Um contador pode seguir várias áreas. Ele pode ser contador, obviamente. Assim como gerente financeiro, analista contábil, controlador, tesoureiro. Só que para conseguir cargos com salários mais altos e posições mais privilegiadas é preciso se especializar.
O motivo é muito claro e real: quem contrata busca pessoas que possuem mais do que a graduação. Eles visam profissionais com muito conhecimento técnico, mesmo que nem sempre com experiência de mercado. Além do tino comercial, do idioma, do perfil.
As especializações para contadores
Para começo de conversa, saiba que o curso de bacharel em Ciências Contábeis é uma graduação que dura 4 anos e é o primeiro passo para quem quer se especializar mais tarde. Assim, há disciplinas como de matemática, investimento, economia, legislação, entre outras.
No entanto, a partir disso, a especialização em contabilidade pode ser alternativa para continuar seguindo a carreira de um modo mais diferenciado, na busca por melhores salários e até mesmo uma posição mais privilegiada.
Abaixo, você vai ver que dá para se especializar em temas como gestão, leis, entre outros assuntos. Ao passo que todos são importantes e podem ser determinantes para uma empresa ter sucesso.
1 – Contador de Escritório
Aparentemente, essa não é uma especialização para o contador, concorda? Afinal, todo contador quando se forma acaba indo para essa área. Porém, vamos destacar aqui que hoje em dia há alguns itens que acabam se tornando diferenciais.
E, de fato, nem todo profissional tem esses diferenciais. Um deles é sobre a contabilidade online, que envolve as notas, os tributos, as orientações e tudo mais que pode acontecer pela internet, sem que exista a necessidade de uma contabilidade física.
Assim sendo, nesse tipo de trabalho, o contador vai atuar nas obrigações acessórias. Sendo que para se dar bem nessa função é preciso conhecer de algumas áreas mais afundo, como da área da saúde, da área da tecnologia, da área dos investimentos, entre outras.
2 – Contador Analista
Essa próxima opção de atuação é do analista contábil ou financeiro, que é aquele que vai subsidiar as decisões dos empresários. Como assim? Geralmente, esse tipo de contador está em grandes empresas e fará a demonstração de relatórios financeiros de clientes.
Logo, ele fica a par de democratizar as informações dos gráficos, de fornecer dados detalhados e ajudar a gerência da empresa a tomar melhores decisões. No entanto, o foco está nas análises e não na gestão ou na consultoria, está bem? Falaremos disso depois.
Para concluir o tópico, considere que o contador analista deve ter especialização ou experiência em contabilidade e saber sobre negócios. Afinal, ainda que de forma indireta, ele terá um papel muito importante nas decisões da empresa.
3 – Contador Gestor
E já que falamos dele, aqui está. O contador que também é gestor é aquele que vai influenciar na tomada de decisões da empresa, mas de modo muito mais direto. Portanto, ele terá uma função gerencial na companhia, podendo ser um gerente financeiro, um controller ou diretor.
E não é nada complicado entender as funções. O gerente é aquele mais experiente, que vai focar na saúde da empresa. Ele precisa conhecer a fundo as nuances da questão financeira. Já o controller é o que tem capacitação para decisões estratégicas, como nas transações.
E o diretor está acima do gestor e do controller, sendo que é quem vai dar a palavra final para comprar ou para tomar a decisão. Assim, ele tem um poder de decisão muito forte e que exige uma capacidade analítica como diferencial. É preciso muita experiência de mercado.
4 – Contador Consultor
Como falamos acima, também não se pode confundir o contador analista com o contador consultor. Mas, o que esse consultor faz? Ele é outro profissional com experiência que vai ajudar na consultoria contábil da empresa em várias frentes.
Por exemplo, pode dar apoio jurídico, financeiro, contábil, comercial, financeiro. A ideia é que ele seja contratado de forma a prestar serviços, como autônomo. Assim, vai ajudar as empresas com a sua experiência e a sua credibilidade.
Atualmente, alguns cursos são focados nesse tipo de contador, que geralmente já teve o seu negócio próprio e hoje busca apenas uma forma didática de ensinar o que sabe para outras pessoas. E, claro, isso pode ser feito até mesmo de casa, online.
5 – Contador Auditor
E quem acha que não daria mais para se especializar está enganado. Considere que o contador auditor é aquele que pode atuar dentro da empresa ou fora dela. Como assim? Ele pode ser contratado para ajudar a empresa a enfrentar as atividades financeiras e de patrimônio.
Como também pode ser de uma empresa por fora, que irá garantir a regularidade do negócio. Geralmente, se ele está fora da empresa acaba trabalhando para órgãos e institutos. Esse é um tipo de especialização muito procurada hoje em dia, sendo que exige muito conhecido.
E só para fins de comparação, considere que auditor interno é aquele que vai verificar os processos empresariais, avaliando os dados contábeis e os procedimentos. Assim, é um funcionário na empresa. O externo desempenha trabalho temporário para analisar processos.
6 – Contador Perito
Mais uma boa especialização na área da contabilidade para quem quer ganhar um salário melhor é o de perito. Ele é diferente de um auditor, está bem? Isso porque é quem vai comprovar o desvio ou mal-uso do dinheiro nas empresas e nos órgãos públicos.
Ele tem um foco mais judicial, baseado no Direito. Assim, pode ser contratado por uma das empresas envolvidas ou até mesmo pela própria Justiça do país. O profissional tem atuação importantíssima em países democráticos, como o Brasil. Por isso, bons salários.
No entanto, para conseguir um cargo de contador perito é preciso ter especialização e conhecimento em linguagens jurídicas. Além disso, só são considerados aptos os profissionais com atuação de excelência no país.
7 – Contador Público
Por fim, um contador também pode atuar em órgãos públicos. Sendo que é uma ótima ideia para quem busca segurança financeira e profissional. Assim sendo, dá para entrar no poder executivo da cidade, do estado ou do país. Um bom exemplo é no Ministério Público.
Logo, conforme a classificação dele e o cargo ele poderá atuar em campos diferentes. De todo modo, apesar de parecer estável saiba que não há estabilidade profissional após os 3 primeiros anos de estágio probatório. E o profissional poderá ser exonerado.
Entre as funções mais comuns, nós temos a análise de dados financeiros, a criação de relatórios, os dados patrimônios, os de orçamentos, as contas diárias, a legislação vigente, etc. No Tribunal de Contas, por exemplo, o contador no controle do dinheiro público.
Qual é a sua área
Agora que você conhece ao menos 7 campos para seguir carreira na área de contabilidade, resta a pergunta: qual é a sua área? Saiba que tudo tem que estar alinhado entre as suas expectativas, interesses, realidade e as funções que existem.
Sendo que uma carreira sólida não depende apenas da faculdade ou universidade que você escolhe, mas também da sua atuação enquanto profissional. No cenário atual, o contador tem papel fundamental para que empresas estejam dentro das leis, por exemplo.
Além do mais, somente no Ensino à Distância, a contabilidade ocupa a 5ª posição do curso mais feito no país, com 85 mil estudantes matriculados. O que indica, no mínimo, que a concorrência é grande.
O primeiro passo é o curso de graduação ou técnico
Se você se interessou por algumas dessas áreas, considere que o primeiro passo é justamente fazer o curso superior de ciências contábeis. Mas, você também pode fazer cursos alternativos antes de se especializar em algumas das áreas que mencionamos acima.
Por exemplo, no Brasil hoje em dia tem o curso superior de tecnologia em Gestão Financeira e o Curso Técnico de Contabilidade, ambos são da mesma área. Eles formam profissionais para o mercado de trabalho e costumam ser indicados para quem sai do ensino médio.
Já o curso de graduação de ciências contábeis é maior, sendo que dura 4 anos, diferentes dos técnicos que duram 2 anos. Além do mais, ele oferece diploma reconhecido no país todo e também tem vantagens como o programa de estágio, que insere o aluno no mercado.
Onde fazer a faculdade de ciências contábeis
Para quem optou pela faculdade de graduação, saiba que atualmente o Enade, que é um órgão do Ministério da Educação, tem dado a nota máxima para algumas universidades.
Por exemplo, a de Brasília, a Federal do Piauí, a Estadual de Londrina, a Estadual de Maringá, a Estadual do Oeste do Paraná, a Federal de São João del Rei, a Estadual de Montes Claros, a Federal de Minas Gerais, a Federal de Juiz de Fora, a Federal Fluminense.
Tem ainda a Federal do Rio Grande do Sul, a Federal de Santa Maria, a Federal de Goiás ou a Federal de São Paulo, todas com nota 5 no Enade no curso de Ciências Contábeis.
Onde se especializar na área de contabilidade
Após fazer o curso de graduação ou o técnico, saiba que você poderá buscar cursos de especialização. Para isso, você só tem que buscar nas faculdades e escolas perto de você aquele que mais lhe diz interesse. Sem falar que você tem que passar em provas do conselho.
Outra ideia é pensar em MBA, que também agregam muito valor na hora de conseguir um emprego com melhor salário. Atualmente, contadores podem fazer MBA em finanças, em gestão, em governança, em controle e muito mais. Todas são alternativas viáveis hoje.