Trabalhar em uma grande empresa é o sonho de muita gente. Por exemplo, ser um dos funcionários da Honda, que veste aquele jaleco branco, faz parte da lista de objetivos profissionais de muitos estudantes e brasileiros em busca de uma oportunidade.
A Honda chegou por aqui há bastante tempo e até hoje se mantém como uma das melhores empresas para trabalhar. Por isso, todo mundo quer estar lá. Só que você sabe como é que se faz para conseguir uma vaga de trabalho na Honda? A gente vai contar isso nos próximos tópicos.
Portanto, confira abaixo quais são os tópicos que iremos abordar.
- A Honda no Brasil;
- Como é o ambiente de trabalho na Honda;
- O programa de Trainee da Honda;
- Como encontrar as vagas para trabalhar na Honda;
- Como se candidatar as vagas para trabalhar na Honda.
A Honda no Brasil
A Honda chegou no Brasil em 1971 com as motos importadas. Em 1976, inaugurou a primeira fábrica aqui, na Amazônia. E de lá para cá foram 25 milhões de motos, além de quadriciclos e motores estacionários. O Consórcio Honda, de 1981, impulsionou as vendas do grupo.
Atualmente, a Honda tem o maior consórcio de motos do país, sendo que o valor se agrega com seguros e a criação do Banco Honda. Em 1992, chegava por aqui os primeiros carros importados e em 1997, a Honda de automóveis iniciou a sua produção, em Sumaré (SP).
Recentemente, em 2019, foi lançada a segunda planta de automóveis da Honda, em Itirapina (SP). Hoje, 2 milhões de carros Honda já foram produzidos aqui. Outro fato importante aconteceu em 2014, quando a Honda inaugurou o primeiro parque eólico da marca, em Xangri-lá (RS).
O mercado de trabalho na Honda
No mundo todo, a Honda conta com mais de 165 mil funcionários. Isso porque são mais de 500 empresas presentes no Planeta, dos quais 67 são unidades de produção. A presença é marcante em 13 países. No Brasil, são 10 mil colaboradores atualmente.
E o mais interessante é que a Honda gosta de divulgar a história dos seus funcionários na internet e no seu próprio site. E faz isso mostrando que tem um plano de carreira a ser seguido. Um exemplo vem da Fernanda, atualmente, gerente geral.
Ela se formou em direito em 2000 e em 2003 foi contratada como advogada da Moto Honda. Já no ano de 2006 se tornou supervisora da área jurídica. Ano após ano, ela foi crescendo e em 2017 se tornou gerente do Banco Honda e em 2018 assumiu o cargo de gerente geral jurídica.
Como é o ambiente de trabalho na Honda
O ambiente de trabalho na Honda se baseia em iniciativas. Assim, a marca diz que sempre encoraja as pessoas a pensar de modo criativo e manifestar opiniões, independentemente do nível hierárquico. A ideia é buscar o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um.
Outro valor muito aceito é a igualdade. A Honda diz que “reconhece e respeita as diferenças individuais e trata todos iguais, de forma justa”. Assim, garante que do estagiário ao presidente, todos usam o mesmo uniforme branco.
A marca também fala sobre confiança e comunicação, dizendo que isso tudo é importante para que se crie um ambiente de trabalho prazeroso para o longo prazo. As unidades usam o conceito de “one floor”, onde todos trabalham em um único espaço, sem divisórias.
Quais os setores para atuar na Honda
Quem está pensando em trabalhar na Honda também pode considerar que por aqui tem 3 unidades fábricas. Além disso, a marca está em expansão pela América do Sul, o que sugere novos lugares, além do escritório em São Paulo.
Para se ter uma ideia do que falamos acima, as empresas do grupo podem estar relacionadas com a Honda South America, a Moto Honda da Amazônia, a Honda Automóveis do Brasil, a Honda Serviços Financeiros e a Honda Energy do Brasil.
Então, de maneira bastante resumida, isso indica vários campos de atuação. Especialmente, na área comercial, na de produção, pesquisa e desenvolvimento, compras e no administrativo. Só na área de produção são 17 tipos de categorias, da engenharia até o controle de qualidade.
O programa de Trainee da Honda
Além das vagas tradicionais na Honda, também dá para conseguir um emprego pensando em um programa trainee. Ele acontece todos os anos e seleciona pessoas que acabaram de sair da faculdade. O programa dura 24 meses e tem as atividades monitoradas.
Costuma ser um primeiro passo para quem sonha em seguir carreira na Honda. Para quem ainda está na faculdade, ao invés do trainee, dá para optar pelo programa de estágio. Nesse caso, a Honda reconhece uma rotina menos extensa, mas, ainda assim, focada no mercado.
A atuação é especifica para a área de atuação de cada estudante. Os alunos podem participar de projetos e atividades na área e a duração varia de 12 até 24 meses. O trabalho é de 6 horas diárias, devendo ser em horário diferente das aulas da graduação.
Como é o processo de seleção para estágios e trainee
Um pouco diferente das vagas tradicionais, que vamos mencionar abaixo, esses programas de incentivo aos estudantes possuem processos seletivos mais ágeis. Assim, são 5 etapas, que se iniciam em uma inscrição online, que segue um calendário anual.
Depois da inscrição, vem a aplicação de testes de conhecimentos gerais e específicos. Em uma próxima etapa, a pessoa passa por uma entrevista, que geralmente é em vídeo chamada. E antes da contratação, ainda vem a dinâmica online e a entrevista final, com o gestor.
Atualmente, os contratados nesses programas recebem a bolsa auxílio compatível com o mercado, além de plano de saúde, seguro de vida, vale transporte, vale refeição e os presentes em datas comemorativas, como no Natal.
Como encontrar as vagas para trabalhar na Honda
Apesar de muitos sites e noticiários online divulgarem as vagas de trabalho na Honda, a própria marca diz onde estão as vagas oficiais na página do LinkedIn. Por isso, não existe forma mais autêntica de fazer essa pesquisa do que seguindo a orientação da empresa.
O LinkedIn da Honda Brasil tem mais de 670 mil seguidores atualmente e mais de 6 mil funcionários cadastrados nessa plataforma. Nessa página oficial, as pessoas poderão ver um descritivo da empresa, contando toda a história, desde 1971, quando a marca chegou aqui.
Aí vem outras informações, como o site, o setor, o tamanho, as especializações, etc. Para quem busca vagas de empregos, obviamente, basta ir na categoria de “vagas”. Atualmente, a empresa lançou 2 vagas de trabalho no LinkedIn, ambas para analistas.
Quais as vagas de emprego na Honda
Após acessar a página e encontrar as vagas abertas, as pessoas interessadas em trabalhar na Honda poderão ler mais sobre cada uma das oportunidades. Atualmente, elas são para a cidade de São Paulo e para analista de tesouraria e analista de planejamento de produto.
Nós vamos usar o exemplo do analista de tesouraria para que todo nosso leitor entenda o que é possível encontrar nessa página. Sendo que as informações mudam para cada nova vaga que a Honda lança no mercado de trabalho. Ok?
Então, sobre a vaga vimos o escopo, os requisitos obrigatórios para se candidatar, os requisitos que são desejáveis (servem como diferenciais de mercado) e o que se busca no profissional. Se concordar com tudo o que está ali, o interessado pode se candidatar a vaga de emprego.
Como se candidatar as vagas para trabalhar na Honda
Após ver sobre a descrição das vagas abertas, se a pessoa se interessar por elas, o próximo passo é a inscrição online. E isso acontece pela própria plataforma do LinkedIn. Então, atualmente, o cadastro de currículo na Honda é online e gratuito.
Em cada vaga tem a opção de “salvar” ou “candidatar-se”. O interessado poderá ir no segundo ícone. Na sequência, o passo a passo vai depender do cadastro que a pessoa tem no LinkedIn. Se tiver, ela pode continuar ou, em caso contrário, terá que criar um cadastro na hora.
Antes de terminar o texto, a gente quer deixar aqui algumas dicas para quem quer mesmo estar na Honda. Como vimos acima, a maior parte do processo de seleção acontece pelo LinkedIn. Então, uma ótima ideia é ficar de olho nessa rede social profissional.
Como se preparar para entrar na Honda
Inclusive, ao avaliar a página da Honda lá dá para ver de onde são os funcionários e onde estudaram. Assim como dá para seguir os atuais funcionários dessa fabricante de carros e motos. Logo, esse tipo de networking é fundamental para estar bem preparado.
As dicas do LinkedIn da Honda
Se você gostou do último tópico e ficou com interesse, a gente vai contar agora sobre algumas respostas. Sendo assim, no Brasil, a maioria dos funcionários que estão lá moram em Campinas ou Região de São Paulo. A maioria estuda ou estudou na Fundação Getúlio Vargas.
E quer saber mais? A maior parte atua na parte operacional, seguido das vendas. Além disso, possuem competências em Microsoft Excel, Office, Negócios e 5S. Entre os cursos de graduação, a maioria é de administração de empresas, negócios, gestão de projetos e engenharia mecânica.