Veja quais são as regras para se tornar um Jovem Aprendiz no Extra

O Extra é uma marca de supermercado, sendo que também tem hipermercados, farmácias e postos de combustíveis no portfólio. O que pouca gente sabe, no entanto, é que se trata de uma das empresas do Grupo Pão de Açúcar. Por isso, as vagas são oferecidas através do GPA.

De qualquer modo, considere que o site oficial do Grupo Pão de Açúcar lista todas as oportunidades de trabalho disponíveis atualmente. E nesse texto, você vai aprender como pesquisar as vagas para jovens aprendizes que querem trabalhar no Extra. Veja tudo.

ANÚNCIO
Veja quais são as regras para se tornar um Jovem Aprendiz no Extra
Foto: (reprodução/internet)

Veja o que vai encontrar neste artigo:

  • Requisitos para se candidatar às vagas de aprendiz;
  • Como participar do processo seletivo;
  • Quais são os benefícios e média salarial;
  • Outras oportunidades de emprego.

Como funciona o programa jovem aprendiz

Antes de começar, vamos falar aqui algumas rápidas informações sobre o programa jovem aprendiz. Considere que na prática, ele pode contratar pessoas que tenham entre 14 anos e 24 anos. Porém, no Extra, o requisito muda. 

Veja quais são as regras para se tornar um Jovem Aprendiz no Extra
Foto: (reprodução/internet)

Quanto ao salário, ele costuma acompanhar um percentual em cima do salário mínimo do Brasil. Mas, como a carga horária varia de 4 horas até 6 horas de trabalho por dia de segunda a sexta-feira, é comum que o rendimento seja abaixo do salário mínimo do país. Sabendo disso, vamos agora falar mais dessas vagas no Grupo GPA, que é quem está por trás da marca Extra hoje em dia.

O Grupo Pão de Açúcar, GPA, diz que para o seu programa de jovem aprendiz busca pessoas que tenham entre 18 e 24 anos. Eles devem ser estudantes ou terem completado o ensino médio. Assim, podem trabalhar em um dos lugares com vagas abertas, como as lojas.

Mais detalhes

A oportunidade é para trabalho de até 6 horas por dia porque a ideia é que o colaborador concilie essa atividade profissional com os estudos. E é preciso incluir ainda durante a rotina diária os cursos de aprimoramento. Atualmente, o GPA tem parceria com instituições.

Ou seja, além de ter a chance de se candidatar pelo site oficial do Grupo, a pessoa também pode buscar as oportunidades através do Senac. CIEE e Via de Acesso são outras entidades que dão esse apoio para os jovens entrarem no mercado de trabalho. 

Quais são as vagas disponíveis no GPA

Atualmente, é possível encontrar vagas de trabalho nas lojas, nos centros de distribuição, na corporação ou na área digital, que é totalmente focada para o e-commerce e outros assuntos da marca. Porém, a área digital só permite estágios e não o programa jovem aprendiz.

Veja quais são as regras para se tornar um Jovem Aprendiz no Extra
Foto: (reprodução/internet)

A boa notícia é que todas as outras alternativas permitem esse tipo de programa. Por isso, dá para encontrar vagas de jovens aprendizes em centros de distribuição, nas lojas ou nos escritórios. E isso vai do Pão de Açúcar até o Extra, o Compre Bem e outras marcas do GPA.

Aliás, o GPA cresceu tanto hoje em dia que são dezenas de empresas que fazem parte dele, como o GPA Malls, o Grupo Extra, o Mercado Extra, o Compre Bem, o James, o Stix, o Multi Benefícios, o Super Inter, o Surti Max, o Paseo, o Libertad, o Viva, entre outros. 

Como se candidatar no setor administrativo

Na corporação, que é um nome para designar os escritórios do Grupo, as pessoas atuam em áreas operacionais e administrativas. Costuma ser um ótimo lugar para quem procura por crescimento e plano de carreira. É lá que está o melhor programa de estágio também. 

Os interessados poderão atuar com dinamismo no marketing, na tecnologia da informação, na comunicação, na área comercial, em recursos humanos, na sustentabilidade da marca, na parte jurídica e muito mais. 

Atualmente, há uma vaga disponível para jovem aprendiz administrativo. Para se candidatar basta clicar aqui e preencher os campos em branco. O contratado dará apoio administrativo geral aos outros profissionais e o cadastro é bem simples, com e-mail e telefone. Para essa vaga, a idade muda, sendo regra ter entre 18 e 22 anos

Como se candidatar às vagas nos centros de distribuição

Nessa área de logística também é possível encontrar oportunidades para os jovens estudantes que querem entrar no mercado de trabalho. Diferente da opção acima, porém, nesse trabalho é preciso suar a camisa, literalmente falando.

Veja quais são as regras para se tornar um Jovem Aprendiz no Extra
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque o contratado pode atuar em várias lojas, como do Extra, do Mercado Extra, do Mini Extra, etc. E ele vai fazer o recebimento e a reposição dos produtos, além de precificar e organizar a loja. O ideal é que encontre as melhores experiências para os clientes.

A operação de logística do GPA é uma das maiores do país, sendo que há uma equipe qualificada atuando o tempo todo e minimizando os impactos ambientais. A operação vai desde a chegada dos produtos na loja até o contato com o consumidor final. Caso tenha se interessado,  basta cadastrar o currículo através deste link.

Tutorial para concorrer às vagas nas lojas 

E, por último, saiba que as lojas do Extra também contratam os jovens aprendizes. Nesse caso, um dos diferenciais que o candidato pode ter é a facilidade em se comunicar com clientes. Isso porque eles atuam no atendimento ao cliente, no caixa e na administração de produtos, etc.

Novamente, a idade exigida é entre 18 anos completos e até 22 anos. É preciso estar cursando o ensino médio ou ter completado ele. Os benefícios pagos podem ser alterar conforme a bandeira ou município, mas no geral tendem a ser os mesmos.

O grupo é um dos maiores da América do Sul, sendo que são mais de 800 lojas físicas distribuídas entre as marcas, os postos e as drogarias. O foco está em atender bem o cliente e valorizar as pessoas. Por isso, é um dos bons lugares para quem quer começar a carreira. Para escolher qual setor gostaria de trabalhar nas unidades, basta se dirigir à página da Gupy.

Benefícios de trabalhar no GPA

Além dos salários estarem alinhados com o mercado de trabalho. Considere que o grupo GPA é um dos poucos no Brasil que faz o pagamento de diversos benefícios ao seu colaborador. Por exemplo, tem assistência médica, plano odontológico e o desconto em academias. 

Veja quais são as regras para se tornar um Jovem Aprendiz no Extra
Foto: (reprodução/internet)

E ainda podemos falar sobre o vale refeição, o vale transporte e a cesta básica mensal. O beneficiário ainda recebe o cartão multicheque e tem descontos em produtos da marca, como Qualitá, Filandenk, Taeq, entre outras.

Para terminar, saiba que há um grande investimento na educação financeira, sendo através da cooperativa de crédito, que permite descontos em lojas de óculos ou aparelhos corretivos. Fora que tem cursos do Ensino à Distância para quem está no ensino médio.

Quanto ganha um jovem aprendiz no Extra

Com informações do Indeed, a gente pode ver que há uma média de salário que é pago ao jovem aprendiz que atua nas lojas ou nos centros de distribuição do Extra. Essa média é de um salário mínimo. No entanto, algumas unidades pagam menos devido a carga horária menor.

Isso porque o programa Jovem Aprendiz, que é vem do Governo Federal e é obrigatório para todas as empresas grandes, permite que o trabalho do jovem aprendiz varie de 4 horas até 6 horas. E, logo, o salário varia conforme isso também. 

No entanto, vale dizer que além do salário,  os jovens aprendizes comentam na internet sobre os benefícios no Extra. Principalmente os ligados a cultura do lugar, a estabilidade, criação de novos cargos e promoções para efetivação.

Outros supermercados com vagas para jovens aprendizes

Já terminando o texto, também é legal considerar que se você está em busca de vagas para jovens aprendizes em supermercados, saiba que há outros lugares com oportunidades. Em uma rápida pesquisa online dá para ver vagas no Walmart, na Makro e no Carrefour.

Veja quais são as regras para se tornar um Jovem Aprendiz no Extra
Foto: (reprodução/internet)

Desse modo, o mais importante é considerar os requisitos para concorrer as vagas e saber usar os sites oficiais de cada um dos mercados para fazer a sua inscrição, que geralmente é online, rápida e gratuita. Esse é o primeiro passo para concorrer as vagas. 

E para quem não sabe qual é o site oficial de cada um desses mercados, há uma próxima boa notícia: há plataformas que anunciam tais oportunidades disponíveis hoje em dia, como o Indeed, o Info Jobs e o próprio LinkedIn. 

Cuidados ao procurar vaga  pela internet

Apesar da internet ser um ótimo facilitador na hora de procurar emprego, é válido ter cautela. Evite procurar oportunidades de trabalho em sites desconhecidos. Da mesma forma, verifique a avaliação da plataforma na internet antes de informar dados pessoais. 

Vagas de jovem aprendiz no LinkedIn

Ao fazer a busca por essas vagas no LinkedIn, que é uma plataforma que funciona como uma rede social profissional, você vai ver que tem mais de 10 mil vagas distribuídas em todo o país. E o mais interessante é que dá para filtrar por região, por data da vaga e muito mais. Veja alguns dos exemplos:

  • Docket Brasil (São Paulo – SP)
  • Sicoob Cocre (Piracicaba – SP)
  • Unimed (São João del Rei – MG)
  • Droga Raia (Belo Horizonte – MG)
  • Aurora Alimentos (Cabo de Santo Agostinho – PE)
  • Autoglass (Duque de Caxias – RJ)
  • GE Renewable Energy (Ipojuca – PE)
  • Grupo Saga (Goiânia – GO)
  • BR Malls (Caxias do Sul – RS)
  • Banco Inter (Belo Horizonte – MG)
  • Supermercados Guanabara (Nova Iguaçu – RJ)
  • XP Investimentos (São Paulo – SP)

Esses são somente alguns dos milhares de exemplos. Após fazer a busca, você pode ler a descrição de cada vaga, com base na sua região, para descobrir se aquela é a vaga ideal para você. Geralmente, o LinkedIn permite um cadastro gratuito, desde que você tenha o currículo online

ANÚNCIO