Torne-se produtivo no trabalho com essas dicas

O mercado profissional cresceu em mais de 70 mil vagas na área de tecnologia da informação. Isso indica uma melhoria extraordinária para o meio econômico. Ser produtivo, faz parte desse crescimento pelo fato de que quanto mais demandas são produzidas e entregues, mais trabalho é gerado.

Atualmente, o mercado de trabalho busca e necessita de pessoas produtivas em diversas áreas. No entanto, a dúvida de muitos é: “o que devo fazer para ser produtivo no trabalho?”. Por esse motivo, apresentaremos algumas das melhores dicas para você aprimorar suas técnicas e adquirir agilidade e desenvolvimento prático na sua profissão.

Torne-se produtivo no trabalho com essas dicas
Foto: (reprodução/internet)

Uma das formas de se conseguir bons resultados na execução de tarefas é utilizar da gestão de tempo, podendo produzir mais em menos tempo, sem deixar de produzir com qualidade e eficiência.

Parar de procrastinar também é uma das formas de melhorar a produção de trabalhos. Ao longo deste artigo, falaremos um pouco mais sobre algumas dicas para ser produtivo no local de trabalho. Confira!

O que é ser produtivo? 

Produtividade pode ser definida como o resultado de um trabalho feito com agilidade e praticidade. Para isso, utiliza-se menos recursos em menor tempo. Muitos conhecem como o ato de minimizar os recursos materiais, mão de obra, máquinas e equipamentos.

Algumas empresas, exploram isso para expandir mercados e aumentar o número de empregados. De acordo com o relatório Tendências Globais de Capital Humano de 2018 – A ascensão da empresa social, 43% das empresas acreditam em programas que oferecem bem-estar para os funcionários. Para essas instituições, essas iniciativas ajudam a reforçar sua missão e visão.

Enquanto isso, 60% acredita que isso pode ajudar a reter mais funcionários, garantindo que eles não queiram trocar de emprego tão rápido. Outros 61% afirmam que seus empregados se tornaram mais produtivos e trouxeram grandes resultados financeiros para as empresas.

Acúmulo de tarefas pode ser um complicador

Estar sobrecarregado não significa que você está sendo produtivo. Pelo contrário, isso indica que você pode comprometer a sua criatividade e produtividade. Com esse acúmulo, ao invés de produzir mais, você poderá tornar-se improdutivo e acabar se enfadando com o trabalho. 

Conheça algumas formas abaixo para mudar a sua improdutividade e começar a traçar metas e objetivos que serão relevantes para o seu trabalho. E ainda, conseguir concluir todas as suas tarefas diárias, sentindo-se em paz e com a sensação de dever cumprido após ter um dia produtivo.

Dicas para se tornar produtivo no trabalho

Feche a porta de sua sala

Pode parecer clichê o que você vai ler aqui, mas, quando você fecha a porta da sua sala, ou se isole por um momento, você consegue se concentrar e alinhar as suas ideias para executar as suas tarefas de forma simples e rápida.

Caso você não tenha uma sala própria, tente utilizar um fone de ouvido, coloque uma canção suave e mantenha a concentração no seu trabalho. Com isso, a distração será evitada.

Faça um check-list de tudo o que tem para fazer

Após se isolar, pegue uma caneta e um papel e descreva todas as atividades que você tem que cumprir durante todo o dia de trabalho. Assim, você adquire conhecimento de tudo o que precisa concluir até o fim o seu horário.

Para facilitar, tente fazer isso no início e ao fim do dia, planejando na noite anterior todo o seu dia de amanhã. Dessa forma, você não esquecerá de nada e, caso lembre de algo pela manhã, já adicione à lista de afazeres. 

Existem pessoas que optam por determinar até o tempo que irá gastar em cada ação. Pode ser que isso funcione ainda mais para o seu dia se tornar mais produtivo.

Inicie o dia com os trabalhos mais difíceis

Se não sabe com qual demanda deve iniciar o dia, considere a mais desconfortável e que você demoraria mais tempo pra concluir. Sabe aquela tarefa que de início você já pensa “nossa, vou fazer isso depois!”? É por ela que o seu trabalho deve começar.

Não procrastine as outras atividades

Ao finalizar algo, programe-se para fazer uma outra atividade que você geralmente procrastinaria em resolvê-la. Por exemplo, se você estuda e terminou de preencher uma planilha no seu trabalho, tire 15 minutos para rever aquela matéria que teria que estudar mais tarde na faculdade ou no curso. 

Utilizar uma agenda é uma ótima ideia para acompanhar isso. Com ela, há possibilidades de você programar desde o acordar até o deitar. Outra dica é utilizar um check-list para ir riscando as atividades já realizadas. 

Uma observação: tenha cuidado ao escolher as tarefas que você vai realizar entre uma atividade e outra. Tente reunir as demandas de acordo com a relação entre cada uma delas. Assim, o desfoco no trabalho será menos recorrente.

Faça o certo e não o bem feito

Como assim? Devo fazer meu trabalho de qualquer jeito? Calma! Não funciona assim.
Algumas tarefas precisam ser feitas e não perfeitas. O que isso significa, é que você deve cumprir as atividades sem perder tempo em ficar aperfeiçoando o trabalho, levando tempo que poderia cumprir outras tarefas.

Identifique o que te distrai

Além dessas dicas, procure melhorar a sua produtividade identificando suas maiores distrações, sejam elas, redes sociais, telefonemas, e-mails, ou até conversas paralelas no horário de trabalho.

Logo, ao reconhecer tudo o que tira o seu foco, reeduque-se. Remover as notificações das redes sociais, desligar o celular ou colocar no silencioso pode ajudar. Em relação às conversas, tente se isolar como já foi dito, acima. 

Evite misturar o trabalho com o lazer, isso pode atrapalhar o seu rendimento e acabar fazendo menos em mais tempo, além de ser prejudicial para a empresa. Mude alguns hábitos, como agir somente sobre pressões ou emergências. Busque se antecipar. 

Conclusão

Agora que já te explicamos um pouco sobre a produtividade e te informamos algumas formas de melhorar a sua produção no trabalho, siga nossas dicas e busque melhorar o seu desempenho. Mostre-se mais produtivo não só no meio profissional como na sua vida cotidiana.