Construção civil tem boa perspectiva de crescimento para o semestre

Sem dúvidas, um dos mercados que mais movimentam a economia do país com negócios e empregos é o da construção civil. Anteriormente, já falamos aqui sobre como o município de Lages foi bem sucedido na oferta de novos postos de trabalho nesse segmento.

Neste contexto, foi encerrada no último dia 02 a Construsul. Se trata de uma feira internacional de construção na cidade de Porto Alegre. O evento acontece anualmente para reforçar essa característica forte do mercado de construção.

construção civil
Foto: (reprodução/internet)

Com a reunião de empresários e acionistas, a intenção é influenciar o crescimento de novas iniciativas na área. Na edição deste ano, foi possível observar algo bem positivo. A classe de investidores está bastante otimista com o Brasil para este segundo semestre.

Quando a crise econômica atingiu o país, um dos setores que mais foi atingido foi justamente o da construção civil. Em constante tentativa de recuperação nos últimos anos, parece que finalmente a retomada vai acontecer.

As expectativas para a construção civil

Existem alguns sinais que apontam para essa recuperação. São eles o crescimento do crédito imobiliário, diminuição na quantidade de funcionários demitidos e novas previsões de lançamentos. Portanto, para este segundo semestre, o cenário industrial da construção civil apresenta uma forte tendência de crescimento.

ANÚNCIO

Todas essas informações foram obtidas a partir de uma pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do estado do Paraná. Esta entidade já representa cerca de 4 mil empresas do segmento. De acordo com o sindicato, é esperada a retomada da competitividade na área e, consequentemente, sua expansão.

Afinal, quanto mais confiável este mercado se apresentar, mais atrativo será para futuros investidores. O apuramento realizado pelo sindicato ainda aponta que 59% dos empreendedores do setor estão otimistas quanto ao período.

Além de todo este aspecto positivo para a construção civil, a notícia também é boa para a geração de novos empregos. Ainda segundo a pesquisa, uma porcentagem maior que 90% dos empresários pretende realizar a contratação de novos funcionários.

Construsul 2019 pode ser ponto de virada

E foi com esse sentimento de recuperação que os empresários e acionistas que participaram da 22ª edição da Construsul saíram. O diretor da empresa organizadora do evento, Paulo Richter, foi bem claro quanto à sua perspectiva para os próximos seis meses após a feira. Richter avaliou:

“Estamos otimistas e com esperança que a Construsul 2019 marque o pontapé inicial para a retomada da construção civil no Brasil. Percebemos que o setor está muito otimista, mas que todos estão mantendo os pés no chão.”

Uma das empresas participantes do evento com a Âncora Group, a qual já estava há alguns anos sem participar como expositora. Roberto Bernardi, diretor comercial do grupo, comemorou os bons resultados que alcançou com os 4 dias de feira.

“A participação na feira superou as nossas expectativas, pois conseguimos fechar diversas negociações e temos outras encaminhadas. A Construsul, com certeza, fez diferença para o segundo semestre da ncora Group em termos de negócios, principalmente na construção civil. Tanto que já garantimos um espaço 50% maior para a próxima edição, quando pretendemos trazer um mix ainda maior de produtos.”

ANÚNCIO