Como participar de um processo seletivo online – Dicas que vão te ajudar

O processo seletivo online já foi tido como algo fácil e que não precisava de tanto preparo. Depois de um bom aplicando esse formato, os profissionais passaram a compreender que na verdade não é bem assim. Assim como os procedimentos presenciais, os trâmites virtuais demandam atenção e cuidado. 

Com um mercado de trabalho competitivo, é importante saber como se destacar durante o recrutamento. O que as pessoas precisam ter em mente é que os critérios das empresas podem ter mudado, mas em geral o candidato ainda precisa mostrar o seu diferencial para conseguir uma vaga de emprego. Veja dicas para ter um bom resultado no processo online.

ANÚNCIO
Como participar de um processo seletivo online - Dicas que vão te ajudar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Estude a empresa 

Assim como na entrevista presencial, o candidato precisa conhecer a empresa que deseja trabalhar bem como entender os detalhes da vaga que está concorrendo. É comum que o recrutador pergunte durante a entrevista se o profissional conhece a área de atuação da empresa. Não dá para passar vergonha nessa hora, né?

Como participar de um processo seletivo online - Dicas que vão te ajudar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Como o procedimento é online, tenha o cuidado de ler os requisitos e atribuições da vaga de trabalho. Caso cometa algum equívoco, corre o risco de na hora da entrevista descobrir que não era a oportunidade que estava procurando. Além disso, se possível, busque saber sobre o plano de carreira com antecedência. 

Se não for possível, se informe com o próprio recrutador sobre as possibilidades de crescimento na empresa. Ainda, mostre interesse em saber o que o empregador procura no candidato à vaga. De repente, você já descarta participar das demais etapas por entender que não é o tipo de profissional que estão procurando.

Tenha clareza de seus pontos fortes 

É comum que o empregador queira saber das habilidades do candidato. Então, já tenha na ponta da língua quais são seus pontos fortes e, consequentemente, as qualidades que se encaixam no cargo em questão. Igualmente, é válido ser transparente quanto aos pontos fracos e às habilidades que precisam ser desenvolvidas. 

Como participar de um processo seletivo online - Dicas que vão te ajudar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Também, mostre interesse em desenvolver as qualidades que ainda não tem. Isso pode convencer o recrutador de que o candidato tem sede de crescimento e evolução. Entende-se que não será um colaborador acomodado, algo que as empresas não querem. Para ter essa visão geral sobre si mesmo, é importante ter autoconhecimento. 

Então, anote um dever de casa para fazer antes de qualquer processo seletivo, seja online ou presencial. Escreve em uma folha em branco, em dois lados opostos, seus pontos positivos e pontos negativos. Em seguida, pense o que pode fazer para aprimorar as habilidades e o que precisa ser feito para desenvolver as características que não possui. 

Faça testes antes da entrevista

O que torna o processo seletivo online diferente do presencial é justamente a necessidade de internet e plataformas de videoconferência. Então, nem sempre é bom contar com a boa vontade desses recursos. Primeiro, se certifique qual aplicativo o recrutador irá utilizar e instale-o previamente. 

Como participar de um processo seletivo online - Dicas que vão te ajudar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Após confirmar que está tudo funcionando bem, tente fazer um teste como se estivesse conversando com recrutador. Claro que a conversa real precisa ser espontânea, mas é importante estar preparado. Utilizar esse tipo de técnica pode ajudar a reduzir a insegurança. Então, não custa nada tentar. 

Verifique a iluminação do lugar, se todos os equipamentos de vídeo e áudio estão em perfeitas condições. A internet é um recurso que não pode dar errado de jeito nenhum durante a entrevista. Se notar que a rede não está boa o suficiente para comunicar-se de forma fluída na plataforma, é bom pensar em uma outra opção de lugar ou de internet. 

Vista-se adequadamente

Um erro que muita gente comete é não se vestir de forma adequada para uma entrevista online. Saiba que as empresas levam o recrutamento virtual a sério, tanto quanto o presencial. Então, saber se portar é fundamental para o destaque do candidato durante o processo seletivo. 

Como participar de um processo seletivo online - Dicas que vão te ajudar
Fonte: (Reprodução/Internet)

É bem simples, basta imaginar que está no escritório da empresa e que precisa se apresentar de maneira mais formal. A escolha da roupa vai depender também do cargo para qual está concorrendo. Se for um posto formal, que necessite ser executado com trajes mais elaborados, considere aplicar isso durante a conversa com o recrutador. 

Muitos candidatos se enganam achando que o processo seletivo online é informal. Na verdade, o que está acontecendo é o contrário. A tendência é que cada vez mais os processos sejam virtuais. Então, o novo formal é a entrevista virtual. O que isso quer dizer na prática? Nada de pijamas durante a conversa com o recrutador e reuniões de trabalho por videoconferência. 

Escolha um lugar silencioso

A escolha do lugar adequado também faz toda diferença. Durante a entrevista é importante não ter interrupções de terceiros, barulhos e nem um cenário bagunçado. Se não consegue ter silêncio em casa, procure outro ambiente. Priorize lugares bem iluminados, organizados e sem barulho. 

Como participar de um processo seletivo online - Dicas que vão te ajudar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Opte por um espaço que tenha um fundo branco, onde você possa ficar de costas para uma parede vazia, sem muita informação para quem está assistindo. É uma ideia ruim entrar na videoconferência com todo mundo vendo sua cama bagunçada ou o guarda-roupa aberto. Para evitar esse tipo de situação, ficar virado de costas para a parede é melhor. 

Se a logística do quarto for outra, tente modificar a mesa só durante o período da entrevista. A parede branca atrás dá um ar de neutralidade e profissionalismo. Caso não consiga sair de casa para fazer a reunião, converse com todos antecipadamente para não entrarem no quarto ou no escritório. É péssimo ser interrompido durante a conversa com o entrevistador.

Fique atento a todas as etapas

Pelo fato de uma conversa online ter mais chances de distrações, o candidato precisa se esforçar mais para ficar concentrado. Desde o momento que visualizar uma oportunidade no LinkedIn ou em outros sites de emprego, é necessário ter cautela ao concluir cada etapa para não causar uma má impressão. 

Como participar de um processo seletivo online - Dicas que vão te ajudar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Trate cada passo com seriedade, ainda que todos os processos não envolvem o contato direto com o recrutador. Conheça a peculiaridade de cada vaga e as exigências da empresa. Não deixe passar batido solicitação de documentos e informações. Evite perder prazos de entrega, enviar arquivos fora do padrão, entre outras coisas. 

Depois de passar pelas etapas que precedem a entrevista, foque na conversa com o recrutador. Os primeiros passos têm mais a ver com o cumprimento de requisitos, em seguida é a sua forma de se comunicar que vai definir o resultado. Por isso, vamos dar algumas dicas de como se portar diante do entrevistador, que fará uma análise completa do candidato.

Demonstre confiança 

O recrutador é treinado para fazer a análise do perfil comportamental do profissional. Afinal, a empresa não pode errar na contratação dos colaboradores. Isso deve-se aplicar na maneira que se comunica com o entrevistador. As respostas precisam ser objetivas e claras, de modo que a outra pessoa entenda a mensagem que quer transmitir. 

Como participar de um processo seletivo online - Dicas que vão te ajudar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Essa dica vale tanto para o processo seletivo online como presencial. Existem muitos profissionais inseguros no mercado. Por isso, mostrar confiança no potencial e certeza de suas habilidades impressionará o recrutador. Uma estratégia interessante para transmitir essa segurança é manter o contato visual na câmera. 

Evite interromper a pessoa que estiver falando, aguarde com calma o entrevistador terminar a pergunta ou o raciocínio. Aí sim o candidato poderá dar inícios aos seus argumentos. Cuidado para não falar rápido demais, dificultando a compreensão de quem está ouvindo. Não demonstre que está com pressa, busque ter o timing correto para cada etapa.

Seja criativo 

Dependendo da vaga para qual está se candidatando, a criatividade pode ser uma habilidade imprescindível. De qualquer forma, ser criativo é importante para qualquer posição que irá ocupar dentro de uma empresa. Isso pode ser exigido do candidato até mesmo durante o processo seletivo. 

Como participar de um processo seletivo online - Dicas que vão te ajudar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Pode acontecer do recrutador solicitar ideias de projetos, produção de vídeos ou até mesmo apenas falar melhor sobre experiências profissionais ou de vida. Convenhamos que para fazer tudo isso é necessário ter o mínimo de criatividade. Não seja maçante ao se apresentar, mas evite ser informal, a menos que a empresa dê liberdade para isso.

Se esforce para ser diferenciado, mas não perca a essência. O que isso quer dizer? Não deixe de ser você mesmo. O recrutador sabe quando o candidato está escondendo alguma informação ou até mesmo mentindo. Ser espontâneo e verdadeiro nas respostas é fundamental. Caso o contrário, estará acabando com qualquer chance de ser contratado.

Como lidar com o nervosismo 

O nervosismo pode derrubar muitos candidatos na hora da entrevista. Por isso, separamos algumas dicas que podem melhorar essa insegurança. Faça um planejamento dos pontos que acha relevante serem ditos na conversa. No entanto, sempre espere o entrevistador guiar o bate-papo. Atravessá-lo soa como desespero. 

Se possível, utilize técnicas de relaxamento antes de começar a entrevista. Faça exercícios de respiração, alongue o corpo e tenha uma boa noite de sono um dia antes. Não é bom para o candidato aparecer com o semblante cansado. Ah, lembre-se de fazer uma boa refeição para não ter problemas com queda de pressão ou hipoglicemia no decorrer da entrevista.

ANÚNCIO