Conheça empresas que contratam Jovem Aprendiz

O programa Jovem Aprendiz é muito conhecido em todo o Brasil, pois disponibiliza emprego para muito de jovens todo ano por meio de processos seletivos. Esse projeto faz parte do RH de algumas empresas, que tem o como compromisso dar experiência de mercado para os jovens. 

Mas também é um projeto do Governo Federal para incentivar os jovens a iniciarem uma carreira profissional, proporcionando um conhecimento na área de atuação que ele se encontra. O programa é destinado a jovens de 14 a 24 anos, idade fundamental na inserção no mercado de trabalho.

A grande vantagem é que como conta com jovens de várias idades, normalmente ainda estão estudando e, para isso, os horários teriam que bater. Assim, o programa foi criado para atender esta necessidade, pensando nos estudantes que também querem trabalhar. 

Quais empresas contratam Jovem Aprendiz
Foto: (reprodução/internet)

Normalmente, o horário do emprego é no horário contrário ao da escola ou faculdade. Confira na continuação deste artigo quais são as empresas que contratam jovens aprendizes. 

Como funciona o jovem aprendiz? 

O programa Jovem Aprendiz é amparado por lei, ou seja, não é algo ilegal, ou às margens da constituição. A iniciativa é fruto da Lei 10.097/00 da Aprendizagem. Ela afirma no artigo 428 que:

ANÚNCIO

Contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de quatorze e menor de dezoito anos, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar, com zelo e diligência, as tarefas necessárias a essa formação”.

O jovem também tem direito a todas as leis trabalhistas, tendo direito a pelo menos um salário mínimo e ficar inscrito no programa por até dois anos. Isso dá a garantia de um contrato com a empresa, além de vale transporte e vale alimentação. 

Jovem Aprendiz Caixa

A Caixa Econômica Federal não é participante do Programa Jovem Aprendiz igual as outras instituições. No entanto, tem um programa semelhante chamado Programa Adolescente Aprendiz, que é realmente bem parecido.

O processo seletivo ocorre por meio de chamada pública e também obedece à Lei de Aprendizagem. Os requisitos para participar são:

  • Ter entre 15 anos completos e 17 anos completos;
  • Possui renda familiar de até 50% do salário mínimo;
  • Estar matriculado no mínimo no 9º ano do ensino fundamental.

Entre os benefícios, o participante recebe um salário mínimo por mês, além de vale-transporte, auxílio-alimentação, férias e contribuição de FGTS em 2%.

Jovem aprendiz Correios

O programa Jovem Aprendiz dos Correios pede que os interessados nas vagas participem de um processo de seleção simples, que demanda alguns dados , como a comprovação de requisitos da renda familiar, bem como os comprovantes de estudo. Outras exigências são:

  • Idade: de 14 a 22 anos;
  • Estar matriculado no 9º ano do ensino fundamental;
  • Não ter sido preso e frequentar a escola todos os dias;
  • Não ter trabalhado nos Correios anteriormente ou ter se inscrito de outro Programa de Aprendizagem;
  • Ter algumas noções básicas do pacote Office e da internet. 

Para participar desses processos seletivos, também é possível entrar em plataformas de empregos e estágios como CIEE, que disponibiliza as vagas. Nela, você pode cadastrar seu currículo e as vagas são apresentadas para você de acordo com as informações descritas no currículo. 

ANÚNCIO