Pós em ADM - As 10 melhores áreas de especialização para quem cursou administração

O curso de administração de empresas é o mais feito no Brasil e em outros países do mundo também. Para se diferenciar do mercado, o que muita gente tem feito é buscado uma especialização em alguma área. Inclusive, esse pode ser um diferencial e tanto no currículo.

No entanto, ainda mais quando estão recém-formados, muitos profissionais não sabem, exatamente, quais as melhores áreas para se especializar. Se esse é o seu caso, saiba que fizemos um conteúdo mostrando as 10 maiores tendências em administração da atualidade. 

ANÚNCIO
Foto: (reprodução/internet)

10 – Gestão de Turismo

Você pode torcer o nariz nesse tópico inicial e dizer que você não curte a área de turismo – ao menos, não para trabalhar. Mas, considere que conforme a Organização Mundial do Turismo, o setor é responsável por quase 10% dos empregos no mundo. Isso antes da pandemia. 

Foto: (reprodução/internet)

Assim, esse tipo de especialização pode ser uma ideia para quem quer atuar no mercado. Durante o curso, ele aprenderá sobre a competividade empresarial, as competências dos profissionais, as organizações dessa área, os processos tecnológicos. 

E muito mais do que ir para a praia, a ideia de turismo envolve também a questão de eventos, de gastronomia, de relações sociais, relações humanas, espaços socioculturais. Assim, é um campo a ser pensado, ainda mais para estar preparado para o fim da pandemia. 

ANÚNCIO

9 – Gestão de Crise

Com tantas crises acontecendo ao mesmo tempo, a maioria das empresas não estão conseguindo segurar a barra, no bom sentido, é claro. Por isso, uma boa ideia é prevenir o fechamento da empresa ou a falência, mesmo sabendo que a crise pode acontecer. 

Foto: (reprodução/internet)

Para isso, há um curso de pós-graduação que é focado na recuperação judicial de empresas e também na gestão de crises que podem acontecer. Sendo assim, o estudo promove o debate sobre as várias etapas desse momento, que é mais comum do que parece ser. 

Outra coisa bacana de saber é que durante o estudo, o administrador poderá aprender sobre competências que fazem parte de todo trâmite legal da reestruturação de negócios. Ou seja, é possível dar a volta por cima, mesmo durante os momentos de crise financeira, viu. 

ANÚNCIO

8 – Gestão Estratégica

Esse não é o curso de pós-graduação em administração mais procurado, porém, é um dos que os recrutadores mais gostam de ver nos currículos e a gente explica os motivos. É um tipo de curso que vai ajudar o administrador a entender a empresa por completo.

Foto: (reprodução/internet)

Ou seja, ele vai ver como cada área da companhia se comporta e como pode interagir com a outra. Assim, será possível analisar aspectos internos e externos, além de considerar custos, capacitação, uso de softwares, otimizações e muito mais. 

Entre a maior parte do curso, os estudantes acabam tendo que lidar com questões que dizem respeito ao crescimento e a longevidade da empresa, buscando formas de mantê-la sempre rentável, com o aumento nos lucros de forma constante. 

7 - Comunicação Empresarial

Outra área que é bastante interessante é a de comunicação dentro da empresa. Atualmente, esse termo tem sido menos usado, já que está dando lugar ao seu sucessor, o “marketing”. No fundo, o que queremos mostrar é que é uma área importantíssimo e muito atual.

Foto: (reprodução/internet)

Assim, a pós-graduação de comunicação empresarial vai capacitar o estudante para que entenda de forma mais aprofundada todos os processos da empresa, levando em conta que cada um deles tem uma importância estratégia grande em toda a gestão do negócio. 

Até mesmo porque com as ações em marketing, a empresa pode aumentar a competividade, minimizar custos, aumentar vendas, se relacionar melhor com os clientes, capacitar os profissionais, entre outras vantagens efetivas. 

6 – Comércio Exterior

O curso que foca no comércio exterior ou em logística é um dos que nunca saem de moda. Portanto, ainda não que não seja o mais procurado hoje em dia, ele sempre está na lista dos mais interessantes para quem estudou administração na graduação.

Foto: (reprodução/internet)

A ideia é que o profissional tenha especialidade na hora de ajudar a empresa a impulsionar as vendas entrando em novos mercados. Logo, é preciso considerar algumas questões cientificas, de fundamentos, de ética, da internacionalização do comércio. 

Assim, o estudante do comércio exterior vai poder atuar com ênfase em cargos como de despacho, de cargas, de trading e tudo mais o que envolve a logística, a entrega de produtos, a venda para outros países. 

5 – Lean Manufacturing

Para quem não sabe, esse termo indica algo como “crescimento da empresa”. E isso vem através de uma teoria que foi criada pela Toyota. A ideia é uma só: buscar maior eficiência e produtividade através da redução de desperdícios.

Foto: (reprodução/internet)

Para isso, a Toyota falou em 9 recursos que podem ser otimizados, como a super produção, a espera, o transporte, o processamento, o inventário, os movimentos, os defeitos, a criatividade e a informação.

Ou seja, se você tem esse conhecimento para ajudar a empresa a economizar dinheiro e aumentar o lucro, possivelmente, você tem um diferencial frente aos seus concorrentes, não acha? O curso forma pessoas que atuam na gestão de recursos financeiros, tempo e custos.

4 – Finanças Corporativas

É outro termo que tem sido substituído cada vez mais. A nova versão ganhou o nome de “controladoria”. Mas, independentemente do conceito, a ideia está totalmente ligada ao campo financeiro da empresa. 

Foto: (reprodução/internet)

Ou seja, estamos falando de um setor que, literalmente, move a companhia – seja para cima ou para baixo. Por isso, a graduação tem sido um diferencial de mercado e tanto na hora de encontrar uma vaga de emprego, especialmente para quem quer cargos mais altos. 

Isso porque quando o profissional conhece mais da área financeira, ele passa a ter mais facilidade em tomar decisões que tenham a ver com a otimização de processos, de recursos, de soluções. No curso, por exemplo, a pessoa aprende sobre as oportunidades de negócios

3 – Inteligência de Mercado

Agora, uma MBA que está em alta. Estamos falando de algo muito mais especifico de tudo o que já foi comentado até aqui. É um campo que ganhou forma porque forma administradores de modo mais promissor. Geralmente, é formado por jovens empreendedores. 

Foto: (reprodução/internet)

A ideia é que ele entenda um mercado para saber como atuar nele de forma mais rentável. Assim, é um tipo de capacitação que foca na atualização de informações, dados, pesquisas dos mercados. Ou seja, permite antecipar problemas e ajustar soluções. 

O administrador vai saber como usar técnicas, dados, números para contextualizar a eficiência da companhia. Assim, acaba lidando o tempo todo com ferramentas de processamentos, análises de informações, políticas de produtos, entre outros termos. 

2 – Liderança Executiva

Em algum momento, você já sabia que haveria algum curso de pós-graduação para administradores onde haveria a palavra “liderança”, correto? Afinal, é uma tendência há bastante tempo e que, ao que tudo indica, não vai perder o posto tão cedo. 

Foto: (reprodução/internet)

O motivo tem a ver com o fato de que as empresas buscam pessoas que saibam liderar equipes e não apenas que componham o quadro de funcionários. Por isso, os cursos e MBAs em liderança são os que mais crescem, em números de inscritos e importância, no mundo.

A liderança executiva aprimora as habilidades de uma pessoa que poderá atuar como líder de equipe, de setores, de sedes, de unidades. Logo, o foco estará na gestão estratégica. Assim, o estudante aprende técnicas importantes atualmente.

1 - Gestão de Pessoas

Sem dúvidas alguma, a pós-graduação em gestão de pessoas é a mais procurada por quem cursou administração. O motivo é que o assunto está em pauta nos últimos anos, a se considerar que as empresas são formadas por pessoas e não apenas por máquinas. 

Foto: (reprodução/internet)

Logo, esse simples conceito já traz a ideia e a importância das pessoas que são contratadas e como são tratadas dentro de uma companhia. Logo, o material humano se faz necessário para a competitividade da empresa, o que valoriza ela no mercado.

Assim, além de ser um bom administrador, todo profissional também deve conhecer e saber lidar com pessoas. E não estamos falando em liderar pessoas, mas sim em conhecer direitos e deveres, interesses, burocracias e tudo mais que envolve a parte de recursos humanos. 

0 – Gestão em Saúde

Brincadeiras à parte, a gente não quer dizer que a gestão em saúde é a mais indicada de todas, mais do que a gestão de pessoas. No entanto, a gente optou por ser o número “0” por um motivo especial: é uma aposta que pode virar tendência.

Foto: (reprodução/internet)

Isso porque não difícil ver que há um aumento no número de clínicas e hospitais, o que quer dizer que esses lugares não contêm apenas médicos e enfermeiros e pacientes. Há toda uma questão administrativa por trás.

Assim sendo, a especialização em administração na área da saúde pode ser uma grande aposta para quem está saindo da faculdade agora. O que você acha?

MBA, Pós-Graduação ou Especialização

Nesse texto, a gente acabou usando todos esses termos, mas você sabia que são diferentes? Na prática, eles podem representar um diferencial no seu currículo, isso é verdade. Porém, na teoria, possuem funções diferentes, que vamos explicar de forma sucinta e rápida. 

A pós-graduação é tudo o que vem após a graduação, como o curso de administração. Então, ela pode ser MBA ou especialização. O MBA forma o aluno em Mestre em Administração de Negócios. A especialização (mestrado ou doutorado) não tem o mesmo foco em negócios.

Não há posts para exibir