Monte seu currículo com 3 dicas essenciais.

Procurar por um emprego tem seus desafios, e para muitos começa no momento em que se precisa montar o currículo, pois ele é um instrumento que te apresentará a empresa que deseja ingressar.

Ele será colocado como sua identidade de carreira. Então, é muito importante que você saiba montar de forma que fique bem apresentável. Não importa se você possui muitas ou poucas experiências, nesse momento, a estrutura é o que mais irá influenciar.

Com um mercado tão competitivo como o atual, um currículo bem estruturado pode ser o diferencial que irá te destacar em meio a tantos candidatos, um currículo bem estruturado pode ser a diferença entre a contratação ou não.

Curriculo
Fonte: (reprodução/internet)

Com isso, separamos algumas informações que serão essenciais na hora de montar o seu currículo. Acompanhe, neste artigo, as 3 dicas que poderão te auxiliar neste processo. 

1 – Quais os tópicos de um currículo  

  • Inicie seu currículo colocando seus dados pessoais. Informe o nome completo, telefone com o DDD, seu e-mail e endereço. Normalmente, não se exige documentos como: CPF, RG, data de nascimento e estado civil, mas se for uma exigência da empresa você pode inserir. 
  • Após as informações pessoais você irá colocar seu resumo profissional. Um resumo de habilidades, qualificações, competências e, caso possua, suas experiências profissionais.
  • O próximo passo é o espaço para seu histórico profissional. Lembre-se que agora você não vai contar como foram suas experiências, mas sim onde foram, quanto tempo durou e qual era sua função em cada empresa. Caso você não tenha, esse tópico não é necessário.
  • O quarto tópico será para colocar sua formação ou escolaridade e os cursos que tiver feito.
  • E por fim, temos o tópico de habilidades e competências. Fique atento, pois é nesse momento em que você poderá colocar características que você usara pra somar na empresa. Habilidades como proatividade, liderança, boa comunicação e facilidade em resolução de problemas, são uma das mais procuradas nos currículos. 

2 –  Coisas que não devem estar no currículo

Muitas pessoas encontram dúvidas se devem ou não colocar qual é o objetivo ao se candidatar naquela vaga, mas essa informação já está implícita. Sendo assim, adicioná-la é desnecessário e pode poluir seu conteúdo como um todo.

ANÚNCIO

Outra dúvida que se tem, é sobre a pretensão salarial. Não é necessário ter essa informação no seu currículo. Caso a empresa solicite que isso seja informado você deverá colocar, mas caso não tenha essa demanda recomendamos que evite tal informação.

As empresas também não estão interessadas em saber dos seus gostos pessoais como Hobbies, essa será outra informação que poluirá seu texto e não terá relevância. 

3 – Modelos prontos de currículo 

A internet hoje, é uma plataforma que facilita muito na hora em que estamos procurando exemplos para nos inspirarmos e com os currículos não seria diferente. Hoje nós podemos ter fácil acesso a modelos de currículos prontos onde você só irá colocar os seus dados.

Alguns lugares que disponibilizam esse recurso gratuitamente, são: o site meu currículo perfeito; Google docs; e no word você também encontra essa opção.

Esteja atento às informações 

E aqui vai um lembrete, não esqueça de sempre estar com os seus dados, como e-mail e telefone atualizados, para que não aconteça da empresa tentar entrar em contato, mas não conseguir. Estando atento a todas essa dicas e seu currículo poderá ser selecionado para análise.

ANÚNCIO