Seu currículo passa no teste de sete segundos?

Seu currículo passa no teste de sete segundos?
Foto: (reprodução/internet)

O que o seu currículo diz sobre você?

Quando se trata de se candidatar a novas funções, você não tem muito tempo para impressionar.

Na verdade, estudos mostram que os recrutadores gastam algo entre cinco e sete segundos, em média, olhando para o currículo de um candidato. É menos do que o tempo necessário para ferver uma chaleira (pense nisso na próxima vez que fizer uma xícara de chá).

Então, como você pode garantir que seu currículo caia na pilha de ‘sim’ com tão pouco tempo para impressionar? Aqui está nosso guia para passar no teste de CV de sete segundos:

Mantenha breve

Os currículos nunca têm tamanho único.

A maioria dos recrutadores diz que duas páginas estão certas, mas tudo depende de quanta informação você tem para compartilhar. No entanto, mais do que três será um desligamento definitivo.

ANÚNCIO

A chave é ‘cortar a gordura’. Pergunte a si mesmo: ‘esta frase é relevante para o cargo para o qual estou me inscrevendo?’ Se você estiver dizendo não, então não deve chegar ao corte final.

E quando se trata de suas qualificações – seja específico. Adicione datas de início e término, tipos de qualificação e notas. Você também não precisa adicionar todas as suas qualificações. Normalmente, pelo menos dois ou três são suficientes.

Capte a atenção do leitor

Não importa para qual emprego você está se candidatando, sempre adapte seu currículo para incluir exemplos relevantes que mostrem ao recrutador que você é certo para a função.

Se você tem um trabalho específico em mente, melhor ainda. Use seu currículo para corresponder às especificações do emprego e mostrar ao recrutador que você é um bom parceiro – sem mencionar que é dedicado o suficiente para realmente trabalhar em sua candidatura.

E se você descobrir que sua experiência não combina exatamente com a descrição do cargo, não entre em pânico. Reserve algum tempo para pensar sobre as habilidades transferíveis e mostre que está disposto, capaz e equipado para lidar com as tarefas em questão.

Veja também: Você deve trabalhar com (ou para) amigos?

Siga um layout lógico e fácil de navegar

Um bom uso da formatação é vital para um currículo de sucesso.

Escolha uma estrutura fácil de ler, com cabeçalhos claros e destaque os pontos-chave usando marcadores para exibir as informações. Dê ênfase às informações que você deseja que os empregadores vejam primeiro e sempre use uma ordem lógica em todo o processo.

Por exemplo, se você não tem muita experiência anterior, concentre-se em sua declaração pessoal, qualificações e habilidades. Se você fez uma função semelhante, deixe seus detalhes de educação para mais tarde.

Isso permitirá que os recrutadores encontrem o que procuram rapidamente e ajudará a aproveitar ao máximo os preciosos segundos que um recrutador leva para vasculhar seu currículo.

Livre-se dos clichês

Nada tem mais chances de desestabilizar um recrutador do que um currículo genérico.

E, embora você possa pensar que frases como ‘excelente trabalhador de equipe’ e ‘boa capacidade de comunicação’ são essenciais, tudo o que elas acabam fazendo é tornar seu currículo igual ao de todo mundo – algo que pode ter consequências terríveis quando um recrutador verifica seu currículo.

Em vez disso, mantenha as coisas positivas e sempre apoie seus atributos com exemplos reais. Afinal, ‘receita aumentada em X’ soa muito melhor do que simplesmente dizer que você trabalha duro.

Os recrutadores estão tão entediados de ler as mesmas frases tradicionais quanto você de escrevê-las.

Obtenha a opinião de um especialista

Pode ser difícil identificar as falhas em seu próprio currículo.

Portanto, em vez de ficar agonizando com cada pequeno detalhe, economize tempo permitindo que os especialistas apontem exatamente onde você pode estar errado.

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Reed UK

ANÚNCIO