Como responder ‘fale-me sobre você’ em uma entrevista

Como responder 'fale-me sobre você' em uma entrevista
Foto: (reprodução/internet)

Quando se trata de entrevistas de emprego, palmas das mãos suadas, apertos de mão desajeitados e sorrisos forçados são ruins o suficiente. Mas você também tem que lidar com questões difíceis – uma delas é: ‘fale-me sobre você’.

Falar sobre si mesmo parece uma coisa fácil de fazer, mas, para muitos, descrever-se a um empregador em potencial pode ser mais difícil do que resolver uma equação matemática.

Por onde você começa? Você conta a eles toda a sua história de vida? Você compartilha o que faz no seu tempo livre com eles? Ou você se limita estritamente à sua história de trabalho (que eles sabem claramente, já leram seu currículo)?

Faça uma pausa – não há necessidade de entrar em pânico!

Aprenda a como responder ‘fale-me sobre você’…

ANÚNCIO

O objetivo

Antes de tirar conclusões precipitadas, esta pergunta não é feita para fazer você se sentir estranho e se contorcer na cadeira – gerentes de contratação não são tão horríveis! Por outro lado, também não é um convite para uma sessão de terapia gratuita.

Em vez disso, o objetivo é ajudar um empregador em potencial a descobrir como você se vê e se seria uma boa opção para a empresa se fosse contratado.

Essencialmente, age como um quebra-gelo no início de uma entrevista, em que você se apresenta a um empregador em potencial, pouco antes de mergulhar nos detalhes de suas funções anteriores.

Como responder à pergunta

Não há uma maneira certa ou errada de responder a essa pergunta, mas há etapas que você deve seguir para fornecer as informações apropriadas sobre suas habilidades e caráter dentro do ambiente de trabalho da maneira mais eficaz possível.

Abaixo estão algumas dicas úteis para ajudá-lo a começar – mas certifique-se de sempre praticar suas respostas para que pareçam naturais.

1. Explique quem você é profissionalmente

Embora você deva injetar um pouco de personalidade em sua resposta, você não deve dar ao seu entrevistador um resumo completo de toda a sua vida desde o nascimento. Em vez disso, você deve fornecer uma declaração de quem você é no mundo profissional.

Por exemplo, se você está no setor de RP há algum tempo, pode dizer: ‘Eu me descreveria como um gerente de RP criativo com mais de seis anos de experiência no mundo da moda, conduzindo campanhas de sucesso para líderes do setor’.

2. Destaque suas conquistas

Você pode pensar que reiterar as mesmas conquistas que listou em seu currículo é uma completa perda de tempo, mas a verdade é que o gerente de contratação provavelmente apenas deu uma olhada em sua inscrição e não prestou muita atenção aos detalhes. Em outras palavras, agora é a hora de trazer essas conquistas à luz e realmente brilhar.

Você poderia fazer isso dizendo: ‘No último ano, concentrei-me na construção de estratégias sólidas de mídia social para os clientes, garantindo que eles representassem uma marca de consumo forte. Durante esse tempo, aumentei as novas contas em 24%, criando e implementando um plano de produtividade de mídia social’.

3. Explique por que você está procurando um emprego

Você deve terminar sua descrição dizendo ao entrevistador por que está aqui e por que deseja o emprego. Isso pode ser porque você é um grande fã da empresa ou acha que é hora de progredir e seguir em frente para coisas maiores e melhores em sua carreira.

Dependendo da sua situação particular, você poderia dizer algo como: ‘Embora ame meu papel atual, sinto que é hora de progredir e expandir meu conhecimento. Esta é a oportunidade ideal para eu fazer exatamente isso e estou muito animado para aprender mais sobre a indústria [inserir nome]’.

Veja também: Você deve trabalhar com (ou para) amigos?

Respostas de amostra

Esses exemplos de respostas podem ser adaptados dependendo de seu setor e experiência. Destinam-se a servir de guia para lhe mostrar como formular a melhor resposta.

  • Sou um gerente de RH altamente motivado, com mais de 10 anos de experiência em recrutamento para empresas Fortune 500. Ao longo da minha carreira, concentrei-me no setor de atendimento ao cliente, resolvendo problemas complexos e garantindo o retorno dos clientes. Gosto de ambientes de ritmo acelerado e sinto que é hora de passar para algo mais desafiador neste momento da minha carreira.
  • Sou um entusiasta graduado em design gráfico com a ambição de criar novos conceitos. Embora não tenha muita experiência, concluí um estágio na [inserir nome da empresa] onde consegui trabalhar em projetos em tempo real e colocar minhas habilidades de design à prova. Sou um grande fã da sua empresa e trabalharia muito para provar que tenho o que é preciso.
  • Sou um redator criativo com mais de três anos de experiência trabalhando na indústria de viagens. Escrevi principalmente sobre novas experiências e testei novos hotéis e pacotes. Meu texto foi publicado no Traveller’s Guide e na Time Out, o que é uma grande conquista. No entanto, agora gostaria de trabalhar para uma única organização e ter um bom número de leitores, em vez de trabalhar como freelancer.

Erros a evitar

Ao elaborar sua resposta, certifique-se de evitar essas armadilhas comuns:

1. Listando uma sequência de adjetivos

Embora você precise usar alguns adjetivos para se descrever, você deve apoiá-los com uma breve explicação. Não use simplesmente adjetivos clichês que o gerente de contratação ouviu mil vezes antes. E, pelo seu próprio bem, não se chame de simpático – eles vão julgar isso!

2. Soprar demais a sua própria trombeta

Evidentemente, você precisará falar sobre algumas de suas realizações, mas isso não deve soar como uma forma de se gabar. Sua resposta deve ser modesta e relevante para o emprego para o qual você está sendo entrevistado.

3. Divagando

Uma entrevista deve ser um diálogo entre os entrevistadores e você – não um monólogo sobre sua vida. Se você estiver falando por mais de 30-60 segundos, é hora de cortar o fio e deixar o entrevistador falar. Você não quer que eles pensem que você fala demais e não consegue se comunicar de maneira adequada ou eficaz!

4. Foco em suas realizações pessoais

Ninguém se importa se você foi coroada Miss ou tem mais de 2.000 seguidores no Instagram (a menos que você esteja se candidatando a um papel nas redes sociais, é claro), então mantenha suas conquistas estritamente profissionais. Se você não conquistou nada que valha a pena mencionar, você pode apenas se concentrar em suas habilidades profissionais.

5. Contando a eles a história de sua vida

A menos que o assunto da conversa surja, não há necessidade de dizer ao painel de contratação de onde você é e como terminou em sua posição atual. Se você conseguir o emprego, terá muito tempo para discutir esses detalhes pessoais mais tarde.

Ter uma estratégia clara de responder às perguntas ‘fale sobre você’ e ‘descreva-se em poucas palavras’ mostrará que você é um profissional sério e ansioso para conseguir o emprego. Portanto, se você quiser estar um passo mais perto de seu sonho, certifique-se de estar totalmente preparado para as perguntas mais difíceis da entrevista!

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Carrer Addict

ANÚNCIO