A melhor idade: por que é bom contratar funcionários mais velhos

Se você acha que quando uma pessoa atinge a terceira idade (chamada de melhor idade), ela não tem mais chances de se reencontrar no mercado de trabalho, você está errado. Essa é uma ideia que vem mudando cada vez mais e hoje há sim espaços para essas pessoas. 

É possível identificar que vem se tornando tendência a contratação de pessoas da terceira idade. Considere que temos um texto com vários motivos que provam porque pode ser benéfico esse tipo de contratação. As dicas finais são ainda mais incríveis. 

ANÚNCIO
A melhor idade: por que é bom contratar funcionários mais velhos
Foto: (reprodução/internet)

Melhora a integração para a empresa

Talvez não tenha como começar de outro jeito sem falar do principal benefício que você pode considerar para a sua empresa: a integração entre vários perfis de trabalhadores. Ter funcionários jovens e mais velhos é algo muito dinâmico e aceito hoje em dia.

A melhor idade: por que é bom contratar funcionários mais velhos
Foto: (reprodução/internet)

Afinal, você pode unir aquela vontade de trabalhar que é comum em quem busca o primeiro emprego com a experiência de quem já esteve no mercado antes. Sem falar sobre a ideia de socialização, de trabalho em equipe e até mesmo de troca de ideias. 

Bom, mas, vamos terminar esse primeiro tópico apenas lembrando que o universo corporativo de hoje em dia é eclético em vários sentidos. Isso porque, independente do que você faz ou vende, quanto mais diversificada a equipe, maiores as chances de ter os melhores resultados.

Tem mais flexibilidade no horário

Pode até parecer que não em um primeiro momento, só que a gente vai explicar: idosos tendem a ser mais flexíveis quanto a horários de trabalho. Isso porque os jovens possuem diversos compromissos que acontecem concomitante ao trabalho.

A melhor idade: por que é bom contratar funcionários mais velhos
Foto: (reprodução/internet)

Exemplos? O jovem pode estar atrás de um curso e estudar a noite. Depois, ele quer se cuidar e procurar uma academia. Sem falar nas festas com amigos. Tem ainda a opção de participar de eventos esportivos, culturais, musicais, etc.

O idoso também pode fazer tudo isso. Só que é mais comum que seja aquela pessoa que acorda mais cedo, que faça as coisas de forma mais objetiva e ele já não tem tanta disposição para ficar até tarde da noite vendo a Netflix, né. Ou seja, o horário é mais flexível, sim. 

Tem a possibilidade de negociar o tipo de contrato

Veja só: esse tópico não é uma indicação de contratos trabalhistas, ok? É só uma ideia para mostrar como o mercado tem funcionado hoje em dia. Saiba que contratar alguém mais velho pode ser bom do lado financeiro, pensando no salário, também.

A melhor idade: por que é bom contratar funcionários mais velhos
Foto: (reprodução/internet)

Vamos ver o porquê. Primeiro, considere que há no Brasil uma legislação que permite a contratação de prestadores de serviços. A vantagem é que assim não é preciso pagar tantos impostos para cada novo trabalhador, que não terá a carteira assinada.

Para o trabalhador é bom? Se a gente pensar no idoso, talvez porque ele pode ser aposentado e estar buscando uma forma de ter renda extra para complementar a renda da família junto com os benefícios. Assim, o que ele quer é dinheiro na conta e não os benefícios trabalhistas. 

São profissionais dedicados 

O que motiva uma pessoa para o trabalho? A resposta é múltipla e ampla. Porém, se a gente selecionar um grupo de idosos, o que vamos ver que eles possuem motivos que são um tanto quanto “mais focados”. Calma que você vai entender.

A melhor idade: por que é bom contratar funcionários mais velhos
Foto: (reprodução/internet)

Geralmente, eles trabalham para pagar as contas de casa ou para viajar no tempo livre. O que quer dizer, em todo caso, que eles possuem metas e motivos ligados a uma realidade atual. As pessoas mais jovens não têm essa mesma dedicação e já explicaremos.

Ainda que tenham filhos, pessoas mais jovens tendem a terem mais facilidade para encontrar trabalhos. Além da chance de renda extra. Ou seja, ainda que com motivações, nem sempre ficam “dedicados” ao emprego porque sabem que ainda terão bastante tempo para trabalhar.

Pessoas com mais experiência no mercado de trabalho

Aqui não estamos falando da experiência. Ao menos, não por enquanto. A ideia de contratar alguém mais velho pensando na formação é que essa pessoa tem uma graduação que vai além da faculdade ou de cursos. Isto é, ela tem a vivência no trabalho.

A melhor idade: por que é bom contratar funcionários mais velhos
Foto: (reprodução/internet)

Ou seja, ainda que você pode exigir um curso superior como requisito, saiba que há uma grande diferença entre quem acabou de se formar e quem se formou há mais tempo e já esteve no mercado de trabalho. Essa é a ideia da formação/vivência. 

Entre vantagens e desvantagens, o benefício disso, pensando no público mais velho, é que a pessoa sabe dosar o que será usado na prática, do que foi aprendido na escola. Além do mais, estamos falando sobre capacidade técnica junto com a formação humana do colaborador.

São melhores no atendimento ao cliente

Ué, o que o atendimento ao cliente tem a ver com as vantagens de contratar pessoas da melhor idade na sua empresa? Aqui temos uma grande curiosidade a ser pensada, amigos. E vamos ao que interessa porque esse pode ser um diferencial e tanto para a sua empresa.

A melhor idade: por que é bom contratar funcionários mais velhos
Foto: (reprodução/internet)

É provável que o seu “idoso” já tenha estado no mercado de trabalho, atuando fora da internet, concorda? Então, ele sabe bem como lidar com as pessoas, com o público, com fornecedores, com gente. Ou seja, ele tem uma base, um “por onde começar”. 

E quando entrar na internet, ele vai apenas precisar aprender a usar as ferramentas para fazer esse atendimento. Já o jovem, que nasceu dentro do mundo virtual, não tem esse diferencial de conhecer a fundo as pessoas, no tête-à-tête, o que pode exigir mais capacitação. 

Tem um mentor a todo momento

Se a gente unir todas as dicas que falamos acima, o que podemos concluir? No fim das contas, ter alguém da terceira idade na empresa pode ser algo como ter um mentor o tempo todo disponível, você não acha? E vamos entender isso melhor, em detalhes.

A melhor idade: por que é bom contratar funcionários mais velhos
Foto: (reprodução/internet)

Ainda que ele atue em funções diferentes, ele tem experiência e know-how para falar com os outros funcionários, dando dicas e ensinando técnicas mais simples. Assim, pode atuar como mentor ou consultor, além do seu trabalho operacional. Isso é incrível e outra vantagem. 

Tem mais responsabilidade

É claro que, como em boa parte desse texto, você vai ver que há regras e há exceções. Você tem que ser maleável para ler esse texto por conta disso. O que não dá para negar é que estamos falando da maioria dos casos, entendido?

A melhor idade: por que é bom contratar funcionários mais velhos
Foto: (reprodução/internet)

Esse é um exemplo. É comum que pessoas idosas ou com idade mais avançada tenham mais responsabilidade do que os jovens. O motivo costuma ser: o fato de serem pais e mães de família, já terem vivido a juventude (que é mais explosiva) e terem vidas mais tranquilas.

Olhe bem: não estamos dizendo que o jovem é “doido” e o idoso é “calminho”, hein. Mas, no geral, dá para pensar em algo como a responsabilidade de não ir dormir tarde, ficando na balada até altas horas e perder a hora do trabalho na manhã da segunda-feira, por exemplo.

Tem facilidade em exercer cargos de liderança

Esse até poderia ser o nosso tópico mais importante, o último aqui do texto. Afinal, toda empresa, da microempresa até a multinacional, busca pessoas que possam e saibam exercer a função de um líder. Tanto é que nunca se criou tantos cursos de liderança, né. 

A melhor idade: por que é bom contratar funcionários mais velhos
Foto: (reprodução/internet)

E com todos respeitos aos jovens, ainda que muitos se tornam líderes rapidamente, o que se vê no mercado de trabalho é o fato de que pessoas mais experientes e mais dedicadas tendem a conseguir esse cargo. Por isso, os mais maduros!

Para quem contrata, líder é diferente de chefe. Ou seja, não é sobre ficar na cadeira mandando e dando ordens. Líder é aquele que atua junto, que entende o processo, que sabe e entende os diferenciais de uma equipe bem unida, que trabalha junto. Pense nisso.

Tem mais experiência e isso conta

E, possivelmente, desde o começo do texto, você já tenha pensado nisso, não é verdade? Parece não haver dúvidas entre agências recrutadoras que as pessoas com mais idade, especialmente, acima dos 35 anos, possuem um diferencial e tanto: a experiência. 

A melhor idade: por que é bom contratar funcionários mais velhos
Foto: (reprodução/internet)

Isso vale mesmo para quando a pessoa ficou todos os últimos na mesma empresa. O que conta aqui é que estamos falando de alguém que entende o mercado e as suas nuances. Isso vai desde a responsabilidade, que citamos acima, até mesmo a importância das funções. 

Você já ouviu falar daquela história da pessoa que cobra caro para apertar o parafuso, certo? Isso porque ela diz que o segredo não é somente apertar o parafuso, mas saber qual é a ferramenta certa para usar. É mais ou menos sobre isso que estamos falando aqui. 

Há vagas para idosos?

Para terminar o texto, a gente quer deixar aqui o que pode ser visto como uma curiosidade e, ao mesmo tempo, uma informação útil. Conforme informações do IBGE, os idosos no mercado de trabalho representavam 5,9% em 2012. Depois, subiu para 7,2% em 2018.

E ainda não há dados mais novos do que esse. Porém, com a reforma da previdência, o que se vê, na prática, é que cada vez mais os adultos e idosos, da terceira idade, estão permanecendo em seus trabalhos. Por isso, com certeza, ter vagas para idosos é uma tendência.

ANÚNCIO