As perguntas mais comuns feitas em entrevistas de emprego

Conseguir uma vaga no mercado de trabalho atual está cada vez mais difícil. Porém, quando você se prepara para a entrevista, essa missão se torna um pouco mais simples. Conhecer quais são as perguntas mais frequentes, por exemplo, é uma boa maneira de não ser pego desprevenido por um entrevistador.

Além disso, essa é uma maneira de largar na frente de outros candidatos, afinal, o que não vai faltar é preparo no momento de se destacar na entrevista. Se você quer conhecer quais são as perguntas mais comuns de serem feitas em entrevistas de emprego, confira o nosso artigo e se prepare para o seu momento de brilhar.

ANÚNCIO
As perguntas mais comuns feitas em entrevistas de emprego
Foto: (reprodução/internet)

Você pode falar um pouco mais sobre você?

Assim que a conversa entre você e o entrevistador começar, provavelmente, essa será a primeira pergunta que ele lhe fará. Aqui ele procura quebrar o gelo entre os dois, e para chamar a sua atenção logo no início, é importante dar uma resposta firme, que mostra que você se conhece bem.

As perguntas mais comuns feitas em entrevistas de emprego
Foto: (reprodução/internet)

Primeiramente, é importante entender que não é relevante contar a sua história de vida aqui, pois, lembre-se, você está em uma entrevista de emprego. Fale brevemente sobre a sua personalidade, e depois logo introduza suas qualidades e quais são suas maiores habilidades e seus pontos fortes.

Outro ponto importante para conseguir ficar com a vaga é apresentar a sua resposta adaptada para o tipo de cargo que está desejando ocupar. Destaque os seus benefícios que podem ser aproveitados naquele cargo, e não um número alto de qualidades mas que não servem para a situação.

O que você sabe sobre nossa empresa?

Outra pergunta praticamente obrigatória em entrevistas de emprego é a de que se o entrevistado sabe ao menos algumas informações sobre a empresa. Muitas pessoas vão para entrevistas sem terem esse tipo de informação, e isso com certeza pode fazer ganhar alguns pontos com o recrutador.

As perguntas mais comuns feitas em entrevistas de emprego
Foto: (reprodução/internet)

O entrevistador quer saber se você fez mais do que entrar no site da empresa e apenas ler um pouco mais sobre o que eles fazem. Ele quer saber se você conhece o ramo de atuação da companhia, países que atuam, quais prêmios eles já ganharam, quais artigos já foram publicados sobre eles, entre outras informações.

Caso apresente algumas informações do tipo, é bem provável que você consiga se destacar em relação aos outros candidatos. Afinal, mostra que está mais decidido em conseguir esse emprego. Não tenha preguiça, e reserve algum momento antes da sua entrevista para se preparar nesse quesito.

Como ficou sabendo da nossa vaga?

Caso tenha algum conhecido dentro da empresa, esse é o momento de fazer com que sua indicação pese durante a sua seleção. Nessa situação, conte quem indicou, como ele falou bem da empresa e em como você ficou animado ao saber que teria a oportunidade de trabalhar na companhia.

As perguntas mais comuns feitas em entrevistas de emprego
Foto: (reprodução/internet)

Contudo, nem todos contam com indicações no momento das entrevistas, e isso não é motivo para se desesperar, pois lembre-se que apenas os mais capacitados vão conseguir o emprego. Nesse caso, fale para o entrevistador em que site de emprego visualizou a vaga e o que chamou a atenção no anúncio.

Nesse ponto, você pode aproveitar bastante as informações do último tópico, sobre fazer uma pesquisa sobre a empresa. Você vai poder citar os valores da empresa que você também se identifica, fazendo uma ligação entre ambos. O importante é não ficar calado em nenhuma pergunta e mostrar segurança.

Quais são suas maiores qualidades?

Aqui o entrevistador quer saber os seus pontos fortes, e ele espera não receber uma resposta genérica. Não destaque seus pontos de maneiras simples, como falar que tem “habilidades com pessoas” ou ainda que é pontual. Isso é o básico que ele espera de você, portanto, não vai fazer se sair melhor.

As perguntas mais comuns feitas em entrevistas de emprego
Foto: (reprodução/internet)

Ao invés de “habilidades com pessoas”, por exemplo, fale que tem facilidade em persuadir pessoas com sua fala. Ou ainda que isso facilita com que você crie relacionamentos próximos com pessoas da empresa, o que deixa o clima da companhia mais leve, e, consequentemente, melhora a produtividade.

Além disso, um ponto importante aqui, e que pode render mais pontos na entrevista, é falar sobre uma situação complicada que vivenciou em ambiente de trabalho e que foi solucionada por você, colocando as habilidades em evidência. Claro que não é recomendado falar de um problema criado por você aqui.

Quais são seus maiores defeitos?

Todo avaliador sabe que todo mundo tem defeitos, e com seu caso não será diferente. Contudo, não é recomendado citar que alguns dos seus pontos negativos sejam chegar sempre atrasado ao trabalho, ou que ainda é péssimo para cumprir hábitos. Isso você tem que melhorar urgentemente, e não deve ser mencionado.

As perguntas mais comuns feitas em entrevistas de emprego
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, é necessário que você se conheça melhor para poder responder essa pergunta de forma honesta, pois isso o recrutador com certeza estará avaliando. Uma boa forma de escapar dessa pergunta é citando pontos que são possíveis de serem melhorados.

Caso tenha dificuldades em falar em público, por exemplo, cite esse problema, mas já se adiante informando como você trabalha para driblar ele, seja fazendo aulas de teatro ou se voluntariando para que seja o condutor de possíveis reuniões. Lembre-se de apresentar soluções para os defeitos.

Por que você quer trabalhar aqui?

Com esse tipo de pergunta, o recrutador quer saber qual é o seu nível de entusiasmo com a vaga. Além de também testar os seus conhecimentos sobre a empresa, checando se você realmente tem algumas informações sobre a companhia. Por isso é tão importante fazer uma pesquisa antes de iniciar a entrevista.

As perguntas mais comuns feitas em entrevistas de emprego
Foto: (reprodução/internet)

Destaque alguns pontos específicos que conseguiu identificar durante a sua pesquisa, para demonstrar que realmente se atraiu por algo. A grande sacada aqui é também apontar que seus pontos podem muito bem “casarem” com os pontos de destaque do seu apontamento.

Traçar um paralelo entre os seus pontos fortes e o que chamou atenção na empresa pode ser uma boa maneira de mostrar que realmente se identificou com a companhia, o que aumenta as suas chances de ser contratado. Invista em autoconhecimento e em sua pesquisa.

Por que você deixou seu último emprego?

Apesar de ser desconfortável, é quase certo que seus novos empregadores irão fazer esse tipo de pergunta para você. O importante aqui é ser sincero, não entrar muito em detalhes se o motivo não for vantajoso para você, e conseguir destacar suas habilidades profissionais na pergunta.

As perguntas mais comuns feitas em entrevistas de emprego
Foto: (reprodução/internet)

Para esse tipo de pergunta, não é interessante fazer um desabafo sobre o seu último emprego, mas sim destacar os pontos que foram positivos em sua trajetória na empresa. Contudo, ressalte que você está procurando um novo emprego por não entender que o atual não permite aproveitar todo o seu potencial.

Isso mostra que você está decidido a progredir em sua carreira, e a nova empresa pode ser uma boa maneira de fazer isso. No mais, caso tenha sido dispensado, o mais recomendado é responder isso de maneira direta, pois não existe nenhuma vergonha nisso, esse tipo de situação acontece.

Você consegue atuar bem sob pressão?

Todo mundo sabe que o ambiente de trabalho pode, muitas vezes, ser bastante estressante, e o entrevistador está ciente disso, contudo, ele quer saber como você lida com esse tipo de situação. Aqui, não é interessante responder algo simples, mas sim elaborar algo melhor trabalhado.

As perguntas mais comuns feitas em entrevistas de emprego
Foto: (reprodução/internet)

Você pode dizer que lida bem sim com pressão, mas informe logo em seguida um exemplo disso. Como uma situação estressante que já passou em empregos anteriores e que foram muito bem contornadas por você, assumindo uma posição conciliadora ou rendendo mais do que o esperado.

Deixe claro que você dá conta de produzir mesmo que esteja em uma situação estressante. Além, é claro, de prezar pelo bem-estar seu e dos seus colegas de trabalho, afinal, o recrutador não vai querer ninguém descontrolado que possa xingar os outros colaboradores da empresa por conta de stress.

Se pudesse ser um animal, que animal você seria?

Essa pergunta é clássica e muita gente acha que os entrevistadores fazem para descontrair o ambiente, porém, não é bem isso o que acontece. Por ser mais engraçada do que o habitual, muitas pessoas respondem de maneira descontraída, sincera, e é isso que ele quer por aqui.

As perguntas mais comuns feitas em entrevistas de emprego
Foto: (reprodução/internet)

Contudo, ele não quer simplesmente saber que animal você seria, mas sim, quais são as características que o entrevistado tem e enxerga em outros animais. Quando uma pessoa responde que seria uma ave, por exemplo, o recrutador logo imagina que esse indivíduo gosta de mudanças, é flexível, gosta de ter espaço para a criatividade.

Porém, se a resposta for um leão ou um tigre, por exemplo, logo já é de se imaginar que o entrevistado é tem um perfil de liderança, afinal, esses animais são vistos em seus habitats como verdadeiros reis. Pense muito bem no tipo de resposta que você irá dar para o recrutador.

Se profissionalizar pode ser a chave para o sucesso

Apesar de uma boa preparação para a entrevista ser essencial, para conseguir se destacar de verdade no mercado de trabalho, uma boa opção pode ser a realização de cursos online, para aumentar a sua qualificação profissional. No mais, tudo isso ajuda no momento de encontrar emprego, basta dar o pontapé inicial.

ANÚNCIO