Atualmente, as empresas tradicionais estão vivendo um processo de adaptação ao mundo digital. Pensando nisso, foi criada uma iniciativa no Brasil para auxiliar os empresários que estão vivendo a transição para o e-commerce.
O projeto em questão foi criado em 2017, na cidade de São Paulo. Se trata do E-Commerce Experience, um programa global para desenvolvimento do comércio eletrônico.
Em julho de 2018, foi dada a largada para a expansão do projeto no continente Europeu, com a primeira edição no exterior. Este ano, Portugal receberá mais uma edição do programa no mês de setembro.
O que é o E-Commerce Experience
O E-Commerce Experience tem como foco as empresas que já conhecem e já estão consolidadas no mercado. Este público alvo, consequentemente, elimina as startups. A principal ideia é expandir as vendas das empresas também para os meios online.
Para isso, é estimulado o compartilhamento e a aprendizagem de noções e conhecimentos entre os profissionais participantes da experiência. Entre as corporações que apoiam o programa, estão a gigante Google, o Polo Tecnológico de Lisboa (LISPOLIS) e o E-Commerce Brasil.
A ideia de expandir as atividades para a Europa se relaciona com os desafios que o continente enfrenta com o e-commerce. Em especial, Portugal, que possui dificuldades semelhantes às que o Brasil já teve há alguns anos. Isso é o que diz Vanessa Caldas, a fundadora do E-Commerce Experience.
“Portugal tem desafios muito parecidos com os que vimos no Brasil há alguns anos. As empresas não estão preparadas para os consumidores. Precisa haver uma mudança de mindset e de prioridades.”
Vanessa ainda reforça como o mercado digital tende a ser o futuro das empresas.
“O e-commerce é um caminho sem volta, a compra online é a consequência da mudança de comportamento da população. As marcas locais não conseguem competir com outras da União Europeia. As empresas portuguesas que não se convencerem disso ficarão para trás e continuarão perdendo os clientes para empresas estrangeiras”.
Os desafios em Portugal
Portugal tem cerca de 10,8 milhões de habitantes. Entre eles, 39% das pessoas realizam compras online. Porém, mais de 80% desses clientes precisam recorrer a lojas online que não são de Portugal. Isso evidencia bem a situação que o mercado digital português se encontra.
As maiores adversidades encontradas no país são na área do conhecimento tecnológico para potencializar e expandir as operações online. Além disso, o medo em fazer investimentos na modalidade ainda é grande entre os empresários.
Porém, diferente do que a maioria dos investidores pensa, o mercado digital não é caro. Vanessa Caldas explica que “Muitas empresas ainda acham que investir no e-commerce é caro, mas se fizerem da forma correta, o potencial é enorme”
Na última edição, em 2018, Portugal recebeu alguns dos principais investidores do mercado nacional, entre eles: Sacoor Brothers, Sportzone, Master Swiss, O Boticário e Knot. Sara Midões, que é head de e-commerce da Knot, comenta como foi positiva a participação no evento:
“O E-Commerce Experience abriu-nos os horizontes. Nós vimos grandes empresas abrirem as suas portas e partilharem os seus processos, os seus indicadores, as suas dores de crescimento, os seus fracassos e sucessos”.
As pequenas e médias empresas interessadas no programa, já podem realizar as inscrições. Basta acessar ao site do programa neste link.