Essas vagas de emprego não são preenchidas por falta de qualificação dos candidatos

Os multirões de emprego, os sindicatos de profissionais e até mesmo as maiores plataformas de vagas de trabalho do Brasil anunciam oportunidades de emprego todos os dias. São milhares. Porém, nem todas são preenchidas rapidamente. Você sabe o motivo?

A falta de qualificação dos candidatos é o motivo principal. Isso quer dizer que há vagas, no entanto, nem sempre há profissionais capacitados para elas. E para falar mais disso, a gente fez um conteúdo listando as principais vagas de emprego que nem sempre são preenchidas.

ANÚNCIO
Foto: (reprodução/internet)

Área de programação

De fato, a gente não poderia começar de outra forma. A área de programação é uma das que mais sofre com a falta de profissionais capacitados no mercado de trabalho. Se você nunca ouviu falar disso, tudo bem. Porém, saiba que é uma tendência no mercado de trabalho.

Foto: (reprodução/internet)

Um ótimo exemplo é do programador JavaScript, assim como do programador mobile e do que atua na web como um todo. Eles são pessoas capacitados para encontrar soluções em meio a tanta informação tecnológica nos dias atuais. É considerada uma profissão do futuro.

É quem está por trás dos dados, dos números, dos gráficos e de tudo que gira em torno dos mecanismos da internet. Sabe aquela coisa do tipo “quem será que criou isso”? Então, possivelmente foi um programador que fez. É tipo isso que acontece na prática.

ANÚNCIO

Área de design

Aqui, a gente tem uma próxima dica de vaga de emprego para quem está à procura de oportunidades no mercado de trabalho. Isso porque a área de design é bem diferente da de programação. Ela está mais incluída no marketing, como falaremos abaixo.

Foto: (reprodução/internet)

Porém, não é do marketing digital que estamos falando e sim do design físico mesmo, de casas, de escritórios, de eventos ou de qualquer espaço. Já ouviu falar sobre o design de interiores, não é? Esse profissional está em alta e há bons motivos para apostar nisso.

Muito mais do que ter uma loja bonita, hoje em dia é preciso ter uma loja que vende, já ouviu falar disso? Então, esse design de interiores acaba trabalhando não apenas na escolha ou organização de móveis, mas também em conjunto com o objetivo do lugar. Incrível!

ANÚNCIO

Área de marketing

Outra área que está em crescente e parece que tem muito profissional no mercado, mas não tem tantos capacitados é a de marketing. É verdade. Você vê uma empresa de marketing em cada canto da cidade. Ou melhor, em cada busca que faz no Google, né.

Foto: (reprodução/internet)

No entanto, nem todas estão capacitadas para atender você. Hoje em dia, é preciso saber se posicionar e isso inclui estar apto para falar com o público B2C, por exemplo. Ou então, saber posicionar uma pequena marca na internet. Entre vários resultados que podem ser obtidos.

Uma boa ideia é ver sobre o cargo de gerente de marketing. Além de ser uma ocupação que tem um bom salário, o profissional ainda possui chances de crescer e ganhar cada vez. O problema está em um ponto: é preciso saber liderar e conhecer muito do assunto. 

Área técnica de comunicação

Agora sim vamos pular de um tema para outro. Você que é da área técnica pode achar que não tem trabalho para você. Mas, tem sim. Muito mais do que trabalhar em empresas de telefonia, que é uma tendência do mercado, saiba que há outro caminho, muito menos concorrido.

Foto: (reprodução/internet)

Estamos falando sobre o técnico em rádio e TV. Você sabia que ele esse tipo de profissional é uma “raridade” hoje em dia? Ainda que muita gente pense que o rádio e a TV acabaram, isso não é verdade. E há sim muitos canais e emissoras ativas, com vagas abertas. 

Para quem sabe operar câmeras, trabalhar com áudio ou algo que esteja ligado a esse tema, uma boa dica é começar a procurar as oportunidades. Uma dica é sobre a vaga de cinegrafista, que sempre demora para ser preenchida e é uma preocupação para várias empresas.

Área médica

Outra mudança radical nesse texto é para falar sobre a área médica. Acredite: é outra das áreas de emprego que não são preenchidas por falta de qualificação dos candidatos. Sabia disso? Por mais que você pense que um médico ganha bem, nem sempre há profissional.

Foto: (reprodução/internet)

Ou seja, as empresas, as cooperativas, os postos de saúde, o governo e mais um monte de instituição “sofre” na hora de encontrar candidatos. Por isso, os concursos públicos são tão concorridos, mas ao mesmo sempre abrem novas vagas de emprego.

Uma ideia é pensar no médico legista. Você sabia que tem muita vaga de médico legista no Brasil? E isso porque há concursos públicos oferecendo ótimos salários. Porém, além da formação é preciso ter especialização e tempo de experiência, o que nem sempre acontece.

Área eletrônica

O técnico de equipamentos médicos é um dos profissionais que vai representar muito bem essa categoria da área eletrônica. Você até pode achar que é uma função simples já que basta o curso técnico para conseguir um emprego. Porém, não é assim na prática.

Foto: (reprodução/internet)

A área eletrônica é muito grande e tem vertentes, como a daqueles que entendem dos equipamentos médicos. Ou seja, é preciso ir além do curso técnico para entender o assunto e, posterior a isso, encontrar um emprego no mercado de trabalho.

Vale a pena pesquisar sobre as especificidades do mercado com relação a isso. A área de equipamentos médicos é uma entre tantas que exige um tipo de conhecimento técnico focado em determinadas soluções de problemas eletrônicos.

Área do comércio exterior 

Mais uma área com muita vaga de emprego aberta por conta da falta de capacitação. E isso sim pode ser uma chance única para você trabalhar. Entenda! São muitas as áreas dentro do tema “comércio exterior”. No entanto, pouca gente especializada.

Foto: (reprodução/internet)

Talvez esse seja o tópico com melhor exemplo do texto. O motivo é que não basta a pessoa fazer uma faculdade nessa área. Ela também vai precisar se especializar em determinados assuntos, por exemplo, em falar uma língua estrangeira de forma fluente, além do inglês.

Há ainda chances de conseguir emprego através de concursos públicos ou mesmo em empresas privadas que fazem vendas internacionais. Enfim, são cargos bastante atrativos em termos salariais, só que é preciso estar preparado para eles. 

Área de petroquímico e de mineração

Vamos fechar falando da área de petroquímico e de mineração. Por mais que a gente sempre vê grandes empresas, como a Vale do Rio Doce e a Petrobrás contratando, saiba que há poucos concorrentes para elas. O motivo é a capacitação e também a disponibilidade.

Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, na área petroquímica, você sabia que vai precisar estar um tempo disposto a trabalhar longe de casa, né? Ainda mais quando é em alto-mar. Já na parte de mineração, muitas vezes é preciso ter conhecimento operacional e correr riscos.

Com isso em mente, muita gente acaba visando outras funções e cargos, o que faz com que novas vagas sejam sempre abertas. Se você está pensando em vagas de trabalho, vale a pena considerar essas áreas, como a de petroquímico e mineração. 

O que fazer para estar apto para as vagas?

Bom, se você viu que realmente existem vagas de empregos que ficam abertas por longa data devido a falta de profissionalização, capacitação e qualificação dos candidatos, vem a pergunta: o que fazer? Oras, a dica é estar preparado para elas. Isso vem com o conhecimento.

Foto: (reprodução/internet)

Assim, uma boa ideia é apostar em treinamentos. Mas, atenção: nem toda empresa oferece esse tipo de estudo. Por isso, muitas vezes, vale a pena se especializar, buscar conhecimento e fazer aulas online em busca desse tipo de aprendizado. 

O resultado pode até ser uma vaga de emprego, né. E se você quer saber a verdade, considere que hoje em dia é possível aprender algo novo pela internet e sem ter que pagar nada. Há cursos online e gratuitos em grande quantidade e vários sites confiáveis. 

Os requisitos para concorrer às vagas

Outra boa dica, além da busca incessante pelo conhecimento, é sobre avaliar os requisitos das vagas que são anunciadas dia após dia. Isso explica porque nem sempre a pessoa que tem um vasto currículo consegue ser selecionado para determinadas vagas: falta foco.

Foto: (reprodução/internet)

Ou seja, o foco está em conseguir realizar determinadas tarefas. Assim sendo, mesmo que uma pessoa seja muito boa em vender ou falar com pessoas, pode ser que ela não consegue solucionar questões de TI. Entende? É preciso saber o que as empresas buscam.

Nesse texto, como você viu acima, muitas empresas procuram pessoas direcionadas para determinados temas. Então, muito mais do que ter mil e um cursos no currículo de emprego, o ideal é que você tenha foco para determinadas vagas, cargos e funções. Beleza?

Dica final: a tecnologia para o dia a dia das empresas

Entre tantas informações, se a gente pode terminar falando de uma dica geral para conseguir emprego no mercado de trabalho é sobre a tecnologia. Muito mais do que se relacionar com colegas de trabalho e pessoas, as empresas estão buscando quem sabe usar a tecnologia.

Assim sendo, vale muito a pena você conhecer sobre temas como realidade virtual, neurociência, robótica e até mesmo a inteligência artificial. Você não tem que ser expert nisso, mas pode usar esse conhecimento básico sobre isso a seu favor na hora de conseguir um emprego.

Não há posts para exibir