 anos).

Os adolescentes recebem remuneração de um salário mínimo, auxílio alimentação de R$ 200, plano de saúde e vale transporte. Enquanto os jovens recebem remuneração de um salário e meio, vale transporte, plano de saúde e auxílio alimentação de R$ 200. 

Dicas para ser um bom jovem aprendiz

Por fim, separamos algumas dicas para te ajudar a ser um bom jovem aprendiz independente da instituição em que estiver vinculado. A recomendação mais importante é ser comprometido e organizado com as tarefas que lhe serão propostas no dia a dia. 

Também, tenha cuidado ao gerenciar o seu tempo para que o trabalho não atrapalhe seus estudos. Lembre-se que empresas com o Banco do Brasil valorizam o comprometimento do estudante com o aprendizado. Caso o seu rendimento escolar caia, isso pode atrapalhar na sua avaliação perante a companhia.

Nota de responsabilidade: Antes de se candidatar a vagas de empregos, cursos ou certificações profissionais, consulte a página oficial da empresa ou instituição de ensino para atestar a veracidade das informações. O Facebook não se responsabiliza por quaisquer complicações ou contratempos que possam acontecer antes, durante ou depois dos respectivos processos seletivos apresentados.