Ao perceberem que algumas demissões estavam acontecendo desde o período em que começou a quarentena, dois amigos resolveram se juntar criar uma solução para facilitar a divulgação dos currículos das pessoas. Isso fez com que as pessoas que buscavam de uma oportunidade de trabalho conseguissem uma vaga no mercado!
O isolamento social fez com que muitas empresas perdessem o capital de giro e as condições de continuarem com o mesmo quadro de funcionários: mesmo com as portas fechadas as despesas do local alugado, água, luz e alguns impostos continuavam chegando. Logo ter dinheiro circulando na empresa, não existia a possibilidade de pagar as pessoas que estavam em casa.
A ideia da plataforma é fazer com que os brasileiros tenham a oportunidade de voltar para o mercado de trabalho e se manter neste momento complicado de pandemia. Pela ótima iniciativa em tempos difíceis, os fundadores do site foram ganhando visibilidade e muitas pessoas começaram a colocar o currículo na no site “Adote um Currículo”.
Mas como funciona tudo isso? Entenda agora quais são os benefícios que o site “Adote um Currículo” vem trazendo para a vida de muitos trabalhadores brasileiros que estão desempregados neste momento!
Veja como funciona o "Adote um Currículo"
Como visto anteriormente, a ideia é que as pessoas possam ter os currículos compartilhados. Logo, aqueles que apresentam interesse em entram na plataforma para cadastrar o currículo e todo o perfil profissional nas redes sociais, saiba que o processo é bem simples!
Ao entrar na plataforma nos deparamos com perfis de pessoas diferentes e podemos optar por compartilhar os currículos em redes sociais diferentes, apenas clicando naquela parte em que desejamos compartilhar. Atualmente, o site disponibiliza as redes que mais são usadas no mundo todo como o Whatsapp, Linkedin, Facebook e Twitter.
É válido destacar que todo o site funciona de forma voluntária: ninguém recebe para adotar um currículo, nem necessita pagar para deixar o perfil cadastrado na plataforma. Outro detalhe é que aqueles que querem compartilhar e ajudar as pessoas, podem fazer isso quantas vezes quiserem!
Além disso, o interessante é que ter a opção de encaminhar algum perfil específico encontrado no site, para alguma empresa conhecida.
Os benefícios da plataforma
Bom, o maior benefício de usar essa plataforma é que algumas pessoas podem publicar suas informações nas redes sociais e trazer uma visibilidade maior para seu perfil profissional. Inclusive, para que chame ainda mais a atenção a postagem precisa ter a hashtag “#adoteumcv”.
E é exatamente isso que vai acontecer, uma pessoa pode optar por adotar o seu currículo e abrir a oportunidade de alguém visualizar sua busca por emprego. Algumas empresas que estão funcionando home office no período da quarentena estão crescendo e a procura de novos colaboradores, logo a chance de ser escolhido para uma vaga é grande!
Atualmente a expressão "Networking" é muito importante por significar a conexão: onde alguns contatos conseguem lhe ofertar novas oportunidades de emprego. Vale lembrar também do LinkedIn, a plataforma onde as empresas disponibilizam informações sobre novas vagas. Logo compartilhar o seu currículo na rede social pode ser uma ótima ideia!
Saiba como se cadastrar na plataforma
Conhecendo o funcionamento do site, é simples cadastrar um currículo e garantir uma oportunidade de emprego em meio a crise! Para conseguir fazer isso, basta seguir os passos:
- Entre no site oficial;
- Caso queira adotar um currículo, basta entrar no perfil desejado e compartilhá-lo nas suas redes sociais;
- Caso queira ser adotado, é necessário fazer um cadastro no site. Basta clicar aqui e preencher com todos os dados importantes e exigidos. Em seguida aguarde aparecer a oportunidade de emprego!
Vale lembrar que é uma iniciativa voluntária, ou seja, para o seu currículo chegar em alguma empresa o recomendável é divulgá-lo em todas as suas redes sociais. Isso garante uma maior chance de sucesso, porque muitas pessoas ainda não conhecem a plataforma! Para conhecer mais o impacto do site principalmente em tempos de pandemia, basta clicar aqui.