Dicas de procura de emprego durante a COVID-19

Dicas de procura de emprego durante a COVID-19
Fonte: (reprodução/internet)

O COVID-19 mudou sua busca de emprego de cabeça para baixo? Você certamente não está sozinho.

Esses tempos sem precedentes afetaram empregadores e profissionais em todo o país. Na verdade, muitas empresas tiveram que se adaptar para operar remotamente, e algumas tiveram que fechar completamente.

Como resultado disso, alguns empregadores temporariamente desaceleraram suas contratações, enquanto outros tiveram que aprender a conduzir sua estratégia de recrutamento digitalmente, a respeitar as regras de distanciamento social.

Mas só porque o COVID-19 apresenta alguns desafios à sua procura de emprego, você não deve desistir.

Para ajudá-lo nesses tempos incertos, aqui estão seis dicas importantes para a procura de emprego durante o surto de coronavírus.

ANÚNCIO

Participe de eventos virtuais

Só porque não é mais possível participar de eventos pessoalmente, não significa que não estejam acontecendo. Vários provedores já realizaram suas feiras de carreiras on-line para oferecer uma experiência virtual para quem busca empregos.

Por exemplo, o Talent Fest 2020 e o STEM Women, ambos tem eventos virtuais que permitem que os caçadores de empregos tenham acesso a conselhos e oportunidades de carreira, bem como assistam a palestras de empregadores e líderes do setor.

Portanto, acesse os sites de carreiras de seu setor e reserve o máximo de feiras, cursos e chats ao vivo que puder!

Considere uma indústria diferente (por enquanto)

Se você não consegue encontrar funções inspiradoras em seu setor, por que não pensar em escolher um setor diferente por enquanto?

Supermercados, armazéns, fazendas e lares de idosos são apenas alguns dos tipos de setores que estão desesperados por trabalhadores agora.

Isso não precisa ser uma carreira permanente. Apenas uma solução temporária que permite que você continue ganhando dinheiro, preencha a lacuna em seu currículo e mostre que você estava disposto a assumir uma nova função durante a luta contra o COVID-19.

Além de mostrar aos futuros empregadores que você tem uma ética de trabalho incrível, essas funções também podem equipá-lo com um conjunto mais forte de habilidades transferíveis para divulgar em seu currículo, carta de apresentação e durante as entrevistas.

Continue a impulsionar seu currículo

Como resultado do bloqueio contínuo, é provável que você tenha mais tempo disponível do que nunca. Então, por que não usar isso com sabedoria para continuar melhorando seu currículo?

Considere fazer um curso online, aprender um novo conjunto de habilidades ou até mesmo começar um novo hobby. A boa notícia é que existem muitos recursos gratuitos ou de baixo custo que você pode usar.

Por exemplo, aplicativos como o Duolingo são ideais para aprender um novo idioma, enquanto os cursos online são abundantes em uma infinidade de setores. Além disso, existem milhares de tutoriais do YouTube disponíveis na ponta dos seus dedos.

Trabalhe em uma corrida lateral

Da mesma forma, com mais tempo de inatividade em suas mãos, agora pode ser a oportunidade perfeita para começar um trabalho paralelo ou fazer algum trabalho freelance. Isso vai abastece-lo com uma renda e mais experiência para o seu futuro CV. É uma situação em que todos ganham.

Alguns exemplos de empregos freelance lucrativos que você pode fazer com seu laptop incluem redação, contabilidade, web design, trabalho administrativo e ensino online (dependendo de suas habilidades, é claro).

Veja também: Cinco erros comuns de entrevista de emprego

Expanda e envolva sua rede

Vale a pena continuar a expandir sua rede, porque você nunca sabe quando alguém pode entrar em contato com você com uma oportunidade empolgante.

Embora você não possa comparecer a eventos e conhecer pessoas pessoalmente, pode continuar a interagir e expandir sua rede online.

Portanto, use o LinkedIn e os fóruns do setor para postar artigos, compartilhar ideias e comentar sobre o conteúdo de outras pessoas em seu setor. Você também pode interagir com suas marcas e empresas favoritas por meio de plataformas de mídia social como Twitter e Facebook.

Continue se inscrevendo durante o COVID-19

Pode ser desanimador quando você não tem muitos papéis para escolher, especialmente se a competição for difícil. Mas é importante que você continue aplicando e mantenha o ritmo.

Isso não só aumentará suas chances de conseguir um emprego, mas também significa que você estará no radar dos empregadores quando tudo isso acabar e muitos começarem a aumentar seus esforços de contratação novamente.

Você está preparado para um tipo diferente de procura de emprego?

No final das contas, sua procura de emprego será um pouco diferente agora. No entanto, existem várias maneiras de continuar a aumentar a sua empregabilidade e a procurar o cargo dos seus sonhos.

Lembre-se de que todos foram afetados pelo COVID-19 e os regulamentos subsequentes. Então, pode demorar mais tempo do que o habitual para os empregadores olharem para você, e você pode ter que participar de entrevistas por telefone ou vídeo.

Usando nossas seis dicas acima, você pode reforçar seu currículo e continuar sua busca de emprego, apesar da incerteza contínua.

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: CV Library

ANÚNCIO