Conheça empresas que contratam Jovem Aprendiz

O programa Jovem Aprendiz é muito conhecido em todo o Brasil, pois disponibiliza emprego para muito de jovens todo ano por meio de processos seletivos. Esse projeto faz parte do RH de algumas empresas, que tem o como compromisso dar experiência de mercado para os jovens. 

Mas também é um projeto do Governo Federal para incentivar os jovens a iniciarem uma carreira profissional, proporcionando um conhecimento na área de atuação que ele se encontra. O programa é destinado a jovens de 14 a 24 anos, idade fundamental na inserção no mercado de trabalho. Saiba quais empresas estão contratando.

ANÚNCIO
Conheça empresas que contratam Jovem Aprendiz
Fonte: (Reprodução/Internet)

Confira os conteúdos que serão abordados nesta publicação:

  • Como funciona o programa de aprendizagem;
  • Quais as vantagens do programa jovem aprendiz;
  • Quais são as melhores empresas para ser aprendiz;
  • Como se candidatar às vagas disponíveis.

Como funciona o programa Jovem Aprendiz? 

O programa Jovem Aprendiz é amparado legalmente, ou seja, não é algo inventado pelas empresas ou pela população. É prevista estritamente nas normas. A iniciativa foi criada a partir da Lei 10.097/00 (Lei da Aprendizagem. Com base nesta norma, o contrato de aprendizagem se trata de um contrato de trabalho diferenciado. 

Conheça empresas que contratam Jovem Aprendiz
Fonte: (Reprodução/Internet)

Mas assim como outros contratos de trabalho formais, ele é ajustado por escrito e possui prazo determinado. No caso, o jovem ou adolescente inscrito tem direito à cursos técnico-profissionais que sejam compatíveis com as esferas morais, físicas e psicológicas. 

O jovem também tem direito a todas as leis trabalhistas, tendo direito a pelo menos um salário mínimo e ficar inscrito no programa por até dois anos. Isso dá a garantia de um contrato com a empresa, além de vale transporte e vale alimentação. 

Quais são as vantagens

Além dos direitos garantidos por lei e os benefícios oferecidos pelas empresas, ser jovem aprendiz é um diferencial no mercado de trabalho. O interesse do estudante conta muito, pois mostra que ele está preocupado com o futuro profissional. Esses sinais chamam a atenção dos recrutadores, sobretudo se a empresa por onde o jovem passou é renomada.

Sem contar a possibilidade de conseguir ser efetivado na empresa, caso se destaque como aprendiz. Então, para muitos jovens o programa vai além da aprendizagem e se torna uma grande oportunidade de crescimento profissional. As vantagens não são apenas para os candidatos, mas para as próprias empresas.

Isto é, as empresas que possuem programa de jovem aprendiz ganham benefícios econômicos. No entanto, é ainda mais relevante para os empregadores poderem moldar os novos funcionários para eventuais contratações. Os aprendizes não possuem experiência no mercado e não carregam vícios de outros cargos.

As melhores empresas para trabalhar como aprendiz

Diversas companhias trabalham com o programa jovem aprendiz. Entretanto, algumas se destacam por oferecer uma combinação mais atrativa de cursos teóricos e atividades práticas na empresa e por oferecerem um salário maior. Consequentemente, ao conseguir uma vaga em alguma dessas marcas, o currículo se torna diferenciado.

Conheça empresas que contratam Jovem Aprendiz
Fonte: (Reprodução/Internet)

Os bancos ocupam os primeiros lugares da lista de melhores empresas para trabalhar como aprendiz. As instituições bancárias costumam oferecer um valor mais alto da bolsa-auxílio, além de concederem mais benefícios. Confira a lista dos melhores bancos para esta finalidade:

  • Caixa;
  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Santander;
  • Itaú;
  • Safra.

Além dos bancos, instituições como Correios, Embraer, Braskem, Ambev, Riachuelo e Renner estão neste ranking também. Para tornar mais fácil o processo de inscrição, separamos tutoriais como se candidatar para algumas dessas empresas. Vamos lá?

Jovem Aprendiz Caixa

Caixa Econômica Federal não é participante do Programa Jovem Aprendiz igual as outras instituições. No entanto, tem um programa semelhante chamado Programa Adolescente Aprendiz, que é realmente bem parecido. O processo seletivo ocorre por meio de chamada pública e também obedece à Lei de Aprendizagem.

Os requisitos para participar são:

  • Possuir entre 15 anos e 17 anos completos;
  • Possui renda familiar de até 50% do salário mínimo;
  • Estar matriculado no mínimo no 9º ano do ensino fundamental.

Entre os benefícios, o participante recebe um salário mínimo por mês, além de vale-transporte, auxílio-alimentação, férias e contribuição de FGTS em 2%. Diferente de outras empresas, a Caixa trabalha com parceiros de aprendizagem que atuam em determinados estados do país. Clique aqui e confira quais são elas e os respetivos telefones para contato.

Jovem Aprendiz Bradesco

O Bradesco é um dos bancos destaques quando o assunto é programa de aprendizagem. O jovem pode atuar nos setores de atendimento ao cliente, serviços bancários, administrativos e de seguros. Ou seja, existem muitas opções para o novo profissional se identificar. A bolsa-auxílio também é atrativa, no valor de R$ 954,00.

Conheça empresas que contratam Jovem Aprendiz
Fonte: (Reprodução/Internet)

Para se candidatar às vagas, é necessário entrar na página do Bradesco e se dirigir ao campo “Trabalhe Conosco”. Ao clicar nesta opção, o sistema irá carregar a página para busca de vagas de emprego. Na parte inferior da tela do lado esquerdo, tem os filtros com cada nível de cargo.

Feito isso, basta se dirigir ao campo “Aprendiz”, assim terá acesso ao Banco de Talentos.  Na página você vai encontrar todas as informações sobre o programa. O Bradesco garante ao aprendiz capacitação profissional, auxílio transporte, vale alimentação, e convênios que geram descontos. Ainda, confira os requisitos para se candidatar:

  • Estar cursando ou ser formado no ensino médico;
  • Preferencialmente, ser aluno da rede de ensino público;
  • Ter entre 16 e 23 anos.

Mais detalhes

No Bradesco, o aprendiz precisa ter disponibilidade para cumprir carga horária de 4 horas ou 6 horas por dia. A definição da jornada de trabalho irá depender de qual nível escolar ele está, se fundamental ou médio. Um detalhe interessante que a empresa pede aos candidatos é que eles tenham interesse em construir uma carreira com a instituição.

Jovem Aprendiz Itaú

O programa Jovem Aprendiz Itaú também é um dos maiores do país. O banco já soma mais de 7 mil aprendizes desde quando aderiu à iniciativa. No Itaú, o jovem conta com jornada de trabalho que pode chegar a 6 horas, com mais de 790 horas de capacitação teórica.

Conheça empresas que contratam Jovem Aprendiz
Fonte: (Reprodução/Internet)

Dentro dos cursos, o profissional aprende desde direitos humanos até mercado financeiro.  Para participar do processo seletivo, é necessário preencher os pré-requisitos abaixo:

  • Ter entre 16 e 22 anos, com preferência aos jovens acima de 18 anos;
  • Estar cursando ou ter concluído o ensino médio;
  • Ter capacidade para resolver problemas, mostrar proatividade e iniciativa.

O banco Itaú prioriza os jovens que estão vulneráveis socialmente e que estejam vinculados à rede pública de ensino. Ao preencher esses requisitos, o aprendiz terá acesso a vale-refeição, vale-transporte, seguro de vida, assistência médica e odontológica, além do salário de R$ 948,00.

Como se candidatar

Para se candidatar, é necessário entrar no portal do Itaú voltada exclusivamente para Jovem Aprendiz. No final da tela, irá se deparar com um campo da cor laranja escrito “inscreva-se”. Ao clicar nele, irá ser direcionado à página com todas as informações sobre o cargo. Logo no topo da tela, terá um campo azul escrito “Inscrever-se”.

O processo é formado por 4 etapas que levam até 8 horas para ser concluídas. Os passos são cadastro, perguntas adicionais e testes. Ao passar por essas procedimentos, a próxima fase será a entrevista individual e coletiva. Caso seja aprovado, entrará no processo de admissão do banco.

A título de curiosidade, o Itaú ganhou várias premiações como Lugares Incríveis para Trabalhar, Melhores Empresas para Começar a Carreira e Melhores Empresas para Trabalhar. Com esses títulos, faz com que o banco seja um dos mais concorridos para aprendizes.

Jovem Aprendiz Correios

O programa Jovem Aprendiz dos Correios pede que os interessados nas vagas participem de um processo de seleção, que é comunicado no próprio site dos Correios. Para concorrer às vagas é necessário preencher alguns dados, como a comprovação de requisitos da renda familiar, bem como os comprovantes de estudo.

Conheça empresas que contratam Jovem Aprendiz
Fonte: (Reprodução/Internet)

Outras exigências são:

  • Idade: de 14 a 22 anos;
  • Estar matriculado no 9º ano do ensino fundamental;
  • Não ter sido preso e frequentar a escola todos os dias;
  • Não ter trabalhado nos Correios anteriormente ou ter se inscrito de outro Programa de Aprendizagem;
  • Ter algumas noções básicas do pacote Office e da internet. 

Fique atento à comprovação da renda familiar Os candidatos de família de baixa renda tem prioridade no processo seletivo. Para participar desses processos seletivos, também é possível entrar em plataformas de empregos e estágios como CIEE, que disponibiliza as vagas. Ainda, o segredo é também ficar de olho no portal dos Correios.

Jovem Aprendiz Ambev

Por último, outra alternativa é a Ambev, uma das maiores cervejarias do mundo. Constantemente, a empresa abre processo seletivo para jovem aprendiz e para outros cargos. Os estudantes que quiserem concorrer às vagas precisam ter entre 14 e 22 anos e ser formado ou estar cursando o ensino médio.

Quanto aos benefícios, o profissional tem acesso a plano de saúde e plano odontológico, previdência privada, Gympass e cesta de Natal mais brinquedos (para aprendizes que tenham filho). Para se candidatar às vagas, basta entrar na página da Ambev na plataforma Gupy.

Na parte inferior da tela, você irá se deparar com vários filtros. É só selecionar a opção “Aprendiz” e identificar qual região tem vagas disponíveis. Ao clicar em uma das opções, terá acesso a todas as informações do cargo. Se desejar prosseguir, basta se direcionar ao campo “Inscrever-se para a vaga” e cadastrar o currículo.

Habilidades para desenvolver como aprendiz

Caso deseje se candidatar para uma das vagas que listamos neste artigo, é válido se atentar o que está em alta no mercado de trabalho. As empresas buscam determinadas habilidades em seus contratados. Inclusive, pense nisso caso queira ser efetivado futuramente na empresa que entrar como jovem aprendiz.

Veja quais são essas características:

  • Espírito de equipe;
  • Liderança;
  • Proatividade;
  • Autoconfiança;
  • Capacidade de se relacionar;
  • Gerenciamento de tempo;
  • Organização.

Nota de responsabilidade: Antes de se candidatar a vagas de empregos, cursos ou certificações profissionais, consulte a página oficial da empresa ou instituição de ensino para atestar a veracidade das informações. O Facebook não se responsabiliza por quaisquer complicações ou contratempos que possam acontecer antes, durante ou depois dos respectivos processos seletivos apresentados.