A música transforma a mente e o espírito w através dela, todo o nosso humor pode alterar em questão de minutos. Pesquisas comprovam que as canções elevam a concentração da maioria das pessoas ou a tiram totalmente, isso depende do ritmo, estilo musical e até mesmo a letra reproduzida nela.
Portanto se você está estressado, teste ouvir um pouco de música tranquila. Ou se estiver precisando de concentração, existem playlists específicas para isso! Quando precisamos produzir mais, o estresse acaba atrapalhando a nossa linha de raciocínio. No entanto a demanda vai permanecer, mesmo que você não consiga reduzir o estresse.
Uma saída para que você consiga produzir sem tédio e com maior concentração, está em ouvir música! A música está inteiramente lugada com a nossa produção, harmonia e sossego. Nada melhor do que essas três coisas para um ambiente de trabalho prazeroso e cheio de criatividade.
E porque não utilizar esse calmante natural, para produzir mais no seu trabalho? Algumas pesquisas mostram que escutar a sua música favorita reduz a tensão, proporcionando a sensação de felicidade, tornando aquela situação estressante em algo mais produtivo, principalmente em relação ao trabalho. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.
O poder da música no trabalho
Até mesmo quando seu corpo estiver estressado, os músculos tendem a ficar tensos o que é uma reação de seu corpo ao estresse. Essa é defesa do próprio organismo contra as lesões e a dor. Buscando responder à esses questionamentos, a empresa de marketing WebpageFX realizou várias pesquisas e estudos.
Os resultados desses testes estão expostos no infográfico "Whistle while you work: Impact of music on productivit" publicado na área de negócios do LinkedIn com as seguintes informações:
- 61% dos funcionários se sentem mais produtivos e felizes quando escutam músicas enquanto trabalham;
- 88% realizam um trabalho mais preciso quando estão ouvindo música;
- 77% donos de pequenos e médios negócios acreditam que a música levanta o astral da equipe.
Visto isso, é nítido que a música eleva a produtividade e a auto-estima dos funcionários. Poré é válido destacar quais são os benefícios que fornece para definir então, se vale a pena ou não trabalhar com os fones de ouvido.
Combate o sono
Músicas animadas são recomendadas para momentos em que é necessário fôlego, ou quando o funcionário está sentindo sono para realizar as atividades diárias.
Aumenta a criatividade
Uma pesquisa britânica realizada pela psicóloga Emma Gray, especialista em comportamento cognitivo, mostra que músicas de 50 a 80 batidas por minuto são as mais indicadas por permitir que o cérebro absorva e lembre melhor das informações.
Eleva a concentração
Quando você precisa de muita concentração, evite as músicas animadas. O ideal é ouvir músicas suaves e com o volume baixo, como a clássica ou instrumental, pois melhoram o desempenho do intelecto.
Reduz a ansiedade para ir embora
Algumas canções podem reduzir o estresse e faz com que você se desloque mentalmente para outros locais. Portanto você não vai ficar torcendo para ir embora o tempo todo ou focado no relógio, ouvindo o bom e velho, “tic-tac”.
A música não funciona para todos
É importante ressaltar que não há uma relação clara entre música e produtividade, issodepende muito da música que você esteja ouvindo. Além disso, depende também da tarefa que está sendo executada. Algumas pessoas gostam de silêncio absoluto para ter concentração e um bom desempenho profissional.
Conclusão
A música pode ser uma ótima aliada para o ambiente profissional no entanto, sempre é bom ter moderação. Aposte nos fones de ouvidos para não atrapalhar os colegas. Escolha as músicas com sabedoria, para que não aconteça o efeito reverso para você.
Músicas calmas em momentos de concentração e mais agitadas em momentos de bater metas rápidas. Procure saber se no seu ambiente de trabalho é permitido o uso de fones de ouvidos, ou até mesmo, se pode realmente ouvir músicas.