O que é networking e como colocar em prática

Uma palavra de outro idioma que tem sido cada vez mais comum no vocabulário dos brasileiros. Ela tem ligação total ao mercado de trabalho, e todo mundo que busca vaga de emprego, especialização ou está dentro do tema acaba usando mais cedo ou mais tarde.

Assim, networking é um tipo de estratégia que pode ser usada no meio virtual ou presencial e gera ótimos resultados. De quais resultados estamos falando? Pode ser da vaga de emprego conquistada até mesmo uma promoção ou vendas. Continue lendo para saber tudo.

ANÚNCIO
O que é networking e como colocar em prática
Foto: (reprodução/internet)

Dessa forma, nesse conteúdo você vai ler sobre:

  • O que é o networking;
  • Para que serve o networking;
  • O poder das redes de contatos;
  • Como fazer networking propositalmente;
  • O segredo é manter a sua rede sempre ativa.

O que é o networking

Na tradução livre e rápida, a gente tem algo bem próximo de rede de contatos. Na prática, o que vemos é uma espécie de relação, com a troca de informações profissionais, entre pessoas ou até mesmo entre pessoas e empresas. 

O que é networking e como colocar em prática
Foto: (reprodução/internet)

Se você não entendeu, tudo bem. A gente vai explicar isso aos poucos, de um modo que você não vai terminar a leitura sem ficar sabendo o que é networking e como usar isso para o seu possível crescimento profissional.

O que mais nos importa aqui é que você entenda que apesar do nome mais difícil e complicado, considere que estamos falando de uma união entre carreiras e negócios. Ou seja, é uma fonte de informações, conhecimento e notícias focadas no mercado de trabalho.

É network ou networking?

Só para acrescentar uma curiosidade que muita gente tem, saiba que há uma grande confusão entre as expressões “network” e “networking”. Será que é a mesma coisa? Na verdade, não. Os termos são em inglês e possuem semelhanças, mas são diferentes. 

Só para concluir a ideia, saiba que network é uma rede ou grupo de pessoas conectadas. Já networking é uma rede de contatos de profissionais que é focada em movimentos ou ações. É parecido, mas não é a mesma coisa, deu para entender?

Para que serve o networking

Geralmente, as pessoas fazem o uso dessa “estratégia” sem mesmo perceber. Em outros casos, elas fazem propositalmente. Em ambos, há benefícios. Isso porque o networking permite a criação e o estreitamento de relações profissionais.

O que é networking e como colocar em prática
Foto: (reprodução/internet)

E pode partir de conceitos e ações simples, como adicionar um gerente no seu LinkedIn ou curtir postagens de um líder de equipes no Instagram. Mas o mais bacana é quando a pessoa se torna parte e participativa de todo o processo. 

No fim das contas, o networking, ainda que possa ter um processo lento, acaba servindo como meio de conseguir uma promoção no emprego ou mesmo um novo trabalho ou ainda permitir que investidores apostem em você. Logo, há sim bons resultados vindos dele.

Poder das redes de contatos

Hoje em dia é muito visível que ter uma rede de contatos que tenha qualidade e ligação com o seu trabalho se torne importante. Aliás, sempre foi assim, só que hoje é ainda mais claro de ser observado. E nós podemos provar, que ver só?

Imagine que você seja alguém que trabalhe com Tecnologia da Informação. Assim, começa a criar uma rede de contatos com vários amigos e profissionais da área. Mesmo que sem perceber, você está alimentando um networking, ainda mais se participar ativamente disso.

Aí que você começa a ter uma ideia para criar um produto. Logo, você lança o projeto nas suas redes e vários dos seus amigos/profissionais se interessa por ela. Eles podem ajudar você em vários sentidos, do financiamento ao apoio técnico. Se você não tem a rede, isso não funciona. 

Como usar o networking para conseguir emprego

Outro motivo que prova o poder do networking nos dias atuais tem ligação direta com as novas vagas de trabalho que são preenchidas. Isso porque nem sempre as empresas vão contratar terceirizadas para criar um grande processo de seleção. 

O que é networking e como colocar em prática
Foto: (reprodução/internet)

Em alguns casos, elas simplesmente adicionam lá textos ou imagens com o famoso “contrata-se”. E se você está numa rede de contatos, você acaba vendo essa oportunidade. Pesquisas provam que mais de 80% das oportunidades são preenchidas por indicações de networking.

Agora, para complementar o tópico anterior, considere que a sua rede de contatos pode ser usada sim para conseguir empregos, mas esse nunca deve ser o foco inicial. Afinal, esse é o meio e não o fim. Isto é, o propósito inicial é outro: criar um relacionamento profissional.

Relação com o currículo

Pense na rede de contatos como uma chance de você andar por aí com o seu currículo estampado na cara. Ou quase isso. No entanto, a vantagem é que você pode usar a mesma rede para falar com amigos sobre futebol e games, e não somente sobre como conseguir um trabalho novo.

Como fazer networking propositalmente

Se você viu as vantagens dessa estratégia, ótimo. Agora, pode ser que você queira realmente investir nisso e sem precisar gastar dinheiro, hein. Você pode pensar em diversas ações simples, diárias e corriqueiras que geram um ótimo efeito.

O que é networking e como colocar em prática
Foto: (reprodução/internet)

O primeiro passo é observar como isso pode fazer a diferença para você. Depois, notar que a rede se cria aos poucos e de forma gradual, seguindo e acompanhando pessoas interessantes, seja dos atuais ou antigos empregos. E até mesmo alguns conhecidos e familiares, né. 

Mais do que simplesmente “conexão de redes sociais”, podemos pensar aqui em um universo profissional que engloba tudo. Você pode curtir a empresa que anuncia vagas, o amigo que é autor de livros, o irmão palestrante e assim por diante. 

O networking além da internet

Outro ponto muito importante que você pode considerar para não cair no erro de achar que o mundo só acontece na internet é justamente pensar em participar de eventos presenciais. Até mesmo porque existem vários que são acessíveis ou mesmo gratuitos.

Isso vai colocar você em contato com outras pessoas, geralmente do mesmo setor. Logo, é a partir desses eventos que você pode ter uma grande ideia, fechar um acordo, pensar diferente. Por isso, vale sim a pena estar na internet, mas do mesmo modo, fora dela.

O segredo é manter a sua rede sempre ativa

Vamos supor que você esteja no momento de criar uma rede de contatos. Obviamente, vai levar algum tempo até você ter uma página bem completa e bacana. Nesse meio caminho, o que você pode fazer? Alimentar a rede, manter ela ativa. 

O que é networking e como colocar em prática
Foto: (reprodução/internet)

E você não precisa ser um influencer para isso, está bem? Uma boa ideia é compartilhar informações relevantes e importantes. Isso porque o networking também conta com a essa ideia colaborativa, onde todos ganham. Logo, você pode compartilhar conteúdo de todo tipo.

Também dá para comemorar vitórias, publicar bons textos, comentar em publicações de pessoas, curtir, visitar, ver, usar ferramentas. Claro, ter sempre uma página atualizada com os seus dados, as suas experiências e tudo o que mais agregar de valor a carreira. 

Criação de conteúdo de qualidade

Mais uma boa dica é você se tornar um criador de conteúdo. É claro que no começo você pode ter uma grande dificuldade com isso, ainda mais se você não é alguém acostumado ou com expertise para fazer isso. Porém, saiba que é justamente fazendo que vai te levar ao sucesso.

Pense em temas que sejam importantes para as pessoas e dissemina a informação. Quanto mais puder unir isso a sua competência, melhor ainda. Também vale a pena considerar os assuntos de seu interesse, com uma rede de seguidores que vai crescendo com o tempo.

Uso das redes de relacionamento como redes de negócios

Já perto do fim do texto, a gente não pode deixar de dizer que as redes sociais hoje em dia vão muito além de serem redes de contatos e relacionamentos. Por isso, você precisa ter atenção mesmo que esteja empregado. Se quer melhorar a imagem profissional, considere.

O que é networking e como colocar em prática
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, saiba que postar várias fotos bebendo cerveja, em baladas, com ações nada ambientalmente corretas ou que não tragam conteúdo de valor para você pode custar muito caro depois, lá na frente, quando alguma empresa pode vigiar o seu currículo.

Sim, é natural que hoje em dia as grandes empresas façam esse tipo de pesquisa antes de contratar um funcionário. E isso não quer dizer que você não possa postar fotos de bebidas. Porém, a sua página nas redes sociais pode dizer muito sobre você, no trabalho.

LinkedIn como cartão de visita profissional

E já que tocamos no assunto das redes sociais, considere que o LinkedIn surge como principal alternativa para quem quer ter uma espécie de currículo atualizado, sabe? Ele permite que você adicione todo tipo de informação lá.

Inclusive, é uma rede usada também por empresas, que demonstram suas ações, os resultados e até mesmo criam os processos de seleção e entrevistas por lá. Por isso, vale a pena investir e um bom cadastro nessa rede social.

O networking a partir de uma conversa

Para traduzir tudo o que foi dito aqui, a gente vai usar um exemplo. Aliás, vários. Você já pensou na quantidade de oportunidades diárias que temos de fazer networking? Dá para fazer isso no corredor de uma empresa ou do shopping. 

No elevador também. Assim como em uma reunião de negócios, palestras ou de família. Estudos mostram que até mesmo em entrevistas de emprego é possível fazer amizades profissionais. Isso é networking.

ANÚNCIO