Como cadastrar currículo para vagas abertas no Continente

Trabalhar em uma rede de supermercados pode ser uma forma interessante de conseguir o primeiro emprego. Concorda? Para muitos brasileiros, a chance de trabalhar em outro país também pode ser vista a partir desses estabelecimentos comerciais de alimentos.

Em Portugal, as maiores redes aceitam estrangeiros, o que é uma ótima ideia para o brasileiro que quer ir morar na Europa. Um bom exemplo é o Continente, que é muito histórico por lá e tem investido cada vez mais em novos projetos.

Nos tópicos abaixo, a gente vai trazer aqui as principais informações sobre essa rede e também algumas dicas sobre como é trabalhar em Portugal. Isso tudo a partir da experiência que encontramos de brasileiros que já estiveram nessa situação.

Como cadastrar currículo para vagas abertas no Continente
Foto: (reprodução/internet)
  • Trabalhar em supermercado em Portugal;
  • O que é o Continente;
  • Quais as vagas abertas no Continente;
  • Como cadastrar o currículo no Continente;
  • As melhores dicas para quem vai trabalhar em Portugal.

Trabalhar em supermercado em Portugal

Quem pretende trabalhar em Portugal deve considerar que os supermercados costumam ser porta de entrada para muitos estrangeiros, como brasileiros. O Continente é uma dessas opções, sendo que abre vagas quase que diariamente em várias cidades.

ANÚNCIO

Quanto ao salário, é razoavelmente bom, se a gente comparar com o salário mínimo português. Atualmente, ele está em menos de 700 euros no mês. Enquanto isso, quem trabalha em supermercado por lá acaba ganhando acima de 970 euros.

Como cadastrar currículo para vagas abertas no Continente
Foto: (reprodução/internet)

Mas, vale a informação de que o brasileiro que quer ir para Portugal para trabalhar precisa planejar esse objetivo. O que vai desde o visto até mesmo o tempo de estadia por lá, o contato com a empresa e tantas outras informações importantes.

Quais as vagas para mercados em Portugal

Para quem é estrangeiro ou não tem experiência no mercado, leve em conta que tem sim como trabalhar em mercados portugueses. Para isso, vale a pena focar em cargos operacionais, como de estoquista, repositores ou até mesmo atendentes internos.

ANÚNCIO

Com o tempo, a pessoa pode subir de cargo e chegar à gerência, o que leva alguns anos. Por lá, vale a pena saber também que os turnos são semanais e garantem 2 dias de folga. Em outros casos, tem a questão do horário, onde a soma semanal tem que ser de 40 horas.

A maioria dos mercados oferecem treinamento técnico e prático para os novos funcionários, o que também é remunerado. Os turnos rotativos acontecem de manhã e de tarde. Os salários variam bastante, de 534 euros até 1.425 euros no mês.

O que é o Continente

Continente é a marca de retalhos alimentares da Sonae MC. Ela possui mais de 3 décadas de existência, sendo a primeira cadeia de hipermercados a se instalar em Portugal. Atualmente, são mais de 270 lojas, o que representa um conglomerado de unidades em todo país.

ANÚNCIO

O foco está em oferecer alimentos e produtos a preço baixo. Para isso, usa-se de dinâmicas promocionais, sem perder qualidade e com produtos variados. Curiosamente, a Continente é responsável pela alteração de hábitos de consumo dos portugueses.

Como cadastrar currículo para vagas abertas no Continente
Foto: (reprodução/internet)

Isso aconteceu em 1985, quando abriu o primeiro hipermercado da marca. Desde então se consolida como preferida no mercado nacional e até por estrangeiros. Essa confirmação vem dos prêmios que recebe pelo ranking da Marca de Confiança.

O novo mercado de trabalho

Um fato curioso é sobre o fato de que há vagas no Continente Labs. Essa é uma ideia nova, sendo que é considerada a primeira loja sem caixas que existe em Portugal. Esse lugar fica na D. Filipa de Vilhena, no Jardim do Arco do Cego.

O lugar conta com 200 câmeras e sensores. A área de vendas é de 150 metros quadrados, com 20 quilômetros de cabeamento de redes e milhares de produtos. A pessoa pode criar carrinhos virtuais e fazer pagamentos com processamento automático no cartão.

Inclusive, para quem é consumidor, leve em conta que o aplicativo Continente Online tem feito o maior sucesso por lá. Assim, dá para comprar online, usando cartão virtual e com listas de compras. As entregas são ilimitadas e sem custos adicionais. Logo, tem vagas para TI.

Quais as vagas abertas no Continente

Com o tanto de unidades abertas, leve em conta que são muitas as vagas de emprego disponíveis em todo o país lusitano. As oportunidades mais comuns são: técnico de manutenção, coordenador de áreas, operadores de talhos, operadores de peixaria, operadores de lojas e muito mais.

Como cadastrar currículo para vagas abertas no Continente
Foto: (reprodução/internet)

Qual é o salário de quem trabalha no Continente? Os colaboradores de loja do Continente ganham em média 981 euros por mês. Já os repositores, para trabalhar durante o dia todo, em full time, ganham 438 euros no mês. E há muitas vagas em Tavira, além de outras cidades.

Para comparar com o Brasil, leve em conta que assim como no Brasil existem várias funções. O que muda é o nome e alguns requisitos. No entanto, no geral, considere que cargos operacionais, que são mais braçais, acabam sendo mais populares entre estrangeiros.

Vale a pena trabalhar no Continente

A partir das informações que está no Indeed, saiba que o Continente é um ótimo lugar para trabalhar. A nota é de 4 estrelas de um total de 5. Assim, foram mais de 270 avaliações nessa plataforma, ao passo que a maioria é positiva.

Entre as pontuações mais altas, estão aquelas para categorias como de trabalho/lazer, gestão, cultura e remuneração/benefícios. Já no quesito estabilidade e promoção, os avaliadores não deram boas notas para a empresa.

Um exemplo vem do que comentou um repositor de caixa, que trabalhou lá nesse mercado em 2017. “O lugar tem ótima organização, um bom grupo de trabalho, bons conhecimentos comerciais e é excelente para iniciar a vida profissional”.

Como cadastrar o currículo no Continente

Por ser uma empresa que faz parte do grupo Sonae, saiba que a candidatura de currículos é feita a partir do site do grupo. Logo, atualmente são mais de 960 oportunidades. No site oficial, as pessoas podem fazer pesquisas em vários idiomas, como português ou inglês.

Como cadastrar currículo para vagas abertas no Continente
Foto: (reprodução/internet)

Dessa forma, a pessoa pode buscar a nível global ou nacional. Além disso, há lojas, clínicas Dr. Well’s, estágios e muito mais. E dá até para ver a localização das oportunidades, como Cascais, Amadora, Viseu, Aveiro, St. Maria Feira e outras cidades.

Só que para iniciar a busca, a pessoa tem que verificar quais as oportunidades na Continente. Nesse caso, a vaga mais recente é para padeiros e pasteleiros. Inclusive, na página dessa empresa, dá para ver todas as vagas abertas e para todos os lugares.

Para onde são as vagas no Continente

Conforme a nossa pesquisa, que foi feita durante a produção desse conteúdo, há vagas para Oeiras, Lisboa, Loures, Colombo, Cascais, Seixal, Vila Real, Aveiro, Viseu, Coimbra, Guia, Portimão e Évora. Até vagas nos shoppings têm para quem quiser trabalhar na Continental.

Quanto aos cargos, os principais são para padeiros e pasteleiros. Nesse caso, a pessoa precisa ter experiência na função, conhecimento de HACCP, espírito de equipe e atitude positiva. Em troca, a empresa oferece carreira sólida, ambiente descontraído e benefícios atrativos.

E vale lembrar que as vagas na Espanha também são opções. No entanto, a pessoa precisaria mudar de país porque não tem como viajar todos os dias. Ainda assim, há vantagens, como o fato de que o salário mínimo da Espanha é bem mais alto do que em Portugal.

As melhores dicas para quem vai trabalhar em Portugal

Hoje, Portugal sofre com inflação alta. Assim, é preciso avaliar muito bem a viagem, mesmo que seja a trabalho. Como vimos acima, esse país é um dos que tem os melhores salários mínimos entre tantos players europeus.

Como cadastrar currículo para vagas abertas no Continente
Foto: (reprodução/internet)

O que não deve impedir o seu sonho. Porém, exige planejamento. Logo, quem tem mais flexibilidade com o horário de trabalho e tem projetos de crescimento na carreira pode pensar nessa viagem como experiência, o que será incrível.

Agora, uma dica muito valiosa é sobre a cultura de lá. Muitos brasileiros que tiveram a experiência contam que esse é um país em tanto quanto menos liberal do que a gente está acostumado. Por isso, sofrer preconceitos acaba sendo muito comum. Fica esse cuidado.

A fiscalização portuguesa com estrangeiros

É comum que muito brasileiro entre em Portugal como turista. Logo, essa acaba sendo uma ideia para ir e procurar emprego de lá. No entanto, se em 90 dias a pessoa não consegue esses contatos oficiais, então, trabalhar no país europeu poderá ser um problema.

Com isso, leve em conta que o ideal é pensar em ter registros e documentos que mantenham a originalidade da viagem. Portanto, a ilegalidade não é indicada para nenhum caso. Até mesmo estudantes devem ter as matrículas dos cursos ou instituições para estudar e morar em Portugal.

Para quem ficou curioso, saiba que o processo de imigração para Portugal exige um passaporte válido. Logo, o governo português exige documentos de no mínimo 3 meses a partir da entrada. Em alguns casos, dá para ficar por 6 meses, mas tudo depende de cada situação.

Outras vagas de emprego para mercados em Portugal

A rede de supermercado Mercadona também é outra opção de emprego para estrangeiros. Essa marca é muito conhecida em toda a Península Ibérica. Logo, a origem vem desde 1977 na Espanha. A partir de pequenas mercearias, a expansão aconteceu de forma grandiosa.

Em 2019, por exemplo, se iniciou o projeto de internacionalização, quando a primeira loja foi aberta em Portugal. Sendo assim, várias vagas surgiram e muita gente de toda a Europa se interessou. Para quem quer trabalhar e viver em Portugal, esse é outro mercado que é opção.

Não há posts para exibir