Conheça cursos grátis para quem procura emprego

Para quem está a procura de um emprego, seja uma recolocação no mercado de trabalho ou simplesmente uma primeira oportunidade, um ótimo primeiro passo é buscar aprender novas habilidades.

Conheça cursos grátis para quem procura emprego
Foto: (reprodução/internet)

Visando este objetivo, uma boa ideia é fazer alguns cursos para melhorar o currículo e poder ter mais chances na hora de competir por uma vaga aberta que aparecer. Afinal, ninguém quer deixar uma oportunidade assim passar.

ANÚNCIO

Entretanto, como a maioria dos cursos que existem são pagos, quem está desempregado acaba encontrando esta dificuldade. Por isso, hoje queremos te mostrar uma lista de cursos grátis para quem está a procura de um emprego e quer se aperfeiçoar. Acompanhe.

1. Curso de inglês

Aprender uma segunda língua é indispensável nos dias de hoje, principalmente o inglês. O mundo está cada vez mais globalizado e, nos meios profissionais, está sendo extremamente comum ter que lidar com pessoas de outros países diariamente.

Conheça cursos grátis para quem procura emprego
Foto: (reprodução/internet)

É claro que para se tornar alguém fluente no inglês você precisa dedicar um longo tempo de sua vida, mas por algum lugar você vai ter que começar. Por isso, queremos te recomendar o curso grátis de inglês básico da Pensar Cursos.

Em 70 horas de aula, neste curso você terá lições básicas e práticas de gramática e já não ficará tão perdido quando tiver contato com algum material em inglês. Vale ressaltar que o curso é gratuito, porém é necessário pagar pela emissão do certificado.

2. Curso de maquiagem

Você já pensou em aprender tudo sobre maquiagem e começar a ofertar este serviço por aí? Este é um mercado que possui muitas oportunidades. Afinal, sempre tem um evento para ir e nenhuma mulher quer aparecer com uma maquiagem feita de qualquer jeito.

Conheça cursos grátis para quem procura emprego
Foto: (reprodução/internet)

É claro que, para isso, você vai precisar de uma capacitação. Portanto, deixamos aqui a sugestão do curso online grátis de maquiagem do portal Certificado Cursos Online. O material deles possui 60 horas de duração e você só paga para emitir o certificado de conclusão.

O conteúdo ofertado é de nível básico, mas já é um ótimo ponto de partida para quem não conhece muito sobre as técnicas de maquiagem e já quer começar a fazer alguns trabalhos mais simples.

3. Curso de Excel

O Excel é um verdadeiro mistério para muitos. Por este motivo, quem busca ir atrás e aprender, acaba tendo um grande diferencial na hora de uma disputa por vaga de emprego. Afinal, que empresa não precisa de pessoas capacitadas para atualizar algumas ou muitas planilhas?

Conheça cursos grátis para quem procura emprego
Foto: (reprodução/internet)

Logo, se você está em busca de uma oportunidade de trabalho, não pode deixar para depois este conhecimento. A nossa recomendação é pelo curso grátis de Excel básico que é ofertado pela Fundação Bradesco

Ao todo, o curso possui 41 horas de duração, com materiais variados que vão desde apostilas até aulas em vídeo. O grande diferencial da Fundação Bradesco na hora de aprender sobre Excel, é que eles também disponibilizam gratuitamente os cursos para nível intermediário e avançado.

4. Estratégica de liderança e marketing pessoal

Você quer ser apenas mais um no mercado de trabalho ou quer entrar com tudo para fazer a diferença em todo lugar que estiver? Se a resposta for sim para a última pergunta, você vai precisar aprimorar os seus conhecimentos sobre liderança e sobre marketing pessoal.

Conheça cursos grátis para quem procura emprego
Foto: (reprodução/internet)

Uma coisa está relacionada a outra. Um bom líder precisa ter uma boa imagem, mas ele também não pode transparecer ser algo que de fato não é. Por isso, com um curso de estratégica de liderança e marketing pessoal você vai adquirir os conhecimentos completos que precisa para este objetivo.

Para aprender sobre este tema, você pode recorrer mais uma vez ao portal Pensar Cursos. Você terá acesso a um material com 30 horas de duração e, com certeza, terá um mindset bem diferente ao final dos estudos. Fará toda a diferença em sua carreira profissional!

5. Curso de HTML básico

Se você tem desenvoltura para a área de tecnologia, aprender HTML pode ser o começo de uma carreira muito promissora no universo de programação. Para grandes programadores do mercado, o HTML foi a primeira linguagem a ser aprendida, por sua simplicidade.

Conheça cursos grátis para quem procura emprego
Foto: (reprodução/internet)

Portanto, caso tenha interesse nesta área e não sabe por onde começar, fica aqui a nossa sugestão: o curso de HTML básico do portal Prime Cursos. O material contempla conceitos primordiais, como: criação de página, utilização de hyperlinks, listas, tabelas, criação de frames e formulários etc.

100% gratuito, esta formação da Prime Cursos não possui pré-requisitos, podendo ser realizado por qualquer pessoa que possuir interesse. O investimento financeiro a ser feito nesta formação será apenas para adquirir o certificado e atestar os seus conhecimentos.

6. Empreendedorismo e Inovação

A opção de seguir carreira na iniciativa privada deve vir acompanhada por uma profunda vontade de desenvolver múltiplas habilidades. Empreender, seja na sua empresa ou na empresa de alguém, requer visão de negócio. Mas, é claro, isso se você quiser fazer a diferença no lugar onde for trabalhar.

Conheça cursos grátis para quem procura emprego
Foto: (reprodução/internet)

Profissionais que buscam ter essa visão e expertise se destacam. Tanto durante o exercício de seu ofício, quanto na hora de fazer uma entrevista de emprego para concorrer a uma vaga em uma empresa, seja ela qual for.

Por este motivo, recomendamos o curso de Empreendedorismo e Inovação, mais um online e grátis da Fundação Bradesco. Com este conteúdo, você poderá desenvolver a habilidade de conceber soluções inovadoras através de um material bem interessante. É importante ressaltar que não existem pré-requisitos para realizar este curso.

7. Edição de vídeos

Você é daqueles que adora assistir a um vídeo no YouTube e fica se perguntando como alguns vídeos são feitos? Vou te contar um segredo: a maior parte de todo efeito especial que você vê é simplesmente truque de edição. E qualquer pessoa pode fazer! Desde que esteja disposta a aprender.

Conheça cursos grátis para quem procura emprego
Foto: (reprodução/internet)

Aliás, o mercado audiovisual está cada vez mais acessível para quem quer ingressar, com muitas oportunidades de aprender novas técnicas. Isso porque tem muito material gratuito disponível no próprio YouTube que pode ser aproveitado por quem quer desenvolver essas habilidades.

Porém, indicamos o curso de edição de vídeo gratuito do Portal IDEA, que possui uma base de conteúdo programático muito bem estruturado para que, não sabe nem por onde começar. Ele é bem simples, porém é tudo o que você precisa saber para começar a fazer as suas edições.

8. Design gráfico

Uma outra área de atuação que possui muita oportunidade para quem tem um lado mais artístico é a de design gráfico. Com o avanço da publicidade e do marketing digital, a demanda por produções gráficas é cada vez maior. Por isso, aprender design gráfico hoje em dia pode abrir muitas portas de emprego.

Conheça cursos grátis para quem procura emprego
Foto: (reprodução/internet)

Para isso, o curso que vamos indicar é o da plataforma Cursou, que organiza em tópicos os principais assuntos da especialidade do design gráfico. Nestes tópicos, o próprio site indica vídeos grátis do YouTube para que o aluno possa seguir uma linha de raciocínio na construção do conhecimento sobre o design.

A diferença desta plataforma para as demais que indicamos aqui hoje é que ela não disponibiliza certificado. Porém, honestamente falando, um certificado não é grande diferencial para esta área de atuação. O que realmente vai contar é a expertise desenvolvida e o portfólio que você irá montar. Mas, é claro, quando começar a faturar um pouquinho, invista em mais cursos!

9. Curso de corte e costura

Por último, mas não menos importante e promissor, está o curso de corte e costura. Esta é uma atividade que pode ser desenvolvida com grande facilidade, pois os materiais para começar a trabalhar não são tão caros. Além disso, é um serviço que carece de bons profissionais. Apenas um ou outro acaba se destacando neste nicho. Sem falar que a procura é muito grande!

Conheça cursos grátis para quem procura emprego
Foto: (reprodução/internet)

Para começar a dar seus primeiros passos no mundo das costuras, recomendamos o curso de corte e costura da plataforma Certificado Cursos Online. O nível de formação é básico, com 50 horas de conteúdos para você receber as primeiras noções desta habilidade que poderá ser uma oportunidade de renda.

O curso é gratuito, mas o certificado é pago, como em outras indicações que fizemos aqui hoje. Para obter esta certificação, será necessário realizar um investimento de R$ 49,90.

Como se cadastrar nos cursos online?

Para realizar a matrícula nas indicações de cursos que fizemos neste artigo, você precisa acessar cada um dos portais. Busque por eles diretamente no Google e encontrará facilmente cada um deles. Todos são bem requisitados e não será difícil encontrar o site.

Conheça cursos grátis para quem procura emprego
Foto: (reprodução/internet)

Ao entrar na página, digite o nome do curso que quiser e siga o passo a passo indicado para finalizar o seu cadastro. Tudo muito rápido, seguro e gratuito.

Fazer curso online vale a pena?

Muitas pessoas ainda se perguntam se realmente vale a pena investir tempo em realizar um curso online. É uma modalidade que, apesar de ter crescido muito nos últimos anos, ainda causa estranheza para muitas pessoas.

Entretanto, o que realmente importa é se você está aprendendo algo novo e enriquecendo seu repertório de conhecimento e aprimorando suas habilidades. Na hora de tentar algo no mercado de trabalho ou de ofertar um novo serviço, o que vai importar é o que você sabe fazer e não onde aprendeu aquilo. Portanto, deixe o preconceito de lado e mergulhe em conhecimento! Enquanto não arruma um emprego, aproveite este tempo realmente se dedicar a aprender e, o quanto antes, certamente encontrará uma oportunidade profissional.

ANÚNCIO