Vaga para enfermeiros no exterior – Veja como encontrar vagas

Nos últimos meses, especialmente após o início da pandemia do Covid-19, muita gente começou a ver matérias que falavam sobre empresas internacionais que estavam contratando enfermeiros para trabalhar no exterior. Mas, o que será que é verdade disso?

A verdade é que isso realmente aconteceu. Inclusive, muitos enfermeiros brasileiros viram uma chance única de trabalhar em outro país. E nós vamos contar alguns detalhes disso tudo agora mesmo, continue lendo para descobrir sobre as oportunidades incríveis. 

ANÚNCIO
Vaga para enfermeiros no exterior - Veja como encontrar vagas
Foto: (reprodução/internet)

O texto está separado por tópicos e você vai ler:

  • A possibilidade de trabalhar no exterior como enfermeiro;
  • Os países com mais vagas para enfermeiros estrangeiros;
  • Como um enfermeiro pode ir trabalhar em outro país?
  • Onde encontrar vagas de trabalho para enfermeiros no exterior?

A possibilidade de trabalhar no exterior como enfermeiro

Para começar o texto, saiba que as oportunidades existem. Se para alguns é o sonho de se realizar profissionalmente, para outros é uma forma de ter um maior reconhecimento na vida. O fato é que para ambas as situações, a dica é estudar a possibilidade.

Vaga para enfermeiros no exterior - Veja como encontrar vagas
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, qual é a realidade desse lugar fora do Brasil, quais os documentos que são exigidos, sobre a parte financeira e até mesmo os quesitos estudantis. Tudo isso tem que estar no check list de quem vai para fora do país. 

Ah, conhecer a cultura local também pode ser importante porque existem lugares que são muito diferentes daqui e mesmo eu você seja de fácil adaptação, o começo pode ser um tanto quanto burocrático. Então, nada de deixar de lado a legislação do lugar. 

O trabalho internacional como alternativa viável

Para complementar o que falamos até aqui, saiba que trabalhar no exterior pode ser uma ótima ideia para muita gente. No caso de enfermeiros, também. Isso porque os conceitos sobre saúde e doenças é universal e isso facilita a comunicação entre as áreas. 

Mas nada faz com que você não tenha que estudar as diferenças das doenças mais comuns em cada local que você vai passar no futuro. Há ainda a questão de medidas terapêuticas que são mais aceitas ou menos aceitas também. 

Alterações climáticas, fases de adaptação, medidas tomadas pelos governos, entre outros são objeto de estudo para que não se faça a escolha errada. Se você considera isso, está no caminho certo. Então, vamos saber mais das oportunidades para enfermeiros fora do país.

Os países com mais vagas para enfermeiros estrangeiros

Vimos a parte das diferenças culturais e agora vamos falar das chances de ir para outro país trabalhar como enfermeiro. Saiba que a humanização do paciente e as técnicas de segurança mudam, mas o objetivo é o mesmo para toda parte do mundo: o bem-estar do paciente.

Vaga para enfermeiros no exterior - Veja como encontrar vagas
Foto: (reprodução/internet)

Sendo assim, cada enfermeiro tem um grau de importância em cada cultura. Em alguns lugares, eles podem fazer uma análise completa do paciente. Já em outros, ele só atua com base nas tomadas de decisões dos médicos. 

E para entender um pouco mais dessas diferenças, somado a experiência exigida na profissão, a gente vai citar ao menos 3 países que estão sempre ofertando vagas para enfermeiros, quer ver só? Vamos começar falando de Portugal, que é um país ótimo para brasileiros.

As vagas para enfermeiros em Portugal

Portugal é um bom país para brasileiros porque tem o idioma mais próximo do nosso. Mas, vamos focar em outros pontos. Saiba que em termos de vagas de empregos para enfermeiros, o país atua em vários segmentos da saúde, especialmente em hospitais de alta complexidade. 

Então, para quem sabe dos fundamentos básicos sobre os cuidados em enfermagem, essa pode ser uma boa ideia. Isso também é muito parecido com o que temos aqui no Brasil, possibilitando uma migração bem menos traumática do que nas outras opções. 

Ah, e só para concluir a ideia, saiba que além da facilidade da língua e da semelhança do tema, Portugal tem um custo de vida mais baixo do que outros países da Europa, o que faz com que seja uma das melhores opções para enfermeiros que pensam em atuar fora do país. 

As vagas para enfermeiros na Austrália

A Austrália é um país bem mais longe do Brasil. No entanto, acredite: há vários enfermeiros estrangeiros se adaptando muito bem por lá. A cultura é bem diferente, porém, a alta demanda por profissionais da saúde é um atrativo e tanto, viu. 

Vaga para enfermeiros no exterior - Veja como encontrar vagas
Foto: (reprodução/internet)

Um ponto positivo, no entanto, é que dá para ter um visto de trabalho por alguns meses até que você consiga tomar uma decisão sobre ficar lá ou não. O governo local facilita demais a obtenção do visto. Para brasileiros, esse costuma ser um país bastante exuberante. 

Ah, só uma coisa: muita gente confunde Austrália com Irlanda, mas são locais bem diferentes. Na Irlanda, há a vantagem do “nursing home”, que nada mais é do que um time de cuidado homecare. Porém, alguns dialetos são bem complexos para brasileiros.

As vagas para enfermeiros no Canadá

O Canadá é mais uma referência para quem quer trabalhar na área de saúde. E tem um ponto que nos importa muito: existe a carência de profissionais enfermeiros. Sendo assim, saiba que lá o sistema é público e muito parecido com o do Brasil, o SUS.

Logo, a diferença é que os canadenses focam muito na atenção primária do paciente, que se volta para a prevenção e a promoção da saúde. Por isso, se você gosta da parte menos invasiva da enfermagem, como vacinas, esse pode ser o melhor lugar para você. 

E tem mais uma vantagem que pode fazer você adorar a ideia de ir trabalhar no Canadá: dá para fazer um curso de especialização lá e aprimorar a sua carreira. Isso tem a ver com conseguir cargos mais elevados e com melhores salários mais tarde. 

Como um enfermeiro pode ir trabalhar em outro país?

A gente vai falar abaixo sobre onde encontrar as vagas de enfermeiros em outros países. Só que antes disso vamos tirar uma dúvida que muita gente tem: o que é preciso para conseguir mudar de país na hora de fazer essa viagem? Afinal, existem leis, né. 

Vaga para enfermeiros no exterior - Veja como encontrar vagas
Foto: (reprodução/internet)

Mais do que encontrar uma oportunidade de trabalho para enfermeiros fora do país, saiba que os trâmites podem variar conforme cada região. Mas, em todo caso, o requisito vai ser sobre ter o diploma da categoria, sendo que sem isso não dá para conseguir o objetivo.

Na sequência, a gente tem a questão de comprovar o conhecimento do idioma local, através do que é chamado de proficiência da língua materna ou do inglês, que é aceito na maioria dos países. Há ainda o registro nos conselhos profissionais de cada país.

A experiência conta muito

É claro que esse sonho de ir morar e trabalhar fora do país acaba sendo uma realidade da maioria dos recém-formados. Porém, saiba que ter experiência na área conta muito para conseguir boas vagas de enfermeiros no Canadá, na Austrália e em Portugal. 

Se você não tem a experiência de mercado, uma boa ideia para aumentar as chances é pensar em títulos de especialidades, o que pode ser um diferencial em relação aos outros candidatos, exatamente como acontece aqui no Brasil para várias profissões. 

Onde encontrar vagas de trabalho para enfermeiros no exterior?

Você sabia que existem empresas querendo contratar estrangeiros, né? A questão é saber quais são elas. Para isso, uma boa ideia é sobre procurar em sites de empregos de outros países as vagas. Assim, você chega nas empresas. 

Vaga para enfermeiros no exterior - Veja como encontrar vagas
Foto: (reprodução/internet)

Um bom exemplo, é sobre uma vaga para enfermeiros que surgiu no site Keptpeople, página de uma empresa de recrutamento. O foco dela é ajudar pessoas a encontrar trabalho em vários países, como as de enfermeiros no Canadá, na Austrália e outros países. 

Mas, você não precisa ficar procurando somente em sites que não são conhecidos. Hoje em dia, por exemplo, o LinkedIn é uma ferramenta universal e que mostra as vagas no mundo todo. Por isso, acaba sendo uma ideia também viável. 

As vagas para enfermeiros no LinkedIn

Como cometamos acima, dá para procurar vagas de trabalho para enfermeiros em outros países através do LinkedIn. Atualmente, a busca por vagas de enfermeiros tem muitos resultados, sendo que uma boa parte é para o mercado nacional e outra para fora do país.

O legal do site é que ao fazer a pesquisa você pode escolher a localidade ou simplesmente colocar que é fora do país. Isso facilita muito o processo de busca. Ah, além do LinkedIn tem sites que anunciam vagas no mundo todo, vale a pena conhecer eles também. 

Será que vale a pena ir trabalhar em outro país?

Para finalizar o texto, nós temos aquela boa reflexão: será que tudo isso vale a pena? Agora vai ficar mais fácil você encontrar a sua resposta. Afinal, você viu os melhores países para ir trabalhar como enfermeiro, a questão da cultura e até mesmo dos requisitos. 

Partindo disso, o próximo passo é encontrar a vaga de enfermagem nesses países, o que você também já sabe como fazer porque acabamos de falar acima. Então, analise todos os pontos, faça a sua relação de vantagens e desvantagens e boa sorte!

ANÚNCIO