E-Commerce Experience terá segunda edição em Portugal

Atualmente, as empresas tradicionais estão vivendo um processo de adaptação ao mundo digital. Pensando nisso, foi criada uma iniciativa no Brasil para auxiliar os empresários que estão vivendo a transição para o e-commerce.

O projeto em questão foi criado em 2017, na cidade de São Paulo. Se trata do E-Commerce Experience, um programa global para desenvolvimento do comércio eletrônico. 

E-Commerce Experience terá segunda edição em Portugal
Foto: (divulgação/ecommerceexperience)

Em julho de 2018, foi dada a largada para a expansão do projeto no continente Europeu, com a primeira edição no exterior. Este ano, Portugal receberá mais uma edição do programa no mês de setembro. 

O que é o E-Commerce Experience

O E-Commerce Experience tem como foco as empresas que já conhecem e já estão consolidadas no mercado. Este público alvo, consequentemente, elimina as startups. A principal ideia é expandir as vendas das empresas também para os meios online.

Para isso, é estimulado o compartilhamento e a aprendizagem de noções e conhecimentos entre os profissionais participantes da experiência. Entre as corporações que apoiam o programa, estão a gigante Google, o Polo Tecnológico de Lisboa (LISPOLIS) e o E-Commerce Brasil.

ANÚNCIO

A ideia de expandir as atividades para a Europa se relaciona com os desafios que o continente enfrenta com o e-commerce. Em especial, Portugal, que possui dificuldades semelhantes às que o Brasil já teve há alguns anos. Isso é o que diz Vanessa Caldas, a fundadora do E-Commerce Experience.

“Portugal tem desafios muito parecidos com os que vimos no Brasil há alguns anos. As empresas não estão preparadas para os consumidores. Precisa haver uma mudança de mindset e de prioridades.”

Vanessa ainda reforça como o mercado digital tende a ser o futuro das empresas

“O e-commerce é um caminho sem volta, a compra online é a consequência da mudança de comportamento da população. As marcas locais não conseguem competir com outras da União Europeia. As empresas portuguesas que não se convencerem disso ficarão para trás e continuarão perdendo os clientes para empresas estrangeiras”

Os desafios em Portugal

Portugal tem cerca de 10,8 milhões de habitantes. Entre eles, 39% das pessoas realizam compras online. Porém, mais de 80% desses clientes precisam recorrer a lojas online que não são de Portugal. Isso evidencia bem a situação que o mercado digital português se encontra. 

As maiores adversidades encontradas no país são na área do conhecimento tecnológico para potencializar e expandir as operações online. Além disso, o medo em fazer investimentos na modalidade ainda é grande entre os empresários. 

Porém, diferente do que a maioria dos investidores pensa, o mercado digital não é caro. Vanessa Caldas explica que “Muitas empresas ainda acham que investir no e-commerce é caro, mas se fizerem da forma correta, o potencial é enorme”

Na última edição, em 2018, Portugal recebeu alguns dos principais investidores do mercado nacional, entre eles: Sacoor Brothers, Sportzone, Master Swiss, O Boticário e Knot. Sara Midões, que é head de e-commerce da Knot, comenta como foi positiva a participação no evento:

“O E-Commerce Experience abriu-nos os horizontes. Nós vimos grandes empresas abrirem as suas portas e partilharem os seus processos, os seus indicadores, as suas dores de crescimento, os seus fracassos e sucessos” 

As pequenas e médias empresas interessadas no programa, já podem realizar as inscrições. Basta acessar ao site do programa clicando aqui.

ANÚNCIO