O Lidl é um grupo muito conhecido em Portugal. Surgiu na Alemanha e hoje também conta a sua história em solo lusitano. Para os trabalhadores, os benefícios vão além dos salários compatíveis com o mercado. Há diversos programas de parcerias, kits e subsídios.
Para se ter uma ideia, todos os colaboradores recebem 175 euros por mês para subsidiar a alimentação. E para quem quiser investir na carreira tem ainda a progressão profissional, que conta com formação, igualdade de gênero, mobilidade internacional e acolhimento.
O que você vai encontrar nesse conteúdo? Para quem está interessado em iniciar uma carreira ou recolocar no mercado em um grande grupo, o Lidl é uma boa opção. Por isso, os tópicos abaixo vão contar sobre como participar do processo de seleção desse supermercado, além de algumas curiosidades.
1 – Saiba o que é o Lidl
O Lidl é uma rede de supermercados que surgiu na Alemanha. Atualmente, está presente no mundo todo, sendo exatamente em 32 países. O nascimento foi por conta de Josef Schwarz, durante o início da década de 1930. Sendo um pioneiro da ideia.
A marca pertence ao Grupo Schwarz, que é considerado o maior da Europa na área de retalhos. Com a abertura da primeira loja, o Lidl se tornou um grupo de varejo alemão e que conta com mais de 11 mil lojas em todo o continente europeu.
A partir dos anos de 2015, a empresa anunciou planos de expansão, espacialmente para chegar nos Estados Unidos. Conforme a Deloitte, o grupo está entre os 10 maiores grupos comerciais do mundo todo. Em Portugal, a história do Lidl começou em 1995.
O Lidl em Portugal
A inauguração da primeira loja em Portugal aconteceu em 1995, na cidade de Sintra. Quase que ao mesmo tempo, também houve aberturas em outras cidades, totalizando 13 lojas e revolucionando todo o setor de distribuição no país.
Em 2020, o Lidl confirmou que tinha mais de 7 mil colaboradores em Portugal. E eles estavam distribuídos em mais de 260 lojas e em 4 direções regionais. Em cada zona existe uma sede, sendo que Famalicão é no Norte, Torres Novas no Oeste, Sintra no Centro e Palmela no Sul.
No país lusitano, o Lidl é visto como um supermercado de baixo custo. Inclusive, que vende produtos para vários fins, desde alimentos até os de higiene. Hoje, Michel Biero é o executivo por trás da Lidl na França, mas também é quem responde pelo grupo em outros países.
2 – Descubra como é trabalhar no Lidl
O Teamlyzer é um dos sites de empregos que mais são acessados na Europa. Por lá, as pessoas podem comentar sobre como é a realidade nas empresas. E os comentários sobre o Lidl são todos positivos. Especialmente com foco na empresa.
As pessoas comentam coisas como “empresa transparente”, “trabalho satisfatório” e “empresa produtiva”. No entanto, a nota média é de 2,5 de um total de 5. Isso quer dizer que nem todos os pontos são positivos. A qualidade da gestão é uma das reclamações.
Além disso, leve em conta que os funcionários do Lidl afirmam ter jornada de trabalho de 9 horas diárias. No entanto, a empresa não informa sobre isso, até porque existem turnos e horários que podem variar conforme o horário de atendimento ao cliente.
O que as pessoas dizem sobre trabalhar no Lidl
Ao menos, 6 itens foram avaliados pelas pessoas que comentaram sobre o trabalho no Lidl. O com melhor pontuação tem a ver com o salário. Depois, vem avaliações focadas no equilíbrio do trabalho com a vida pessoal, o reconhecimento do trabalho e a oportunidade de carreira.
Os funcionários também comentam sobre os valores do Lidl. Logo, considera a orientação do cliente, o entusiasmo, a responsabilidade, a simplicidade e a justiça da empresa com as suas equipes. E há informações de que existe a possibilidade de transferência de local de trabalho.
Por lá, isso é chamado de mutação. Isso quer dizer que as pessoas podem tentar um cargo novo ou um local de trabalho novo a partir de uma transferência. A mobilidade geográfica, portanto, acaba sendo uma das vantagens de trabalhar no grupo.
3 – Saiba quais os benefícios de trabalhar no Lidl
Além dos salários atrativos, o grupo também conta com benefícios. Um deles é a ideia de progressão salarial. Para se ter uma ideia, a área manager tem progressão salarial de 8% ao ano. Os gestores de loja possuem projeção ainda maior, sendo de 11%.
Curiosamente, nesse ponto também entra o salário do operador de loja. Sabe qual é? Em 2020, ele era de 670 euros e a ideia era que chegasse e 870 euros em ao menos 3 anos. Isso considerando um trabalho de 40 horas semanais.
E tem mais benefícios de trabalhar no Lidl. Por exemplo, os eventos, as frutas frescas, o kit bebê, os leilões, as licenças sabáticas, a adição de dias nas férias, as parcerias com lojas, o programa boomerang, o programa Mais Saúde, entre outros.
Quanto é o salário no Lidl
Conforme a Teamlyzer, o salário médio bruto mensal para os profissionais do Lidl está entre 1.000 euros e 1.200 euros. Só que isso vai depender do cargo, da função e da carga horária. No Brasil, o Indeed é muito conhecido. O site também traz informações sobre o Lidl.
Assim, na parte de salários, as pessoas dizem que essa é uma boa empresa. Inclusive, cita uma matéria de 2021 que menciona que os supermercados portugueses afirmaram que vão começar a atualizar os salários dos funcionários com mais ênfase a partir de agora.
Em um dos textos, que foi publicado no DN, diz que “todas as pessoas que trabalham para o Lidl receberão mais dinheiro no próximo ano”. A informação era a de que a cadeia toda iria investir 180 milhões de euros com intervenção em 24 lojas.
4 – Comece entendendo o processo seletivo para trabalhar no Lidl
Na internet, dá para ver que todos candidatos que passaram por processos de seleção dizem que receberam respostas, sejam positivas ou negativas, da empresa. Uma das pessoas dizem que as entrevistas foram tranquilas, atribuindo um grau de dificuldade 1 em uma escala até 5.
Também sobre o processo de seleção, saiba que jovens que possuem a partir dos 14 anos podem ser admitidos a partir de um plano menos intenso. Para isso, precisam da permissão dos pais ou dos responsáveis, que são quem assinam o contrato de trabalho.
O curioso é que o processo de seleção acaba sendo o mesmo. No entanto, existem aquelas vagas que são mais focadas para esse público. Ainda mais porque a partir dos 16 anos, essas pessoas podem começar a pensar em um plano de carreira dentro do grupo.
As entrevistas de emprego no Lidl
Conforme os relatos que encontramos, saiba que as entrevistas de emprego no Lidl são tranquilas. Porém, seletivas. Isso quer dizer que mesmo que não se tenha perguntas difíceis para serem respondidas, nem todo mundo consegue êxito.
Entre as perguntas mais comuns, está aquela sobre as qualidades necessárias para desempenhar as missões em cada uma das funções. Também em perguntas sobre as habilidades pessoais de cada um. E também os desafios que cada candidato possui.
5 –Como fazer a inscrição no Lidl
Agora você conhece quase tudo sobre essa empresa e só falta descobrir como se inscrever. Existe uma página online que traz todas as oportunidades abertas. Ao todo, hoje, são mais de uma centena. Inclusive, para operadores. E em várias cidades portuguesas.
Em cada vaga, a pessoa pode ver a descrição da vaga. Ou seja, o local de trabalho, o formato dele e também a localização. Para se ter uma ideia, uma das últimas oportunidades lançadas é para operador de armazém para trabalhar em Torres Novas. Não é preciso experiência.
A candidatura online para as vagas no Lidl
Então, após a escolha da vaga ideal, o próximo passo é se inscrever. Dentro de cada oportunidade tem duas opções, sendo “ver mais detalhes” ou “candidatar”. Quem opta por se candidatar vai precisar preencher um formulário com dados pessoais. Tipo um cadastro grátis.
E quem ainda não está seguro sobre isso, pode ir no outro botão. Lá, vão ter todas as informações sobre a vaga de trabalho. Inclusive, responsabilidades, perfil exigido e os benefícios, os quais já foram mencionados nesse conteúdo.
Outras vagas de trabalho em Portugal
Para quem está em busca de trabalho em supermercados em Portugal, mas ainda não encontrou no Lidl, saiba que tem outras opções. Entre os mais conhecidos, o Pingo Doce, que também é uma rede focada em preço baixo e atacado para os consumidores e empreendedores que possuem um pequeno comércio.
Depois, vem o Continente, que é uma super rede que funciona muito bem nas capitais e centros comerciais, como Lisboa e Porto. No geral, esses são os mercados mais famosos com vagas de emprego são Lidl, Pingo Doce e Continente. Outros são: Jumbo, Rede Mercadona, Mini Preço e Super Cor.