As melhores dicas de networking que turbinam a carreira – Aprenda

Se você quer entender o que é networking na prática, pense logo na expressão “criar laços”. Talvez não exista forma melhor de entender o conceito. Isso porque esse tipo de rede de contatos não é, primeiramente, para fazer uma venda, mas para construir uma imagem.

É através dessa rede que você poderá conseguir resultados incríveis. E isso sim tem a ver com vendas, com projetos, com abrir o próprio negócio, com fazer parcerias e muito mais. Mas como turbinar a carreira a partir do networking? Essas dicas vão ajudar você nisso!

ANÚNCIO
As melhores dicas de networking que turbinam a carreira - Aprenda
Foto: (reprodução/internet)

Os novos contatos

A primeira coisa dentro do networking que você tem que considerar é a criação de novos contatos. Só assim, a sua rede vai aumentar. Então, parece óbvio dentro dos benefícios do networking adicionar pessoas para seguir e compartilhar informações.

As melhores dicas de networking que turbinam a carreira - Aprenda
Foto: (reprodução/internet)

Porém, o que muita gente não sabe é que esses novos contatos devem ser pensados como referências. Isto é, é a partir daí que é possível encontrar potenciais clientes, por exemplo. Ao mesmo tempo é daí que pode partir uma ideia de negócio e assim por diante. 

Para profissionais de quaisquer áreas, mesmo que já estejam empregados, o networking é uma forma de se manter atualizado no mercado, se conectando a pessoas e oportunidades o tempo todo. Tem algo a ver, de forma direta, com a expansão profissional e da carreira

A sua primeira impressão

Aqui não estamos falando diretamente do que você publica ou compartilha, mas sim dos seus dados pessoais/profissionais. Então, se você pretende entrar na rede, o ideal é que já tenha criado os seus contatos profissionais que serão vistos por outras pessoas.

As melhores dicas de networking que turbinam a carreira - Aprenda
Foto: (reprodução/internet)

Como assim? Considere pontos como um e-mail pessoal, mas que tenha ligação com o seu nome e sobrenome e não várias siglas, letras e apelidos. Você também deve deixar claro ali o seu contato por outras redes sociais para a pessoa acompanhar o seu dia a dia.

Dependendo da sua rede social, dá até para incluir informações como portfólio, antigos trabalhos e experiências. Isso tudo faz com que você tenha um mini currículo online e sem que seja indiscreto. Portanto, mais uma ótima dica de networking para você usar a partir de hoje. 

Apresente suas melhores características

A rede social e a de contatos permite que você se expresse de várias formas. É claro que você pode achar que vai ser apenas um grão de areia em meio à praia. Mas, calma. É importante que você saia de trás das cortinas e entre na apresentação.

As melhores dicas de networking que turbinam a carreira - Aprenda
Foto: (reprodução/internet)

Aos poucos, você precisa aparecer, comentar, curtir, compartilhar. É assim que se vai se tornar alguém que faz o bom uso da imagem profissional. E para alavancar a carreira, isso é essencial. Então, quando for “aparecer”, use as suas melhores características?

Como assim? Saiba que nesse tipo de relação com outras pessoas, mesmo empresas, você deve manter o seu “sorriso”, a sua “positividade” e até mesmo o “senso de humor”. Então, evite ser aquela pessoa chata, que só reclama ou que tem mal humor. Isso ajuda muito!

A imagem profissional

Mesmo que você não tenha uma empresa (ainda), saiba que é através do networking que você cuida da sua imagem profissional e isso pode gerar diversos resultados no futuro. Por exemplo, quando for abrir a sua empresa ou quando você for lançar o seu produto ou curso.

As melhores dicas de networking que turbinam a carreira - Aprenda
Foto: (reprodução/internet)

Então, o que também parece óbvio, mas nem todo mundo sabe é que quanto mais pessoas conhecem o seu trabalho e admiram o seu trabalho, então, mais fácil você ter sucesso independente do que virá a acontecer no futuro. É a sua fama que está ali.

Sem dúvidas, essa é uma das dicas que mais turbinam a rede de contato das pessoas. Porque ainda tem muita gente que acha que ter “poucos amigos”, “mas, bons amigos” é algo de sucesso. Pensar em qualidade é sim muito bom, só que quantidade também é interessante no começo. 

As atualizações do mercado

Seja falando do LinkedIn ou de quaisquer outras plataformas sociais, você já notou que tem sempre aquela aba que se assemelha a “atualização sobre o mercado”? Essa é uma ideia ótima para quem quer seguir as tendências de setores, de mercados, do mundo.

As melhores dicas de networking que turbinam a carreira - Aprenda
Foto: (reprodução/internet)

Ou seja, é algo bastante útil para todos os profissionais. Então, pode ser uma dica-chave para quem quer desenvolver, aos poucos, um bom plano de marketing profissional. Assim, o networking permite que você esteja por dentro dos assuntos mais novos do mercado de trabalho.

Essa aba de atualização acaba por envolver pontos como eventos, notícias, novidades e as novidades de tudo o que tem a ver com empresas e pessoas. Logo, para quem é profissional, essa atualização pode valer mais do que um curso, se a pessoa souber filtrar os conteúdos.

A forma de resolver problemas 

Você já parou para pensar como a gente resolve problemas? Nem sempre dizer que dois mais dois é quatro é fácil como parece. Assim, a gente acaba se baseando em outros acontecimentos e outras resoluções para tomarmos as nossas próprias decisões.

As melhores dicas de networking que turbinam a carreira - Aprenda
Foto: (reprodução/internet)

Assim, outra dica que vai turbinar a sua carreira é saber usar a sua rede de contatos visando essas problemáticas. Como é que aquela pessoa conseguiu ter mais seguidores? Como ela lançou um produto que fez tanto sucesso? No que ela investiu?

A ideia não é copiar outras pessoas da sua rede, mas se inspirar nela. Isso poderá aumentar o potencial dos futuros negócios, assim como ajudar você nas decisões comerciais através das dicas compartilhadas gratuitamente ou dos serviços prestados de forma geral. 

Vá além do seu mercado

Mais uma dica interessantíssima para quem está pensando na rede de contatos é sobre ir além do seu mercado, produto, serviço, família. A rede de contatos tem essa liberdade de unir pessoas de mundos diferentes, quase que literalmente falando, sabe?

As melhores dicas de networking que turbinam a carreira - Aprenda
Foto: (reprodução/internet)

Então, tudo bem se o jogador de futebol quiser falar com o produtor musical ou com o dono de uma rede de supermercados. Afinal, ali podem estar parcerias futuras. O mesmo vale para quem é MEI da área da beleza e se conecta com uma grande empresa de farmácia.

Assim por diante. Note que não há limite quando o assunto é o networking. O que importa é a qualidade de quem você segue e de quem segue você. É a partir de conversas simples e de assuntos aleatórios que podem surgir ideias que são incríveis. 

O compartilhamento de experiências

Esse ponto talvez seja o mais irônico e, ao mesmo tempo, pouco aceito. Mas, você vai ter que entender a importância dele. Já ouviu falar que quem ensina aprende mais? É disso que estamos falando. Portanto, não seja mesquinho nessa hora.

As melhores dicas de networking que turbinam a carreira - Aprenda
Foto: (reprodução/internet)

Quanto mais você ousar em contar as suas experiências, além de inspirar outras pessoas como você que está ali na rede, você também vai ter benefícios próprios. Por exemplo, vai aprender muitas coisas a observar a sua caminhada, a se começar pela autovalorização.

Logo, é uma boa ideia usar o networking para contar cases de sucesso e quanto mais humanizado você fizer isso, maior a chance de sucesso também. Afina, é aquela ideia de que estamos no mesmo mar, mas cada um em seu barco. Então, compartilhar resultados é multiplicar conhecimento. 

Seja discreto no networking

E chegando mais ao fim do texto, considere que a gente tem dicas de como fazer tudo isso dar certo. Essa primeira é aquela que não vai turbinar a sua carreira de uma hora para outra, porém, é ela que fará a diferença entre o sucesso e o fracasso.

As melhores dicas de networking que turbinam a carreira - Aprenda
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque nem sempre vai ser legal usar o networking como classificados de anúncios de vagas de emprego. Então, por mais que você esteja atrás de um trabalho, saiba que não é legal simplesmente sair por aí pedindo vaga de emprego.

O ideal é você ousar e ser criativo nisso. Logo, manter a discrição pode ser algo que dê bastante certo. Evite falar diretamente sobre o fato de você estar desempregado. Mas, você pode coletar informações em potencial para chegar lá. Seja detalhista e minucioso nessa hora.

O networking além do Linkedin

Esse último tópico pode entrar aqui como curiosidade. Você sabia que dá para fazer networking muito além do LinkedIn, né? É claro que essa é uma ótima rede social para isso. No entanto, não é a única. A ideia é que você use de forma constante outras opções. Veja os motivos:

  • O Facebook é atualmente o maior programa de smartphone;
  • O YOUTUBE é a plataforma de vídeos mais vista do mundo;
  • O TWITTER é visto como maior canal de comentários políticos do mundo;
  • O INSTAGRAM é a rede social que mais cresce o número de contas;
  • O TIK TOK é a rede social que mais evoluiu nos últimos anos.

Ou seja, isso tudo prova que você pode sim usar o LinkedIn e até mesmo “apostar” nele como forma de melhorar a sua imagem profissional. Mas, se o assunto é turbinar a carreira, não deixe de dar importância para as outras redes sociais também porque elas também são relevantes.  

ANÚNCIO