O mercado profissional cresceu em mais de 70 mil vagas na área de tecnologia da informação, isso indica uma melhoria extraordinária para o meio econômico. Ser produtivo faz parte desse crescimento pelo fato de que quanto mais demandas são produzidas e entregues, mais trabalho é gerado.
Atualmente, o mercado de trabalho necessita de pessoas produtivas em diversas áreas. No entanto a dúvida de muitos é "o que devo fazer para ser produtivo no trabalho?”. Por esse motivo, apresentaremos algumas das melhores dicas para você aprimorar suas técnicas e adquirir agilidade e desenvolvimento prático na sua profissão.
Uma das formas de se conseguir bons resultados na execução de tarefas é utilizar da gestão de tempo, podendo produzir mais em menos tempo, sem deixar de realizar o trabalho com qualidade e eficiência.
Parar de procrastinar também é uma das formas de melhorar a produção de trabalhos. Ao longo deste artigo, falaremos um pouco mais sobre algumas dicas para ser produtivo no local de trabalho. Confira!
O que é ser produtivo?
Produtividade pode ser definida como o resultado de um trabalho feito com agilidade e praticidade. Para isso, utiliza-se menos recursos em menor tempo. Muitos conhecem como o ato de minimizar os recursos materiais, mão de obra, máquinas e equipamentos.
Algumas empresas, exploram isso para expandir mercados e aumentar o número de empregados. De acordo com o relatório Tendências Globais de Capital Humano de 2018 - A ascensão da empresa social, 43% das empresas acreditam em programas que oferecem bem-estar para os funcionários. Para essas instituições, essas iniciativas ajudam a reforçar sua missão e visão.
Enquanto isso, 60% acredita que isso pode ajudar a reter mais funcionários, garantindo que eles não queiram trocar de emprego tão rápido. Outros 61% afirmam que seus empregados se tornaram mais produtivos e trouxeram grandes resultados financeiros para as empresas.
O acúmulo de tarefas pode atrapalhar a produção
Estar sobrecarregado não significa que você está sendo produtivo. Pelo contrário, isso indica que você pode comprometer a sua criatividade e produtividade. Com esse acúmulo ao invés de produzir mais, você poderá tornar-se improdutivo e acabar se enfadando com o trabalho.
Conheça algumas formas abaixo para mudar a sua improdutividade e começar a traçar metas e objetivos que serão relevantes para o seu trabalho. E ainda, conseguir concluir todas as suas tarefas diárias, sentindo-se em paz e com a sensação de dever cumprido após ter um dia produtivo!
Dicas para se tornar produtivo no trabalho
Feche a porta de sua sala
Pode parecer clichê o que você vai ler aqui, mas quando você fecha a porta da sua sala ou se isole por um momento, você consegue se concentrar e alinhar as ideias para executar as suas tarefas de forma simples e rápida.
Caso você não tenha uma sala própria, tente utilizar um fone de ouvido, coloque uma canção suave e mantenha a concentração no seu trabalho. Com isso, a distração será evitada e haverá um maior aproveitamento do tempo.
Faça um check-list de todas as obrigações
Após ficar em isolamento, pegue uma caneta e um papel e descreva todas as atividades que devem ser feitas durante todo o dia de trabalho. Assim você adquire conhecimento de tudo o que precisa concluir até o fim do horário.
Para facilitar tente fazer isso no início e ao fim do dia, planejando na noite anterior todo o seu dia de amanhã. Dessa forma você não esquecerá de nada e, caso lembre de algo pela manhã, já adicione à lista de afazeres.
Existem pessoas que optam por determinar até o tempo que irá gastar em cada ação, pode ser que isso funcione ainda mais para o seu dia se tornar mais produtivo.
Inicie o dia com os trabalhos mais difíceis
Se não sabe com qual demanda deve iniciar o dia, considere a mais desconfortável e que você demoraria mais tempo pra concluir. Sabe aquela tarefa que de início você já pensa “nossa, vou fazer isso depois!”? É por ela que o seu trabalho deve começar.
Isso porque caso a demanda seja difícil, você ainda não estará cansado do dia e de qualquer outra obrigação. Logo terá um desempenho melhor com determinada tarefa complicada, caso contrário, o trabalho não seria tão efetivo.
Não procrastine as outras atividades
Ao finalizar algo, programe-se para fazer uma outra atividade que você geralmente procrastinaria em resolvê-la. Por exemplo, se você estuda e terminou de preencher uma planilha no seu trabalho, tire 15 minutos para rever aquela matéria que teria que estudar mais tarde na faculdade ou no curso.
Utilizar uma agenda é uma ótima ideia para acompanhar isso. Com ela, há possibilidades de você programar desde o acordar até o deitar.
Uma observação: tenha cuidado ao escolher as tarefas que você vai realizar entre uma atividade e outra. Tente reunir as demandas de acordo com a relação entre cada uma delas. Assim, o desfoco no trabalho será menos recorrente.
Faça o certo, ele não precisa ser perfeito
Como assim? Devo fazer meu trabalho de qualquer jeito? Calma! Não funciona assim.
Algumas tarefas precisam ser feitas e não perfeitas. O que isso significa, é que você deve cumprir as atividades sem perder tempo em ficar aperfeiçoando o trabalho, levando tempo que poderia cumprir outras tarefas.
Identifique suas distrações
Além dessas dicas, procure melhorar a sua produtividade identificando suas maiores distrações, sejam elas, redes sociais, telefonemas, e-mails, ou até conversas paralelas no horário de trabalho.
Logo ao reconhecer tudo o que tira o seu foco, reeduque-se como remover as notificações das redes sociais, desligar o celular ou colocar no silencioso pode ajudar. Em relação às conversas, tente se isolar, como já foi dito acima.
Evite misturar o trabalho com o lazer, isso pode atrapalhar o rendimento e acabar fazendo menos em mais tempo, além de ser prejudicial para a empresa. Mude alguns hábitos, como agir somente sobre pressões ou emergências. Busque se antecipar.
Conclusão
Agora que já te explicamos um pouco sobre a produtividade e te informamos algumas formas de melhorar a sua produção no trabalho, siga nossas dicas e busque melhorar o desempenho. Mostre-se mais produtivo não só no meio profissional como na sua vida cotidiana!
Além disso, há vários aplicativos que são muito recomendados para aqueles que desejam melhorar a produtividade.