Ofertas de emprego temporário valem a pena?

Muitas pessoas negligenciam as oportunidades de trabalho temporário, acreditando que não vale a pena investir na oportunidade para ficar no aguardo de outra vaga efetiva. Contudo, essa prática pode ser bem enganosa isso porque muitos conseguem ser efetivados nas empresas ao qual prestam um serviço de alguns dias. Entre os fatores que causam isso estão a dedicação desses funcionários.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, aponta que serão abertas 91 mil vagas de empregos temporários no varejo, no período do fim de ano para as vendas de natal. A expectativa é que essas vendas sejam bastante relevantes, observando um prazo de 6 anos. 

emprego
Foto: (reprodução/internet)

Além dessa expectativa real, separamos algumas dicas para que você analise as vantagens de aceitar esse tipo de vaga:

Criação de uma rede de contatos

É muito importante manter um relacionamento com profissionais da sua área de atuação, ou áreas relacionadas. Esses encontros são capazes de abrir portas de forma a trazer novas oportunidades de trabalho.

Além disso, é possível aprender com profissionais as novas tendências de mercado, são ideias frescas que podem trazer também uma orientação  a respeito da sua jornada profissional como um todo. 

Oportunidade de obter experiência

Muitas empresas preferem contratar profissionais que já tenham uma vivência da área em que a organização está ofertando a vaga. Muitos contratos podem se estender, fazendo com que você consiga uma boa vivência, abrindo portas para uma oportunidade futura. 

Outra dica importantíssima para quem deseja uma vaga temporária é a seguinte: não se prenda a vagas relacionadas somente a sua área de atuação. Isso fará com que o seu futuro empregador entenda que você é um profissional multifacetado. As empresas amam profissionais que passeiam por diversas funções, isso demonstra um envolvimento real com o trabalho. 

Ofertas de emprego temporário valem a pena?
Foto: (reprodução/internet)

Agrega valor ao seu currículo

Toda experiência acumulada é importante elencar no seu currículo. Existem empresas que valorizam inclusive os trabalhos voluntários. A pessoa que for avaliar o seu currículo após a experiência temporária, entenderá que você já está familiarizado com o ambiente e a dinâmica de determinados tipos de empresas ou funções. 

O temporário pode ser tornar fixo

A primeira dica para que o temporário se transforme em um funcionário fixo, é ter em mente que você precisa ser tão bom ou melhor do que os funcionários que já estão na empresa. Foque no trabalho que precisa ser feito e principalmente, traga resultados para a empresa. Tente superar as expectativas do seu empregador, isso fará com que ele perceba que te contratar irá fazer uma grande diferença na empresa ao qual ele administra. 

Ofertas de emprego temporário valem a pena?
Foto: (reprodução/internet)

O diferencial de trabalhar em vaga temporária

Como visto anteriormente, há uma série de motivos para aceitar trabalho em vaga de modalidade temporária. Uma das vantagens é também menos burocracia na hora de conseguir uma oportunidade, isso porque há apenas a análise do currículo! Entre outro benefício está o aumento da demanda de trabalho e também, uma maior experiência.

Um dos diferenciais também envolve o salário, já que trabalhos temporários ganham mais que os fixos, seguindo os regimes da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Vale lembrar também dos contratos, que são mais curtos!